Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é a melhor distribuição Linux para mim?


Faca_na_Bota

Posts recomendados

  • mês depois...

POis é _Luks, o 6.06 está realmente ótimo de bom. Além de mais rápido achei ele muito mais bonito, fácil, simples e seguro. E é isso que eu quero.

Agora pro Buscapé,

O Kalango tem um reconhecimento de hardware muito bom, superior até a várias distros conhecidas e de porte. Aqui em casa ele se saiu muito bem com a minha máquina também. Foi o único que detectou e instalou TUDO sozinho até hoje. Posta aí as outras distros que tu teve problema que eu também estou tendo vários com distros com instalador Anaconda. Agora este Ubuntu Dapper também reconheceu tudinho, só o vídeo que ele colocou o padrão da nVidia (sem aceleração) mas isso eu já resolvo num passe de mágica, hehehe

Viva UBUNTU :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso o Slackware desde a versão 3.0. Já experimentei o Red Hat, o Suse, o Conectiva, o Kurumim e, recentemente, o Ubuntu. Realmente não consigo usar por muito tempo uma distribuição que não seja o Slackware. Já montei alguns servidores com o Slackware (que continuam funcionando horas a fio) e uso ele também no meu PC Desktop.

É verdade que algumas configurações pedem algum trabalho a mais, mas a coisa tem ficado menos trabalhosa nas últimas versões. Por exemplo, o hotplug no lugar do kudzu melhorou bastante o probe de hardware. Há também utilitários no KDE que facilitam a configuração. Mas nada como ir direto na fonte e editar os ".conf" :P

No linuxpackages há muitos pacotes feitos para o Slackware. Depois que descobri esse site, dificilmente ainda compilo os fontes dos programas (só quando exige uma função que o binário no pacote não tem).

Vida Longa ao Slackware :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai galera... estava ausente do fórum e tinha "desistido" do linux mas to de volta... mas agora, ao invés de eu querer instalar linux no meu PC velho (486) estou querendo instalar no meu PC principal mesmo...

Então quero saber qual a melhor distro pra mim (de preferência LIVECD):

Meu PC é:

Atlhon XP 2000+ 1,7Ghz

SIS 650 (Onboard 64MB)

384MB de RAM

K7SOM+ (Placa mãe)

Bom eu queria um que rodasse bem rápido nesse PC... mas eu quero uma outra alternativa não o Kurumin... (não é preconceito, nem nada contra o kurumin)...

Eu quero uma distro para "o dia a dia"... navegar, digitar textos, ouvir musicas e jogar um pouco... de preferência uma fácil de usar (sou ultra iniciante em linux...) e tabém de preferência em portugues... e também que não seja muito grande... acho que estou pedindo demais não? hehehe

Qual a melhor distro pra mim???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Cansei do windows

Tenho um atlhon 1.800+ com 512 de ram e hd de 40 gigas.

Uma placa de som creative 128 bits e video 440 mx 64 video on

1 Impressora lexmark 1100 multifuncional e ainda um impressora matricial lx810

Eu uso o pacote oficce alem do auto cad 2002 e alguns jogos ( que podem ser descartados )

Aqui onde moro tem internet via rádio, então seria ideal ter acesso a essa internet

com emule e msn

Qual a melhor distribuição que não vai dar dor de cabeça que seja em portugues

Sou tecnico auto didata e vou trocar porque eu odeio BIll gates

valeu

Mulangoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

quero usar um pc antigaum para textos e internet somente

e não sei ql distro é a melhor para isso..

aqui está a configuração dele:

Pentium 100

32mb memoria RAM EDO

Video/Som/Rede offboard

eu precisava q tivesse uma interface simples de usar e tal porque a pessoa

q vai usar não conhece nada de linux.. não vai instalar nada, só vai mesmo mexer

com processador de textos e navegador de internet e ah.. é claro..

vai precisar estar em rede com um pc windows pra compartilhar internet e impressora..

obrigado desde já =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

:bandeira: Boa noite pessoal !!!!!!!!!!!

Eu andei lendo um pouco sobre o linux; e me interessei um pouco sobre esse sistema.

Eu gosto é de jogos, ouvir música, e baixar filmes, navegar na internet, e uso editor de texto com normas na ABNT; tenho um computador Sempron 2300 uma placa de vídeo GeForce 4MX 4000, e um1GB de memória; possuo um gravador de cd com leitor de DVD, uma impressora HP psc 1310; um modem para banda larga. Qual linux é recomendado para mim?

Esse tipo de sistema não é fácil de ser invadido por hacker?

Dá para ser usado o anti-vírus McAfee?

A navegação pela internet é igual a do windows?

Dá para usar o msn messenger?

Se caso eu receber um arquivo por e-mail digitado pelo Microsoft Office Word 2003 eu vou poder visualiza-lo no linux?

<_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um k6-II 333mhz , 64mb de ram (sendo 8 pra video) e hd de 20 gb , qual linux é melhor pra mim? O kurumin 6 ficaria pesado? Criando um arquivo no linux , eu posso usar no windows?

O kurumin 6 não roda em computadores com menos de 128mb de ram, além de ser pesado para um k6-II.

No seu caso seria bom usar o slackware 10.2 pois é uma distro atualizada que consome pouca ram, veja esta imagem:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....st&id=31234

Aqui o sistema está consumindo 26mb de ram e ainda tem alguns serviços ativados. Mas o slackware é uma distro que requer um bom conhecimento e não é recomendada para iniciantes...

Aqui no forum (e em outros foruns também) tem tópicos sobre distribuições leves para serem usadas em computadores lentos, pesquise.

Se você se interessar no slackware, leia este guia:

http://www.guiadohardware.net/guias/13/

Criando um arquivo no linux , eu posso usar no windows?

Depende do arquivo... mas o windows não consegue acessar a parte do disco onde está o linux, logo as trocas de arquivos devem ser feitas no linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá pessoal, bom, preciso da ajuda de vocês, estou querendo me familiarizar com linux, porém como a maioria, não sei qual a versao que servirá melhor para mim.

porém, há alguns fatores que me fazem duvidas.

O meu computador aqui que quero instalar o linux é o seguinte:

Asus A7V-E

Athlon 1.2 hz

768 Mb PC133

Vodoo 3 AgP.

Até ai tudo ok, acredito que não haja problemas, mas eu quero instalar o linux para funcionar em RAID 5, existe alguma versao melhor para isso ?

Tenho aqui uma controladora Intel 960i ( Mylex ) com 3 hds SCSI de 10k Rpm de 36gb ( hot swap ), uma controladora Adaptec 2940 que uso um drive de fita DAT nele.

Ou seja, seria mais um ambiente servidor, porém eu não uso este computador como servidor não, eu queria tambem que tivesse uma interface grafica para que eu fosse me familiarizando aos poucos. o que vocês me sugerem ?

Um grande abraço. :rolleyes:

ah! outra coisa, seria importante se o computador se comunicasse com os outros aqui da rede que por sua vez utilizam windows XP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até ai tudo ok, acredito que não haja problemas, mas eu quero instalar o linux para funcionar em RAID 5, existe alguma versao melhor para isso ?

Não existe diferença no suporte para hardware entre as distribuições, basta instalar uma atualizada.

Dê uma olhada neste tutorial:

Instalação de um Sistema Linux em RAID

Tenho aqui uma controladora Intel 960i ( Mylex ) com 3 hds SCSI de 10k Rpm de 36gb ( hot swap ), uma controladora Adaptec 2940 que uso um drive de fita DAT nele.

Uso o linux apenas como desktop, não posso ajudar. Procure ajuda em um forum especializado em linux como: http://www.underlinux.com.br/

No mais, as distribuições mais recomendades para uso como servidor são: Fedora5, White Box Enterprise 4.0 ou o centOS 4.3, mas nunca usei nenhuma destas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Abandonei o Windows e comecei a usar linux a uns 2 meses, já estou bem familiarizado com o sistema, porém, ultimamente tentei instalar varios programas e sempre acusava de faltar bibliotecas q eles necessitavam, o ultimo foi o wine.

Estou usando o kurumin 6.0, é bem interessante recomendo a usuario iniciante pois ele detecta tudo sozinho e faz uma configuração legal, porém pra mim não ta muito legal não, eu tentei instalar o wine de varios modos e os pacotes(rpm,deb) não abriam por falta de gerenciador de pacotes(pelo menos eu não achei) e quando fui usar o alien pra transformar em tgz adivinhem não tinha alien também, dai peguei a instalação genérica do wine, e quando dei o "# ./configure " adivinhem ele fez a verificação dos componentes(bibliotecas e aplicativos compialdores) q ele necessitava e quase tudo deu "no". aí eu fiquei p... da vida.

Resumindo, eu gostaria que me indicassem uma distro não muito difícil de configurar(leia-se slack :P) mas q seja bem completa* e de preferência em portugues, valeu!

*esse "completa" não significa 10 tipos de navegador e 20 de menssageiros instantaneos, esse "completa" significa com varias bibliotecas já instaladas e varios compiladores e tudo q eu preciso pra rodar o wine ^^

Obs.: Tenho internet discada em casa :muro:

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"completa" não significa 10 tipos de navegador e 20 de menssageiros instantaneos, esse "completa" significa com varias bibliotecas já instaladas e varios compiladores e tudo q eu preciso pra rodar o wine ^^

Obs.: Tenho internet discada em casa :muro:

:bandeira:

eu ia recomendar o ubuntu, mas ele também vem sem as bibliotecas de desenvolvimento :goff:

Realmente não conheço nenhuma distro pequena (para baixar na discada), mas você não poderia comprar a distro? Se não me engano nas bancas tem o Suse10.1(em DVD) o Fedora5(em DVD). Também tem sites que vendem distros como o http://www.guiadohardware.net/ e o http://www.linuxmall.com.br/ além de um projeto (em outro forum) de doações de distribuições veja:

http://forumgdh.net/viewtopic.php?t=309392

No mais, se o seu pc tiver mais de 256megas de ram e um processador de mais de 1ghz eu recomendo o Suse10.1 pois ele é bem completo nas bibliotecas de desenvolvimento (mas tem suporte multimídia castrado e não tem os drives da nvidia nem no repositório, é preciso usar a instalação padrão da nvidia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu ;)

mas eu me esqueci de mencionar que aqui no trabalho eu tenho adsl e posso gravar cds :P mas tudo bem...

fora o suse tem mais alguma distro que tenha uma gama de bibliotecas e compiladores? porque eu so migrei para o linux porque vi varias materias dizendo que era possivel rodar jogos windows no linux e quando vou instalar o wine da essas coisas :P

então... mais alguma sugestão?

obrigado!

EDIT: fui no site do suse e a distro é paga oO

não achei onde baixar de graça ¬¬

dai achei o site open suse e lá tem pra baixar só não sei se tem em portugues, alguem aí sabe?

e pelo jeito é bem completo mesmo porque sao cinco cds Oo mas ainda aceito outras sugestoes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EDITADO: O Kurumim 6.0 não vem com o wine? Eu estava certo de que ele tinha no mínimo um "icone magico" para instalar...

Fiz uma pesquisa agora no kurumim technical e vi que o kurumim vem com um icone para instalar o wine, dê mais uma olhada nos menus

http://www.guiadohardware.net/comunidade/v...;highlight=wine

dai achei o site open suse e lá tem pra baixar só não sei se tem em portugues, alguem aí sabe?

e pelo jeito é bem completo mesmo porque sao cinco cds Oo mas ainda aceito outras sugestoes

Na verdade são 6 Cds (o sexto tem alguns programas proprietários como o realplayer), e é em português sim.

Se está pensando em games... é difícil recomendar o uso do linux pra isto. Sempre tem alguns usuários escrevendo que o linux é bom para rodar games do windows, que ficam até mais leves... mas é tudo lenda. Dependendo do jogo que você for rodar no wine você vai precisar gastar muito tempo configurando, alguns jogos vão rodar de primeira (com cracker e no-cd), outros não vão rodar nem na porrada, :huh: para rodar games no linux o melhor é comprar o cedega (assinatura de 5 dolares :( ). Existem jogos nativos para linux mas os mais famosos como Doom3 e Quake4 tem uma performance muito ruim, em média 20% a menos de fps que as versões windows. Entenda, não estou escrevendo que não é possível curtir uns games no linux, mas na maioria das vezes demora algumas horas para configurar... apesar de que o wine parece estar evoluindo muito rápido e estou desatualizado quanto a isto.

Enfim, outra distro que vem com todos os pacotes de desenvolvimento seria o Fedora5 (5 Cds) (mas ele é muito pobre em multimídia, não vem nem mesmo com um player de mp3! Você vai precisar compilar este tipo de programa também).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu,

acho q vou ficar com o suse mesmo, porque eu queria uma distro pra desktop que fosse em portugues e que tivesse uma vasta gama de bibliotecas e compiladores pra não acontecer isso q aconteceu quando fui instalar o wine. Quanto ao kurumin tem sim o icone magico do wine mas como eu tenho net discada em casa é uma tortura atualizar o apt-get imagina baixar o wine e suas biblotecas de dependencia oO um mes baxando auehuaehuahe

bom, o jeito é baixar os 6 cds do suse, queimar e seja o que deus quiser :P

obrigado aí

EDIT: quanto ao fedora tenho um certo estigma do red hat, porque quando eu ainda nem conhecia linux varias pessoas diziam q red hat era pra servidor dai peguei receio do red hat e agora do fedora :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

estou pensando em instalar o suse 10.0 gostaria de saber se ele vai reconhecer meu pendrive, um kingsnton

outra coisa, no suse funciona o apt-get? o rpm? quais as vantagens e desvantagens de cada um? alguem sabe um tutorial onde eu possa aprender como funciona o apt-get e o rpm?

alias dicas de umas distro que funciona apt-get e rpm

valeu aí galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá..

Estou meio perdido, possuo em casa o Ubuntu, vim aqui e li varios post e percebi que era o que atendia a minha demanda.. mas agora estou com um problema..

No meu serviço tem dois pc´s lixos.. um é um notebook.. e outro um pc...

O PC possui a seguinte configuração:

Pentium 2 - 300Mhz

64Mb Ram

HD 5GB

O resto tudo OnBord, não lembro o modelo da placa mãe, mas é Asus..

E o notebook a configuração é parecida!

Gostaria de saber qual a melhor distribuição do Linux para colocar nessas maquinas, detalhe, coloquei o Ubuntu e ficou muito lerdo, o windows 98 tá bem melhor... gostaria de uma distribuição Desktop mas que seja bem leve.

Se possivel com o link de onde posso baixar.. se não tiver, apenas o nome correto pra mim procurar no google.com

Obs.: Se sua resposta não for pra salientar minha duvida, nem poste.. pois esse topico já ta com muito flood, obrigado.

Obrigado Antecipadamente...

Melchior P. Araujo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!