Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Há duas semanas atrás eu comprei uma nova placa de Vídeo uma ASUS Rx 7600 na Kabum, mas desde o dia em que ela chegou o desempenho esta muito baixo comparando com os videos que eu assisti e pelo preço, por conta disso pensei que fosse Gargalo do processador então troquei ele pegando um melhor mas mesmo assim o desempenho baixo continua, já levei no tecnico e ele falou que eu deveria devolver a placa e comprar um outro modelo mas não consigo mais fazer a devolução, já formatei o pc, ja instalei todos os drives. Nada funciona.

Minha config antes da placa                          

GTX 1050 TI

Core i5-9400 2.5

placa-mãe ASUS PRIME H510M-K 

2x8gb Ram DDR4

Fonte 750w

SSD ADATA 512gb

Nova Config 

Radeon Rx 7600 8gb

Core i5-12400f 

placa-mãe Mancer H610m dx

2x8gb Ram DDR4

Fonte 750w

SSD ADATA 512gb

Postado

tenho uma rx7600 da powercolor, se quiser fazer teste e adicionar os resultados para comparar podemos ver se esta tão abaixo assim mesmo, eu tenho resident evil 4 remake, forza 5, red dead redemption 2, cyberpunk 2077, god of war ragnarok e o 3dmark para testar o desempenho

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Essa ASUS RX 7600 é quente demais, só com a configuração padrão ela bateu 91 ºC e deu erro em tudo. Precisa ter boa circulação de ar no gabinete e alterar a curva de fans no software da MSI (ou do Adrenalin), aí consegue manter ela perto dos 70 ºC.

Infelizmente eu, você e um monte de gente comprou essa porcaria da ASUS achando que era boa. Tem alguns tópicos do Reddit sobre essa temperatura alta.

Nesse review ela chegou em 80 ºC :https://newsbytes.ph/2024/06/14/review-ASUS-dual-radeon-rx-7600-oc-edition-version-2/#:~:text=Radeon RX 7600 runs at,and at high graphic settings.

Boa chance do seu problema ser temperatura. 

Qual gabinete está usando?

• Curtir 2
Postado

@Kuramoto.e certifique-se que sua fonte é aqueada, ela ter uma etiqueta escrito 750W não quer dizer nada. O consumo de uma RX 7600 é pelo menos 2x o consumo de uma GTX 1050 Ti.

51 minutos atrás, Kuramoto.e disse:

placa-mãe Mancer H610m dx

Infelzimente você fez uma péssima compra, essa placa-mãe é pura enganação, assim como a maioria dos produtos da marca Mancer. Espero que não seja o caso aí, mas o VRM dessa placa-mãe pode acabar limitando um pouco o desempenho do seu processador, o que poderia forçar um gargalo. Esse nível de placa-mãe aí seria OK até para um Core i3, no máximo, mesmo assim ela teria que custar bem menos do que custa pra valer a pena.

• Curtir 3
Postado

@Matheus Cavalcante Tenório @Davi Labre O desempenho baixo falo da taxa de quadros em jogos competitivos porque comparado com minha placa antiga o Fps não muda muita coisa a diferença é que na placa nova o nivel de oscilações é maior em jogos como Warzone, Fornite, Valorant e CS GO2, sobre a temperatura eu não notei temperaturas elevadas nesse jogos apenas no assassin's creed UNITY  chegando nos 80-85 graus, outra coisa que notei foi em jogos um pouco mais leves como Valorant e Fortnite o nivel de uso da placa não passa de 60% sendo que o processador chega a 80% (Nesse jogos sempre uso a configuração mais baixa que não deixe o jogo muito feio para o maximo de FPS)

• Moderador
Postado
4 minutos atrás, Kuramoto.e disse:

(Nesse jogos sempre uso a configuração mais baixa que não deixe o jogo muito feio para o maximo de FPS)

Deixando no low você tá jogando a carga no processador, experimenta deixar uma configuração mais equilibrada, depois coloca tudo no alto, enfim vai testando de outros jeitos e vê se tem alguma diferença.

• Curtir 1
Postado

@Kuramoto.e Entendo, viu se você travou os seus quadros com sincronização vertical por exemplo? Pois o V-Sync trava os quadros, mas os deixa mais instáveis. Nesse cenário ai seu processador e sua placa de vídeo parecem estar com folga (Não sei ao certo quantos quadros está conseguindo), mas se estão com folga pode ser um sinal de que algum limitador de quadros está ativo. As vezes não é o V-sync, mas dentro do próprio jogo pode ter um limitador de quadros, tenta nivelar também com a taxa do seu monitor

• Curtir 1
Postado

@Batata Defumada Fonte 750W PCYES Electro V2
Igual essa:https://www.kabum.com.br/produto/620548/fonte-pcyes-aether-750w-modular-pfc-ativo-com-cabos-preto-750wfmg?gad_source=1

@Pedroou Gabinete Redragon Grapple

O problema é que não tem fan nele, mas nos jogos que estava testando a temperatura sempre normal chegando no maximo nos 75 graus.

Recomendaria comprar fans para meu pc??

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, Kuramoto.e disse:

que na placa nova o nivel de oscilações é maior em jogos como Warzone

Isso parece problemas de driver por parte da AMD, em jogos mais antigos ou engine diferente o problema parece não acontecer.

Tentei acessar o COD BO6 pelo Xbox (no PC) deu erro de driver, depois abriu. Pela battle.net jogando Warzone deu erro de driver no menu de armas (Zombies com bastante oscilação de FPS). Na RTX 3060 não acontece.

Se algum jogo está usando FSR 3.0 na opção qualidade/desempenho, tenta trocar para opção FSR 3.0 nativa. No BO6 tem essa opção. Não descarto a temperatura também.

8 minutos atrás, Kuramoto.e disse:

Recomendaria comprar fans para meu pc??

Pelo menos uns 2 ou 3 seria bom.

• Curtir 1
Postado
33 minutos atrás, Kuramoto.e disse:

Fps não muda muita coisa a diferença é que na placa nova

Deveria mudar com o novo processador, com o processador antigo é normal que ficasse a mesma coisa, já que são jogos que dependem quase que exclusivamente do desempenho do processador.

23 minutos atrás, Kuramoto.e disse:

Gabinete Redragon Grapple

O gabinete é ruim em questão de circulação de ar. Quando se tem um gabinete com má circulação de ar e combina com placa-mãe fraca, é comum haver problemas de aquecimento no VRM da placa.

14 minutos atrás, Kuramoto.e disse:

Eu ainda conseigo fazer a devolução da placa-mãe, recomendaria fazer isso?

Se puder devolver, é melhor pra você, mesmo que o problema não seja com ela. Um modelo interessante seria essa ASUS Prime H610M-A:

https://www.kabum.com.br/produto/276263/placa-mãe-ASUS-prime-h610m-a-d4-LGA-1700-h610-matx-DDR4

Mas eu procuraria resolver o problema do seu gabinete que não é adequado.

• Curtir 1
Postado

@Batata Defumada @Davi Labre fiz o teste de aumentar as config do jogo no warzone teve uma leve aumente de fps  quando aumentei os graficos mas nos outros jogos como Valorant e Fortnite  não teve diferença, nos testes não usei nenhum limitador de quadros e não uso Vsync mas se eu deixo o fps ilimitado a amplitude é muito grande por exemplo tem hora que o fps chega em 200 depois cai para 75 nisso acaba causando uns travamento.

E tambem estou comparando o FPS com esse videos 

Postado
3 minutos atrás, Kuramoto.e disse:

fps chega em 200 depois cai para 75 nisso acaba causando uns travamento.

Isso parece sintoma de superaquecimento, pode acontecer por superaquecimento no CPU, GPU ou no VRM da placa-mãe, como eu havia mencionado que poderia ser uma possibilidade.

Sugiro você fazer um teste de estresse no seu processador, pode ser o teste do CPU-Z. Monitore o comportamento do CPU em tempo real, frequências, temperaturas e pontuação dele no teste (que talvez comece alta e depois caia).

• Curtir 1
Postado

@Kuramoto.e 85ºC é muito alto, principalmente nas condições que o CPU estava, que nem era de estresse máximo. Eu sei que as placas-mãe da Biostar tem um mecanismo que corta o desempenho do CPU quando o VRM chega a 85ºC, pode ser o caso dessa aí também. A maioria das outras placas deixam o VRM passar dos 100ºC, mas não é ideal deixar chegar a esse ponto.

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para Baixo Desempenho da RX 7600 8gb com Core i5 12400F
Postado
13 horas atrás, Kuramoto.e disse:

@GuilhermeGB Qual placa-mãe é melhor placa-mãe ASUS Prime H610M-A D4, LGA 1700 H610, mATX, DDR4 ou placa-mãe MSI Pro B760M-E, Intel LGA 1700, M-ATX, DD4 - PRO B760M-E DDR4??

ou uma placa-mãe Gigabyte B760M D2H DDR4, Chipset B760, Intel LGA 1700, M-ATX, DDR4?

https://www.terabyteshop.com.br/produto/27475/placa-mãe-gigabyte-b760m-d2h-DDR4-chipset-b760-intel-LGA-1700-m-atx-DDR4?gad_source=4

Postado
15 horas atrás, Kuramoto.e disse:

ASUS Prime H610M-A D4, LGA 1700 H610, mATX, DDR4 ou placa-mãe MSI Pro B760M-E

Entre essas duas, a da ASUS me passa mais segurança.

2 horas atrás, Kuramoto.e disse:

Gigabyte B760M D2H DDR4

Essa Gigabyte é um pouquinho mais completa na questão de conectividade por ser do chipset B760, mas o modelo da ASUS acima tem uma fase a mais no VRM (5 fases vs 4 fases). Eu acredito que nenhuma das duas teria problemas para lidar com um Core i5 12400F. E para garantir isso, melhor você ir atrás de melhorar a situação do seu gabinete também.

Eu consfesso que tenho fico um pouco com pé atrás com placas da Gigabyte, eles costumam pisar na bola de vez em quando.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Kuramoto.e Você já se certificou de que o Resizable BAR (ReBAR) / Smart Access Memory (S.A.M.) está habilitado na BIOS? Faz diferença no desempenho.

Em 19/11/2024 às 13:54, Pedroou disse:

Essa ASUS RX 7600 é quente demais, só com a configuração padrão ela bateu 91 ºC e deu erro em tudo. Precisa ter boa circulação de ar no gabinete e alterar a curva de fans no software da MSI (ou do Adrenalin), aí consegue manter ela perto dos 70 ºC.

Infelizmente eu, você e um monte de gente comprou essa porcaria da ASUS achando que era boa. Tem alguns tópicos do Reddit sobre essa temperatura alta.

Se esses 91ºC forem referentes à GPU, é melhor verificar a circulação de ar no gabinete, porque de fato a placa está fritando. Se forem referentes ao hot-spot, isso é totalmente normal (as Radeon RX 7000 batem perto de 90ºC ou um pouco acima no hot-spot por padrão, e podem ainda elevar o clock diante da folga). Exemplo de temperaturas para vários modelos em ambiente controlado:

image.png

Infelizmente muitas pessoas no Reddit observam o número "alto" e se assustam por desconhecimento desse fato.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!