Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Olá a todos do Clube,

Há algum tempo atrás presenciei um usuário utilizando IA para responder outros usuários no fórum e, como isso é contra as regras, eu procurei chamar a moderação ou alguém que pudesse agir contra isso.

O problema foi resolvido, porém senti muita dificuldade em contatar alguém da equipe, eu precisava saber o nome de usuário pra poder marcar ou mandar mensagem e isso foi meio complicado.

Minha sugestão é que pudesse mencionar o cargo para caso aconteça de alguém infringir as regras novamente, por exemplo @Moderador, englobando todos os moderadores, aí o que ver primeiro a menção irá agir da forma mais adequada.

Creio que seria mais prático para nós usuários e mais eficiente para a moderação.

Queria também elogiar o Clube, é um lugar com um vasto repertório de tópicos para todo tipo de assunto, não só relacionado a hardware como o nome insinua, mas como todo o universo da tecnologia. A gentileza e atenção dos usuários me faz sentir um grande conforto em vir aqui com uma dúvida, mesmo que seja algo simples, lembrando que estou participando daqui a poucos meses. Sem contar com os diversos conhecimentos que cada um tem a oferecer, dificilmente algum tópico não será respondido.

Agradeço a atenção e todo o trabalho dos colegas em tentar resolver nossos problemas e nos auxiliar com nossas dúvidas!

• Curtir 5
  • Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, CristianCDS disse:

Minha sugestão é que pudesse mencionar o cargo para caso aconteça de alguém infringir as regras novamente, por exemplo @Moderador, englobando todos os moderadores, aí o que ver primeiro a menção irá agir da forma mais adequada.

O procedimento correto não é marcar a equipe no tópico ou mandar mensagem privada, o ideal é você denuncie o post no qual notou algum problema. Assim quem estiver disponível pode realizar a ação necessária.

O "botão" denunciar fica presente em todos os posts.

image.pngCanto superior direito.

• Curtir 4
  • Obrigado 2
Postado

Algumas vezes eu já usei o botão "Denunciar" em algum post quando queria reportar alguma coisa para a moderação, mas não tenho certeza se é efetivo.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Algumas vezes eu já usei o botão "Denunciar" em algum post quando queria reportar alguma coisa para a moderação, mas não tenho certeza se é efetivo.

É o meio correto para que sejamos avisados e assim possamos atuar. Quem estiver disponível vai verificar a denúncia. 

• Curtir 3
Postado
2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Se ficar de olho em algo que denunciou, logo verá ele tomar um chá de sumiço por parte de um moderador 🤣, eu já vi.

Já vi tópico de dúvida sumir.

• Curtir 3
  • Haha 2
  • Moderador
Postado
1 hora atrás, Elder Nauvirth disse:

Se ficar de olho em algo que denunciou, logo verá ele tomar um chá de sumiço por parte de um moderador 🤣, eu já vi.

Hehehe... mas pra isso acontecer, antes debatemos qual a melhor solução, conversamos com os envolvidos e aí sim tomamos uma decisão. Por isso que às vezes pode demorar um pouco mais. Mas sempre baseado nas regras que todo mundo concorda para poder participar.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Sim, minha dúvida era se realmente chegava aos moderadores corretos, não sei se existem equipes diferentes ou algo do tipo. Mas agora que sei que chega pra todo mundo, então está tudo certo. E na verdade eu nunca fui procurar pra saber o que acontecia depois da denúncia. Acho que a maioria das minhas denuncias foram apenas para reportar o mesmo usuário criando mais de um tópico para discutir o mesmo assunto, acredito que evitar isso ajuda a manter o fórum mais organizado.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

A descrição inicial desse post é interessante. Me fez lembrar que meu segundo post no Clube, há uns meses atrás, havia sido excluído por um moderador. Não me lembro bem se foi pelo fato de o texto estar bem parecido com outra resposta que eu tinha dado em um tópico muito parecido, ou se eu fui denunciado por alguém por usar IA, supostamente (creio que tenha sido a primeira opção mesmo).

Um outro membro da equipe de moderação estranhou o fato de eu escrever "tudo muito certinho", e me perguntou se eu estava de fato usando IA nas minhas respostas. Eu disse que não, e que, na minha área de atuação (jurídica), eu sou acostumado a escrever assim mesmo.

Dito isso, considero que a ideia do colega é mesmo interessante. Ter mais de uma forma de se comunicar com a equipe de moderação seria de fato mais interessante do que ter de denunciar todo e qualquer conteúdo considerado pelo menos suspeito, imediatamente.

• Curtir 3
  • Coordenador
Postado
Em 20/08/2024 às 11:19, CristianCDS disse:

Creio que seria mais prático para nós usuários e mais eficiente para a moderação.

Olá, @CristianCDS. Agradecemos pelo contato. 🙂

É como foi mencionado: a ação correta é denunciar o material irregular para analisarmos. Queremos evitar chamadas públicas à moderação pois isso poderia gerar desconforto e atrito entre o usuário denunciante e aqueles que estiverem envolvidos na questão. Por isso, temos a regra 8:

Citação

8 - Agir como moderador do Clube do Hardware sem de fato o ser (ex.: responder a tópicos com frases como “por favor, poste na área correta”, “este tópico já foi discutido”, “se você pesquisar encontrará a resposta”, “isto é contra as regras” etc.). Se encontrar algo em desacordo com as regras, o usuário deve utilizar o botão Denunciar.

Por sinal, agradecemos por toda e qualquer denúncia que nos ajude a manter a organização do fórum.

Em 20/08/2024 às 17:51, GuilhermeGB disse:

Sim, minha dúvida era se realmente chegava aos moderadores corretos, não sei se existem equipes diferentes ou algo do tipo. Mas agora que sei que chega pra todo mundo, então está tudo certo. E na verdade eu nunca fui procurar pra saber o que acontecia depois da denúncia. Acho que a maioria das minhas denuncias foram apenas para reportar o mesmo usuário criando mais de um tópico para discutir o mesmo assunto, acredito que evitar isso ajuda a manter o fórum mais organizado.

Embora alguns moderadores possam direcionar mais atenção a determinados setores (que sejam mais movimentados ou que estejam precisando de organização), as denúncias sempre ficam visíveis para toda a equipe. A plataforma que utilizamos tem alguns elementos adicionais que só ficam visíveis para a Staff.

Algumas vezes podemos demorar um pouco para responder, já que somos um pequeno grupo de voluntários cuidando de um fórum muito grande, e é normal recebemos dezenas (ou às vezes até centenas) de denúncias diariamente. Mas todas as denúncias são analisadas e, a depender do caso, investigadas.

No mais, você pode (e deve) denunciar casos como o de usuários criando múltiplos tópicos sobre o mesmo assunto.

22 horas atrás, Gabriel U disse:

A descrição inicial desse post é interessante. Me fez lembrar que meu segundo post no Clube, há uns meses atrás, havia sido excluído por um moderador. Não me lembro bem se foi pelo fato de o texto estar bem parecido com outra resposta que eu tinha dado em um tópico muito parecido, ou se eu fui denunciado por alguém por usar IA, supostamente (creio que tenha sido a primeira opção mesmo).

Olá, @Gabriel U. Em casos assim, caso deseje questionar a ação, você sempre poderá enviar uma mensagem ao moderador responsável por ela, assim como a um coordenador. Nosso procedimento é o de questionar o usuário por MP em caso de suspeita (em alguns casos, pode ficar parecendo IA, por mais que não seja, e buscamos dialogar com o usuário para determinarmos se é o caso).

22 horas atrás, Gabriel U disse:

Dito isso, considero que a ideia do colega é mesmo interessante. Ter mais de uma forma de se comunicar com a equipe de moderação seria de fato mais interessante do que ter de denunciar todo e qualquer conteúdo considerado pelo menos suspeito, imediatamente.

Vocês sempre podem denunciar conteúdo suspeito. Ou seja, não precisam ter certeza. O máximo que irá acontecer, caso o conteúdo seja legítimo, será encerrarmos a denúncia sem ações necessárias.

No mais, vocês também podem enviar MPs diretas a moderadores caso encontrem algum caso mais complexo. Mas nunca mencionar publicamente, tendo em vista o motivo explicado acima. 😉

• Curtir 6
Postado

Opa, @KairanD!

E para o caso de ser postado uma dúvida e ninguém responder? Ou caso a única "resposta"/comentário seja algo fora do questionado? É permitido o autor da dúvida criar um novo post algum tempo depois para arriscar conseguir ajuda novamente? Ou há outro "procedimento" mais indicado pra essa situação aqui no fórum?

• Membro VIP
Postado

Conforme a regra, aguardar o prazo.

"20 - Criação de novas mensagens subsequentes em um mesmo tópico e em menos de 24 horas, apenas com o intuito que ele “suba” e ganhe maior destaque na lista de tópicos – tática conhecida como up."

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Administrador
Postado

Tópico corretamente respondido pela a equipe, não há sentido ficarmos prolongando esse assunto que foi corretamente respondido logo na primeira resposta (post #2)

Abraços!

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...