Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Construir antena caseira de TV usando varetas de solda 94% alumínio. Funciona?


AlexMmf2

Posts recomendados

  • Membro VIP
45 minutos atrás, .if disse:

dica que dou é: não reinvente a roda

 

Só vale a pena "inventar" algo se for entendendo. Caso esteja estudando, siga em frente. Se for "pra ver no que dá", como num jogo de roleta, sem precisar e a muitas custas, não valerá à pena.

 

2 horas atrás, AlexMmf2 disse:

@.if Diz pra mim que tipo de visão você tem sobre o que acontecerá!Untitled1(1).thumb.png.ca47052228da27b90f157b5ca7949953.png

 

@AlexMmf2 , você, pensou? Ou a figurinha é apenas um bilhete de loteria?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A observação do amigo @alexandre.mbm é pertinente. Isso tudo que você está fazendo é baseado em qual teoria e qual conhecimento? Já viu em algum lugar? Bem, pelo menos pra mim isso é novidade. Se achar que deve fale 1 pouco + sobre si. Qual sua formação, idade, signo, cpf, conta e senha do banco e etc. 🤪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, já que fui chamado ......

 

Criar uma antena exige muito conhecimento teórico e prático. Existem programas que permitem até testar o rendimento que essa hipotética antena teria, como por exemplo o famoso EZNEC, muito usado pelos radioamadores ( eu não uso kkkk )  para ver se realmente vale a pena montar a antena.

 

Quanto à RF fluir pela superfície do condutor, conforme a frequência aumenta ela vai deixando de fluir na parte interna e vai se concentrando cada vez mais na superfície do condutor, a prova disso são os guias de onda, usados em frequências de 5 GHz em diante. Els são sempre ocos !

 

Mas na faixa de Tv, esse efeito ainda é pequeno e deve ser desconsiderado.

 

E esse projeto do nosso amigo @AlexMmf2  , para mim isso não funciona nada ...... mas nada como a experimentação, ela vai dar um pouco de conhecimento prático !

 

Ah, confesso que eu também estudei apenas para passar de ano a matéria relativa a Microondas, detesto isso kkkkkkkk

 

Paulo

 

 

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de uma coisa :

 

Sobre o material da antena, não é tudo igual não ...

 

Depende muito de uma coisa : a resistência de irradiação da antena !

 

Algumas antenas, como as LOOP MAGNÉTICO, possuem resistência de irradiação da ordem de 10 a 100 miliohms ! Nesse caso temos de usar tubos de cobre, ou se usarmos tubos de alumínio o diâmetro deve se dobrado !

 

Numa antena dipolo normal para uso em HF, se usarmos um tubo de cobre ele pode ser mais fino do que se usarmos um tubo de aluminio.

 

Em geral, quanto mais fino são os tubos, pior é o rendimento da antena.

 

Paulo

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!