Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera tudo bem?

Pretendo montar uma configuração assim mais ou menos na época da black fraude, e vi o vídeo do Guiga Games comparando a 6600 com a 7600, e pela opinião dele (e o resultado dos testes, obviamente) a 6600 está começando a ficar "cansada", tendo em muitos jogos desempenho abaixo dos 60 quadros. Estou agora considerando a 7600, mesmo que eu gaste um pouco mais, viso o bom desempenho pelo máximo de tempo possível ( sem vender um de meus rins), já que provavelmente irei usar este computador até que alguma de suas peças estrague e precise efetuar a troca. Mas aí me deparei com a 6650 XT, mesmo preço e desempenho da 7600 (modelo mais barato) mas consome um pouco menos. Em testes a 7600 aparenta levar a liderança mas por alguns míseros frames. Qual a opinião de vocês?

Para referência:

7600

6650 xt

Agradeço pela atenção!

Postado

Na maioria dos jogos elas ficam quase "pau a pau", mas tem um ou outro jogo que essas placas 7000 tem vantagem em relação as 6000 equivalentes. Como as duas estão praticamente o mesmo preço, eu optaria pela RX 7600, alias, a RX 7600 abaixou bastante de preço nas ultimas semanas, está bem competitiva.

Tem esse review da RX 7600 feito pelo Peperaio que compara ela com a RX 6650 XT:

• Curtir 1
  • Pedroou alterou o título para Radeon RX 7600 ou Radeon RX 6650 XT?
Postado

Pensei também que ela valia mais a pena, pela arquitetura mais nova, codec av1 para lives (mesmo que não vá usar é legal saber que tem). 

Acabei de ver que o modelo da ASUS está no mesmo preço que o da ASRock, 1600, então já tenho esperanças de que os preços continuem os mesmos ou até baixem para o final do ano.

Aliás, a 6650 XT parece um pouquinho mais fria e consome menos na média (na média 65 graus contra quase 70, 140 contra 170-180w) diria que isso a faria valer um pouco mais a pena que a 7600?

Aliás, criei um tópico para tirar a dúvida sobre qual placa seria melhor no meu caso, se importaria em opinar?

Abaixo ele

Postado
3 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Aliás, a 6650 XT parece um pouquinho mais fria e consome menos na média (na média 65 graus contra quase 70, 140 contra 170-180w) diria que isso a faria valer um pouco mais a pena que a 7600?

Estranho, geralmente a linha XT é mais esquentada que a linha normal, especialmente os modelos com final _ _50, que são meio que um OC dos modelos com final _ _00.

• Membro VIP
Postado

Temperatura se resolver ajustando a curva de fans. A ASUS RX 7600 chega em 70 graus com a curva original e principalmente com a função 0db (sem ruído) ativado.

Não é um problema os 70 ºC, já que o próprio fabricante configurou assim. Mas se incomoda ver esse número, basta alterar a curva de fans.

Consumo da RX 6650 XT pode chegar em quase 200w:

https://www.techpowerup.com/review/msi-radeon-rx-6650-xt-gaming-x/35.html

Detalhe é que também depende um pouco do modelo, nos gráficos abaixo pode ver que a RTX 2060 tem 2 valores diferentes, mas a margem é pequena.

Sem título.png

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
7 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

na média 65 graus contra quase 70

Ainda acho uma média bem aceitável para ambas, o que é de se preocupar (pelo menos para mim) é quando a placa de vídeo atinge mais de 85ºC em jogos pesados.

8 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

contra quase 70, 140 contra 170-180w) diria que isso a faria valer um pouco mais a pena que a 7600?

Não acho que compensa definir um upgrade por conta de consumo, desde que você tenha uma fonte de qualidade, fazer um ""downgrade"" de uma placa de vídeo só por conta de seu consumo menor, não acho que vale tanto a pena, no caso, você diz que o desempenho de ambas são quase semelhantes, mas aparentemente, a RX 7600 tem alguns recursos a mais, então sacrificar um pouco da tensão a mais de sua fonte para também obter um pouco a mais de recursos com a RX 7600, creio que vale mais a pena.

• Curtir 2
Postado

@RonaldoXbox questão de consumo você deve conseguir melhorar com undervolting, talvez, e isso vai reduzir a temperatura junto. Eu conseguir reduzir 20-30W na minha GTX 1660 Ti com undervolting, reduzi mais de 200mV na tensão e uns 100MHz no clock da GPU, mas aumentei de 6000MHz para 7500MHz na VRAM pra compensar. Estou usando assim desde que comprei ela em 2022, acho que está fazendo 2 anos agora por esses dias.

Postado

Obrigado pelas opiniões!

@Pedroou realmente, 70 pra mim não é uma temperatura legal então irei mexer com under e a curva assim que chegar a placa.

@GuilhermeGB recomendaria eu executar under pela BIOS (é possível?) ou pelo adrenalin?

Galera aproveitando o tópico, ainda tenho dúvidas em qual dos 3 modelos principais da 7600 eu compro, aqui o resultado das minhas pesquisas:

ASRock: preço menor na maior parte do tempo, temperaturas ok (em torno dos 65), construção me parece "básica" e vi algumas pessoas reclamando do backplate de alumínio estando muito quente.

ASUS: hoje com preço igual a da ASRock, construção aparenta ser melhor (igual a 6600 V2 mas o backplate é diferente), como já mencionado um pouco esquentado mas dá pra reduzir isto.

Gigabyte (triple fan): mais cara das três acho difícil baixar o preço, menores temperaturas (50 em estresse), backplate de metal de boa qualidade,  aparenta ser o melhor modelo da 7600 mas foge muito do meu orçamento (quase 500 a mais do que estava planejando gastar na 6600) a não ser que baixe para em torno dos 1650 reais.

O que acham?

• Membro VIP
Postado

ASRock tem 1 ano de garantia, ASUS tem 3.

Essa preocupação com temperatura é desnecessária. Como eu disse, basta alterar curva de fans ou desativar a função quiet da ASUS, nem precisa fazer undervolt.

12 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

70 pra mim não é uma temperatura legal

Bom, o fabricante acredita que é uma boa temperatura. Consegue me explicar o motivo de não ser uma boa temperatura? O que causa desgaste é aquecer e esfriar constantemente, ou temperatura muito alta (90 ºC), está longe disso. 

@KairanD

Eu alterei a curva, honestamente, apenas paranoia.

• Curtir 1
Postado

Então 70 é uma temperatura boa, jurava que já estava começando a ficar quente e dar desgaste na placa, bom saber que está dentro do esperado!

Para ter uma ideia, o que seria algo fora do normal?

Ainda farei undervolt só pra diminuir o consumo mesmo, já que é bem elevado.

ASRock eu só pegaria se estiver uma diferença muito grande entre o preço dela e da ASUS, provavelmente pegarei a mesma já que até o final do ano (acredito) que os preços se equilibrarão.

• Membro VIP
Postado

Se por padrão ela fica em 70 graus, fora do normal deve ser algo acima de 75 ºC. Mas isso se for constante, se forem apenas picos de temperaturas esporádicos (abaixo de 80 ºC) ainda não deve ser problema.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
44 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Então 70 é uma temperatura boa, jurava que já estava começando a ficar quente e dar desgaste na placa, bom saber que está dentro do esperado! Para ter uma ideia, o que seria algo fora do normal?

A temperatura de 70ºC é baixa para a GPU. Começa a ficar desconfortável apenas nos 80ºC, e preocupante nos 85ºC.

Quanto ao hot-spot, é normal alcançar 90ºC ou um pouco mais. O legal é ficar abaixo dos 100ºC.

Não vejo muito sentido em alterar a curva de fans:

• Se as temperaturas estiverem dentro do esperado, alterá-la pode surtir o efeito inverso: reduzir a vida útil dos fans e da placa de vídeo.
  • Se não estiverem dentro do esperado, resolva o problema do gabinete ao invés de fazer gambiarras.

1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

Galera aproveitando o tópico, ainda tenho dúvidas em qual dos 3 modelos principais da 7600 eu compro [...].

Garantia é o principal fator. É ideal que sejam pelo menos 3 anos, e com suporte no Brasil: https://www.julianocaju.com.br/garantia-de-placas-de-Vídeo/. Outro ponto é a construção: é bom evitar placas single fan ou visivelmente mal construídas. Cumprindo esses critérios, o preço acaba sendo o fator decisivo.

De qualquer forma, sua pesquisa não faz sentido. A Black Friday é em novembro. Até lá o mercado inteiro já mudou. Só faz sentido começar a pesquisar algumas semanas antes.

No mais, se a plataforma AM4 ainda existir ou fizer sentido comprar na época, não pegue placa-mãe A520. Pegue uma B550, que suporta PCI-Express 4.0, assim como o Ryzen 5 5600 suporta. Para essas placas de vídeo de 128 bits, isso pode fazer bastante diferença em alguns jogos.

Placas-mãe A520 - assim como algumas B550 de entrada - devem ser evitadas. Não são resistentes e, no caso das A520, há limitações de recursos.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!