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Lâmpadas Residencial E27 Oscilando


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Boa pessoal, agradeço desde já a todos. 

Meu cenário é o seguinte. 

 

Fio 16mm Fase, Fase e Neutro até o relógio. 

No Relógio Disjuntor Geral de  63A

Entra pra casa após disjuntor Geral Fase, Fase + Neutro. Cabos de 10MM

 

Fiz ligação do Quadro dentro da casa, da seguintes forma. 

Disjuntor Geral 63A cabos de 10MM

Disjuntor Chuveiro 1  32A 220v  Cabo 6MM

Disjuntor Chuveiro 2  32A 220v Cabo 6MM

Tomadas jampiei direto nas fases da laje fiz algumas tomadas 220v mas a maioria é 110v lembrando que todas passam pelo disjuntor Geral 63A do quadro de dentro da casa. 

Lampadas Disjuntor Mono 10A  Fios de 1.5mm  

Fio Retorno Lampadas 1.5mm

Torneira Elétrica Disjuntor 32A Fio 4mm

 

A Dúvida é a seguinte! 

 

Quando ligo algum equipamento como maquina de lavar sinto oscilar as lâmpadas, não chegam a piscar ou desligar apenas oscilam, ai pensei que poderia ser o neutro, pensei em passar um neutro só pra elas mas pesquisei um pouco no Google e dizem não ser o motivo. 

Será se eu colocar algum resistor no retorno ou na fase dos socket isso ajuda a não oscilar? 

 

Novamente agradeço a todos.

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13 minutos atrás, tecnicaemail disse:

Boa pessoal, agradeço desde já a todos. 

Meu cenário é o seguinte. 

 

Fio 16mm Fase, Fase e Neutro até o relógio. 

No Relógio Disjuntor Geral de  63A

Entra pra casa após disjuntor Geral Fase, Fase + Neutro. Cabos de 10MM

 

Fiz ligação do Quadro dentro da casa, da seguintes forma. 

Disjuntor Geral 63A cabos de 10MM

Disjuntor Chuveiro 1  32A 220v  Cabo 6MM

Disjuntor Chuveiro 2  32A 220v Cabo 6MM

Tomadas jampiei direto nas fases da laje fiz algumas tomadas 220v mas a maioria é 110v lembrando que todas passam pelo disjuntor Geral 63A do quadro de dentro da casa. 

Lampadas Disjuntor Mono 10A  Fios de 1.5mm  

Fio Retorno Lampadas 1.5mm

Torneira Elétrica Disjuntor 32A Fio 4mm

 

A Dúvida é a seguinte! 

 

Quando ligo algum equipamento como maquina de lavar sinto oscilar as lâmpadas, não chegam a piscar ou desligar apenas oscilam, ai pensei que poderia ser o neutro, pensei em passar um neutro só pra elas mas pesquisei um pouco no Google e dizem não ser o motivo. 

Será se eu colocar algum resistor no retorno ou na fase dos socket isso ajuda a não oscilar? 

 

Novamente agradeço a todos.

Pelo que você está descrevendo, o problema de oscilação nas lâmpadas quando ligas aparelhos de alta potência é um clássico sinal de queda de tensão. Isso normalmente acontece porque esses equipamentos puxam uma corrente maior quando são acionados, o que pode causar uma queda temporária na tensão e afetar outras partes do sistema elétrico, como a iluminação. Colocar um resistor não vai resolver o teu problema, isso é mais para circuitos eletrônicos pequenos e não para a fiação de casas.

 

O que tu pode fazer é verificar as conexões do neutro, tanto no quadro elétrico quanto no relógio, para ter certeza de que estão bem feitas e não estão soltas ou oxidadas. Também vale a pena dar uma olhada nos disjuntores para ter certeza de que eles estão dimensionados corretamente para a carga que você está usando e não estão muito próximos do limite quando os aparelhos de alta potência estão em uso.

 

Outra coisa que pode ajudar é distribuir melhor a carga entre as fases, se isso for possível na tua configuração. Isso pode diminuir a probabilidade de queda de tensão quando um aparelho grande é ligado. Se nada disso resolver, pode ser uma boa chamar um eletricista para dar uma olhada e ver se tem alguma coisa errada com a instalação ou se tem algum outro problema que não tá tão óbvio.

 

Para uma leitura mais detalhada, você pode acessar os sites que fornecem informações mais profundas sobre o tema:

 

https://www.sabereletrica.com.br/

https://www.mundodaeletrica.com.br/

 

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@Myers Vasiliev Obrigado pela rápida resposta. 

Eu mesmo fiz a parte elétrica entendo um pouco. 

Sobe conexãos tudo OK e sem oxidação, lâmpadas com fase independente. 

O Neutro é o mesmo pra ambos, aqui não tem terra. 

Posso verificar a conexão do neutro no relógio não fui eu que fiz foi a companhia elétrica. 

Os disjuntores estão todos com folgas isso tenho certeza, respeitei todas as bitolas de cabos também. 

Único que não tem disjuntor são as tomadas que liguei direto nas fases e passam pelo disjuntor 63A Geral do Quadro da casa. 

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agora, tecnicaemail disse:

@Myers Vasiliev Obrigado pela rápida resposta. 

Eu mesmo fiz a parte elétrica entendo um pouco. 

Sobe conexãos tudo OK e sem oxidação, lâmpadas com fase independente. 

O Neutro é o mesmo pra ambos, aqui não tem terra. 

Posso verificar a conexão do neutro no relógio não fui eu que fiz foi a companhia elétrica. 

Os disjuntores estão todos com folgas isso tenho certeza, respeitei todas as bitolas de cabos também. 

Único que não tem disjuntor são as tomadas que liguei direto nas fases e passam pelo disjuntor 63A Geral do Quadro da casa. 

Entendendo um pouco sobre eletricidade já é uma grande vantagem, e pelo que você descreveu, parece que você fez a instalação elétrica corretamente. No entanto, as oscilações de luz ainda podem ser um sinal de que há algo não totalmente certo.

 

Como as lâmpadas estão em circuitos separados e você já verificou que os disjuntores estão dimensionados corretamente, a questão pode ser mais sutil. O fato de as tomadas estarem ligadas diretamente às fases e passarem pelo disjuntor geral de 63A pode não ser o ideal. Normalmente, cada conjunto de tomadas deve ter seu próprio disjuntor para evitar sobrecarga e oscilações, o que também facilita a identificação de problemas.

 

Aqui estão algumas ações que você pode considerar:

 

Verificar o Neutro no Relógio: Se não foi você quem fez a instalação no relógio e foi a companhia elétrica, é importante verificar se está tudo certo lá, pois problemas no ponto de conexão com a rede da companhia podem afetar toda a instalação interna.

 

Revisar o Aterramento: Mesmo que você disse que não tem terra, é crucial para a segurança e para a estabilidade da instalação. Se possível, considere adicionar um aterramento adequado.

Instalar Disjuntores Individuais para Tomadas: Isso não apenas protege cada circuito de sobrecargas, mas também pode ajudar a estabilizar a tensão em sua casa.

 

Equilibrar a Carga: Certifique-se de que a carga está bem distribuída entre as fases disponíveis, o que pode ajudar a minimizar as quedas de tensão.

 

Se as oscilações continuarem após essas verificações e ajustes, talvez seja o caso de chamar um eletricista para uma inspeção mais detalhada. Às vezes, problemas ocultos como conexões internas fracas ou problemas com os próprios dispositivos de iluminação podem causar sintomas semelhantes.

 

Outra adição, recomendo um fórum sobre eletricidade chamado, Comunidade da Eletricidade, segue o Link do mesmo ---> Acesse

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@Myers Vasiliev

Sobre as tomadas estarem direto no geral sei que não é o ideal. 

Sobre o terra não consigo fazer pois é casa de aluguel. 

A fiação eu já entrei na cabeça do dono pra deixar eu trocar toda. 

Aqui é tudo novo, cabos, tomadas, Interruptor e disjuntores. 

Tomadas e Interruptores Schneider, Disjuntores Steck. 

A dimensão tomei bastante cuidado na hora de dimensionar as fases estilo deixando cozinha na fase A e Lavanderia na Fase B

Fiz minha assistência separada puxando Fases somente para ela direto do relógio em outro disjuntor de 32A.

Fiz um teste ligando uma extensão direto para máquina de lavar direto da minha assistência e mesmo assim as lâmpadas oscilam. 

Como disse Oscilam bem pouco mas me incomodam e só vejo isso quando máquina de lavar liga. 

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50 minutos atrás, tecnicaemail disse:

@Myers Vasiliev

Sobre as tomadas estarem direto no geral sei que não é o ideal. 

Sobre o terra não consigo fazer pois é casa de aluguel. 

A fiação eu já entrei na cabeça do dono pra deixar eu trocar toda. 

Aqui é tudo novo, cabos, tomadas, Interruptor e disjuntores. 

Tomadas e Interruptores Schneider, Disjuntores Steck. 

A dimensão tomei bastante cuidado na hora de dimensionar as fases estilo deixando cozinha na fase A e Lavanderia na Fase B

Fiz minha assistência separada puxando Fases somente para ela direto do relógio em outro disjuntor de 32A.

Fiz um teste ligando uma extensão direto para máquina de lavar direto da minha assistência e mesmo assim as lâmpadas oscilam. 

Como disse Oscilam bem pouco mas me incomodam e só vejo isso quando máquina de lavar liga. 

Se as lâmpadas oscilam principalmente quando a máquina de lavar é ligada, mesmo com a instalação elétrica bem dimensionada e nova, isso pode ser um indício de queda de tensão momentânea. Isso acontece porque a máquina de lavar, especialmente no momento em que o motor começa a girar, pode puxar uma corrente maior, causando uma queda de tensão que afeta as lâmpadas.

 

Como aterramento não é uma opção e a extensão direta do outro circuito não resolveu o problema, pode ser que o pico de corrente da máquina de lavar esteja causando uma pequena queda de tensão que as lâmpadas mais sensíveis detectam. Isso é menos sobre o neutro ser compartilhado e mais sobre a carga inicial da máquina de lavar.

 

Se isso acontece só com a máquina de lavar, e tudo mais está funcionando bem, pode não ser um problema grave. No entanto, se isso te incomoda ou se quiser ter certeza de que a instalação está segura, um eletricista poderia investigar mais a fundo, talvez medindo a queda de tensão específica quando a máquina de lavar liga.

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12 horas atrás, tecnicaemail disse:

Fio 16mm Fase, Fase e Neutro até o relógio. 

No Relógio Disjuntor Geral de  63A

Entra pra casa após disjuntor Geral Fase, Fase + Neutro. Cabos de 10MM

 

Fiz ligação do Quadro dentro da casa, da seguintes forma. 

Disjuntor Geral 63A cabos de 10MM

Disjuntor Chuveiro 1  32A 220v  Cabo 6MM

Disjuntor Chuveiro 2  32A 220v Cabo 6MM

Tomadas jampiei direto nas fases da laje fiz algumas tomadas 220v mas a maioria é 110v lembrando que todas passam pelo disjuntor Geral 63A do quadro de dentro da casa. 

Lampadas Disjuntor Mono 10A  Fios de 1.5mm  

Fio Retorno Lampadas 1.5mm

Torneira Elétrica Disjuntor 32A Fio 4mm

Começou bem a instalação, mas terminou mal. 

Somente a instalação dos chuveiros estão quase corretas, pois faltou o aterramento. 

 

Alguns erros servem para segurança da instalação e outros podem resolver o seu problema:

 

Os fios de 16mm deveriam chegar até dentro da sua casa. Pois suportam um pouco mais de 63A com facilidade e evitam as quedas de tensão. 

 

Se colocou 4mm na torneira elétrica, o disjuntor ideal é o de 25A.

 

As lâmpadas devem ter fase e neutro separadas puxados lá do quadro, é isso que vai evitar as interferências dos outros eletrodomésticos nelas. Pelo menos o disjuntor de 10A está correto! 

 

O que fez nas tomadas está totalmente errado! Imagina se colocar um equipamento com defeito em uma delas?! 

Não tem um disjuntor compatível com elas e sua fiação, os fios de 2,5mm derretem antes daquele 63A desarmar. 

 

Para tomadas se usa disjuntores de 16, 20 ou raros casos o de 25A.

E o neutro pra elas também é exclusivo, é pra isso que existe aquele barramento de latão com vários parafusos.

 

Em tempo.... 

Sobre a máquina de lavar, elas tem um sistema eletrônico que liga o motor nos dois sentidos para fazer aquele movimento de vai e vem. Por se tratar de um equipamento indutivo, afeta diretamente as lâmpadas que são capacitivas (o oposto do indutivo), por isso que ficam piscando quando estão no mesmo fio. 

 

Até entendo que a casa não é sua e aí fica difícil gastar dinheiro com isso. 

O mais importante na instalação são os disjuntores corretos nas tomadas, feito pelo menos dois circuitos independentes pra elas. 

E fios separados para cada circuito vindos diretamente do quadro, sendo a fase e o neutro também. 

 

 

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  • Membro VIP

Continuo achando que o problema maior está na lâmpada. Algumas funcionam a partir de 100V pois têm fonte (driver) de corrente constante o que mantém brilho do led mesmo com variação da rede. Outras - talvez a sua - tem apenas um capacitor em série com os leds.

E se a queda for muito grande - tipo pra 80Vac - há alternativa muito lôka de se aumentar a rede só pra lâmpada ... mas esta tem que ser do tipo bivolt que falei em cima

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Há que se atentar também que toda a rede elétrica está sendo prejudicada, mas só é possível perceber nas lâmpadas. Essa queda de tensão pode "forçar" os componentes internos das fontes de dispositivos eletrônicos, provocando a sua queima ou reduzindo a vida útil, e em computadores pode até corromper dados

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Em 11/01/2024 às 01:36, tecnicaemail disse:

Único que não tem disjuntor são as tomadas que liguei direto nas fases e passam pelo disjuntor 63A Geral do Quadro da casa. 

 

Isso está muito errado, não tem proteção alguma para essas tomadas, se tiver algum curto nelas, ferrou.

Não é para ter queda de tensão brusca desse jeito se a entrada é 16mm² e essas tomadas estão ligadas diretamente ao "fio mestre" de 10mm², o que acontece é que essas lâmpadas LEDs de baixa qualidade (ou é a tecnologia padrão nesses drivers, não vi como se comporta uma LED Philips por exemplo) são muito sensíveis a variações de tensão, tanto faz a tensão aumentar ou cair poucos volts, mesmo testando de propósito com um (des)estabilizador para fazer a tensão aumentar e cair 10v diante da tensão da rede, o brilho da lâmpada LED abaixa por um momento (tanto faz aumentar a tensão ou abaixar), o driver tem um CI de controle, porém é lento, ele "demora" para se adaptar a nova tensão e enquanto isso diminui o brilho até se adaptar (o que você entende como piscada).

Entenda uma coisa, em um sistema trifásico desequilibrado, quando uma fase tem mais corrente sobre ela em relação as outras, a tensão nestas mesmas aumenta enquanto a fase mais carregada diminui a tensão, porém se a fiação é de 10mm², então são poucos volts de variação, muito baixa mesmo, para ver a real situação de variação vai precisar de um voltímetro analógico (digital tem tempo de varredura enquanto analítico se vê deflexão na hora que houver uma variação, não tem delay), ou o mais simples, uma lâmpada halógena, se a instalação tiver em boas condições, deve ver que a variação não é absurda, é limitação do driver (demora cerca de 1 seg para se adaptar a uma variação de tensão).

 

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Máquina de lavar - e outras cargas comilonas que tais - devia ser tratada como chuveiro: a tomada em que ela será ligada teria um cabo exclusivo, que terminaria lá na frente, no medidor. E mesmo assim ainda ia dar tranco na fase em que estiver conectado...

 

Quando ganhar na loteria e construir uma casa do meu jeito, a lavanderia vai ter o mesmo tratamento que os chuveiros, que a torneira elétrica etc... Só no 220v (duas fases) e com disjuntores dedicados.

 

Por enquanto, se não der trabalho, dá para por um cabo saindo da distribuição exclusivo para a tomada da máquina de lavar. E será que pode, nessa tomada, juntar neutro e terra numa única barra espetada bem embaixo da tomada da máquina de lavar? Isso se o plugue da máquina de lavar tiver terra... Já vi muita gente desprezando esse pino...

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3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

E será que pode, nessa tomada, juntar neutro e terra numa única barra espetada bem embaixo da tomada da máquina de lavar?

 

Esse tipo de aterramento (TN-C-S) se faz no quadro, junte lá e ligue junto essa barra levando o fio do quadro até a tomada, aterrar no neutro da tomada (ponto final de consumo) é proibido pela NR-10, como não tem quadro reforce o ponto neutro do início da instalação, reforce o aterramento de lá e puxe de lá um cabo terra, preferencialmente verde ou verde-amarelo, se não for nessa cor identifique de algum modo seguro como anilha ou fita isolante colorida verde, o ideal seria modernizar essa instalação colocando um quadro, mas se for possível para tornar a instalação menos pior (inspirado em parte da norma), esse cabo será um novo condutor da rede mestra também de 10mm² a ser distribuído como o terra geral da instalação (mas sabendo que isso está errado e é provisório, precisa fazer o quadro), pois com rede mestra, se der curto em cabo fino é incêndio na certa, o disjuntor 63A não vai proteger 6mm², menos ainda 4mm² e muito menos 2,5mm², e o cabo dos equipamentos então nem se fala!

Mas acredite, sua lâmpada LED provavelmente está piscando por causa de uma variação de apenas 6v a 10v de diferença para mais ou para menos ou até menos que 6v (mesmo que seja aumento, a lâmpada diminui o brilho por 1 segundo até se adaptar para evitar queima de led), faça o teste com lâmpada halógena, em 10mm² o brilho da lâmpada halógena não deve cair muito, mesmo na partida do motor da máquina, uma Consul 12 KG por exemplo nem tem essa queda (perto do quadro e ela tem picos de corrente consideravelmente menores que um ar condicionado pir exemplo), lâmpada não chega a piscar por causa dela, a tensão cai longe do quadro na partida de bomba (fiação 2.5mm²), mas não é tanto a ponto de cair para 80v.

Deixe me ver, sua lâmpada LED é Kian?

Ela tem esse delay de ajuste e cai o brilho mesmo que o evento seja aumento repentino de tensão ao invés de queda (em instalação trifásica, queda de tensão em uma fase resulta em aumento distribuído nas outras duas).

 

 

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4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Por enquanto, se não der trabalho, dá para por um cabo saindo da distribuição exclusivo para a tomada da máquina de lavar. E será que pode, nessa tomada, juntar neutro e terra numa única barra espetada bem embaixo da tomada da máquina de lavar?

Não é o correto a se fazer. 

Porém é melhor do que nada. 

 

A mesma barra pode ser compartilhada para neutro e terra quando há dispositivo DR. 

Se não tiver, é uma barra pra cada um. 

 

Por outro lado, o que disse antes está correto. 

Equipamentos de ar condicionado, cozinha e lavanderia devem realmente serem tratados como chuveiros, na linguagem técnica esses equipamentos são chamados de TUE (tomadas de uso específico). Pois são coisas que não mudam de lugar numa casa. 

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@Renato.88 Primeiramente obrigado pela ajuda. 

Ontem fiz uma correção. 

A fase realmente achei-o melhore 16mm mas no dia o senhor eletricista falou que o padrão é 10mm e como não sou formado segui ele. 

 

Então ficou assim. 

 

Fio 16mm poste até relógio. 

Do relógio pra casa sai 10mm pro disjuntor Geral do relógio 63A

Neutro também 10mm

 

Quadro da casa 

 

Geral 63A

Chuveiros 40A fio 6mm

Tomadas individuais pra cada cômodo 20A  Fio 2.5mm

Lavanderias só maquina de lavar 20A Fio 4mm

Geladeira 20A fio 4mm

Ar fryer 20A fio 4mm

Sanduícheira 20A fio 4mm

Demais tomadas cozinha 20A fio 4mm

Assistência técnica minha Geral 32A direto relógio fio 4mm

Barra ds barramento schneider 80a

Todos os fios com conectores 

Disjuntor torneira elétrica 25a fio 4mm

Tomadas 2 ao total 220v usadas bem esporadicamente liguei junto no disjuntor da torneira elétrica

Todas as tomadas da casa 20A

Disjuntor Iluminação 10A fio 1.5mm

 

Por hora não senti mais oscilação.!

 

 

@.if Bom saber, obrigado pela dica. 

@Danrley_Silva Corrigi o erro hoje, confere logo a cima!

Obrigado pela ajuda 

 

@Danrley_Silva kkkk tu domina mesmo em,, sim Kian 50w cada

  • Amei 1
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15 horas atrás, tecnicaemail disse:

A fase realmente achei-o melhore 16mm mas no dia o senhor eletricista falou que o padrão é 10mm e como não sou formado segui ele

Nesses casos não existe um padrão. Vai depender das coisas que tem. 

Com dois chuveiros e uma torneira elétrica, já fica apertado pro fio 10.

15 horas atrás, tecnicaemail disse:

Chuveiros 40A fio 6mm

Aqui no fio 6mm da pra escolher entre o disjuntor 32 e o 40, depende do chuveiro que tem. Até 6800W usa o 32, acima disso usa o 40.

15 horas atrás, tecnicaemail disse:

Lavanderias só maquina de lavar 20A Fio 4mm

Geladeira 20A fio 4mm

Ar fryer 20A fio 4mm

Sanduícheira 20A fio 4mm

Demais tomadas cozinha 20A fio 4mm

Aqui só há necessidade do 4mm se todos esses fios estiverem no mesmo conduite. 

Se estiverem soltos dentro de um forro, ou a casa tiver o teto aberto o 2,5mm serve. 

A sanduicheira não precisa de tomada especial, pode colocar ela nas demais tomadas. 

15 horas atrás, tecnicaemail disse:

Assistência técnica minha Geral 32A direto relógio fio 4mm

O 32A não combina com o 4mm. 

Para o 4mm, o máximo é o 25A.

 

15 horas atrás, tecnicaemail disse:

Tomadas 2 ao total 220v usadas bem esporadicamente liguei junto no disjuntor da torneira elétrica

Não é certo, mas funciona. Eu também tenho duas dessas ligadas assim. 

 

15 horas atrás, tecnicaemail disse:

Todas as tomadas da casa 20A

Disjuntor Iluminação 10A fio 1.5mm

Aqui está certo. 

15 horas atrás, tecnicaemail disse:

Por hora não senti mais oscilação.!

Corrigi o erro hoje, confere logo a cima

entendi que já está feito, mas no caso outras pessoas também acessam o fórum, então achei interessante fazer um resumo da situação. 

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Em 12/01/2024 às 21:32, tecnicaemail disse:

A fase realmente achei-o melhore 16mm mas no dia o senhor eletricista falou que o padrão é 10mm

 

Bem, colocar bitola maior nunca vai atrapalhar, só vai ajudar a reduzir a resistência elétrica da instalação ainda mais, assim reduzindo a queda de tensão, a questão é que o cabo 10mm² de cobre tem a mesma condutividade do cabo 16mm² de alumínio, mas sem problemas se na instalação usar os 16mm² cobre, e o bom é que suportaria uma troca do cabo da rua por mais grosso por parte da Cia. elétrica futuramente.

Em 12/01/2024 às 21:07, Renato.88 disse:

Não é o correto a se fazer. 

Porém é melhor do que nada.

 

Bem, a NR 10 proíbe o neutro jumpeado com terminal terra por um motivo, além desse neutro tender a ter um potencial maior que zero (queda de tensão no neutro é aumento em relação a 0v), não há garantia da integridade desse neutro já tomei um pequeno choque em um neutro do circuito de uma tomada que alimentava uma churrasqueira elétrica, mas depois disso abri a caixa de passagem, refiz as emendas muito bem firme e ainda as estanhei, depois disso parou de dar choque.

O resultado de fazer ligação TN-C em ponto final de consumo é uma variável que depende do estado da instalação, das emendas, distância dos cabos em relação ao quadro, bitola, enfim da resistência total da instalação, essa ligação é permitida no quadro sendo nesse caso TN-C-S (TN-C até o quadro e TN-S a partir dele), claro que as condições do quadro devem ser as melhores possíveis senão, mesmo sem esse aterramento, ainda teria problemas até com sobretensão e queima de aparelhos, pois se o neutro não está em bom estado e tem mais de uma fase, o resultado é sobretensão.

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