Ir ao conteúdo

TDA8551 Como fazê-lo funcionar com pouquíssimos componentes. Testar.

Ir à solução Resolvido por MOR_AL,

Posts recomendados

Postado

Adquiri recentemente os ci tda8551 no AliExpress. Segui o datasheet para montagem, porém não oscilou, não deu sinal algum e gostaria de ajuda dos senhores. Não sei o que estou fazendo de errado ou os ci estão com defeito. Obrigado antecipadamente.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O google diz que tem que fazer isso...

articles-articles-1-watt-btl-audio-ampli

Mostra o que fizeste...

1 hora atrás, GenerinoPaixao disse:

não oscilou

¿como assim?

• Amei 1
Postado
5 minutos atrás, Renato.88 disse:

É um amplificador áudio, já usa poucos componentes externos. 

O que quer dizer com isso? 

Não fez nenhum ruído, mas estou em duvida se eu não sei fazê-lo funcionar ou é defeito do ic.

3 horas atrás, .if disse:

Mostra o que fizeste...

¿como assim?

Vou mandar o esquema que testei. Apkiqueui o pino 1 em 5 V e o pino 2 no terra. Coloquei um mic de eletreto. E não deu sinal no alto falante, nem um ruído.

Documento Escaneado 2024-12-10 à(s) 11.21.12.pdf

Documento Escaneado 2024-12-10 à(s) 11.21.12.pdf

18 minutos atrás, Renato.88 disse:

Fiz montagem na protoboard

CamScanner 10-12-2024 11.32.pdf

25 minutos atrás, Renato.88 disse:

Fiz montagem na protoboard ai está. Camsacanner. Mudei para PDF o clube só suporta arquivos de < 2 mb

Poucos componentes, pois tem circuitos mais complexos etc etc. só queria fazer um teste para ver seu funcionamento. Como os outros tda2030 etc 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
32 minutos atrás, GenerinoPaixao disse:

pino 1 em 5 V e o pino 2 no terra. Coloquei um mic de eletreto. E não deu sinal no alto falante, nem um ruído.

¿como assim?

33 minutos atrás, GenerinoPaixao disse:

o clube só suporta arquivos de < 2 mb

Publique o seu esquema em .png em preto e branco ou fotos em .jpg ou .png  ...

Não baixei o pdf.

• Obrigado 1
Postado
3 horas atrás, MOR_AL disse:

@GenerinoPaixao

Você polarizou o microfone de eletreto?

MOR_AL

Sim Mor_AL. Com uma resistência de 10k ohms . Está na figura scanner.

13 horas atrás, .if disse:

Mostra o que fizeste...

¿como assim?

Não fez nenhum ruído no falante 

8 horas atrás, .if disse:

¿como assim?

Publique o seu esquema em .png em preto e branco ou fotos em .jpg ou .png  ...

Não baixei o pdf.

Não entendi porque não pode em PDF. A imagem da câmera tem mais de 2 mb e o clube do hardware não suporta mais que isso.

13 horas atrás, .if disse:

Mostra o que fizeste...

¿como assim?

SEGUE arquivos JPG

ESQUEMA.jpg

Protboard.jpg

• Curtir 1
Postado

@GenerinoPaixao

Seu pino 1 está ligado ao 5V. O controle do volume é obtido dando pulsos UP, para aumentar e DOWN, para diminuir.

O número total de níveis é de 64, ou seja. Se o volume estiver no mínimo, serão necessários 64 pulsos positivos, para chegar ao máximo de volume.

Pode ser isso, mas...

Não está dando para conferir a montagem. Confira novamente ou melhore  montagem com fios menores e com menos distâncias.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
39 minutos atrás, MOR_AL disse:

Seu pino 1 está ligado ao 5V.

aplicação prática do 1.jpg>1k.txt © 😁

11 horas atrás, GenerinoPaixao disse:

Não entendi porque não pode em PDF.

Poder pode mas pessoas "tipo" Moris visualizam melhor direto no post. É que "ele" tem preguiça de clicar no pdf, baixar, abrir e analisar 😁

• Curtir 1
Postado
55 minutos atrás, MOR_AL disse:

@GenerinoPaixao

Seu pino 1 está ligado ao 5V. O controle do volume é obtido dando pulsos UP, para aumentar e DOWN, para diminuir.

O número total de níveis é de 64, ou seja. Se o volume estiver no mínimo, serão necessários 64 pulsos positivos, para chegar ao máximo de volume.

Pode ser isso, mas...

Não está dando para conferir a montagem. Confira novamente ou melhore  montagem com fios menores e com menos distâncias.

MOR_AL

Ok MOR_AL irei dar 64 pulsos no Vcc de 5 V e logo mais comunicarei o resultado. Já dei alguns pulsos anteriormente e não funcionou. Vou tentar novamente ok?

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, GenerinoPaixao disse:

Não entendi porque não pode em PDF.

Se for imagem, JPG, BMP etc., tem um jeito fácil, aprendi com @Renato.88 e @.if:

1 - subir a foto para o Imgur (Imgur.com)

2 - clique direito na foto, na página do Imgur, "Copiar link da imagem" e

3 - no post aqui, no CDH, ctrl-v.

• Curtir 3
Postado

Obrigado. Mas a foto já está em jpg

IMG_2672.jpg

IMG_2673.jpg

55 minutos atrás, GenerinoPaixao disse:

Ok MOR_AL irei dar 64 pulsos no Vcc de 5 V e logo mais comunicarei o resultado. Já dei alguns pulsos anteriormente e não funcionou. Vou tentar novamente ok?

IMG_2672.jpg

Segui esse esquemático Mor_AL.

IMG_2673.jpg

Refiz as ligações com menos cabinhos. Dei os clicks e não aconteceu nada. Pode ser que o CI seja falso?

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, .if disse:

Poder pode mas pessoas "tipo" Moris visualizam melhor direto no post. É que "ele" tem preguiça de clicar no pdf, baixar, abrir e analisar 😁

Para o seu conhecimento... 🤮

Baixei o PDF do TDA8551 e minha consideração dos pulsos vieram depois de ter lido (quase todo) o PDF.

E mais ... Quando uma foto que eu tiro fica com o arquivo muito grande, eu uso o app IrfanView 64. É 0800 e tem muitos recursos. Aliás, ele é o meu app principal para visualizar e e editar imagens, mas tem que baixar os plugins dele. Ele até reproduz vídeos. 

Quando os vídeos que baixo, ficam muito com arquivo muito grande, eu uso o app HandBrake. Tem até tutorial como usá-lo.

Quanto a redução do tamanho do arquivo PDF, eu ainda não sei como fazer, mas, agora com uma rápida pesquisa no oráculo Google, já vi que tem muitas opções. 

@.if é falador, mas tem bom coração.🙂

MOR_AL

Refiz as ligações com menos cabinhos. Dei os clicks e não aconteceu nada. Pode ser que o CI seja falso?

Eu conferi as suas ligações do pino 1 ao pino 4 e me parecem ok. Não deu para conferir as ligações para os pinos 5 ao 8, mas parecem em ordem.

Geralmente quando se compra no Aliexpress, ele vendem mais de uma unidade. Você tem outra unidade para substituir?

Já passei por um erro de montagem conferido mais de dez vezes e casualmente é que observei o erro. Estava óbvio, mas eu não tinha visto.

Como diz o If ... Eu (eu) agora faria o seguinte:

1 - Mediria a tensão de Vcc da bateria. No manual informa que não deve passar de 5,5V e que a tensão de utilização pode estar compreendida entre 2,7V e 5,5V. Eu nunca chegaria aos extremos, principalmente o de 5,5V.

2 - Mediria a tensão do Vcc que chega na Protoboard.

3 - Mediria a tensão de Vcc diretamente nos pinos 7 e 6 do CI.

4 - Conferiria o valor dos resistores.

5.0 - Para 5v de Vcc eu aumentaria o resistor do microfone de eletreto para 10k.

5 .1- Trocaria o microfone de eletreto..

6 - Testaria o falante 

6.1 - Verificaria se é de 8 ohms.

6.2 - Triscaria, com uma pilha de 1,5V se ele produziria um ruído característico.

7 - Componentes.

7.1 - Compararia os valores dos componentes com o do circuito.

7.2 - Conferiria os valores dos resistores com um multímetro. 

8 - Substituiria os capacitores.

Se depois de passar por esta bateria de testes, o circuito ainda não funcionasse, eu desconfiaria do CI, mas poderia pensar que ele pode ter sido submetido, em algum momento de minha montagem, a tensões superiores a 5,5V, ou que o falante, com um valor menor, pode ter queimado o CI.

Espero ter ajudado.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado

Talvez o eletreto não seja o + indicado. Coloque outra fonte de sinal p.ex. encoste o dedo na entrada vazia. Coloque um outro tipo de microfone ou faça um pré pro eletreto. Também pode tentar colocar um a.f. ou foninho de ouvido que age como microfone também. E os óbvios como rever sua montagem, fonte, se a.f. está ok (não aberto) e etc.

10 minutos atrás, MOR_AL disse:

app IrfanView 64. É 0800 e tem muitos recursos. Aliás, ele é o meu app principal para visualizar e e editar imagens,

tmj... Também reduz imagens e claro, tem recursos extremamente bacanas, simples e úteis..

A propósito, acho que não deve ter entendido a mensagem subliminar do "tipo" e "ele" entre parênteses 🤪.. mas de boa.. literalmente [sob alguns aspectos]: tmj! 😁

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado
5 minutos atrás, MOR_AL disse:

Para o seu conhecimento... 🤮

Baixei o PDF do TDA8551 e minha consideração dos pulsos vieram depois de ter lido (quase todo) o PDF.

E mais ... Quando uma foto que eu tiro fica com o arquivo muito grande, eu uso o app IrfanView 64. É 0800 e tem muitos recursos. Aliás, ele é o meu app principal para visualizar e e editar imagens, mas tem que baixar os plugins dele. Ele até reproduz vídeos. 

Quando os vídeos que baixo, ficam muito com arquivo muito grande, eu uso o app HandBrake. Tem até tutorial como usá-lo.

Quanto a redução do tamanho do arquivo PDF, eu ainda não sei como fazer, mas, agora com uma rápida pesquisa no oráculo Google, já vi que tem muitas opções. 

@.if é falador, mas tem bom coração.🙂

MOR_AL

Eu conferi as suas ligações do pino 1 ao pino 4 e me parecem ok. Não deu para conferir as ligações para os pinos 5 ao 8, mas parecem em ordem.

Geralmente quando se compra no Aliexpress, ele vendem mais de uma unidade. Você tem outra unidade para substituir?

Já passei por um erro de montagem conferido mais de dez vezes e casualmente é que observei o erro. Estava óbvio, mas eu não tinha visto.

Como diz o If ... Eu (eu) agora faria o seguinte:

1 - Mediria a tensão de Vcc da bateria. No manual informa que não deve passar de 5,5V e que a tensão de utilização pode estar compreendida entre 2,7V e 5,5V. Eu nunca chegaria aos extremos, principalmente o de 5,5V.

2 - Mediria a tensão do Vcc que chega na Protoboard.

3 - Mediria a tensão de Vcc diretamente nos pinos 7 e 6 do CI.

4 - Conferiria o valor dos resistores. Para 5v de Vcc eu aumentaria o resistor do microfone de eletreto para 10k.

5 - Trocaria o microfone de eletreto..

5.5 - Trocaria o resistor do microfone de eletreto para 10k.

6 - Testaria o falante 

6.1 - Verificaria se é de 8 ohms.

6.2 - Triscaria, com uma pilha de 1,5V se ele produziria um ruído característico.

7 - Componentes.

7.1 - Compararia os valores dos componentes com o do circuito.

7.2 - Conferiria os valores dos resistores com um multímetro. 

8 - Substituiria os capacitores.

Se depois de passar por esta bateria de testes, o circuito ainda não funcionasse, eu desconfiaria do CI, mas poderia pensar que ele pode ter sido submetido, em algum momento de minha montagem, a tensões superiores a 5,5V, ou que o falante, com um valor menor, pode ter queimado o CI.

Espero ter ajudado.

MOR_AL

sim a resistência do mic é de 10k. Fiz conforme o esquema desenhado a mão. Mas irei conferir as tensoes. Mic electreto tenho outros e o alto slto falante foi testado em uma montagem que fiz com lm358 O microfone e o alto funcionaram direinho. Vou revisar tudo e tenho mais 4 desses cis vou substituir. Obrigado MOR_AL depois posto se tive exito. O aliexpress me devolveu o dinheito. 

• Curtir 2
Postado

O circuito do pino de volume está um pouco diferente do que diz no datasheet, olha lá:

GvnRr82.png

Será que isso não está impedindo de aumentar o volume?

A propósito esse controle de volume incorporado é um dos diferenciais desse chip. Mas se você vai manter o volume sempre no máximo, tem uns outros amps que podem te servir, pensando em potência e saída e alimentação. Por exemplo o LM386, também mono, funciona com pouquíssimos componentes externos e facilmente encontrável. Ou o chinesinho PAM8403, até. Esse último tem à venda por aí já com os componentes externos numa plaquinha do tamanho de uma unha, só que tem dois canais.

• Curtir 2
Postado
5 horas atrás, .if disse:

Talvez o eletreto não seja o + indicado. Coloque outra fonte de sinal p.ex. encoste o dedo na entrada vazia. Coloque um outro tipo de microfone ou faça um pré pro eletreto. Também pode tentar colocar um a.f. ou foninho de ouvido que age como microfone também. E os óbvios como rever sua montagem, fonte, se a.f. está ok (não aberto) e etc.

tmj... Também reduz imagens e claro, tem recursos extremamente bacanas, simples e úteis..

A propósito, acho que não deve ter entendido a mensagem subliminar do "tipo" e "ele" entre parênteses 🤪.. mas de boa.. literalmente [sob alguns aspectos]: tmj! 😁

Já fiz isso. É como o Ci não estivesse com fonte de alimentação. 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, GenerinoPaixao disse:

É como o Ci não estivesse com fonte de alimentação

E talvez realmente esteja. 

Já apanhei muito com mau contato nessas protoboards. 

Pega um multímetro e testa os pinos do CI, veja se tem tensão ou então meça a continuidade. 

Quanto a CIs falsos, infelizmente acontece. Já comprei um pacote com 20 onde só um prestava, o vendedor me enviou outros 20 que funcionam depois que reclamei. 

• Curtir 1
Postado
20 horas atrás, rmlazzari58 disse:

O circuito do pino de volume está um pouco diferente do que diz no datasheet, olha lá:

GvnRr82.png

Será que isso não está impedindo de aumentar o volume?

A propósito esse controle de volume incorporado é um dos diferenciais desse chip. Mas se você vai manter o volume sempre no máximo, tem uns outros amps que podem te servir, pensando em potência e saída e alimentação. Por exemplo o LM386, também mono, funciona com pouquíssimos componentes externos e facilmente encontrável. Ou o chinesinho PAM8403, até. Esse último tem à venda por aí já com os componentes externos numa plaquinha do tamanho de uma unha, só que tem dois canais.

Eu modifiquei e coloquei uma chave de pressão para o Vcc conforme o último foto

15 horas atrás, Renato.88 disse:

E talvez realmente esteja. 

Já apanhei muito com mau contato nessas protoboards. 

Pega um multímetro e testa os pinos do CI, veja se tem tensão ou então meça a continuidade. 

Quanto a CIs falsos, infelizmente acontece. Já comprei um pacote com 20 onde só um prestava, o vendedor me enviou outros 20 que funcionam depois que reclamei. 

Já medi Renato.88, está tudo ok. Tirei o ci e medi a resistência nos terminais de alimentação e indicou aberto. Se inverto a polaridade da alguns mega ohms.

Em 11/12/2024 às 08:40, GenerinoPaixao disse:

Obrigado. Mas a foto já está em jpg

IMG_2672.jpg

IMG_2673.jpg

IMG_2672.jpg

Segui esse esquemático Mor_AL.

IMG_2673.jpg

Medi as tensões e estava tudo certo. Tirei o ci fora e medi a resistência dos terminais de alimentação e deu como o circuito estvesse aberto. Mudei a polaridade e mediu alguns mega ohms nos pinos 6 e 7. Não deveria medir alguns kilo ou mesmo mega ohms?

Em 10/12/2024 às 11:09, Renato.88 disse:

Não chiou.

@rmlazzari58 fiz a modificação coloquei um pushbotom

• Membro VIP
Postado

a resistência nos terminais de alimentação e indicou aberto. Se inverto a polaridade da alguns mega ohms.

Geralmente  vcc e gnd se comportam como um diodo com A em gnd e K em vcc.

• Amei 1
Postado
27 minutos atrás, MOR_AL disse:

@GenerinoPaixao

Pergunto se você seguiu fielmente a "receita de bolo" que eu incluí na postagem #13.

Era para ter concluído alguma coisa....

MOR_AL

MOR_AL minha conclusão “ci com defeito ou falsificado todos os cinco unidades” Obrigado a vcs . Fui reembolsado. Obrigado a todos 

41 minutos atrás, .if disse:

Geralmente  vcc e gnd se comportam como um diodo com A em gnd e K em vcc.

Obrigado pelo apoio. Os dispositivos devem estar com defeito todos.

Obrigado a todos pelo carinho e ajuda. 😍

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!