Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual curso devo fazer: Técnico em informática ou Eletrônica?


Ir à solução Resolvido por LMolinari,

Posts recomendados

boa noite, minha duvida é, estou cursando ADS (analise e desenvolvimento de sistemas), só que, já trabalho na área de informática(manutenção) tenho uma assistência técnica, uma lojinha coisa pequena. 

minha região esta passando por mudanças, as lojas estão fechando. Minha duvida é para arrumar emprego rápido, devo fazer técnico em informática ou técnico em eletrônica ? 

 Quero muito escutar alguém da área, meu colega só pelo fato do diploma de técnico em informática ele já foi chamado para trabalhar umas 3 vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • BCP alterou o título para Qual curso devo fazer: Técnico em informática ou Eletrônica?

A área de eletrônica se dedica a manutenção e projetos. A indústria no Brasil vem sofrendo desde que o Fernando Henrique implantou as Agências Nacionais de qualquer coisa (Anatel e outras). O Estado querendo controlar tudo, dirigista. A área de informática (programação) por não ter sido impactada pelas ANAS está voando, muitas empresas do segmento deixaram de crescer por falta de profissionais. O caso do seu amigo não é isolado, tem uma grande demanda por programadores.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como carreira, como o colega Sérgio disse, a área de programação e desenvolvimento de sistemas parece mais promissora agora e daqui por diante no nosso país, tanto no setor privado quanto no público. O setor privado costuma ser mais adequado a urgência em se empregar mas é mais instável que o público. Por outro lado, o ingresso no setor público é mais concorrido...

 

Hoje em dia uma boa parte da eletrônica está voltada para o digital por causa da evolução dos microcontroladores tipo Arduíno, principalmente quanto à usabilidade da solução, a interação homem-máquina. Construa um simples oscilador via analógica e um outro usando um Arduíno que você verá a diferença...

 

Agora, a área de ADS é muito ampla. Tem trabalhos muito próximos da área administrativa, cujas linguagens se parecem muito com a humana, e tem também no extremo oposto, no que a gente chamava de "escovador de bit", linguagens de apenas um nível acima da linguagem de máquina.

 

De forma geral, se dedique a estudar o que você mais gosta e agarre a melhor oportunidade que tiver.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Grosso modo,

 

Técnico em Informática = antigo técnico em processamento de dados => Basicamente, Software. Hardware, normalmente encaixar placas e conectar cabos..

 

Técnico em Eletrônica => Hardware em geral. Montagem, instalação e manutenção de qualquer dispositivo eletrônico, incluindo aí equipamentos de informática. Software é voltado para baixo nível em microcontroladores (assembly, C);.

 

Quanto a técnico em eletrônica, tem uma pegada forte em matemática, física e química. Pode ser uma mudança radical para você. Sugiro consultar a grade curricular na escola; também, procure na net sites, apostilas e revistas para ver se realmente  se identifica com a área.

 

Qualquer que seja sua escolha, certifique-se de que o curso e a escola estejam registrados na secretaria da educação de seu estado e que realmente sejam cursos técnicos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, danielf05 disse:

duvida era mais sobre me aprofundar na área, eu tenho uma pequena assistência tec. arrumo impressora e pc, quero entender mais de eletrônica, so que aqui na região esta mudando muito as coisas.

No seu caso, é interessante estudar eletrônica. 

Se você conserta equipamentos e pretende seguir nesta área é melhor pra você, pois pode ampliar a variedade de coisas pra consertar. 

 

Estudar informática segue pra outra área, como por exemplo a programação de computador e afins, isso tem pouca utilidade na área de assistência técnica. 

O restante da área de informática, eu creio que você já conhece. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!