Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sempron BX 3000+ e K8N


lamon

Posts recomendados

Eu li e agradeço todas suas mensagens, não vou citar (Quote) todas, porque iria apenas "encher" o tópico. Quando meu PC estava a 2.8GHz, as memos em 255MHz e 2.8V, e o VCore do processador em default, deixei o Prime 95 rodando de madrugada, deu um erro com 1H e 38min (aparecia ram failure).

Como era primeira vez que eu tinha visto esse erro, para tirar a dúvida, coloquei tudo em default (2.2GHz) e deixei o Prime rodar mais uma noite, conferi de manhã e nada de erros.

Então fui testar até onde iria o HTT, com as memórias indo junto. Baixei para 9x o multiplicador e deixei posar primando a 255MHz. Nada de erros. Ai, peguei o clockgen e fui aumentando as memórias (mult a 8x) só pra ver até onde ia, quando eu aplicava por volta dos 270MHz o PC reiniciava. Aumentei as memórias para 3.0V e deu a mesma coisa, dai hoje to deixando primar a 260 pra ver....

Mas como todo mundo me fala que essas memórias (TCCD) passam de 300, to achando q que é a placa-mãe que fez reiniciar em 270 e não as memórias. Que vocês acham?

Dai agora eu estava pensando em ir aumentando as memórias devagar e primando com multiplicador baixo pra ver até onde consigo. Depois de concluída essa parte, ver até onde chego com o processador.

(já to ficando com raiva dessa placa)

Ah, não achei no Setup dessa placa a opção de divisor para as memórias, assim, elas sempre tão no over.

E, se for a placa que me limite mesmo, será que vale a pena pegar uma DFI para ir mais longe?

PS: em todos esses testes e tal, meu processador ainda não passou de 47 graus e o cooler ta na rotação mínima porque eu ainda não comprei um fan controller.

Júnior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IKY porque você não fez o teste com o sempron do seu amigo na sua placa??? Queria pegar outro sempron para poder testar na minha.

Veja se você consegue fazer um teste com outro sempro, já que você tem mais facilidade que eu de pegar outro.

Vou colocar um dissipador no meu também, pois estou pensando em deixar com 1.62v e isso vai precisar uma refrigeração extra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estava esquecendo!!!

IKY se tiver condições me posta a foto de como ficou os dissipadores nos mosfets, pois aqui estou achando dificuldade porque são muito afastador e numa posição ruim. No caso da K8N são 6 mosfets não é isso?

Os dissipadores que tenho vão ter que ser muito cortados para caber entre os capacitores.

(obs) Por mais que se peça a turma não respeita os tópicos sobre determinada placa,,,assuntos relacionados ao sempron se enquadra em qualquer tópico, mas configuração de outras placas e ajustes deveriam ser postados em topicos especificos para que tem equipamento semelhante,,,fora que deixa as coisas mais organizadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, a que latências estavam as memórias? Se elas estavam muito baixas, não iriam mesmo.

E outra, você baixou o HyperTransport de 4x pra 3x (base 800 pra 600)? Pois se não fez, é muito provável que seja isso!

Pois é isso ta me deixando meio confuso, pois as latências estavam bem "relaxadas" (2.5-3-3-6-2t) e o HyperTransporte a 3X.

ontem a noite, baixei bem o mult e fui testando a memória, acima de 260, tipo 261, da erro no prime em menos de 5 min. Já em 260 deixei posar duas noites já e nada de erro.

Agora de manhã, to deixando o Prime rodando e ta assim: 11x250=2755.63

Ao meio dia eu vou conferir.... se não der erros, vou aumentando bem devagar e testando sempre, se der erro antes dos 260, acho que dai vai ser a hora de aumentar um pouco o VCore.

Mas eu ainda fico pensando que poderia ir mais longe.....

Júnior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Resident, comprei estes dissipadores de calor em uma eletrônica perto da minha casa(Nem acrexditei que ia achar eles lá).Existem uns modelos bem pequenos que se acha aqui em lojas como a Feira dos Importados aqui em Brasilia.

Sobre as fotos assim que eu puder posto elas pra voce ver como ficou.Mas foi como você mesmo falou: dependendo do tamanho dos dissipadores você terá que corta-los.Mas se você comprar os de vga que sao pequenos creio que de certo.

Sobre o Sempron, testei com o MEU na placa ABIT NF8-V2 do amigo que te falei.E sabe o que aconteceu? 2700mhz com 1.62 de vcore na boa e primado.A placa como te falei tem muitos ajustes e nela fica bemmmmmmmm mais fácil trocar o cooler do chipset já que a placa de video, mesmo uma com PCB grande como a minha não encosta no chipset.Se eu não pegar uma ASUS A8V mais um athlon 64 939 vou pegar uma abit dessas.Realmente muito boa a placa.Pra você ver como a ABIT capricha ate nas placas mais simples dela, os jumpers da placa toda tem uma especie de puxador maior que facilita e muito na hora de você pegar neles.

Fora que as tensões nela parecem ficar bem mais estáveis que na K8N.Fiquei um bom tempo observando elas e não vi uma grande variação com vejo na K8N que e uma boa placa mas tem um potencial de over limitado por certos cuidados que a ASUS não teve como colocar capacitores melhores que esquentam menos a exemplo da ABIT que testei que usa capacitores japoneses e dissipam melhor o calor que eles produzem e não colocando dissipadores nos mosfets da placa.Verificando em sites gringos que falam de nossa K8N quase todos falam a mesma coisa que eu já tinha percebido em relação a nossa placa.Ela e boa mas poderia ser melhor.

Então estou pensando seriamente em trocar somente a placa-mãe.ainda mais depois de uma materia que li no forumpcs sobre a vida util do soquete 754 que levara ao menos 1 anos e meio pra morrer de vez.E como se temn placas boas pra este soquete e baratas como esta ABIT que te falei to pensando seriamente em ter uma.Soquete AM2 ainda e caro demais.O Conroe e um monstro no desempenho mas caro demais tambem.E um Sempron 3000+ em over numa boa placa-mãe com uma quantidade de memoria boa(1giga ou mais)ainda rende um bocado.

E por favor amigos do clube: Postem aqui duvidas sobre a K8N.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é isso ta me deixando meio confuso, pois as latências estavam bem "relaxadas" (2.5-3-3-6-2t) e o HyperTransporte a 3X.

ontem a noite, baixei bem o mult e fui testando a memória, acima de 260, tipo 261, da erro no prime em menos de 5 min. Já em 260 deixei posar duas noites já e nada de erro.

Agora de manhã, to deixando o Prime rodando e ta assim: 11x250=2755.63

Ao meio dia eu vou conferir.... se não der erros, vou aumentando bem devagar e testando sempre, se der erro antes dos 260, acho que dai vai ser a hora de aumentar um pouco o VCore.

Mas eu ainda fico pensando que poderia ir mais longe.....

Júnior

Elas passam de 300mhz sim, no teu caso o quefalta é tensão, você vai precisar de uns 3,6v nas memos pra chegar a uns 300mhz.

Pelo jeito você começou a sentir as limitaçoes da placa-mãe também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IkY estava pensando em colocar os dissipadores como você fez, mas acho que isso não vai influir no desemepenho em over não. Mas se você tem facilidade de pegar outra placa vai em frente e depois me fala o resultando! mas achei alto ainda assim colocar 2700mhz com 1.62mhz. Hoje fiz uns testes com o clockgem e coloquei a placa a 2740mhz com os 1.62v rodou o super Pi em 34s mas não rodou o redertestes.

Queria ver mesmo era outro processador nessa minha placa,,ai se ficasse tudo na mesma eu ia tirar todas as duvidas.

Topico da Asus K8N!!!

Abram novo topico sobre A8N...Se é que não existe já.

Em qualquer outro forum os moderadores já teriam tomado providências. :naonao:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuei a testar o sempron 3000 do meu amigo na ABIT.Olha..que diferença faz você ter uma placa boa.....agora estou testando aqueles 2700mhz só que com menos vcore.Comecei com 1.62 mas estou baixando para 1.60 etestando.Se não der erro baixarei o vcore mais um pouco até chegar no limite de vcore minimo estavel para essa velocidade.

Veremos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iky com toda a certeza uma placa com mais ajustes faz diferênça :D .

Mas a grande vantagem da K8N é o fato dela ser muito segura em fazer a brincadeira, pois tenho ela a mais de 1 ano e meio e nunca tive que re-fazer a instalação do windows por um erro no overclock...e olha que eu já fiz muita doidera que a placa ao ligar ficava piscando e mandando aguardar :tantan:

Um amigo com uma Epox uma dia desses teve que ré-instalar o win por corromper em uma tentativa de over errada,,,isso eu nunca fiz e meu xp esta perfeitinho como se tivesse feito a instalação ontem mesmo.

De vez em quando penso em trocar, mas ai olho a performace de outras plataformas 939 e vejo que elas so tem um bom resultando quando se coloca um opteron para trabalhar em um bom over, pois na média em SuperPI um 939 a 2600mhz faz em 36seg e eu faço em 38seg com o mesmo clock. Já no Reder teste vejo muito sempron no meio dos 939 e só vejo mesmo os melhores com opteron a mais de 3ghz....mesmo assim eu deixo muito 939 para trás a 2660mhz fazendo 3,58seg empatadisso com um 939 no mesmo clock.

Dessa forma eu penso em migrar pelo fato de mais para frente poder pegar barato um processador X2 que hoje já vejo o 3200 X2 a R$550 reais. Mas ai lembro que com conroe a venda no mercado o desempenho desses vai ser mediocre também.

Dai vem a pergunta,,,mas conroe custa muito caro! mas lembro que a menos de 6 mesmo um X2 custava R$900 ou 1000. Essa coisas caem de preço muitissimo rápido,,,assim vai meu dilema :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje voltei a dar uma brincada com a K8N mas infelizmente esse cooler não vale muito a pena :naonao: . Mesmo assim quero ver mais K8N nos Ranks do Clube do Hardware porque mesmo que muita gente fale mal dele,,as coisas não são bem assim....ela tira onda com muita placa boa.

Agora eu sou o segundo lugar com uma K8N,,perdendo muito feio para o Reto que tem um sempron ninja dos ninjas e faz a 3,46seg :devil: . Olha que eu vou melhorar essa refrigeração aqui, pois o cooler não é essa maravilhas todas,,,na próxima com 2750mhz e um cooler melhor eu quero tirar mais alguns do caminho :D

post-6075-13884919916923_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chip se você tem acesso a tudo que tem de bom,,não acho meio estranho montar um sempron 754???

Vai de AM2 mesmo com boas memórias DDR2 e uma placa mãe que de boas opções de ajustes para poder fritar a criança um pouco...

Mas para que montar outra maquina se você tem um opteron ai na garagem só levando poeira,rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resident, o Opteron dessa vez vai de vez, foi vendido para meu primo ai e nesta sexta estarei enviando ele, o kit todo.

E justamente por isso pela venda do Opteron, eu estava pensando em pegar um Sempron, só para brincar e ainda sobra uma grana.

Além do que preciso ter um kit reserva, com esses papos de over, quando meu Cerdarmill faleceu, quem me salvou para entrar na net, foi o Opteron.

Mas vou pensar aqui e ver o que faço.

Provavelmente será um AM2 por que já tenho as DDR2.

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba Resident...este seu novo over....ta cabuloso hein?!! o que você fez desta vez?Quanto de vcore??este cooler que você usa(Vcom certo?) tem base de cobre??Pois ele parece ser muito bom.Um dia desses tive a chance de ver um sempron 3400 e uma k8n e já vou adiantando...o bichinho e bruto no over..e usando a k8n...ou seja ela e como você falou...aguenta porrada....rsrsrs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, tô com uma duvida danada com a K8n. Comprei um pente de 1 gb da Samsung K4h510438E-GCCC PC3200 e o danada não tá querendo funcionar na placa. Já tentei de tudo e nada. Alguem aí tem alguma dica prá fazer o dito cujo funcionar?

Tô rodando com uma de 512 da Kingston e tá funfando na boa...já tentei deixar ela sozinha, colocar junto com a Kingston, tentei todas as sequencias de slots e, nada...testei em uma placa de um cliente e, tá funcionando belezinha....fiz ate um mem86 na danada e, ela passou...só na abençoada da K8n q não quer funcionar....

Vi que tem varios camarada sofredores da K8n...alguem aí tem uma dica pra q eu consigo este milagre?

Salve Linux...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Paulo talvez seja algum tipo de incompatibilidade de sua placa com esta memoria.Mas esta serie aí eu desconheço GCCC nunca tinha ouvido falar.Talvez fosse bom você verificar e ver se ela é samsung mesmo.Pois já tive uma K8N e usei varias marcas de memorias e nunca tive problemas com elas.Até as genericas mais genericas funcionaram bem nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ptz...obrigado aí amigos....realmente é da Samsung mesmo e, andei vendo uns tutoriais descrevendo que este pente com o Chipset da Samsung K4h510438E-GCCC ele é imcompativel com a marioria dos modelos de placa-mãe, inclusive este da K8N.

Tentei com a placa A8N-E e ficou apitando e, na K8N nem inicializa. Realmente é um chipset da Samsung que não vai virar....

Vou trocar com o meu "fornecedor de fronteira" e gostaria de saber com os amigos qual chipset da Samsung tá tendo a melhor latência nos over´s e tendo melhor resistência?

valeu...abrç a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!