Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não sei nada sobre Amd Ryzen, vale a pena adquirir ?


Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Sempre usei intel, vou trocar o meu i7 de 4° e estava pensando em comprar um i5 13600k. Alguns conhecidos me disseram que vale mais a pena pegar um Ryzen por ser mais barato ja que eu vou usar somente pra jogar. Qual Ryzen equivale a um intel de 13° ou superior em que vale mais a pena pegar seja pelo preço ser mais em conta ou alguma especificação melhor ?

Não sei nada sobre adm por isso que  eu gostaria da opinião de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, atualmente os Ryzen são as cpus mais recomendadas, porque será? São menos quentes, mesmo desempenho de muitos Intel, e a cereja do bolo: preço muito, mas muito abaixo do que Intel, tendo performance até igual ou muito parecida. Além de cada 2-3 gerações de cpus a Intel troca o soquete, fazendo com que upgrades futuros sejam mais caros, já que precisa trocar a CPU e a placa-mãe. AMD atualmente tem duas plataformas am4 usa DDR4, que começou em 2017 e recém agr está "morrendo", mas ainda atualizam o número de cpus, e am5 que é mais nova e moderna mas no Br é um roubo total(placa-mãe decente am4 é menos de 400, placa am5 boa é 1000 reais pra cima). Então pra sumarizar é um incrível investimento, mas depende de uma pergunta: quanto pode gastar com o upgrade todo? E também qual o resto do seu setup?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Pedroou disse:

O Core I5 13600KF é um dos melhores custo-benefício para jogos da Intel.

No site do Adrenaline:

image.png

E aqui outro:

image.png

Talvez o @KairanDconsiga explicar melhor.

Tarde

 

Uso um 13600K e não tenho nada a reclamar dele, um baita processador.

Essa semana coloquei duas máquina virtuais para rodarem ao mesmo tempo enquanto estava fazendo outras tarefas.

Zero lentidão e se colocasse algum jogo para rodar em paralelo teria força.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Eu também sou usuário do i5 13600KF e não tenho nenhuma reclamação, o processador é um foguete, excelente custo-benefício para jogos e não fica para trás em atividades que exijam mais processamento, recomendo muito!!

 

A opção "equivalente" a ele seria um Ryzen 7 5800X3D, mas ainda assim, prefiro e indico o i5 13600KF que aliás, está mais barato.

 

Sobre valer a pena adquirir CPUs AMD, sim, vale a pena pois como já dito o investimento tende a ser menor, desde o CPU até mesmo na compra da placa-mãe, mas tudo é uma questão de escolha e de gosto.. assim como você, eu nunca usei processador AMD e me sinto tranquilo em optar por um Intel como o 13600KF que sei que é excelente, mas se achar que há muita diferença de preço ou que vale a pena mudar, fica tranquilo.. será uma boa escolha também partir para AMD.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoXbox Olha vou dizer por mim, uso um pc com o 5600 e uma A520 da Msi, e outro no photoshop com uma h610m gigabyte e um 12100f mas testei o 12400 do meu amigo e gostei muito.

Pelo menos até a linha 5 seja Ryzen ou intel, notei que intel consome menos energia por volta de 40w in game contra até 75w do 5600 no Cs2 por exemplo. e se tratando de cooler box o 12400 não passou dos 70° graus e o Ryzen batendo 84º tanto que fiz um post aqui, e meu gabinete é bem refrigerado. 

Hoje se eu fosse pegar do zero não iria mais de Am4, ou partindo de um Ryzen 5 7600 ou intel com possibilidade de Upgrade para uma 14º gen. por sinal tenho usado pouco um Pc até pensei em vender tudo e pegar um 14600k mesmo sem a tecnologia X3D ele entrega tanto quanto em games.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/03/2024 às 14:33, Tarcísio Gonzaga disse:

...vou usar somente pra jogar.

 

No caso de AMD o Ryzen 7600 - R$ 1.247,31 (AM5, DDR5) cujo kit básico (CPU+placa-mãe+RAM) fica com preços similar ao Ryzen 5700X3D (AM4, DDR4).

 

A vantagem do AM5 é a possibilidade de posteriormente trocar de CPU mantendo a plataforma, se comprar, por exemplo, Ryzen 5700X3D (AM4) ou Intel 13600KF/14400KF (LGA1700 - a diferença de performance entre eles é mínima) é "fim de carreira", o próximo upgrade exigirá um novo kit.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o foco é jogar vai direto pro Am5, vai pegar um 5700X3D que não vai ser essa diferença absurda comparado a um 7600, sem falar que vai gastar um valor similar certo ? ambos vão rodar a mais de 60fps modo campanha e 120 competitivos. pegar Am4 daqui 2 anos vai estar revendendo a preço de banana.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!