Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendações de memória DDR4 3200Mhz


Posts recomendados

Boa tarde, vou colocar 16gb 2x8 no meu PC, quero pegar com uma frequência de 3200mhz mas não sei se minha placa-mãe aguenta essa frequência, podem me ajudar com  recomendações de marcas? Pretendo gastar no maximo uns 300~340 reais. (com frete insluso) 

Como não conheço muito bem eu ia comprar essas aqui por serem mais conhecidas Memória Kingston Fury Beast 

tem até a versão RGB mas ta quase 50 reais mais cara cada uma que a versão sem, outra dúvida essa por ser RGB pode causar algum problema a mais que a versão sem? tipo em desempenho, ou esquentar muito? ou durar menos que as sem?

Algumas também que eu vejo muito em destaques nesses sites são essas Rise Mode Z, XPG Gammix, Husky Gaming mas como não tenho nenhuma experiência com elas não sei se são recomendadas, por isso venho pedindo recomendações de memórias 3200mhz, queria umas bonitinha RGB mas achei bem cara essas por 189 só se tiver em outros sites mais baratas e saber se minha placa-mãe aguenta essa frequência de 3200mhz.  Minha placa-mãe ASUS EX A320M Gaming

Obrigado e uma boa noite

 

Minha configuração atual

Processador AMD Ryzen  5 5500

placa-mãe ASUS EX A320M Gaming 

Placa de vídeo EVGA GTX 1650 super 

memórias 2x4GB Corsair Vengeance LPX 2665mhz

Fonte Corsair CX 450w

SSD 280GB Kingston +1TB HD Toshiba

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

Boa tarde, vou colocar 16gb 2x8 no meu PC,

Tem uma forma muito melhor de fazer isso: apenas compre um único pente de 8gb e use com os dois de 4 que você já tem. Para sua sorte, sua placa-mãe tem os slots necessários, então você acaba economizando agora.

 

De resto, meio que tanto faz qual memória você compre. Primeiro que a placa de vídeo vai limitar, segundo que o processador limitaria, então se preocupar com as specs da RAM é o de menos.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

Boa tarde, vou colocar 16gb 2x8 no meu PC, quero pegar com uma frequência de 3200mhz mas não sei se minha placa-mãe aguenta essa frequência, podem me ajudar com recomendações de marcas? Pretendo gastar no maximo uns 300~340 reais. (com frete insluso)

Como não conheço muito bem eu ia comprar essas aqui por serem mais conhecidas Memória Kingston Fury Beast 

tem até a versão RGB mas ta quase 50 reais mais cara cada uma que a versão sem, outra dúvida essa por ser RGB pode causar algum problema a mais que a versão sem? tipo em desempenho, ou esquentar muito? ou durar menos que as sem?

Algumas também que eu vejo muito em destaques nesses sites são essas Rise Mode Z, XPG Gammix, Husky Gaming mas como não tenho nenhuma experiência com elas não sei se são recomendadas, por isso venho pedindo recomendações de memórias 3200mhz, queria umas bonitinha RGB mas achei bem cara essas por 189 só se tiver em outros sites mais baratas e saber se minha placa-mãe aguenta essa frequência de 3200mhz.  Minha placa-mãe ASUS EX A320M Gaming

Obrigado e uma boa noite

 

Minha configuração atual

Processador AMD Ryzen  5 5500

placa-mãe ASUS EX A320M Gaming 

Placa de vídeo EVGA GTX 1650 super 

memórias 2x4GB Corsair Vengeance LPX 2665mhz

Fonte Corsair CX 450w

SSD 280GB Kingston +1TB HD Toshiba

 

Sua placa-mãe suporta até 2666.

Acima disso..., só com over.

Veja:

Memória 4 x DIMM, máximo de 128GB , DDR4 3200(O.C.)/3000(O.C.)/2933(O.C.)/2800(O.C.)/2666/2400/2133 MHz Un-buffered

 

Já o seu processador aceita 3200 sem precisar fazer over.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Imakuni disse:

Tem uma forma muito melhor de fazer isso: apenas compre um único pente de 8gb e use com os dois de 4 que você já tem. Para sua sorte, sua placa-mãe tem os slots necessários, então você acaba economizando agora.

 

De resto, meio que tanto faz qual memória você compre. Primeiro que a placa de vídeo vai limitar, segundo que o processador limitaria, então se preocupar com as specs da RAM é o de menos.

Processador e placa de vídeo vão limitar em que sentindo e porque? Então não compensa colocar 16gb ram?  Eu queria fazer esse upgrade porque só tenho 8gb e atualmente os jogos pedem 16gb mínimo. 

Sobre sua dica de comprar só 8gb não vou ter problemas com compatibilidade, tela azul ou desempenho? Já que elas seriam de marcas, modelos e frequências diferente. 

17 minutos atrás, xlemes disse:

 

Sua placa-mãe suporta até 2666.

Acima disso..., só com over.

Veja:

Memória 4 x DIMM, máximo de 128GB , DDR4 3200(O.C.)/3000(O.C.)/2933(O.C.)/2800(O.C.)/2666/2400/2133 MHz Un-buffered

 

Já o seu processador aceita 3200 sem precisar fazer over.

Fazendo esse OC eu teria problemas de curto/longo prazo nas memórias ou na placa-mãe? Fazendo um OC pra 3200mhz por exemplo teria o mesmo desempenho se não precisasse fazer OC caso a placa-mãe aguentasse 3200mhz de boas? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

Processador e placa de vídeo vão limitar em que sentindo e porque? Então não compensa colocar 16gb ram?  Eu queria fazer esse upgrade porque só tenho 8gb e atualmente os jogos pedem 16gb mínimo. 

Eu digo em questão de spec. Compensa ficar com 16gb, só não compensa ficar se preocupando com as specs da RAM.

 

13 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

Sobre sua dica de comprar só 8gb não vou ter problemas com compatibilidade, tela azul ou desempenho? Já que elas seriam de marcas, modelos e frequências diferente. 

Nada disso importa. RAM é RAM e tem que funcionar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

Fazendo esse OC eu teria problemas de curto/longo prazo nas memórias ou na placa-mãe? Fazendo um OC pra 3200mhz por exemplo teria o mesmo desempenho se não precisasse fazer OC caso a placa-mãe aguentasse 3200mhz de boas? 

 

OC diminui a vida útil das memórias (mesmo que elas sejam feitas pra isso exemplo, as g skill)...

 

Sobre trabalhar por igual..., não.

OC é quando você coloca a memória (mesmo em modo idle) trabalhar 100% o tempo todo.

Já os 3200 da placa-mãe e processador..., a memória trabalhará só quando você começar a executar programas/jogos

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para Recomendações de memória DDR4 3200Mhz
7 minutos atrás, Rafael L.S. disse:

mas meio estranho ser isto, já que utilizava 2 de 8GB 3200 da Geil também em XMP na mesma placa-mãe MSI MPG

 

Existem N modelos da mesma memória.

Veja a unmeração e veja no site da fabricante da placa se é compatível.

 

OBS: deve se atentar também com o processador.

Mudando a nomenclatura..., já não aceita determinada memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, xlemes disse:

 

Existem N modelos da mesma memória.

Veja a unmeração e veja no site da fabricante da placa se é compatível.

 

OBS: deve se atentar também com o processador.

Mudando a nomenclatura..., já não aceita determinada memória.

image.thumb.png.7d90999a8f549e63973fd3a323400017.png

neste site https://pcpartpicker.com/products/memory/?compatible_with=JVJgXL fala que é compatível, até marquei ela aí no print

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Imakuni disse:

Eu digo em questão de spec. Compensa ficar com 16gb, só não compensa ficar se preocupando com as specs da RAM.

 

Nada disso importa. RAM é RAM e tem que funcionar.

 

21 horas atrás, xlemes disse:

 

OC diminui a vida útil das memórias (mesmo que elas sejam feitas pra isso exemplo, as g skill)...

 

Sobre trabalhar por igual..., não.

OC é quando você coloca a memória (mesmo em modo idle) trabalhar 100% o tempo todo.

Já os 3200 da placa-mãe e processador..., a memória trabalhará só quando você começar a executar programas/jogos

 

Obrigado pela ajuda até aqui pessoal, em breve pretendo fazer um upgrade na placa-mãe também, e tentar uma que não me limite a trabalhar em apenas 2666mhz obrigando a fazer OC só é uma pena não ter mais boas placa-mãe com 4 slots com preços acessíveis, lembro que comprei a minha por 380 reais rs, sobre as memórias provavelmente vou comprar essas da Fury por 3200mhz e deixar elas sem OC mesmo, apenas em 2666, caso eu compre essas Fury que tem RGB, eu preciso e algum programa para mudar as cores? Ou é automático? vi um vídeo e um cara citou um programa mas não entendo nada disso, se sim, qual o programa é? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

Obrigado pela ajuda até aqui pessoal, em breve pretendo fazer um upgrade na placa-mãe também, e tentar uma que não me limite a trabalhar em apenas 2666mhz obrigando a fazer OC só é uma pena não ter mais boas placa-mãe com 4 slots com preços acessíveis, lembro que comprei a minha por 380 reais rs

Trocar pIaca mãe com esse nível de fonte, processador e placa de vídeo é desperdício. Guarde grana para coisas que realmente importam.

 

10 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

sobre as memórias provavelmente vou comprar essas da Fury por 3200mhz e deixar elas sem OC mesmo, apenas em 2666,

Pode ficar tranquilo que pente nenhum explode por estar em 3200mhz.

 

11 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

caso eu compre essas Fury que tem RGB, eu preciso e algum programa para mudar as cores? Ou é automático? vi um vídeo e um cara citou um programa mas não entendo nada disso, se sim, qual o programa é? 

Sim, é necessário software para controlar. Mas eu não faço ideia de qual preste para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Rafael L.S. disse:

Valeu pela ajuda mano, vou tentar pedir reembolso. Onde ja se viu a memória carregar selo Ryzen e ser incompatível com o mesmo kkkkkk

 

A memória funciona sim...

A série que não é compatível pra fazer xmp

.

OBS: mesmo que o xmp não funcione..., fazendo over..., a memória chega na frequência que você quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, xlemes disse:

 

A memória funciona sim...

A série que não é compatível pra fazer xmp

.

OBS: mesmo que o xmp não funcione..., fazendo over..., a memória chega na frequência que você quer.

entendi. de over eu não entendo, fui fazer um undervolt (PBO) no processador 5800x3d seguindo as dicas de um gringo pra ve se melhorava a temperatura dele e não parou de chover erro de whea logger no windows na L3 cache, acabei voltando pra default na BIOS. Arrependimento 100% de ter feito upgrade no pc kkkk pra tu ter ideia desde o dia 8 de dezembro na luta tentando achar solução. Vou jogar e o processador fica nos 90 graus, me indicaram um water cooler aqui quando comprei ele que parece ser o mesmo que nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Rafael L.S. disse:

entendi. de over eu não entendo, fui fazer um undervolt (PBO) no processador 5800x3d seguindo as dicas de um gringo pra ve se melhorava a temperatura dele e não parou de chover erro de whea logger no windows na L3 cache, acabei voltando pra default na BIOS. Arrependimento 100% de ter feito upgrade no pc kkkk pra tu ter ideia desde o dia 8 de dezembro na luta tentando achar solução. Vou jogar e o processador fica nos 90 graus, me indicaram um water cooler aqui quando comprei ele que parece ser o mesmo que nada.

 

Na verdade não depende só do water fazer todo o trabalho.

Seu gabinete tem boa ventilação (fans frontais e fans traseiras)?

 

Vou tentar citar um exemplo pra você me entender...

Você tem um fusca e troca o motor por um motor de ferrari.

De nada vai adiantar se você não rebaixar o carro, trocar caixa de marcha, trocar peças para ter compatibilidade do carro com o motor, trocar pneus, aros, amortecedor..., etc...

 

No seu caso você comprou o processador...

E com o water não está dando certo.

Qual marca e modelo?

Pois existem vários que não prestam.

Os que recomendamos aqui são os da deppcool e cooler master masterliquid v2.

 

2 horas atrás, Rafael L.S. disse:

@xlemes So mais uma duvida, não tinha prestado atenção neste detalhe

Nas especificações dela esta 1.2 V pra ela rodar a 3200mhz não teria que ser 1.35 V? Fui alterar para 3200 na BIOS mas nem aparece o CL dela la

 

O certo é você aumentar a frequência (sem aumentar tensão), e quando iniciar o windows..., testar usando o prime95

Ele estressa bem o processador.

Fique horas testando (umas 8 horas direto).

Detalhe que você não conseguirá usar o pc pra nada.

Se der erro..., o programa avisa e você reinicia o pc e aumenta a tensão.

Se ela está em 1,2, aumenta pra 1,25

Faz teste de novo com o prime.

Deu erro..., reinicia e aumenta.

O "aceitável" é 1,35.

Passar disso já tem que levar em conta o risco de queimar a memória.

Outro detalhe que você tem que ficar muito atento é sobre suas peças.

Tem que ter uma entrada de ar boa, uma ventilação interna boa, e sua placa-mãe tem que ser muito boa pra lidar com isso (over).

Caso contrário..., melhor deixar no modo default

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, xlemes disse:

 

Na verdade não depende só do water fazer todo o trabalho.

Seu gabinete tem boa ventilação (fans frontais e fans traseiras)?

 

Vou tentar citar um exemplo pra você me entender...

Você tem um fusca e troca o motor por um motor de ferrari.

De nada vai adiantar se você não rebaixar o carro, trocar caixa de marcha, trocar peças para ter compatibilidade do carro com o motor, trocar pneus, aros, amortecedor..., etc...

 

No seu caso você comprou o processador...

E com o water não está dando certo.

Qual marca e modelo?

Pois existem vários que não prestam.

Os que recomendamos aqui são os da deppcool e cooler master masterliquid v2.

 

 

O certo é você aumentar a frequência (sem aumentar tensão), e quando iniciar o windows..., testar usando o prime95

Ele estressa bem o processador.

Fique horas testando (umas 8 horas direto).

Detalhe que você não conseguirá usar o pc pra nada.

Se der erro..., o programa avisa e você reinicia o pc e aumenta a tensão.

Se ela está em 1,2, aumenta pra 1,25

Faz teste de novo com o prime.

Deu erro..., reinicia e aumenta.

O "aceitável" é 1,35.

Passar disso já tem que levar em conta o risco de queimar a memória.

Outro detalhe que você tem que ficar muito atento é sobre suas peças.

Tem que ter uma entrada de ar boa, uma ventilação interna boa, e sua placa-mãe tem que ser muito boa pra lidar com isso (over).

Caso contrário..., melhor deixar no modo default

Boa noite!
ntao, meu gabinete é o montech air 903 base com 3 fans de 140mm
image.thumb.png.28fe138c77af09a8b61416cc648073b2.png

placa-mãe MSI MPG gaming plus, fonte Seasonic Core GM-650, 650W, 80 Plus Gold, Semi Modular (comprada final de 2022) e watecooler LE520 ARGB Deepcool (quando os fans chegam no 100% parece uma metralhadora pois as pás encostam no radiador, tem que deixar ele no máximo a 70% para não acontecer este problema, já afrouxei de tudo quanto é jeito os parafusos e continua o barulho, somente quando instala na frente do pc que não causa este problema pelo que pude constatar. Não recomendem mais este WC pra ninguém aqui tive uma experiência horrível, vi vários relatos na internet de pessoas que compraram e tiveram o mesmo problema).

A memória pelo que pesquisei ela é single channel e no anúncio da mesma na Tera não tem nenhuma informação sobre isto, achei sacanagem da parte deles. Pois iria comprar o da XPG e acabei comprando estas da Geil por ter RGB e por ter usado no pc antigo um kit Geil que tinha até chip da samsung, este nem isto tem.
image.thumb.png.736e0a22316c46af87d0bd29293aa963.png

Posso setar então na BIOS a frequência para 3200 mesmo não tendo o CL dela, testando como me disse recomendou acima, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Rafael L.S. disse:

watecooler LE520 ARGB Deepcool (quando os fans chegam no 100% parece uma metralhadora pois as pás encostam no radiador, tem que deixar ele no máximo a 70% para não acontecer este problema, já afrouxei de tudo quanto é jeito os parafusos e continua o barulho, somente quando instala na frente do pc que não causa este problema pelo que pude constatar. Não recomendem mais este WC pra ninguém aqui tive uma experiência horrível, vi vários relatos na internet de pessoas que compraram e tiveram o mesmo problema).

 

Obrigado pela sua experiência...

O WC que sempre recomendo é o da cooler master masterliquid v2.

Se o seu ainda tiver na garantia..., aciona e troque.

 

10 minutos atrás, Rafael L.S. disse:

Posso setar então na BIOS a frequência para 3200 mesmo não tendo o CL dela, testando como me disse recomendou acima, certo?

 

Sim.

Não é uma matemática exata.

O certo é você tentar de um em um.

Aumente a frequência que você quer.

Se nem ligar o pc..., é porque a força necessária pra memória..., tá baixa.

Se ligar..., testa usando o prime.

Se aparecer a mensagem de erro..., tensão.

Tem que ir de pouco em pouco.

Até você usar o prime por 8 horas ou mais..., e não aparecer mais erro nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 08/01/2024 às 18:23, Imakuni disse:

Eu digo em questão de spec. Compensa ficar com 16gb, só não compensa ficar se preocupando com as specs da RAM.

 

Nada disso importa. RAM é RAM e tem que funcionar.

 

Em 08/01/2024 às 19:00, xlemes disse:

 

OC diminui a vida útil das memórias (mesmo que elas sejam feitas pra isso exemplo, as g skill)...

 

Sobre trabalhar por igual..., não.

OC é quando você coloca a memória (mesmo em modo idle) trabalhar 100% o tempo todo.

Já os 3200 da placa-mãe e processador..., a memória trabalhará só quando você começar a executar programas/jogos

Boa noite, desde desse dia até hoje não tive muito tempo pra aproveitar e ficar muito tempo no PC, mas hoje to com um tempinho e vou comprar essa memória RAM, mas queria recapitular e tirar as dúvidas de vez.

A memória RAM que eu quero comprar é essa Kingston Fury Beast RGB 8GB 3200mhz

Atualmente minha configuração é AMD Ryzen 5 5500, placa-mãe ASUS EX A320M GAMING, memória RAM 2x4 Corsair VENGEANCE LPX 4GB 2666mhz, Placa de vídeo GTX 1650 SUPER 4GB EVGA, Fonte Corsair CX 450w.

Então, compro eu já tenho 2x4GB 2666, tava pensando em comprar só 1 memória de 8GB (como foi me recomendado aqui), mas queria comprar de outra marca, modelo e frequência diferentes que é essa Kingston Fury Beast RGB a mesma que citei acima e como minha placa tem 4 slots eu ficaria com um total de 16GB, minha dúvida final é essa: Eu posso comprar essa memória sendo ela de marca, frequência e modelo diferente sem problema de não funcionar? Meu foco nem é fazer OC posso ficar usando elas a 2666mhz mesmo, vou ter o mesmo desempenho caso eu tivesse comprado 2 memórias dessas 8GB 3200?

Ou é melhor eu logo comprar uma memória dessas de 16GB?? e juntar com as minhas 2 memórias ram 4gb da corsair? iria funcionar em dual channel sem problema?

 

As especificações das minhas memórias pelo CPU-Z.

 

memram.jpg.af3d3e8317d25703d1bf3b43b1c12e8e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

Eu posso comprar essa memória sendo ela de marca, frequência e modelo diferente sem problema de não funcionar?

Sim.

 

32 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

Meu foco nem é fazer OC posso ficar usando elas a 2666mhz mesmo, vou ter o mesmo desempenho caso eu tivesse comprado 2 memórias dessas 8GB 3200?

Se usar seu kit a 3200 com os mesmos timings, sim.

 

32 minutos atrás, C.R.E.A.M. disse:

Ou é melhor eu logo comprar uma memória dessas de 16GB?? e juntar com as minhas 2 memórias ram 4gb da corsair? iria funcionar em dual channel sem problema?

 

Mais que 16gb DDR4 é desperdício, não compre. Só pegue um pente de 8 e seja feliz.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!