Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como reforçar a corrente para a partida de um motor 12vcc?


Posts recomendados

Pessoal, tenho uma furadeira/parafusadeira que originalmente usava um pack de 3 baterias 18650. Quando as baterias já não seguravam mais carga, passei a usar um fonte de PC antiga que dizia ser capaz de entregar 250w ao todo (120w nos 12v, ou seja, 10A, mais ou menos). Mas essa fonte também foi prás cucuias, mal chega a 6v nas saída originalmente para 12v... Acredito que queimou por causa do pico de corrente exigida pelo motor para a partida. Será que pode ser isso mesmo?

 

Bem... estou prestes a comprar uma fonte nova mas eu queria que essa durasse mais que a primeira.

 

Será que alguém conhece um recurso, um circuito que ao mesmo tempo proteja a fonte mas também forneça a corrente necessária para fazer o motor começar a girar?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

fonte de PC antiga que dizia ser capaz de entregar 250w ao todo (120w nos 12v, ou seja, 10A, mais ou menos). Mas essa fonte também foi prás cucuias, mal chega a 6v nas saída originalmente para 12v... Acredito que queimou por causa do pico de corrente exigida pelo motor para a partida. Será que pode ser isso mesmo?

Talvez. 

Algumas dessas fontes (não conheço a sua) são pura enganação. Usam diodos de 3A na saída de 12V e de 10A no 5V. 

Mas no rótulo tem lá uns valores de corrente acima de 10A em todas as tensões disponíveis. 

 

Em tempo.... 

Essa fonte parece estar fácil de arrumar, pois mesmo que errada ainda tem tensão de saída. Talvez seja um capacitor seco ou diodo com fuga, ali no secundário mesmo. 

Por ainda estar funcionando, ela deve usar o CI regulador TL494 um dos pioneiros nas fontes chaveadas, ele não tem muitos circuitos de proteção, por isso a fonte funciona mesmo com defeito. 

Veja as tensões do 5 e do 3,3V como estão. 

 

7 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Será que alguém conhece um recurso, um circuito que ao mesmo tempo proteja a fonte mas também forneça a corrente necessária para fazer o motor começar a girar?

Essa dúvida já apareceu por aqui antes. 

@.if deu a dica, mas ninguém colocou o projeto em prática.

Trata-se de uma partida do tipo "Soft Start" pra enganar a fonte. Primeiro liga o motor com um resistor em série por pouco tempo, pra ele pegar velocidade, depois liga direto. 

O circuito pode ter a comutação manual(através de botão) ou automática (com temporizador e relé), depende do uso. 

Por outro lado... Se sua parafusadeira tiver aquele botão tipo dimmer, que se apertar pouco ela gira devagar, isso não é necessário. Pois o pwm que tem ali já faz o serviço. Inclusive, já abri um botão desses e o que tinha lá era o tradicional circuito com um 555 smd, um mosfet e um potenciômetro deslizante feito ali mesmo na plaquinha. 

 

E já que estamos falando de parafusadeira.... 

Eu tenho uma, bem pequena da marca skill. 

Ela usava um motor de 3,6V e três pilhas recarregáveis de 1,2V tipo níquel-cadmio (NiCd), com essas baterias de lítio, estas aí estão meio em desuso. 

As pilhas estragaram e a carcaça é pequena não dá pra colocar uma 18650 lá. 

Inventei de alimentar com uma fonte de 5V, claro que o motor não durou muito. 

Aí vi que dava pra colocar motor de 24V, tenho vários retirados de impressoras velhas. Deu certo e é fácil uma fonte pra eles, pois a corrente é mais baixa. 

Resultado... 

Minha fonte de bancada usa um trafo de 24V, adaptei uma saída lá de tensão alternada mesmo com um conector BNC. 

No lugar das pilhas coloquei só uma ponte retificadora e um capacitor de 1000uF. 

A mesma "tomada" também serve pra ligar uma mini furadeira que fiz com outro motor de impressora, é ideal para fazer furinhos nos circuitos impressos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já verificou o capacitor de saída da sua fonte? Não sei a topologia da sua fonte mas acredito que o capacitor não tenha suportado os picos de corrente e tenha ficado aberto. Caso a troca deste resolva o problema, pense nisso como sendo a troca do pneu do carro e não como um defeito recorrente. A tentativa de se aumentar simplesmente o valor do capacitor também é válida (o aumento do valor também aumenta a corrente máxima de pico suportada pelo componente) mas, se o aumento for muito expressivo, pode disparar a proteção de sobrecorrente do controlador principal da sua fonte. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, pessoal, vou dar uma verificada nesses diodos, capacitores.

 

Eu cheguei a pensar num

13 horas atrás, Renato.88 disse:

"Soft Start"

 mestre. Mas fiquei em dúvida no seguinte: principalmente usando como furadeira de "coisas" macias (MDF, por exemplo), às vezes a pessoa tem que ficar apertando e soltando o gatilho rapidamente. A resposta teria que ser rápida.

 

Agora uma coisa que eu não sabia:

 

13 horas atrás, Renato.88 disse:

Se sua parafusadeira tiver aquele botão tipo dimmer, que se apertar pouco ela gira devagar, isso não é necessário. Pois o pwm que tem ali já faz o serviço. Inclusive, já abri um botão desses e o que tinha lá era o tradicional circuito com um 555 smd, um mosfet e um potenciômetro deslizante feito ali mesmo na plaquinha. 

 

Quer dizer que, recuperada a fonte, o ideal seria ia puxando o gatilho aos poucos, é isso? Se o gatilho estiver no começo do curso, a corrente para o motor começar a girar é menor?

 

Se for, talvez seja um hábito bom jamais deixar o motor parar de vez. Vou furar, aperto o gatilho devagarinho, só até começar a girar e, quando for mudar de lugar de furar, em vez de soltar totalmente o gatilho, solto até ficar mínima a RPM... que tal?

 

E agora também me ocorreu: se isso aí estiver certo, que tal o seguinte: dar um jeito de fazer com o que a saída do pot jamais bata no GND. Soltou o gatilho, ainda fica rodando bem devagarinho, que tal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Se o gatilho estiver no começo do curso, a corrente para o motor começar a girar é menor?

A corrente é a mesma, mas como tem um oscilador ali diminui o tempo do pico e engana a fonte. 

23 horas atrás, rmlazzari58 disse:

agora também me ocorreu: se isso aí estiver certo, que tal o seguinte: dar um jeito de fazer com o que a saída do pot jamais bata no GND. Soltou o gatilho, ainda fica rodando bem devagarinho, que tal?

Não é má ideia. 

Mas a forma mais sensata de fazer isso é colocar um calço no botão. 

Tentar alterar o circuito é meio complicado, visto que é smd. 

Em tempo... 

Se for um circuito com o 555 o pot. Não vai no GND, é aquele esquema dos diodos. 

Se usar um micro controlador, aí sim pode ir no GND. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!