Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguém sabe qual é a finalidade desse circuito? O que as leds tem que fazer inicialmente? Elas apagam juntas?

O circuito tem duas fontes de tensão contínua de 9V representadas por duas baterias. V1 é a bateria que alimenta o circuito eletrônico; V2 é a bateria dedicada ao motor de corrente contínua. O LED1 indica que o circuito está ligado. O transistor Q1 opera como chave, energizando a bobina do relé quando saturado e desligando o mesmo quando na região de corte. 7805, regulador de tensão linear com saída fixa 5V. • UA555, circuito integrado. • D1, diodo 1N4007. • Q1, transistor bipolar NPN BC337. RL1, relé com bobina 5V e um contato reversível. • LED1, diodo emissor de luz vermelho de 3mm. • LED2, diodo emissor de luz de 5mm. • C1 é um capacitor polarizado, com valor nominal 100uFx16V, eletrolítico, ou de tântalo para quando se deseja uma precisão maior. • C2 é um capacitor de 0.01µF (10nF). Este capacitor pode ser cerâmico ou de poliéster.

Postado

Basicamente...

O circuito é um Timer, Temporizador, Relé de tempo ou como quiser chamar.

S1 é uma chave geral, ligou ela, energiza o circuito e acende o LED1.

Apertando S2 acende o LED2 e liga o motor por um tempo determinado por R4 e C1

Mais detalhes de como a eletrônica funciona, pesquise por "555 modo mono-estável".

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • DiF alterou o título para Como esse circuito de Timer, Temporizador funciona?
  • Membro VIP
Postado

Não há o que somar ao amigo @Renato.88 . Pode argumentar pro seu professor sobre a necessidade do f1, já que um curto na saida 5v dificilmente vai dar mais de um ampere bem como uma bat 9v

Ok,,,ndv,,, só perdi o sono e quis mostrar minha visão além do alcance... 🤪

• Obrigado 1
Postado

@Renato.88, obrigada. Eu estou tentando simular esse circuito no site Tinkercad. Será que é necessário saber todas as resistências para a simulação funcionar? Como poderia calcular as resistências desse circuito?

Postado
7 horas atrás, Eli Almeida disse:

Será que é necessário saber todas as resistências para a simulação funcionar?

Sim, tem seus valores corretos embora a tolerância seja bem grande. 

7 horas atrás, Eli Almeida disse:

Como poderia calcular as resistências desse circuito?

Para os resistores dos leds e do transistor envolve a lei de Ohm mais as tensões consumidas por eles. 

Para os resistores do 555 existe a sua própria fórmula. 

Porém como esse circuito é bem comum e tem ele com os valores aí pela Internet a fora. 

Não há muito o que esconder, os valores dos resistores podem ser:

R1 - 680 ohm

R2 - 10k

R3 - 4,7k

R4 - ajusta o tempo, pode ser qualquer um entre 1k e 1M (resistor de maior valor aumenta o tempo) 

R5 - 470 ohm

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

A relação entre R4 e C1 é T ~ 1,1 x R x C

Tempo, em segundos, é aproximadamente a resistência, em ohm, vezes a capacitância em farad + 10%.

Por exemplo, com C1 = 100 uF, como está no circuito, para o relé permanecer acionado por aproximadamente 1 segundo depois de pulsado o botão S2, R4 tem que ser 9,1 KΩ.

1 ~ 1,1 x 0,0001 x 9100

Se quiser que o relé fique acionado por 2 segundos, ou dobra a capacitância de C1 ou dobra a resistência de R4.

(Na verdade não é "pulsado S2", é largado S2. Enquanto S2 estiver pressionado, o relé fica acionado. Soltou S2, depois que passar o tempo T, o relé desaciona.)

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Renato.88 ,@rmlazzari58 , obrigada. Estou tentando colocar as resistências sugeridas acima para r1,r2,r3,r4 e r5,  porém no meu

simulador no Tinkercad, as duas leds acendem juntas e o s2 não desliga a led 2, a led verde. Não sei qual é a causa do problema.

O simulador do circuito que estou tentando testar :

https://www.tinkercad.com/things/8FK91nHYAGj-circuito-temporalizador 

Postado

@Eli Almeida a ligação do S2 me parece estar errada. 

O pino 2 do 555 deve ser ligado a perna do resistor. 

Está acontecendo exatamente o que o amigo @rmlazzari58 disse.... 

14 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Enquanto S2 estiver pressionado, o relé fica acionado

Pois o pino 2 está ligado junto com o 1.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!