Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

nossas asusk8vxSE não aceitam 2 pentes de memoria


cereau

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Eduardo Gonçalves.@16 de outubro de 2005, 22:43

Não Importa o tamanho do cache..

O cache nos Processadores K8( sempron socket754, athlon64 e etc) a diferença é em torno de 2% só..

Não é bem assim Eduardo...

Vai depender muito do tipo de aplicação essa diferença no tamanho da cache.

Cache mais alta tem relacionamento direto com aplicações 3D, principalmente profissionais, mas os jogos também podem se beneficiar disso.

Por sinal, a cache é a parte mais chata do refinamento dos dies dos processadores, tanto que de fornadas de saem poucos com grande quantidade.

O que define se um processador vai ser top ou não de linha é justamente a quantidade de cache, afinal porque os processadores San Diego, Toledo, etc são tão caros? :D

Mas nessa ideia específicamente que você passou, comparado aos AthlonXP NewCastle e Clawhammer de mesmo PR dos Semprons fica válida, porque uma coisa compensa a outra, pois se de um lado esses A64 tem cache maior, o Sempron tem melhorias na controladora de memória e suporte a instrução SSE3... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted@17 de outubro de 2005, 16:07

Não é bem assim Eduardo...

Vai depender muito do tipo de aplicação essa diferença no tamanho da cache.

Cache mais alta tem relacionamento direto com aplicações 3D, principalmente profissionais, mas os jogos também podem se beneficiar disso.

Por sinal, a cache é a parte mais chata do refinamento dos dies dos processadores, tanto que de fornadas de saem poucos com grande quantidade.

O que define se um processador vai ser top ou não de linha é justamente a quantidade de cache, afinal porque os processadores San Diego, Toledo, etc são tão caros?  :D

Mas nessa ideia específicamente que você passou, comparado aos AthlonXP NewCastle e Clawhammer de mesmo PR dos Semprons fica válida, porque uma coisa compensa a outra, pois se de um lado esses A64 tem cache maior, o Sempron tem melhorias na controladora de memória e suporte a instrução SSE3... ;)

Caros amigos:

Consegui trocar meu A64 2.800+, cache L2 512 KB, soquete 754, ClawHammer!

Peguei a CPU que vocês. me indicaram: Sempron 2800+, cache 256KB, soquete 754, Palermo, revisão E6.

O Sempron saiu R4130,00 mais barato que o antigo Athlon, pelo qual paguei R$400,00 (Athlon 64)

Todavia, logo no início, houve um travamento.

Após o boot, não houve mais travamentos!

Notei que nesse Sempron não há a possiblidade de instalar o "Cool and Quit" da AMD, pois simplesmente está opção desapareceu da BIOS.

Creio que apenas os Athlon 64 possuem tal recurso?!.

Estou correto?

Estou mais tranquilo, todavia, resta-me ainda algumas dúvidas:

A placa-mãe Asus K8N também tem as mesmas exig~encias quanto ao fabrigante das memérias como minha Asus K8V SE de Luxe, ou a primeira placa (N) é mais tolerante quanto a isso?

Seria interessante a substituição da K8V por uma K8N, ou dá tudo na mesma, já que a controladora de memória dos AMS agora está na própria CPU!?

Outra dúvida:

Utilizo dois pentes de 512, DDR 400, Double Rank, da marca Kingstone, porém o chip utilizado nesta memória não está entre os recowmendados pelo manual da Asus K8V SE Deluxe.

No fornecedor notei algumasDDR 400, double Rank, da Samsung, com chip recomendadeno manual da ASus.

Seria interessante a substituição dos Kingstone pelas DDR 400 da Samsung mencionado no manual, ou não seria necessário?

Mesmo que sejam também Double Rank (também referidas no manual da placa)?

As Samsung são até um pouco mais baratas que as minhas Kingstone ...

O que vocês acham?

mais uma vez obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa-mãe Asus K8N também tem as mesmas exig~encias quanto ao fabrigante das memérias como minha Asus K8V SE de Luxe, ou a primeira placa (N) é mais tolerante quanto a isso?

A tolerancia nesse caso não é da placa mãe e sim do processador.

Se você não faz Over dá no mesmo a K8N e a K8V-X.

T+ :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted@17 de outubro de 2005, 16:07

Não é bem assim Eduardo...

Vai depender muito do tipo de aplicação essa diferença no tamanho da cache.

Cache mais alta tem relacionamento direto com aplicações 3D, principalmente profissionais, mas os jogos também podem se beneficiar disso.

Por sinal, a cache é a parte mais chata do refinamento dos dies dos processadores, tanto que de fornadas de saem poucos com grande quantidade.

O que define se um processador vai ser top ou não de linha é justamente a quantidade de cache, afinal porque os processadores San Diego, Toledo, etc são tão caros?  :D

Mas nessa ideia específicamente que você passou, comparado aos AthlonXP NewCastle e Clawhammer de mesmo PR dos Semprons fica válida, porque uma coisa compensa a outra, pois se de um lado esses A64 tem cache maior, o Sempron tem melhorias na controladora de memória e suporte a instrução SSE3... ;)

Segundo FBW do forumpcs entre outros que possuem os semprons dizem não ter muita interferencia o cache l2..

Até o site da XbitLabs confirmou que é 1.2% a diferença..

E olha só..

Influência do cache L2 na performance:

Entre os Semprons 754, há modelos com 128KB de cache L2 e outros com 256 KB de cache L2. 128KB de cache L2 podem parecer pouco, mas na arquitetura AMD64 (previamente chamada pela AMD de "K8") o cache L2 exerce pouca influencia na performance, quando comparado a arquiteturas diferentes como a NetBurst (Pentium 4, Celeron e Xeon derivados) onde a há maior dependência do cache L2.

"Por que os Sempron 754 e Athlon 64 não são tão dependentes do cache L2?"

Há três motivos principais:

1º- Os processadores AMD64 (Sempron 754, Athlon 64, Athlon 64 FX, Opteron, Turion 64, etc.) possuem um grande cache L1: 128KB, oito vezes maior que o cache L1 de um processador "Netburst" que é de apenas 16KB. O Cache L1 é mais rápido que o cache L2, e está uma "hierarquia" acima do cache L2.

2º- O cache L1 dos processadores AMD64 é exclusivo, ou seja, o cache total disponível corresponde à soma dos cache L1 e L2. Portanto, em um Sempron 754 com 128KB de cache L2, há 256KB de cache total (128KB L1 + 128KB L2), e nos Semprons 754 com 256KB de cache L2 há 384KB de cache total (256KB do L2 + 128KB do L1). Em um processador Netburst não há essa soma, porque o cache L2 inclui uma "cópia" dos dados do cache L1.

3º - A controladora de memória integrada dos processadores AMD64, torna o acesso do processador à memória, muito mais rápido e com latências muito menores, que nos processadores que usam um FSB compartilhado para acessar a controladora de memória que fica no Northbridge chipset . Essa comunicação muito mais rápida, e mais eficiente com a memória RAM, também diminui a dependência de um grande cache L2.

Essas características, fazem com que o cache L2 tenha uma influência muito pequena na performance dos processadores AMD64. Entre os processadores AMD64, 200MHz a mais na freqüência do processador, em média dão um ganho de desempenho melhor que um cache L2 com o dobro do tamanho. Assim como entre os Athlon 64 a diferença de performance do cache L2 de 512KB para o de 1MB é bem pequena, nos Semprons também há pouca diferença de performance entre 128KB de cache L2 para 256KB.

Vários reviews comprovaram essa pouca influencia do cache L2 na performance dos AMD64, como esse review do Sempron 2600+ soquete 754 realizado pelo site Xbit-labs (em Inglês), que analisou a influencia do cache L2, da página 4 à página 6. Segundo o Xbit-labs, nos Semprons 754, nos testes realizados, a diferença de performance entre o cache L2 de 128KB para o de 256Kb, em média, foi de apenas 1,2%. Conclusão na página 6.

Fonte: http://forum.clubedohardware.com.br/index....opic=302604&hl=

Postado Originalmente por zinader@17 de outubro de 2005, 20:35

Caros amigos:

Consegui trocar meu A64 2.800+, cache L2 512 KB, soquete 754, ClawHammer!

Peguei a CPU que vocês. me indicaram: Sempron 2800+, cache 256KB, soquete 754, Palermo, revisão E6.

O Sempron saiu R4130,00 mais barato que o antigo Athlon, pelo qual paguei R$400,00 (Athlon 64)

Todavia, logo no início, houve um travamento.

Após o boot, não houve mais travamentos!

Notei que nesse Sempron não há a possiblidade de instalar o "Cool and Quit" da AMD, pois simplesmente está opção desapareceu da BIOS.

Creio que apenas os Athlon 64 possuem tal recurso?!.

Estou correto?

Quanto ao travamento, se não atualizasse a bios então atualize.

E quanto ao Cool 'n Quiet, ele esta presente só nos modelos a partir do 3000+..

Mais detalhes no meu tópico sobre os semprons ----> http://forum.clubedohardware.com.br/index....opic=302604&hl=

Postado Originalmente por zinaider+17 de outubro de 2005, 16:07-->
Estou mais tranquilo, todavia, resta-me ainda algumas dúvidas:

A placa-mãe Asus K8N também tem as mesmas exig~encias quanto ao fabrigante das memórias como minha Asus K8V SE de Luxe, ou a primeira placa (N) é mais tolerante quanto a isso?

Seria interessante a substituição da K8V por uma K8N, ou dá tudo na mesma, já que a controladora de memória dos AMS agora está na própria CPU!?

SE ainda é possivel, realize a troca da placa mãe, porque por exemplo.

1- Esse sempron tem uma facilidade para overclock, você facilmente sem fazer ''cócegas'' no processador poderá alcançar 8x300mhz (2400mhz) e sua placa mãe asus k8v-se deluxe é meio limitada quando a isso.

2- Asus k8v= Chipset Via kt800

Asus K8n= chipset Nforce 3 250GB

Pode ser uma opinião pessoal, mais prefiro placas com chipset nforce.

3- Vamos dizer assim, com esse sempron é De revisão mais nova a chance de dar problemas em relação memórias é de 5% ou nem isso, mesmo como já foi falado o controlador de memória esta no processador e não na placa mãe.

zinaider@17 de outubro de 2005, 16:07

Outra dúvida:

Utilizo dois pentes de 512, DDR 400, Double Rank, da marca Kingstone, porém o chip utilizado nesta memória não está entre os recowmendados pelo manual da Asus K8V SE Deluxe.

No fornecedor notei algumasDDR 400, double Rank, da Samsung, com chip recomendadeno manual da ASus.

Seria interessante a substituição dos Kingstone pelas DDR 400 da Samsung mencionado no manual, ou não seria necessário?

Mesmo que sejam também Double Rank (também referidas no manual da placa)?

As Samsung são até um pouco mais baratas que as minhas Kingstone ...

O que vocês acham?

mais uma vez obrigado.

Pode ficar com a Kingston sem problemas, já montei varias maquinas com asus k8v-se deluxe X Kingston, asus k8n X kingston, Asus k8v-x X Kingston

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Eduardo Gonçalves.+17 de outubro de 2005, 22:25-->
Segundo FBW do forumpcs entre outros que possuem os semprons dizem não ter muita interferencia o cache l2..

Mas quem falou apenas em cache L2?

Me refiro a cache como um todo, afinal tanto a L1 quanto a L2 juntas formam a cache total...

Elas são mostradas separadamente justamente porque a L1 é a de primeira leitura (portanto a mais importante hierarquicamente) e a L2 de segunda leitura...

Depois da cache, a principal fonte de armazenamento/busca de dados, passa a ser a memória do micro (como terceira leitura), hd, etc...

Inclusive no texto mesmo que você mostrou fala da importância da cache:

Eduardo Gonçalves

Os processadores AMD64 (Sempron 754, Athlon 64, Athlon 64 FX, Opteron, Turion 64, etc.) possuem um grande cache L1

Eu apenas citei sobre a importância de cache, porque pode parecer que elas não são realmente importante, mas como disse, elas tem um papel tão fundamental que chegam a ser o fator diferencial de preços entre linhas de processadores... :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted@18 de outubro de 2005, 11:45

Eu apenas citei sobre a importância de cache, porque pode parecer que elas não são realmente importante, mas como disse, elas tem um papel tão fundamental que chegam a ser o fator diferencial de preços entre linhas de processadores... :joia:

Mais Rosted,

fato diferencial é a politica de preços..

Porque você acha que fabrica-se processadores com 1 MB de cache e se desativa metade?

ou você acha que custa muito mais caro pra AMD fabrica um FX-57 do que um a64 3000+ ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante os casos desse topico, tenho uma k8v se deluxe mais não esta atualmente em uso pela atual troca de hardware q esta em minha assinatura, o processador q eu usei na epoca foi uma 3200 logicalmente 754p, usei varias marcas de memorias nela, todas ddr 400 e configuradas p/ tal, não tive problemas nenhum, usei por um ano, as memo q já utilizei nelas fora, 2x512 samsung double bank totalizando 1g, misturei 1x512 samsung double bank com 1x512 kingstone double bank totalizando 1g e td perfeito.... estranho.... notei q alguns users tiveram q baixar de 400 p/ 333 p/ não travar... q doido hein! estou curioso agora... me deu vontade de remontar minha placa-mãe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Eduardo Gonçalves.@18 de outubro de 2005, 13:20

Mais Rosted,

fato diferencial é a politica de preços..

Porque você acha que fabrica-se processadores com 1 MB de cache e se desativa metade?

ou você acha que custa muito mais caro pra AMD fabrica um FX-57 do que um a64 3000+ ?

Se desativa metade justamente por causa de problemas no refinamento do processo de fazer o die com a quantidade de cache que se necessita.

De um prato de 34 dies, podem sair apenas uns 3 que conseguem operar com 1Mb de cache... o restante não consegue.

Como eles não podem jogar tudo fora (imagina o custo da brincadeira?), simplesmente desativam as caches que não conseguem operar no total (tipo jogando processadores de 1mb para 512kb) e colocam pra vender como sendo de uma família diferente...

Foi nessa brincadeira que foram inventados os processadores baixo custo. Na Intel, os que não conseguiam ter a cache para Pentiuns, viravam Celerons e na AMD os que não conseguiam ter cache para Athlon, viravam Duron...

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por nandoh@18 de outubro de 2005, 14:52

Interessante os casos desse topico, tenho uma k8v se deluxe mais não esta atualmente em uso pela atual troca de hardware q esta em minha assinatura, o processador q eu usei na epoca foi uma 3200 logicalmente 754p, usei varias marcas de memorias nela, todas ddr 400 e configuradas p/ tal, não tive problemas nenhum, usei por um ano, as memo q já utilizei nelas fora, 2x512 samsung double bank totalizando 1g, misturei 1x512 samsung double bank com 1x512 kingstone double bank totalizando 1g e td perfeito.... estranho.... notei q alguns users tiveram q baixar de 400 p/ 333 p/ não travar... q doido hein! estou curioso agora... me deu vontade de remontar minha placa-mãe...

Infelizmente placas-mãe soquete 754 não são a minha área (não pesquisei muito sobre elas), mas quando esse tipo de coisa acontece, é porque a empresa (no caso a Asus), deve ter soltado no mercado essa motherboard com revisões diferentes.

Isso por exemplo a Asus fez com a A8V, onde saiu revisão equipada com o K8T880, que não possui PCI Lock, e mais tarde com o K8T880Pro, que já tinha... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted@18 de outubro de 2005, 15:12

Infelizmente placas-mãe soquete 754 não são a minha área (não pesquisei muito sobre elas), mas quando esse tipo de coisa acontece, é porque a empresa (no caso a Asus), deve ter soltado no mercado essa motherboard com revisões diferentes.

Isso por exemplo a Asus fez com a A8V, onde saiu revisão equipada com o K8T880, que não possui PCI Lock, e mais tarde com o K8T880Pro, que já tinha... ;)

Valeu Rosted! Q dureza hein! Conviver ainda com placas de certa forma "diferentes" mesmo com marcas e modelos identicas.... + fazer o que né, é errando q se acerta....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted@18 de outubro de 2005, 15:12

Infelizmente placas-mãe soquete 754 não são a minha área (não pesquisei muito sobre elas), mas quando esse tipo de coisa acontece, é porque a empresa (no caso a Asus), deve ter soltado no mercado essa motherboard com revisões diferentes.

Isso por exemplo a Asus fez com a A8V, onde saiu revisão equipada com o K8T880, que não possui PCI Lock, e mais tarde com o K8T880Pro, que já tinha... ;)

Rosted e amigos do fórum:

Muito Obrigado.

:bye:

Ao longo de vários dias, vocês acompanharam meu sofrimento e toda a frustação para acertar minha máquina: placa-mãe, memória e cpu.

Ao todo, foram efetuadas as seguintes tentativas ao longo do tempo

Diversas formatações do Hd e instalações do sistema operacional, além dos respectivos drives.

02 trocas de placa-mãe K8V SE Deluxe, por suspeita de defeitos com a mesma (acabei ficando com esta versão, com a última atualização da bios.

02 trocas de processador A64 2800+, porque as duas CPU tinha revisão do núcleo mais antigas.

Divesas discussões com o vendedor, que simplesmente desconhecia que as CPUs tinham revisões mais recentes e que as DDR400 eram rebaixadas para 333 par que o sistema pudesse operar com estabilidade.

O desgaste foi enorme, pessoal, com o vendedor ...

E, finalmente, a aquisição do Sempron 2800+, na revisão E6, com instruções SSE3 e 64, no soquete 754.

Ahhhh, saudades do meu DURON 1300, das DIMM 256 genéricas e da K7VTA PRÓ

Mas, toda a evolução tem disso mesmo...

Felizmente, graças a todos vocês que participam deste fórum, foi possível solucionar, sempre com orientação séria e profissionalmeu, o meu problema!

Enfim, todas as peças originais foram substituídas para tornar o sistema confiável!

Sinceramente, foi bastante frustante adquirir memórias DDR 400 e ter de operá-las a 333.

Não era o fim do mundo, mas .... era frustante, já que todo o equipamento é novo, e bastante caro para mim!

Fica então aqui resgistrado meus sinceros agradecimentos a todos os membros do fórum!

PARABÉNS!!!

Fico desde já interamente a disposição para possíveis esclarecimentos que possam ajudar os demais usuários do fórum

E mais uma vez MUITO OBRIGADO!

Ribeirão Preto, 18 de outubro de 2005.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Que legal zinader!!!

é bom ver que a gente colabora as vezes mas justiça seja feita, pois foi o Eduardo quem trouxe a ideia para aqueles que quisessem e pudessem trocar os antigos A64 pelos novos Sempron 64bits...

Realmente essa tem se mostrado uma decisão acertada em alguns casos...

Abraços. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Rosted@17 de outubro de 2005, 16:07

Não é bem assim Eduardo...

Vai depender muito do tipo de aplicação essa diferença no tamanho da cache.

Cache mais alta tem relacionamento direto com aplicações 3D, principalmente profissionais, mas os jogos também podem se beneficiar disso.

Testes:

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/displ...ron-2600_5.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por igorrj@26 de outubro de 2005, 04:06

Zinader,

Possuo um sempron 3000 + BX revisão E6, com uma placa mãe asus k8n e dois pentes de memória 512 ddr400. Mas não consigo operar a ddr400 com os dois pentes. você alterou algo na bios para poder operar em ddr400 ?

[]s

Oba, igorrj

A minha placa é uma Asus KV8 SE Deluxe.

Na bios existe sim uma opção para configuração da freqüência das memórias.

Acho que era junto da CPU configuration....

Por padrão é fica em AUTO.

Mude para Limited, e ajuste a requência desejada.

Todavia, acho mais interessante você, fazer uma atualização da bios da sua placa-mãe antes de qualquer outra medida.

Como o seu processador já possui uma revisão mais atualizada, a atualização do bios poderá resolver seu problema.

Gosto muito do programa CPU-Z que mostra todas as configuraçãos da cpu.

Instale o programa e dê uma olhada nas configuraçãoes da cpu e das memórias.

As suas memórias são Dual Rank ou Single Rank, ou seja, possuem módulos nas duas faces dopente da memória ou apenas um?

Verifique também as orientações de instalação das memórias no manual da sua MB.

boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por igorrj@26 de outubro de 2005, 04:06

Zinader,

Possuo um sempron 3000 + BX revisão E6, com uma placa mãe asus k8n e dois pentes de memória 512 ddr400. Mas não consigo operar a ddr400 com os dois pentes. você alterou algo na bios para poder operar em ddr400 ?

[]s

você tem certeza que é BX??

Olhou certinho os códigos em cima do processador?

Passe os códigos ai pra gente..

Certamente ele é 64bits mais não é BX, e sim BA..

Eu mesmo comprei 3 processadores sempron 2800+ 64bits e são tudo BA...

http://forum.clubedohardware.com.br/index....0entry1548422

Verifica ai certinho, que se for BA não vai funcionar direito as memórias mesmo, porque o BA não tem controlador de memória atualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso ai galera , também estou aderindo a troca de processador , minha placa mãe também é kv8 se deluxe , e meu athlon 64 2800 é do tipo ###### , então vou hoje correr atrás de alguma loja que pegue o meu como parte de pagamento e me venda um Sempron ou até mesmo um alhon 939 se não for um absurdo de preço .... valeu pelas informações eduardo .. qualquer comentário será bem vindo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só que estou tentando um trato com a loja que comprei .. de ficar com meu processador e minha placa mãe , para eu poder pegar um atlhon 64 3000 939 venice , e uma placa mãe A8V ... , pagando as devidas diferenças .. .. agora será que estou fazendo uma boa troca ??? essa configuração aceita double channel ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por F.S.Tonucci@10 de novembro de 2005, 15:05

aproveitando o embalo...alguem sabe me informar como um athlon64 2800+ socket 754 +placa-mãe k8n ou k8n4-e vai se comportar com um modulo de 512 double-bank mais um single bank ?

Me desculpe, mas se você ler o tópico desde o inicio você vai descobrir <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jmquiroga+04 de novembro de 2005, 17:10-->
Só que estou tentando um trato com a loja que comprei .. de ficar com meu processador e minha placa mãe , para eu poder pegar um atlhon 64 3000 939 venice , e uma placa mãe A8V ...  ,  pagando as devidas diferenças .. ..  agora será que estou fazendo uma boa troca ???  essa configuração aceita double channel ???

Dual Channel aceita sim, mesmo assim o desempenho é de mais ou menos 5 a 10% de diferença..

Quanto se for uma boa troca ou não, eu sinceramente não trocaria, Pegava sem pensar o sempron BX 64bits. 3000+ ou superior..( minha opinião)

F.S.Tonucci@10 de novembro de 2005, 15:05

aproveitando o embalo...alguem sabe me informar como um athlon64 2800+ socket 754 +placa-mãe k8n ou k8n4-e vai se comportar com um modulo de 512 double-bank mais um single bank ?

você tem que olhar no manual da placa mãe e verificar o seguinte:

Por exemplo aí :

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.laercio.com.br/site2/artigos/HARDWARE/hard-068/hard-05.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Vai ter uma tabela igual a essa no manual da sua placa mãe, dai é só você olhar na tabela e verificar como você vai ter que instalar os módulos de memória para funcionar a ddr400.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí pessoal.. fiquei 1 mes sem entra aqui porque me revoltei com isso e me conformei com 333.. por inquanto.. nah verdade errei nah arquiteturah..

deveria ter pego um 939 com dual channel.. mah por inquanto nem vou me estressah..

quanto a cache L1 ela não deve ser muito grande porque é feita uma busca FULL nas paginas de instruções para achar a desejada.. e é carregada a pagina inteira onde a instrução se encontra..

portanto a cache L1 não deve ser muito grande para não perder tempo em pesquisa.. já a L2 sim tem de ser grande.. isso foi o q eu aprendi na universidade..

o interessante é q hoje meu amigo(q faz DP) e está fzndo trabalho sobre memorias me mostrou em um livro q existe cache L3 e L4.. eu li meio por cima.. não vi direito.. mas as caches L3 e L4 ficam na placa-mãe?? nem todos tem essas caches né.. ou tem??

se alguem souber por favor me responda..

tambem gostaria de agradecer a todos q responderam meu topico.. embora eu não tenha feito nd pra mudar porque num tenho + dinheiro..

mah quando eu tiveh vou dá jeito.. eu acho.. :D

e levantando outro detalhe.. a maioria prefere os semprons 754 com revisaum E6.. mas gostaria de lembrar q o athlon 939 tem todas essas vantagens + o dual channel da memoria..

portanto se eu pudesse pegaria um A64 939..

mas qualquer modificaçaum é impossivel no momento..

é isso.. valeu.. brigado aí..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por cereau@10 de novembro de 2005, 22:25

aí pessoal.. fiquei 1 mes sem entra aqui porque me revoltei com isso e me conformei com 333.. por inquanto.. nah verdade errei nah arquiteturah..

deveria ter pego um 939 com dual channel.. mah por inquanto nem vou me estressah..

quanto a cache L1 ela não deve ser muito grande porque é feita uma busca FULL nas paginas de instruções para achar a desejada.. e é carregada a pagina inteira onde a instrução se encontra..

portanto a cache L1 não deve ser muito grande para não perder tempo em pesquisa.. já  a L2 sim tem de ser grande.. isso foi o q eu aprendi na universidade..

o interessante é q hoje meu amigo(q faz DP) e está fzndo trabalho sobre memorias me mostrou em um livro q existe cache L3 e L4.. eu li meio por cima.. não vi direito.. mas as caches L3 e L4 ficam na placa-mãe?? nem todos tem essas caches né.. ou tem??

se alguem souber por favor me responda..

Pelo o que eu sei cache l3 é só nos K6 II antigos..

Olha, Livros e Livros são uma coisa, o mais correto é ler em forums e etc..

Pois lançam um livro la dizendo certas coisas sobre uns processadores socket754, Dai vamos dizer que falaram que pode não reconheer dois pentes a ddr400 e tal..

Mais esse livro eles não fazem uma atualização, tanto que saiu esses semprons revisão E6, e você pode estar lendo uma coisa " ultrapassada"

Mesma coisa com o cache l2 do sempron ... você pode estar lendo uma coisa sobre cache em um livro de 1 ano atras e hoje a coisa já é diferente..

Da uma olhada..

Influência do cache L2 na performance:

Entre os Semprons 754, há modelos com 128KB de cache L2 e outros com 256 KB de cache L2. 128KB de cache L2 podem parecer pouco, mas na arquitetura AMD64 (previamente chamada pela AMD de "K8") o cache L2 exerce pouca influencia na performance, quando comparado a arquiteturas diferentes como a NetBurst (Pentium 4, Celeron e Xeon derivados) onde a há maior dependência do cache L2.

"Por que os Sempron 754 e Athlon 64 não são tão dependentes do cache L2?"

Há três motivos principais:

1º- Os processadores AMD64 (Sempron 754, Athlon 64, Athlon 64 FX, Opteron, Turion 64, etc.) possuem um grande cache L1: 128KB, oito vezes maior que o cache L1 de um processador "Netburst" que é de apenas 16KB. O Cache L1 é mais rápido que o cache L2, e está uma "hierarquia" acima do cache L2.

2º- O cache L1 dos processadores AMD64 é exclusivo, ou seja, o cache total disponível corresponde à soma dos cache L1 e L2. Portanto, em um Sempron 754 com 128KB de cache L2, há 256KB de cache total (128KB L1 + 128KB L2), e nos Semprons 754 com 256KB de cache L2 há 384KB de cache total (256KB do L2 + 128KB do L1). Em um processador Netburst não há essa soma, porque o cache L2 inclui uma "cópia" dos dados do cache L1.

3º - A controladora de memória integrada dos processadores AMD64, torna o acesso do processador à memória, muito mais rápido e com latências muito menores, que nos processadores que usam um FSB compartilhado para acessar a controladora de memória que fica no Northbridge chipset (veja o capítulo sobre Arquitetura de Conexão Direta). Essa comunicação muito mais rápida, e mais eficiente com a memória RAM, também diminui a dependência de um grande cache L2.

Essas características, fazem com que o cache L2 tenha uma influência muito pequena na performance dos processadores AMD64. Entre os processadores AMD64, 200MHz a mais na freqüência do processador, em média dão um ganho de desempenho melhor que um cache L2 com o dobro do tamanho. Assim como entre os Athlon 64 a diferença de performance do cache L2 de 512KB para o de 1MB é bem pequena, nos Semprons também há pouca diferença de performance entre 128KB de cache L2 para 256KB.

Vários reviews comprovaram essa pouca influencia do cache L2 na performance dos AMD64, como esse review do Sempron 2600+ soquete 754 realizado pelo site Xbit-labs (em Inglês), que analisou a influencia do cache L2, da página 4 à página 6. Segundo o Xbit-labs, nos Semprons 754, nos testes realizados, a diferença de performance entre o cache L2 de 128KB para o de 256Kb, em média, foi de apenas 1,2%.

Os Semprons soquete 754 são processadores baratos, com desempenho superior aos Semprons do soquete 462 de mesmo PR, possuem baixo consumo e esquentam muito pouco, sobretudo os novos modelos fabricados no processo de 90nm, e estão em uma plataforma (AMD64) tecnologicamente muito superior.

Postado Originalmente por cereau@10 de novembro de 2005, 22:25

e levantando outro detalhe.. a maioria prefere os semprons 754 com revisaum E6.. mas gostaria de lembrar q o athlon 939 tem todas essas vantagens + o dual channel da memoria..

portanto se eu pudesse pegaria um A64 939..

mas qualquer modificaçaum é impossivel no momento..

é isso.. valeu.. brigado aí..

1- E o preço? não é todo mundo que tem Arvore de dinheiro no quintal da casa :P

você vai montar uma maquina boa socket939,vamos dizer..

Athlon64 3200+ socket939 R$790,00

Dfi lanparty nf4 ultra D R$698,00

Total : R$1488,00

Agora Socket754..

MB A64 S754 EPOX 8NPA7I Pci Ex e Nforce 4 R$389,00

Processador AMD K8 S754 Sempron 3100+ - 64Bits R$429,00

Total: R$818,00

Preços tirados da '>www.waz.com.br]waz

Pouca diferença né? :D e com um sempron desse da pra passar o Venice 3200+, e ainda sem falar que é uma baita economia.

você consegue trabalhar com ele a 2.5ghz no dia a dia tranquilo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por adntorres@10 de novembro de 2005, 23:30

Esse passar que você diz é no desempenho ou no clock? Porque o 3200+ já é de 2.0Ghz e o Sempron não. Será mesmo que esse Sempronzinho alcança um clock maior que o 939?

T+

Isso responde sua pergunta?

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.xbitlabs.com/images/cpu/sempron-3100e/cpuz-2.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.xbitlabs.com/images/cpu/sempron-3100e/q3.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.xbitlabs.com/images/cpu/sempron-3100e/fc.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.xbitlabs.com/images/cpu/sempron-3100e/hl2.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.xbitlabs.com/images/cpu/sempron-3100e/lame.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!