Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Autópsia do disjuntor danificado por instalação suspeita


Posts recomendados

  • Membro VIP

Vou tentar explicar toda a história nos detalhes que possuo para que fique mais fácil determinar se o disjuntor estava com defeito ou se a causa foi a instalação.

A casa em questão foi construída  a uns 50 anos atrás e obedeceu às normas da época, com o passar do tempo foi realizada uma reforma com a instalação da ar condicionado (Com certeza após a obrigatoriedade de usar DR), sendo que os disjuntores antigos e a fiação interna foi trocada ficando desta forma:

1.jpg.a5aa3743279076f1f58205900a540199.jpg

Acima o quadro do andar térreo e abaixo o quadro do andar superior:

Andardecima.jpg.eb5c9214d953181e7e43b889c978d5a8.jpg

Com o passar do tempo (indeterminado), nas tomadas do andar de cima não dava para carregar celular porque ficava indicando carregando, parava de carregar e indicava carregando de novo em um ciclo sem fim. Já no andar de baixo dava para carregar normalmente.

O ar condicionado do andar de baixo não ligava mais e o ar condicionado do andar de cima acendia o LED de ligado mas, não saia ar.

Foi assim que eu me deparei com a situação e liguei para a pessoa que contratou os serviços, ela explicou que contratou uma empreitada e o cara fez uma parte do serviço e sumiu com o dinheiro, depois contratou outro profissional (encanador) para dar continuidade na obra que logo após finalizar parcialmente o serviço também sumiu.

Já era de noite e o primo (jardineiro) de um conhecido vizinho veio prestar o socorro, assim que chegou e olhou o quadro ele disse: -O que é isso! Depois ele removeu uns fios e instalou um barramento no lugar deles, em ambos os quadros, constatando que o disjuntor queimado não prestava mais pois estava sem fase, ai ele tentou instalar um DR mas, ele simplesmente desarmava e mesmo acionando individualmente cada disjuntor não foi possível descobrir em qual circuito tinha a fuga de corrente, motivo pelo qual ele instalou apenas um novo (usado) disjuntor e tudo voltou a funcionar normalmente.

Os quadros ficaram assim:

final.jpg.7cdd1f04954c61481bed1fbca4a13b80.jpg

Andar térreo acima e o andar superior abaixo:

andardecimaapsoservio.jpg.030e34820b6090868c30d30ce8c4c8dd.jpg

Pronto, agora que está tudo explicado e já sabemos que a instalação não segue as normas porque o certo seria no andar de baixo um quadro novo e não reaproveitar o velho, bem como no andar de cima usaram uma caixa de passagem no lugar de um quadro, falta de DR etc.

Vamos entrar na autópsia do disjuntor estragado que estava assim no quadro:

2.jpg.d8e8b4aa6fd2f393f0314cf6beaba2fc.jpg

Abaixo parte do fio de entrada que foi cortado:

3.thumb.jpg.63382f8f2b569a0dd35bd3d04b27cbfb.jpg

Acima do lado que estava bom e abaixo do lado que queimou:

pontafio.jpg.c1b05af5dbda753033a46cc4cb8c2b75.jpg

Perdi o fio vermelho que torrou, ele caiu por um furo na sacola e ficou sem foto.

Na continuidade, o detalhe da parte queimada do disjuntor:

4.thumb.jpg.c467a6b307c91f4dc071eea44b6d2546.jpg

E as laterais dele:

5.jpg.14bf19282eec71279bc82aaa6109b68d.jpg

6.jpg.5d709a87ef666cdf264bd8fd75ebd727.jpg

Na parte de trás estava escrito 2003C50, diria eu que possivelmente foi fabricado na quinquagésima semana de 2003.

Na internet tem um vídeo desmontando um semelhante:

O que me dispensa de publicar mais detalhes de como ele foi aberto, podendo partir para o estado interno dele:

7.thumb.jpg.e0a1806e7acc34bf9b35911f594e137e.jpg

São dois disjuntores simples unidos pelos pinos como se fossem um só, veja o detalhe de uma alavanca que deve servir para mecanicamente armar ou desarmar os dois juntos, além da pecinha de plástico que une as duas alavancas.

E abaixo o disjuntor que queimou:

8.thumb.jpg.4d1d118ec86d2f04ca2c36c8962aca59.jpg

Parece que o lado de dentro não sofreu avarias e os danos se concentraram apenas na junção dos fios da entrada da fase, no detalhe abaixo:

9.jpg.3d9065fceb5cb1d6c2daa2374c23ba3f.jpg

Imagino que ocorreu a combinação da maresia com o mau contato entre os fios decorrente do aquecimento do fio vermelho de 6mm.

E ai eu pergunto, de quem acha que foi a culpa do estrago? Da instalação ou do disjuntor?

Eu acho que o disjuntor é inocente e que o erro foi da instalação incorreta. Dê a sua opinião.

Aproveitando, será que compensa guardar algum componente interno do disjuntor?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi ,

 

Para mim tem chance de instalação subdimensionada no setor do térreo, ms também sinal de falha do disjuntor.

Dá para ver os fios vermelho e preto chegaram a pegar fogo, para isso essa sobrecarga durou bastante tempo; os disjuntores deveriam ter caído, pois a corrente deveria ser bem mais do que os 50A, mas não caíram; os terminais deles sobreaqueceram, e com o calor aumentando permitiu o fogo nas capas dos fios vermelho e verde ( grossos ). A coisa toda poderia ter sido bem pior .....

 

Sobre a Ourolux :

Muito conhecida por fabricar lâmpadas, é a pior lâmpada do mercado para nós, radioamadores .... muitas delas geram ruídos absurdos que simplesmente sobrepõem quaisquer sinais recebidos em várias frequências.

 

Ver eles fabricando ( ou importando da China ? ) disjuntores é algo que me preocupa .....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Minha visão de sherlock holmes me mostra nesta foto

2.jpg

...somado à afirmação...

4 horas atrás, Pincipi disse:

nas tomadas do andar de cima não dava para carregar celular porque ficava indicando carregando, parava de carregar e indicava carregando de novo em um ciclo sem fim

que foi questão de mau contato no aparafusamento frouxo e/ou oxidações. Um mau contato aparece quando quer e provoca uma resistência de aquecimento. Geralmente é obediente à lei de murphy algo como vai se manifestar num dia mais frio e quando você está já em baixo do chuveiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A pergunta porque os disjuntores não caíram quando deveriam ter caído é cheque mate para o disjuntor.

No caso do DR eu consegui entender a existência de uma fuga de corrente mas, no caso do disjuntor, falta uma definição técnica.

Por enquanto, o mau contato parece ser a melhor explicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Pincipi disse:

A pergunta porque os disjuntores não caíram quando deveriam ter caído é cheque mate para o disjuntor.

No caso do DR eu consegui entender a existência de uma fuga de corrente mas, no caso do disjuntor, falta uma definição técnica.

Por enquanto, o mau contato parece ser a melhor explicação.

Além do mau contato, o disjuntor não estava de acordo com os fios utilizados. 

Era um disjuntor de 50 amperes, para um fio que aparenta ser de 6 mm². 

Nas instalações residenciais os fios de 6mm² são tabelados para no máximo 36A e em alguns casos a norma permite até 40A.

Para disjuntores de 50A, deve se utilizar fios de no mínimo 10mm².

5 horas atrás, aphawk disse:

Sobre a Ourolux :

Muito conhecida por fabricar lâmpadas, é a pior lâmpada do mercado para nós, radioamadores .... muitas delas geram ruídos absurdos que simplesmente sobrepõem quaisquer sinais recebidos em várias frequências.

 

Ver eles fabricando ( ou importando da China ? ) disjuntores é algo que me preocupa .....

 

Sim, as lâmpadas dessa marca são bem ruins mesmo. Comprei umas e não duraram nada. 

Os disjuntores creio que sejam chinês mesmo e só põem a marca. 

Vários usam a mesma carcaça, inclusive os Steck que aparecem na foto. 

E tem outros que são semelhantes, mas mudam a cor da alavanca. 

10 horas atrás, Pincipi disse:

Na parte de trás estava escrito 2003C50, diria eu que possivelmente foi fabricado na quinquagésima semana de 2003.

O disjuntor aparenta ser bem novo, tá mais pra semana 3 de 2020.

Além de que o "C50" é o tipo de de disjuntor, curva de disparo C e carga máxima de 50 amperes. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acrescentando detalhes do fio vermelho:

Fiovermelho.thumb.jpg.ae1d761ab4083f8cfcd571d3faf47f91.jpg

Está escrito nele em relevo: VATHISA BRASIL CABO FLEXÍVEL 450/750V 1X6mm2 247 N102-C4/NBR NM 247-3 B F-B 005844/2014 OCP 0004.

No site tem o catálogo e abaixo um print de parte dele:

1.jpg.fbfee5d9ef175c5ecbe5f1a5cda58cbf.jpg

Com o destaque em vermelho para a medida usada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sinal da capa fervida do fio, observe que é sempre próximo a um ponto de fixação e que a marca de fervura vai sumindo a medida em que se afasta da fixação. O diagnóstico é sempre o mesmo: mau contato. Faça um reaperto em toda a fiação da caixa, a mesma pessoa que apertou mau aquele ponto pode ter apertado mau outros. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!