Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre o DVD-lab PRO


Posts recomendados

Olá trotfoxbr,

estou satisfeito com a sua volta! Estava sumido mesmo.

Saiba que você é meu mestre, comecei com o Architect justamente através do seu excelente tutorial e fico muito grato a você.

Hoje consigo fazer uma autoração que me atende perfeitamente.

Ví outro dia um DVD muito bem autorado, e fiquei admirado com uma transição que acontece de um Menu para outro. Estava tentando fazer no Architect, mas não consegui. O nosso colega e moderador RedBeard sugeriu colocar um trecho(filme) entre um menu e outro, servindo de transição. É uma dica legal, suavisa o pulo de um menu para o outro.

Mas na verdade, o que eu quero, é transitar o próprio menu com com todas as suas características(janelas animadas, botões e texto) para o outro menu, também com suas características.

Já fucei muito... parece que o Architect realmente não faz isso. É uma pena, pois o programa em sí é uma grande ferramenta. No HELP tem um tópico "transitions" que ensina justamente isso que o RedBeard ensinou.

Gostaria de obter alguma dica referente a transição dos Menus.

Conto mais uma vez com asua colaboraçõ.

Obrigado.

Um forte abraço.

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Wilson,

obrigado pelos elogios, mas sou apenas um aprendiz ainda. Tudo que aprendi foi com muita dedicação (transpiração) e ajuda do pessoal aqui do forum.

Quanto a sua dúvida, gostaria que você desse um exemplo mais específico. Esse DVD que você viu, qual era? Descreva ele pra gente...

Um grande abraço e fico muito feliz de saber que pude te ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como estou recebendo varios email referente a posicionamento das legendas, segue abaixo uma explicação pratica.

Antes eu dava a dica de usar o ConverXtoDVD por ser pratico, rápido e simples para encodar AVI, MPEG, outros, em estrutura de DVD. Mas no dvdlab, as legendas ficava em posição "justifica a esquerda" coisa que eu tambem não gostava, porém era pratico para assistir aqueles filmes sem a preocupação com menus e sim assistir o filme e deleta-lo.

Agora se você quer fazer um trabalho, digamos, profissional, você deve converter o video (se tiver em AVI) no ConvertXtoDVD(ou em outro soft) sem imbutir as legendas e exportar os VOBs p o DVDlab, lá sim deve importar a legenda e trabalhar a mesma, ou as mesmas.

obs. mpg pode ir direto pelo dvdlab.

Para colocar a legenda na altura q você quer faça isso:

clica em sub,,, estando na area de configurar as legendas e tendo ela importada, clica em charge, la tem margins e botton sendo que em botton mantem sinalizado em botton margin, em margins lá como você pode ver tem valores para esquerda, para direita, para cima e para baixo e é no para baixo é que você vai alterar os valores para determinar a altura que vai ficar a legenda. No padrão esta la:

left:64 (não mexe)

right:64 (não mexe)

top:58 (não mexe)

botton:48 (aqui você pode colocar 35 que a legenda ficara bem mais em baixo)

vai fazendo os testes ai, mexendo no valor de botton

Aqui eu deixei um configuração que fica proxima aos DVDs de locadora:

global font: white - outline+shadow

fonte: 20

charge>margins> botton 40

DICA EXTRA(hehehe)

você ta autorando aquele show musical que não tem legenda, e quer deixa a sua marca e da de presente p alguem, faça:

estando o config do subtitle aberto e tem as colunas: v - start time - end time - test - prop. Em prop tem a coluna da pastinha e coluna da posicao da legenda. clica na posição da legenda e em subtitle position clica no quadrado da esquerda superior dê ok, e em start time coloca ,por exemplo 00:00:05:00 e em end time coloca ate o fim do show. No text, é com você agora. coloca algo pequeno com alguns caracteres diferente com sua marca!!

lembra-se, onde tem uma legenda não adianta inserir outra dentro do mesmo espaço de tempo, o dvdlab vai recusar a prosseguir. (até isso eles pensaram!!!)

Vai futucando ai, que você irá aprender muito mais coisas. O maximo que pode acontecer é explorir!... bricadeirinha hein!!!

Como dizia Albert Einstein:

"Existe uma coisa mais importante do que o conhencimento... a curiosidade!!"

Estamos ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

trotfoxbr,

O dvd com a transição é "Cirque Du Soleil" (Alegria). Não pretendo fazer a transição tal como é vista, mas manter o princípio que leva a este tipo de transiçaõ. Lá o palhaço joga pedacinhos de papeis brancos para cima e cobre toda a página, - ela fica branca,- depois o branco fica picadinho novamente em pedacinhos de papeis saindo, então aparece atrás o segundo menu. Isto é, transita do menu 1 para o menu 2. Se o Architect 3.0 exportasse os menus, poderíamos leva-los para um programa de edição, editar os menus (colocar transições) e trazer novamente para o Architect. Seriam pequenos filminhos de 5 segundos e montaríamos da seguinte forma;

Menu 1--> transição. transição--> menu 2. Justamente como o RedBeard ensinou, só que aqui trabalhamos com menus. Princípio meio e fim , usando os menus. E o que é interessante, com transições!!.

O segredo está em;;. Como puxar esses menus para editar.

O Architect gera no projeto um arquivo DAR, será que tem jeito de converter este arquivo para Mpeg ou Avi?

Baseando nisso, eu tive a ideia de trabalahar com os VOB's. Peguei 15 segundos de filme e criei "iniciar filme inteiro" e "seleção de cenas". Ficou assim; menu 1 com os dois textos lincados e o menu 2 com as três janelinhas animadas de clip's. Mandei preparar e foi gerado os Vob's. Levei esses Vob's pro Shirink e reautorei salvendo somente as caras dos 2 menus. Passei no MainConcept, convertendo os Vob's para Mpeg. Peguei o Mpeg e levei para o Adobe Premiere,editando e colocando as transições.

Fiz o processo já mencionado;

coloquei este filminho(transição) de 5segundos entre o menu 1 e 2.

Mandei o Architect preparar novamente e obtive o resultado do menu com transição.

Obs;

Fazer isso num filme de 1:00h é inviável, porque o Architect vai renderizar os menus e o filme também.

Tudo isso só para usar os menu para editar.

Será que tem outra Forma?

Se você tiver uma ideia eu gostaria de obter.

Obrigado Abraços.

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wilson954

Nesse processo que você fez, creio que o uso do MainConcept para converter de VOB para MPEG foi desnecessário. Não sei se o Adobe aceita VOBs, mas ou você poderia ter usado o VOB diretamente ou tê-lo demuxado é importado as trilhas de vídeo (*.m2v ou *.mpv, + prováveis) e de áudio.

Esse processo todo me pareceu bastante trabalhoso de se fazer. Pelo que ví, é mais simples fazer isso com o DVD-lab pois, como lhe disse, ele exporta os menus no formato AVI (comprimido ou não, vai da sua escolha). Daí é só editar no Premier.

Uma sugestão pra você para que seus projetos sejam viáveis é, neste primeiro menu (vou chamá-lo de dummy), o que você só vai usar pra editar, você usar um vídeo pequeno e, somente no projeto definitivo você usar o filme completo com mais de 1h.

Achei meio estranho isso que você falou sobre "renderizar" o filme. você quis dizer que o Arquitec "encoda" o vídeo, ou simplesmente une as trilhas de áudio/vídeo/legenda como o DVD-lab PRO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wilson,

pelo que percebi, esse parte em que fica a tela branca deve ser justamente o ponto de transição. então você percebe que para fazer uma transição, fica mais fácil se você tiver um momento estático no menu.

Quando você dá um preview no seu projeto pelo DVDA, note que lá em cima vai ter a opção de "Copy to Clipboard". você pode pegar o ponto que você quiser do Menu, copiá-lo e editá-lo no Photoshop (aliás, o DVDA importa os arquivos do Photoshop, então dá pra fazer botoues personalizados com fundo trnasparente, etc) ou usar essa foto capturada no Vegas ou Premiere.

Então você montaria os 2 Menus no DVDA, Pegava o ponto exato da transição no final do 1º menu, salvava como um arquivo de foto, aí pegava o começo do 2º menu, salvava a foto também e ai era só trabalhar os efeitos como quiser.

Uma segunda dica é que no DVDA dá pra escolher quando os botoues vão aparecer. É só posicionar na "Timeline" o ponto onde você quer e mover aquela barrinha verde de "Loop Point" que está bem no começo da "Timeline" ou usando o botâo "Set Loop Point". Então a dica é a seguinte: o video de transicão fica sendo o fundo do segundo menu. então no ponto certo você faz aparecer os botões.

Se ficou meio confuso eu explico melhor, mas acho que já deu pra dar uma ideia do que dá pra fazer.

Diga se essa dica ajuda no seu projeto.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

trotfoxbr,

comecei a ficar entusiasmado - Com essa dica estou vendo uma luz no fim do túnel!!!

Como para mim é novidade, ficou um pouco embaralhado... Mas, vou destrinchar e posto aqui o resultado.

Curiosidade;

você já fez transições desta forma ou está somente passando o processo lógico de fazer?

Obrigado

Abraços.

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wilson,

agora você abre o Photoshop, arquivo novo, e no tamanho você coloca area de transferencia. ele vai abrir uma area em branco. ai você dá um colar nessa area. (como eu estou no serviço não tenho como ver se são estes nomes mesmo, mas acho que é isso. na duvida quando chegar em casa confirmo e mando a resposta).

experimente fazer isso e mande a resposta.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wilson,

normalmente não dá nenhum aviso mesmo. você põe no preview, pausa na parte em que quer, aperta "copy to clipboard", vai no photoshop, arquivo, novo, tamanho area de transferencia, quando abrir a janela em branco voce clica lá em cima em editar e colar. teoricamente é isso.

Tente de novo. em ultimo caso até no "paint brush" deve colar.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

trotfoxbr,

Espetaculaaaaaaaarrrrrrrr....!!!!! Fiquei muito satisfeito. Você não pode sumir do Forum não colega, se não nós ficamos perdidos. Há mais de 3 meses eu venho tentando obter uma informação deste tipo.

Você entendeu de imediato!!! Era isso que eu precisava, os frames dos menus(final de um e início do outro). Agora vou salvar (tomara que dê certo) e jogar no Adobe Premiere para editar.

No Fotoshop é o seguinte;

Editar-->colar. Claro que você sabe disso, mas como não está frente à sua máquina, teve dúvidas. O bom é que você estava certo.

Obrigado.

Abraços

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wilson,

que bom que conseguiu, camarada. Não tinha visto uma pergunta anterior: já fiz um menu assim. só que usei o "Vegas". Fiz um menu que teria 2 videos animado nele, só que teria uma animação até chega nesse menu. o que eu fiz: montei o menu como queria que ele ficasse na hora de selecionar os videos; aí capturei a imagem e salvei no photoshop; fui no Vegas e já tinha um videozinho que eu ia fazer uma fusão; fiz uma transição legal com a imagem , salvei como video, voltei no DVDA e substitui o fundo do menu por esse video, e pus o "Loop Point" na posição certa, para os botões aparecerem no momento certo no fim da transição.

Tomara que tenha conseguido te ajudar, amigão. Qualquer dúvida já sabe: não deixe de perguntar.

um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trotfoxbr,

o processo deu certo, só que o filme de transição ficou mal definido, dá uma diferença entre os menus.

Fiz uma experiência, visualizando o frame(foto) dos menus no Workspace do DVDA, e eles estão nítidos. No monitor do Adobe também estão. Percebi que perdem resolução depois de renderizar o efeito de transição.

Você tem alguma dica para melhorar isso?

Pergunta 2;

Gostaria que a transição ficasse mais rápida, mas o DVDA só aceita no Timeline no mínimo 5sgs de filme.

Se insitir com filme menor, tipo 2sgs, a agulha continua correndo e gera "tela preta".

Na edição você deve saber como funciona;- Filme grande-->transição lenta. --- Filme pequeno-->transição rápida.

Será que tem um jeito de configurar no DVDA o tempo na timeline, para entrar um filme menor?

Obrigado por estas respostas rápidas. Você está me ajudando muito.

Abraços.

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wilson,

1- o que pode estar acontecendo é você estar renderizando numa qualidade baixa. dê uma conferida nisso, eu não lembro direito onde se acerta isso no adobe, mas segundo um amigo meu aqui, você acerta isso no formato de saida. preciso que alguem que manje mais de Premiere dê uma força...

2- quando você clica no menu que você está montando, do lado direito aparece o " menu page properties". deixe em "general"->"menu length"->"specify" e em baixo mude o "length" para quanto você precisa. se foi isso que eu entendi, vai funcionar.

Tente e me diga.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wilson,

1- o que pode estar acontecendo é você estar renderizando numa qualidade baixa.

trotfoxbr,

possivelmente, esta parte eu nunca configurei, considerando que em minhas edições eu só trabalho com imagens, e não com gráficos e textos como estamos fazendo agora. Confesso que não sei onde mexer, se você descobrir me passe por favor. Tenho receio de mexer no lugar errado e piorar as coisas.

2- quando você clica no menu que você está montando, do lado direito aparece o " menu page properties". deixe em "general"->"menu length"->"specify"

Realmente funciona, diminui ou aumenta o tamanho do menu...

Na parte em que eu me referi, essas opções nem aparecem.

Seria o seguinte;

Clicko duas vezes na transição no "Project Overview" e ela aparece na Timeline para fazer "end Action". (direciona-la para menu 2). Aí é que vejo o problema! A transição tem 2sgs e a Timeline tem 5sgs, parece padrão, então o restante,- 3sgs de Timeline -, gera tela preta.

Resolvi o problema, arrastando a transição para o "Project Overview" e depois para o "Workspace" (menu 1). Deletei o texto seleção de cenas e coloquei o filme da transição no lugar, deletei a imagem e deixei só o texto... Renomeei para seleção de cenas novamente, fiz o "action" e "end action".

Fui no Preview e verifiquei que estava certo. Fiz essa parte toda com tentativas, e percebo que os recursos estão na frente da gente, o segredo é saber usa-los, mas pode ter certeza, é difícil!... Sem ajuda é impossível. Uns a gente da sorte, outros a gente só resolve com socorro. por isso agradeço muito o seu socorro!

Obs;

Precisei primeiro clicar 2x na transição para aparecer na Timeline e usar o "Out Point" para isolar a parte vazia do Timeline(3sgs). Antão a transição vai até esta parte do "Out Point" e pula pro menu 2.

Abs

Ficarei aguardando a dica de configuração da renderização

Obrigado abraços

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante a discussão de vocês...

Me apresentaram várias idéias novas que posso utilizar no DVD-lab PRO. Vejo que o Arquitect é um programa bem completo assim como o lab. A ideia de colocar a transição no timeline é ótima, apesar de que descobri uma outra forma de se fazer isso de um modo que a transição fica separada dos menus (simplesmente coloco o vídeo como fundo em um menu sem links).

Só estou achando estranho esse limite de 5sgs. O DVDA tem esse limite para os vídeos dos menus?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

trotfoxbr,

é um tutorial sem dúvida muito proveito, mas não cita ajuda referente ao meu caso, que seria uma orientação específica para essa parte da resolução obtida na transição. Deve ter uma opção aqui no Premiere, vou continuar procurando.

Qual programa de edição você usa?

Abraço.

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante a discussão de vocês...

Me apresentaram várias idéias novas que posso utilizar no DVD-lab PRO. Vejo que o Arquitect é um programa bem completo assim como o lab. A ideia de colocar a transição no timeline é ótima, apesar de que descobri uma outra forma de se fazer isso de um modo que a transição fica separada dos menus (simplesmente coloco o vídeo como fundo em um menu sem links).

Só estou achando estranho esse limite de 5sgs. O DVDA tem esse limite para os vídeos dos menus?

Olá paulohvs,

É muito interessante as discussões, porque acabam nos levando a um outro ponto de aproveitamento.

Muitas discussões também me levaram a criar o inesperado, como uma luz auxiliar!

Pode sim, colocar a transição na Timeline, o tamanho que você quiser, mas, de 5sgs prá cima, parece ser um padrão do Architect. Não consegui mudar isso até hoje. Apesar de ser novato. Isso é especificamente para a transição, porque a agulha corre, lendo toda a timeline, se você coloca um filme(transição) de 2sgs por exemplo, não tem como fazer loop, aí os 3sgs restantes gera uma tela preta antes de chegar no menu indicado. Para o filme inteiro ou clip's você coloca o tamanho que quiser. Conclusão; levar filme(transição) para timeline, tem que ter no mínimo 5sgs. E depois é só fazer as indicações "action" e "end action" - Menu 1-->action-->transição-->end action-->menu 2.

Esta é uma forma.

Outra forma; Fazer como você faz, sem levar o filme(transição) para a timeline. E sem fazer menu sem link, em outras palavras;;; não precisa fazer menu. Depende para onde e como voce arrasta o filme no Architect. Para entender seria necessário você estar diante do programa.

Experimentei o seu DVD Lab Pro, de imediato descobri que não é minha praia. Ele é muito raiz. Eu me senti lidando com "DOS". Isso é uma opinião pessoal, posso ser menos inteligente que você.

Se não experimentou o Architect, experimente. Acho que você vai trocar! Ele também te permite criar. Vale a pena.

Abraço.

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Wilson,

eu usei o "Vegas 5" na época, que era o pacote que vinha com o DVD Architect 2, que foi com o qual eu comecei a autorar, depois veio o DVDA 3 e aí pude fazer tudo o que queria na época.

Quando me referi ao tutorial do Premiere, quis dizer para experimentar aquele padrão de exportaçãoo DV-NTSC para ver se continua com a qualidade baixa.

Daquele jeito que eu te disse você não conseguiu dar looping? pelo que eu tinha tentado em casa, o tempo minimo que eu consegui foi de 0.5 segundos (meio segundo).

A ideia do paulohvs de usar um menu só para fazer a transição também é interessante, mas acaba ocorrendo um probleminha: normalmente dá um pulinho quando acaba o video e vai entrar o menu. este era o problema que eu tinha com o DVDA 2: não tinha como escolher a hora que ia entrar os botões. já com o DVDA3 eu pude fazer essas transições ficarem limpas, já que o mesmo video da transição é o fundo do menu também.

Vou dar o exemplo que você deu para ilustrar:

1- no final do 1º menu, quando você aperta o botão para ele seguir para o próximo, você copia essa imagem do menu;

2- você cria o 2º menu e pega a primeira imagem dele, quando aparece os botões e salva tambem;

3- agora você vai no premiere e pega a a foto do 1º menu, faz com que ela vire um dos papeis que o palhaço joga para o ar., e quando os papeis caem a foto do 2º menu vai estar de fundo dos papeis caindo, até a tela ficar limpa sem papel caindo;

4- você pega essa cena estática e estica ela um pouco mais, só para dar um tempo (ou se quiser pode até fazer algo animado rodando em looping no fundo, o limite é sua imaginação);

5- de volta ao DVDA3, você usa esse video que você criou e troca no lugar do fundo do 2º menu,

6- no ponto do video que aparece a imagem estática, você acerta o "loop point" para que apareça os botões.

Pronto! você tem uma transição limpa, sem aquele soquinho que dá quando se usa menu1-->video de transição-->video de transição-->menu2, pois desse jeito que ensinei o proprio video de transição já é o fundo do menu2. e quando acabar o tempo desse video de fundo do menu, se você escolher para ele dar looping ele vai cair no "loop point", ou seja, quando aparecem os botões, sem necessidade de se ver o video de transição inteiro de novo; e se der "hold" ele vai ficar esperando você apertar um botão para ir para o outro menu ou para o filme.

espero que tenha deixado mais claro minha ideia, para resolver o seu problema de transição, Wilson, e para poder dar mais uma visão geral de como tornar a autoração cada vez mais profissional.

qualquer dúvida é só perguntar.

abs a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

trotfoxbr,

fiquei meio confuso com essa última explicação. Já fiz a montagem do jeito que você ensinou antes e fiquei invoca justamente com esse "soquinho". Mas entendi +ou-, vou fazer novamente, porque é só fazendo que o processo entra na cabeça da gente. Sua explicação está bem feita, eu que estou vacilando. Vou imprimir, ler e rêler. Depois posto o resultado.

O loop para diminuir o menu sim... Mas, para o video de transição não. A timeline fica sempre em 5sgs sem condição de mudar.

Eu me refiro a clicar 2x no video de transição. Ele vai para timeline, experimente! É aí que eu acho o problema. Se o video transição for menor que 5sgs, aparece um espaço em branco na timeline. Se você não entendeu pode perguntar.

Abraço.

Wilson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá paulohvs,

eu cheguei a usar o DVD Maestro, mas achei ruim ter que fazer o menu em outro programa e exportar para ele; então comecei a usar o DVDA 2 na época, e quando apareceu o DVDA 3 eu me identifiquei de vez com ele.

para não dizer que " dessa agua não beberei"; eu estava com um filme em Divx e não conseguia achar um programa de passasse esse video com qualidade boa para "m2v"; só em "mov" (acho que é isso , não me lembro mais, mas é um formato que o DVD-Lab lê); então eu usei o DVD-Lab. Não digo que é um programa ruim, pelo contrário, fiz menus animados, efeitos nos nomes dos menus; etc. mas concordo com o wilson: ele é mais complicado de se usar que o DVDA 3. tanto que tenho 2 duvidas:

1- alguem conhece um programa bom para converter Dvix para m2v ?(fora o DVD-lab ,que faz isso ;) ...)

2- como faço no DVD-lab para que quando eu apertasse um botão na tela, ele já se posicionar em outro na mesma tela? Exemplo:

menu de audio e legenda

audio _____________ legenda

portugues _________ portugues

inglês ____________ inglês

__________________ sem legenda

quando eu escolhesse "audio em inglês", ele já pulasse para "legenda em portugues".

Abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!