Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial do Shrink - Tópico definitivo


Posts recomendados

prezado aamirati

você tem ideia de como posso fazer o efeito fade in ou fade out, ainda é a história de editar um dvd com clips de vários dvds, peguei o dvdlab-pro mas tô apanhando pra burro, ah respeito fucei uma três madrugadas e achei um tutorial em http://www.tonimachado.oi.com.br/ é muito bom mas ainda não entendi muito bem, rss é que nunca na minha vida mexi com edição de dvd.

se souber como faço o fade in agradeço

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André Gallo,

Quando o Shrink conclui o Backup ele aciona o programa de gravação, tipo Nero, para gravar de imediato... se você modificou para ele apenas salvar o resultado e NÃO GRAVAR, então, depois, você aciona o Nero e grava as duas pastas e conteúdo como DADOS...

você pode fazer o Backup do Shrink em ISO e gravar com o Decrypter...

Quanto ao seu player não conseguir ler, pode ser problema da mídia ou de alguma coisa que você fez de errado... sugiro testar a mídia em outros leitores domésticos... mídia dar erro é coisa comum...

As mídias de DVD tem velocidades mínima e máxima de gravação... fora desses limites você não conseguirá gravar... os próprios programas de gravação não deixam... geralmente as 8x gravam também em 4x... as 4x gravam também em 2x...

carloscesar,

O efeito de FADE eu não sei... tá muito acima de meu saber... hehehe

Também estou apanhando com o LAB... mas vou aprender...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

André Gallo,

Quando o Shrink conclui o Backup ele aciona o programa de gravação, tipo Nero, para gravar de imediato... se você modificou para ele apenas salvar o resultado e NÃO GRAVAR, então, depois, você aciona o Nero e grava as duas pastas e conteúdo como DADOS...

Amirati sei que tu usas o Decrypter para gravar, por isso vou dar meu pitaco. O metodo descrito para gravação funciona mas o de praxe é adicionar todos os arquivos da pasta video TS na pasta video ts do Nero, na opção gravar dvd-video.....,

Carlos Cesar

O Amirati saca tudo, é humildi.so ver esse tuto e os aplausos da galera em reconhecimento ao esse seu trabalho nota 10

O grande problema da seleção de clips é manter as legendas, se no teu caso elas não forem importantes, você pode usar o programa Studio 9 para inserir efeitos de transição entre os clips e depois dividir os capitulos de forma que cada um inicie em um clip, você pode criar o Menu no proprio programa ou criar um MPEG2 e depois fazer o menu com o DVD LAB

O problema do Studio são algumas imcompatibilidade que apresenta com o XP SP2, mas é extremamente simples para fazer o processo de edição, tem um tutorial bem básico no meu rodapé sobre ele, foi feito para quem usa gravador de mesa, mas serve para o que você quer...No DVD lab ainda não vi os efeitos de transição, mas aparentemente ele não faz uma edição precisa como o Studio ou o Premiere fazem

O DVD Lab aqui tá receitado igual aspirina, mas ele não é o melhor para se fazer tudo, é um ótimo programa que só aprendi o básico, mas certas coisas basicas podem ser feitas com programas mais intuitivos e eu diria que com o pacote de efeitos Hollywood FX, você faz um trabalho melhor nesse aspecto pretendido do que o DVD LAB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro vitor

não sei o que estou fazendo de errado,

uso o dvd shrink para retirar os clips que quero dos dvds

uso o programa advanced x video converter para transforma-los em mp2

uso o vegas, 5.0 para fazer os efeitos de fade in e fade out

uso a opção redenizar como MPEG 2 / TEMPLATE DVD NTSC só que os clips ficam cheios de quadros com uma qualidade horrivel.

agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

carloscesar,

Como o Vitor tá dormindo ainda, vou dar o meu pitaco...

Cada vez que a gente converte, vai introduzindo perdas de qualidade... chega em um ponto que fica uma :priv:

Como você fez algumas passagens de conversão, tente ver em qual delas a qualidade caiu consideravelmente...

A ideia de colocar um clip de efeito entre os clips do show me parece a que melhor vai conservar a qualidade...

Eu não sei utilizar, mas o Adobe Premier permite você introduzir efeitos de transição... acho que ele não converte os arquivos... nessa função, apenas adiciona os efeitos...

você pode anda criar um ou mais efeitos e converter para o padrão de DVD e com o Shrink, em Re-author, ir alternando entre os clips do show e o efeito... agora, se você quer que o final do clip anterior vá desvanecendo e entrando o do clip seguinte, ai complica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Amirati.... :D

carloscesar

Eu não conheço todos esses programas que você mencionou.....

Basicamente uso o Studio 9.4 para trabalhar edição e efeitos de transição, muitos são usados no Adobe Premiere , mas o Studio é muito mais fácil, não é profissional como o Premiere, mas dá para fazer uma graça :D

Os DVD que gravo no gravador de mesa...edito com ele...O principio é o mesmo que seria usado no caso dos clips...

Tá explicado no tutorial que está no meu rodapé......

Rippo o DVD para o HD

Passo para MPEG2 com o TDA, é muito rápido e não percebo perda de qualidade...

Jogo o video na Timeline, ai começo a brincar com os efeitos, camera lenta, edição e tudo que tem direito....Tenta usar ele, é muito fácil e intuitivo

Veja bem....não dá para comparar com o Premiere, mas já fiz coisas muito legais para minha filha rockeira..... Ela grava da MTV no gravador de mesa e depois dá para eu editar os comerciais e colocar os efeitos.......

Depois de pronto ela só dá um sorriso quando vê e fala:

Pai, Tá Irado!

É mole! Irado e o Iron

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:aranha: Caros colegas:

Uma dúvida que não quer calar já há muito tempo.

No modo AEC do Shrink, há as opções maximum sharppness e maximum smoothess( ?) .

Que se deve utilizar uma das duas para melhorar a compactação, não tenho dúvida.

Mas qual?

Alguns explicam que deve ser uma, outros a outra. Afinal, qual a diferença?

Agradeço a atenção.

Rick :tantan:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUALITY SETTINGS - COMPRESS VIDEO WITH HIGH QUALITY ADAPTIVE ERROR COMPENSATION - AEC

Para ser utilizado quando um vídeo comprimido pelo DVD SHRINK apresentar erros de pixelação (uns quadradinhos na imagem). A compensação desse erro poderá ser ajustada dentro de quatro possibilidades, visando eliminá-los ou, pelo menos, reduzi-los:

MAXIMUM SMOOTHNESS/muito suave,

SMOOTHNESS/suave,

SHARP/agudo,

MAXIMUM SHARPNESS/muito agudo.

Esta opção poderá ser utilizada, por precaução, desde o início do processo, ou seja, não esperar acontecer a pixelação para depois utilizá-la, mas cada uma delas altera o tempo gasto em ANALYSIS, chegando a ultrapassar uma hora, ao invés de uns 20 minutos sem AEC. Se você optar pelo uso do AEC, será efetuada uma nova ANALYSIS seguida do BACKUP correspondente..

Ricksphard

A utilização do AEC tem gerado muita controvérsia, segundo o amigo Amirati, há quem defenda a não utilização da opção AEC....

Veja bem, ai os caras estão excluindo todas as opções..Sharp e Smootness também, mesmo sem o Maximum.....

Quando comprimo arquivos grandes utilizo maximum smoothness, que é a opção mais demorada e portanto teóricamente deveria ser a melhor.

Já experimentei em um Show de pouca luminosidade, converter com e sem AEC e o resultado praticamente foi igual...O DVD tinha 6,5gb.....O tempo foi respectivamente 1h20min para com AEC e 20 min sem...

Mas cada DVD tem suas caracteristicas próprias...

Como diz o tutorial, a opção pode ser usada por precaução para evitar nova compactação ......

Atualmente eu deixo em Sharp que é o defaut, é relativamente rápido.Altero para maximum smoothness quando coloco dois filmes em um DVD.

Quando aparecer algum que não fique bom com o Defaut altero também

A configuração Sharp, valoriza as cores, .importante em um show

A configuração Smootness é mais suave, talvez por isso mais interessante para filmes

Teoria....Porque não dá para ficar fazendo testes todo dia com o preço da conta de luz..... :D

Nos casos em que você não for gravar nada muito especial, arquivos pequenos ou com percentual pequeno de compressão, pouca luz...filmes sem ação...acho perda de tempo usar qualquer das duas opções que você mencionou....as Maximum

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Fiz um DVD utilizando o Adobe Encore DVD 1.5 e o mesmo ficou com 4,8 GB de tamanho como sempre fiz netes casos gravei o projeto em uma pasta e utilizar o Shirink para comprimi-lo o problema é que toda vez que o filme chega aproximadamente em 50% da analise o Shirink apresentava a seguinte mensagem.

"DVD Shirink encontered an error and cannot continue. Programming error - exception occurred"

Bem alterei todas as configurações possiveis, retirei a analise, modifiquei e depois desmarquei o Quality settings e novamente a mesma mensagem apareceu.

Mexendo no Shirink percebi também que o mesmo tem também a opção de comprimir imagens de DVD. Gravei uma imagem com o Encore e abri com Shirink e lá estava o mesmo erro novamente.

Não contente resolvi utilizar o Nero Recorder 2 pois como já li neste tópico é uma versão mais atual do Shirink pois quando chega aproximadamente no meio do processo aparece a seguinte mensagem.

"Um erro desconhecido ocorreu no decodificador de VOB"

Fiz as mesmas coisas retirando a analise e a opção gravação lenta mesmo assim o mesmo erro persiste em aparecer.

O mais estranho é que quando vejo o projeto no Power DVD esta perfeito funciona todos os botões e filmes no meu computador.

Desculpe pelo post longo mas é que quis dar o máximo de detalhes a vocês para ver se há solução para o meu problema.

Valeu,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o problema esteja no Vob de seu projeto..... Especificamente no ponto onde parou...Os 50%

Vou citar um exemplo não tem uma relação direta com o teu problema, mas me lembrei agora.

Houve um periodo em que usava o Instant Copy e o Shrink, com o Instant eu retirava os extras e obviamente o dvd ficava com uma estrutura "capenga", tinha arquivos inf apontando para arquivo que foi removido, por isso o Shrink substitui por Stil image ou picture, assim mantém a estrutura...

Quando ia gravar no Nero ele gritava que haveria problemas ainda sim eu gravava e reproduzia normalmente....Porém todos os DVD's que gravei com o Instant ou quase todos não consigo abrir com o Shrink para utilizar o modo Reauthor.....

Use o Vobedit ou outro programa que faça um demux, para verificar se dá uma mensagem mais especifica se acusar erro......

Não sei se existe um programa que faça a analise da estrutura de um dvd para ver se tem problemas, como existe para arquivos AVI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitor,

Segui sua dica e utilizei o Vobedit pero necas de pitibiriba

não teve nenhum alarme fiz demux sem problemas. Como tive problema estes dias com o Adobe Premiere e somente resolvi o problema reinstalando-o também fiz o mesmo com o Encore reabri o projeto gravei no disco rigido e na hora de encolher a mesma mensagem no programa.

A unica coisa que percebi nos varios testes que fiz foi que o problema vai mudando de local ou seja no começo como relatei o mesmo acontecia com aproximadamente 50%, mas já aconteceu com 30, 86, 95% (este eu achei que quase ia).

Acho que é melhor desistir de fazer este projeto com o Encore, eu gostaria de saber de você se o Studio 9.4 tem a opção de converter textos em botões pois foi isto que me fez parar de utilizar o Nero.

Valeu o apoio,

Força Sempre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pena Matador....

Bem com relação ao Studio 9.4 , eu só uso ele para edição, enquanto não dominar um pouco o Premiere para fazer isso, o trabalho não pode parar.

Como tenho nele centenas de efeitos de transição Hollywood FX e já o domino razoávelmente, to usando nele para edição e crio menus com outros programas...

Considero ele um programa muito bom para edição, mas para menus é como a maioria desses programas amadores, Nerovision, Windvd Creator..etc.......

Não permite o uso da criatividade, tudo semipronto......

Tem gente que gosta, mas para quem quer trabalhar com isso ou gosta muito como eu é limitado...

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo baixei os programas: DVD decrypter e DVD Shrink 3.2

Copiei um filme meu com o DVD Shrink 3.2,mas depois fiquei sem saber o que fazer! :help:

o drive do DVD abriu sozinho após a cópia, aí fechei novamente pois estava pedindo um DVD virgem! já era pra copiar o DVD na midia virgem?

tô viajando legal, preciso de ajuda, pois comprei já tem um tempinho e não estou sabendo usar ... :help:

parece fácil,mas tô vendo que vou apanhar ainda!

alguém já passou por isso? :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você clica na opção Backup do Shrink, existe a opção Select Backup Target

nesta opção o teu programa deve estar configurado para gravar com o Nero, ( Burn With Nero) então ao final do Encoding se a midia não está no gravador ele pede para você colocar, abrindo o drive....

E mehor você configurar pasta Hard Disk Folder. Dá uma conferida com um plyer no PC e se ficou legal você abre o programa para queimar a midia

Existe também a opção de criar imagem(ISO) e gravar com o Decrypter que muitos preferem...

você decide, nas primeiras vezes use midia RW

Recomendações para gravação de DVD’s:

-Para não perder mídias use DVD-RW para fazer os testes até acertar o passo.

-Verifique antes de gravar, se o DVD está reproduzindo certinho, para isso use o Power DVD, WinDVD ou outro player

-Tenha uma partição somente para o DVD ripado, ajuda e muito

-Grave preferencialmente em 2x ou 4x , sempre a menor velocidade

-Não usar a máquina enquanto rippar ou gravar alguma coisa.

-Desabilite anti-virus, messenger e tudo mais que concorre com a gravação, tudo o que está ao lado esquerdo do relógio, mas não esqueça depois de reabilitar ao termino da gravação.

-Não faça várias gravações consecutivas para evitar super-aquecimento do hardware em geral,

-Sempre que possível faça uma desfragmentação do C:, a outra partição usada somente para dvd não precisa desfragmentar se você utilizar só para DVD e mantê-la vazia

- Use mídias de boa qualidade, nunca compre grande quantidade de uma midia sem antes usar algumas

-Se tiver usado o PC para muitas outras tarefas antes, reiniciar a maquina antes da gravação ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Vitor Seagull@24 de setembro de 2005, 02:28

Quando você clica na opção Backup do Shrink, existe a opção Select Backup Target

nesta opção  o teu programa deve estar configurado para gravar com o Nero, ( Burn With Nero) então ao final do Encoding  se a midia não está no gravador ele pede para você colocar, abrindo o drive....

E mehor você configurar parta Hard Disc Folder, então você vê como ficou o video primeiro, se ficou legal, ai você abre o programa que você usa para gravar......

Existe também a opção de crear imagem(ISO) e gravar com o Decrypter que muitos preferem...você decide

Nas primeiras vezes use midia RW

Recomendações para gravação de DVD’s:

-Para não perder mídias use DVD-RW para fazer os testes até acertar o passo.

-Verifique antes de gravar, se o DVD está reproduzindo certinho, para isso use o Power  DVD,  WinDVD  ou outro player

-Tenha uma partição somente para o DVD ripado, ajuda e muito

-Grave preferencialmente em 2x ou 4x , sempre a menor velocidade

-Não usar a máquina enquanto rippar  ou gravar alguma coisa.

-Desabilite anti-virus, messenger e tudo mais que concorre com a gravação, tudo o que está ao  lado esquerdo do relógio, mas não esqueça depois de reabilitar ao termino da gravação. 

-Não faça várias gravações consecutivas para evitar super-aquecimento do hardware em geral,

-Sempre que possível faça uma desfragmentação do C:, a outra partição usada somente para dvd não precisa desfragmentar se você utilizar só para DVD e mantê-la vazia

- Use mídias de boa qualidade, nunca compre grande quantidade de uma midia sem antes usar algumas 

-Se tiver usado o PC para muitas outras tarefas antes, reiniciar a maquina antes da gravação ajuda

amigão obrigado pela paciência! se todos fossem igual a você ... você é o CARA! :-BEER

vou fazer o que você me passou e depois eu respondo se deu certo!

abraço! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Gente Obrigado pela ajuda e desculpa por postar uma mensagem fora desse topico, como devem saber sou novo aqui por isso ainda não tenho as manhas da regra do forum.

Minha duvida era a de como tirar os Extras e o Menu usando o Dvd Shrink , agora que já sanda porém ainda não realizada..rs Me sobrou uma unica pergunta.

Tirando o Extra e o Menu, o filme fica com mais qualidade ? Ou da na mesma?

Todos que eu fiz backup completo a qualidade ficava em torno de 62%, se eu tirar os extras e menu melhora ?

Grato pela atenção e pela paciencia em me responder essas duvidas

César

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SilverGt

Para você retirar o menu e os extras você tem que usar a opção Reauthor, como foi explicado....A qualidade do melhora uma vez que a taxa compressão diminui, mas essa melhora na maior parte dos casos não é significativa, ai a meu ver não compensa retirar o menu...

Quando você usar a opção Full Disk, deve fazer alterações no percentual dos extras, utilizando a configuração Custom Ratio em alguns casos substitua por Still Imagem (Imagem Fixa) quando forem extras que você não acha importante preservar.

Não esqueça de remover os audios e legendas dispensáveis, com isso você aumenta a qualidade do Main Movie.

Mas você deve ler mais de uma vez o tutorial e realizar as primeiras gravações em midia RW, mesmo assim de sempre uma conferida antes com um player tipo o Power DVD, Win DVD .

Depois que você estiver afiado, vale a pena você ler o tutorial destacado do Rusty de como colocar dois filmes em um DVD....

Abraços e estamos ai para ajudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SilverGti,

Um pequeno acréscimo... se você trabalhar em modo Re-Author, fique apenas com o MAIN, não adicionando o MENU e o EXTRA... se você adicionar eles também, você ficara na mesma situação do FULL DISK, mas com uma diferença crucial: o menu vai rodar feito filme, emendando com o próprio filme e os comandos e a paradas nas telas de escolha de capitulos, áudio, legenda, não vai funcionar... o mesmo para o EXTRA... ele vai ficar emendado ao final do filme...

As marcas de capítulos serão preservadas, bem como os sons e legendas, que poderão ser trocadas pelo controle remoto...

Re-Author é para ficar apenas com o MAIN...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O TUTO.. Está muito bom! mt bem explicado obrigado!

Olá amigos. Eu Usei o DVD Decrypter (FILES) para quebra a proteção do dvd e então diminui o tamanho com o shrink. CERTO?

Tá logo apos fui na pasta onde fiz o backup, está lá todos os arquivos do dvd com menos espaço. O programa fez como "prometido" hehehe..

E agora? Qual programa eu uso pra "queimar" um cd de dvd com esses arquivos?

- *.bup

-*.vob :muro:

-*.ifo

Vai ficar igual o DVD original. Questão de legendas Audio, menus e tudo mais!..???

ps.: Meu problema não esta no SHRINK nem o DVD DECRYPTER, esta na GRAVAÇÂO, ok?

[]'sS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok My boy

você não menciona qual o programa que deseja usar na gravação

Se usar o Nero, utilize a interface mais facin.... Nero Express > Criar DVD-Video > Adicionar

Selecione todos os arquivos que estão na pasta Video_ TS criada pelo Decrypter> Avançar > Selecione a menor velocidade ...2X ou 4x...

Protinho é só aguardar

Se você ler os demais post's desse tópico encontrará recomendações de como gravar r com o Decrypter. Não basta ler o tutorial, leia o restante que tem muita coisa util, que esclarecerá dúvidas sem a necessidade de alongar o tópico

Sucesso :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!