Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sempron BX 3000+ e K8N


lamon

Posts recomendados

se seu incompatibilidade não há nada que se possa fazer.

essas memorias samsung GCCC pelo que já li sao bem similares as TCCC mas utilizam encapsulamento BGA dos chips de memoria. Minhas memos genéricas (Advanced Modules) são BGA e não apresentam nenhuma incompatibilidade. Você deu azar mesmo tenta trocar as memos mesmo e tomara que pegue bons modulos na troca.

Um abraço.

Galera, tô com uma duvida danada com a K8n. Comprei um pente de 1 gb da Samsung K4h510438E-GCCC PC3200 e o danada não tá querendo funcionar na placa. Já tentei de tudo e nada. Alguem aí tem alguma dica prá fazer o dito cujo funcionar?

Tô rodando com uma de 512 da Kingston e tá funfando na boa...já tentei deixar ela sozinha, colocar junto com a Kingston, tentei todas as sequencias de slots e, nada...testei em uma placa de um cliente e, tá funcionando belezinha....fiz ate um mem86 na danada e, ela passou...só na abençoada da K8n q não quer funcionar....

Vi que tem varios camarada sofredores da K8n...alguem aí tem uma dica pra q eu consigo este milagre?

Salve Linux...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda tô com um problema com essa placa mãe: utilizo 2 pentes de memória:

- um SAMSUNG 512Mb DDR400 double rank, 16 chips (432, K4H560838E - TCCC, 80LG48EE)

- genérico, 256Mb DDR400 single rank, 8 chips, chips VssBurst (8M84DP-400, 2,5Cas tw0336)

Pelo manual da placa mãe, e pelo da AMD, devia funcionar direitinho, mas, usando esses 2 módulos juntos só rodam a 333mhz, e, separados, rodam normalmente a 400mhz. E não adianta tentar mudar posições nos slots, já tentei todas.

O que fazer pra elas rodarem em stock normalmente?

Estou utilizando fsb 245 no dia-a-dia só para as memórias rodarem a 400mhz. O pior é que em programas que exigem pouca quantidade de memória o desempenho fica prejudicado quando em stock, sendo vantagem tirar o pente de 256.

A bios que eu uso é a 1011 (deve ser a última, se não lançaram outra ainda).

Alguma solução ou sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo voce sabe se seu Sempron é core palermo, stepping E6?

Ainda tô com um problema com essa placa mãe: utilizo 2 pentes de memória:

- um SAMSUNG 512Mb DDR400 double rank, 16 chips (432, K4H560838E - TCCC, 80LG48EE)

- genérico, 256Mb DDR400 single rank, 8 chips, chips VssBurst (8M84DP-400, 2,5Cas tw0336)

Pelo manual da placa mãe, e pelo da AMD, devia funcionar direitinho, mas, usando esses 2 módulos juntos só rodam a 333mhz, e, separados, rodam normalmente a 400mhz. E não adianta tentar mudar posições nos slots, já tentei todas.

O que fazer pra elas rodarem em stock normalmente?

Estou utilizando fsb 245 no dia-a-dia só para as memórias rodarem a 400mhz. O pior é que em programas que exigem pouca quantidade de memória o desempenho fica prejudicado quando em stock, sendo vantagem tirar o pente de 256.

A bios que eu uso é a 1011 (deve ser a última, se não lançaram outra ainda).

Alguma solução ou sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2556mhz..primado?Pois colocar isso é fácil.Dá até mais só que sem testar a estabilidade dele fica meio difícil crer que você conseguirá manter ele assim por muito tempo.Quanto de vcore você tá usando?Posta pra nóis...

Usei vcore default, e não primei, e uso só quando vou jogar ou fazer simulações e renderizações em cad (solidworks) e ele não trava, mas se aumentar + 1mhz no fsb (2565mhz) ele começa dar erro em algumas aplicações. Provavelmente não passe pelo prime assim sem mexer no vcore, ou nem mexendo.

No dia-a-dia uso 2205mhz pras memórias rodarem a 400. Tô com esse problema ainda, que com 2 pentes elas só estão funcionando com um divisor abaixo (333mhz).

Se alguém tiver uma solução pra esse problema das memórias, ou alguma ideia, estou no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

povo e pova, saudações!!! =)

pois é, depois de umas semanas finalmente estou com minha fonte em mãos, afinal mudar de uma fonte 270 para uma 420w reais é algo bem legal.

pois é, meu clock ta assim.

process - em 2250mhz @ 9x

memos - 512 x 2 @ 409mhz

ht em 750 @ 3x

e voltagens em stock.

queria saber qual a temperatura de vocês, independente do clock, pois estou meio receioso quanto a minha temp.

está em 37 a 38, stock e 44a 46 em full.

estou usando o cooler da amd mesmo e pasta akasa a base de prata.

minha temp está alta mesmo, ou estou preocupado sem muita precisão??? Vi um cooler da evercool, o sharks, algueám aí sabe se presta, se compensa comprar mesmo.

abraço pra todo mundoe boa sorte para todos também.

ah esses 2250 foram primados por quase 23horas sem nenhum erro. valeu

posso ficar com um clock desse no dia a dia??? visto que uso programas gráfico que exigem um bom processamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda tô com um problema com essa placa mãe: utilizo 2 pentes de memória:

- um SAMSUNG 512Mb DDR400 double rank, 16 chips (432, K4H560838E - TCCC, 80LG48EE)

- genérico, 256Mb DDR400 single rank, 8 chips, chips VssBurst (8M84DP-400, 2,5Cas tw0336)

Pelo manual da placa mãe, e pelo da AMD, devia funcionar direitinho, mas, usando esses 2 módulos juntos só rodam a 333mhz, e, separados, rodam normalmente a 400mhz. E não adianta tentar mudar posições nos slots, já tentei todas.

O que fazer pra elas rodarem em stock normalmente?

Estou utilizando fsb 245 no dia-a-dia só para as memórias rodarem a 400mhz. O pior é que em programas que exigem pouca quantidade de memória o desempenho fica prejudicado quando em stock, sendo vantagem tirar o pente de 256.

A bios que eu uso é a 1011 (deve ser a última, se não lançaram outra ainda).

Alguma solução ou sugestão?

não é muito uma questão de bios

mesmo os palermos já tendo a controladora de memória melhorada, ela ainda é bem enjoada... tenho uma samsung aqui que pondo sozinha vai que vai... mas com qualquer outra memória a placa seta pra 100mhz (DDR200 ¬¬) e testei num p4 com chipset 865P e foi de boa... até fez dual channel com uma kingston lá...

o ideal pra soquete 754 é usar somente memórias de 8 chips (single rank), senão ficam muitos bancos de memória (acho que se passar de 2 ele já chia) e começa a dar essas limitações absurdas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou testando um over em sempron 3100+ e fiquei impressionado com a "indiferença" do processador em relação ao aumento da freqüência ..... antes do over estava rodando a 1.8 agora esta em 2.0 e temperatura esta na mesma, 40 graus de pico e media de 38graus, isto com um cooler normal,, quero ir um pouco mais longe,,,

Onde sera que ele pode chegar????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe...meu chipset agora está em média de 32 a 34 graus =P

tenho uma pequena dúvida, no cd da k8n vem um driver -> Athlon 64 processor driver

só hoje fui perceber q no pc do meu irmão não está instalado esse driver, a config dele é quase igual a minha, mudando apenas o hd, q é ata e a placa de vídeo, q é uma fx5200.

minha pergunta é meio besta, se tem alguma diferença usar ou não esse driver, porque tanto o meu q está instalado, quanto o dele funcionam beleza. Qual é a função real, e principal deste drive?

lembrando q os 2 pcs rodam windows xp sp2 32bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí caros colegas sofredores da K8n......como postado anteriormente, havia adquirido um pente de 1 gb da Samsung, chipset K4h510438E-GCCC, que por sinal nem dava sinal de vida na K8N.

Para resolver o meu problema, pedi para o meu fornecedor me trazer duas de 512 da linha TCCC para fazer um dual channel. O cara na boa trouxe, mas quando fui testar, observei que uma veio com chipset K4H511638B-TCCC e o outro K4H511638F-TCCC, algo aparentemente insignificante, mas q no final das contas esta fzdo os pentes rodarem juntos a 333 mhz. Separados, cada um funciona a 400 mhz, mas juntos, só a 333 mhz e não estão operando em Dual......ai esta o meu novo problema.

Fiz um teste com uma Kingston q tenho de 256 e, observei q, com a 638B-TCCC ela tá rodando a 400 mhz, mas com a 638F-TCCC não ( fica a 333 como com as duas de 512).

Alguns dos ilustrissimos camaradas será que poderiam me ajudar nessa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, até onde eu sei a k8n não faz dual channel mesmo, até porque o sokete 754 não aceita (me corrijam se estiver errado. mas é quase certeza, 95%), atualiza a bios para a versão 1010. No meu caso q era parecido acontecia isso também, só q pior, o pc nem ligava com 2 pentes de 512, na tela de logo do win já reiniciava a máquina. atualizei a bios e, coloquei os pentes nos slots 1 e 2(como sempre fiz, mas não ligava) e liguei a máquina, fechei os olhos e rezei enquanto a máquina ligava... :tantan: huehuehue :tantan: ... e voilá, está funcionando perfeito, tenho 2 pentes kingston de 512, single side rodando a 400mhz. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A boa e velha k8n...bem ela não faz dual channel.Na verdade a plataforma 754 não faz.Este recurso só veio aparecer no soquete 939.

Sobre dois modulos de ddr 400 rodarem a 333 na k8n é normal.E uma pequena falha no nforce3 que não permite duas ddr 400 funcionem juntos.Somente em ddr 333.Mas elas estando setadas para ddr 333 você tem uma margem boa pra over.Coloque o HTT em 250 que ao reiniciar alem de seu processador ter feito um over de 25% as memorias estarao rodando a exatos 400mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A boa e velha k8n...bem ela não faz dual channel.Na verdade a plataforma 754 não faz.Este recurso só veio aparecer no soquete 939.

Sobre dois modulos de ddr 400 rodarem a 333 na k8n é normal.E uma pequena falha no nforce3 que não permite duas ddr 400 funcionem juntos.Somente em ddr 333.Mas elas estando setadas para ddr 333 você tem uma margem boa pra over.Coloque o HTT em 250 que ao reiniciar alem de seu processador ter feito um over de 25% as memorias estarao rodando a exatos 400mhz.

O problema não é bem esse, o negócio do controle das memórias quem define é o processador (não me apedregem se eu estiver errado :D ), mas nos Athlon/Sempron 64 o controlador da memória é no processador :joia: .

Eu mesmo tenho dois pentes kingston ddr400 funcionando em ddr400 (um double e outro single bank). Então o problema é os pentes de memória, com relação a quantidade de "bancos" de memória, se é dos dois lados ou não. Veja no manual que lá mostra como deve ser a configuração dos bancos pra se conseguir rodar nos 400MHz.

beleza ai galera :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz tenho um processador parecido, e estou sendo "incentivado" a tentar um overclock porque disseram que meu processador pode estar "limitando" minha máquina, principalmente a placa de vídeo.

Mas antes queria perguntar umas coisas (já li o tutorial e vários fóruns e vou reler antes de fazer):

1. Comentaram sobre um fan sobre o dissipador do chipset. Como colocar esse fan? Deixa ele solto mesmo, ou tem alguma manha para "pendurar" ele de forma a ficar bem em cima? Pode encostar nele sem problemas?

2. Meu processador está chegando a 43 em full. Posso tentar um overclock até quanto, sem ter maiores problemas?

3. Vocês fizerem estes overclocks "travando" o clock dos outros componentes? Porque estive pensando, e aumentar o clock do barramento Pci-Express e da memória não seria vantajoso, principalmente no meu caso?

4. O clock "padrão" é de 1.8 Ghz. Estou pensando em subir apenas até 2.0, para evitar mudanças no Vcore. Isso seria aumentar 20 mhz no FSB. Está bom? Ou isso já afetaria muita coisa? E nesse caso, quanto deve ficar minha memória (que por padrão roda a 400 Mhz DDR)?

Agradeço pela atenção e dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode aumentar em 25% seu overclock simplesmente setando suas memorias para DDR 333 e subindo o HTT para 250 que te dara a seguinte velocidade: 9 x 250=2250mhz.E creio que nem vá precisar mexer no Vcore.Mas não se esqueça de baixar o LDT(ou o multiplicador do HTT) para 3.Par subir mais que estes 25% você tera que ir bem devagar ate achar aquele ponto em que ha necessidade de mexer no Vcore.Creio que ate uns 2500mhz com 1.50 de vcore você consiga na boa.Mas tudo vai depender dos ajustes que você tem na sua placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo, eu faria over até 2,4 ghz sem peso na consciencia neste processador.

1. o que eu fiz no meu foi fixar com abracedeira (ganbiarra) um cooler de duron em cima do dissipador do chipset e uma ventoinha soprando na parte frontal do gabinete.

2. As temps estão boas, mas por ser stock poderiam ser mais baixas, se você subir o clock da CPU sem subir o vcore as temps não subiram tanto assim. Quase com certeza você conseguirá pelo menos 2,3 ghz com vcore stock no seu processador.

3. No meu caso eu travei o barramento AGP/PCI fixei as memos em 333 mas devido ao over elas estão em 444. Todo overclock desde estavel é vantajoso.

4. Eu se fosse você tentava até uns 267mhz de htt frequency com as memos setadas para 333 e o multiplicador do HTT em 3x. mas vai devagar e testando a estabilidade com prime e superpi.

até mais.

qualquer coisa tamo ai...

Putz tenho um processador parecido, e estou sendo "incentivado" a tentar um overclock porque disseram que meu processador pode estar "limitando" minha máquina, principalmente a placa de vídeo.

Mas antes queria perguntar umas coisas (já li o tutorial e vários fóruns e vou reler antes de fazer):

1. Comentaram sobre um fan sobre o dissipador do chipset. Como colocar esse fan? Deixa ele solto mesmo, ou tem alguma manha para "pendurar" ele de forma a ficar bem em cima? Pode encostar nele sem problemas?

2. Meu processador está chegando a 43 em full. Posso tentar um overclock até quanto, sem ter maiores problemas?

3. Vocês fizerem estes overclocks "travando" o clock dos outros componentes? Porque estive pensando, e aumentar o clock do barramento Pci-Express e da memória não seria vantajoso, principalmente no meu caso?

4. O clock "padrão" é de 1.8 Ghz. Estou pensando em subir apenas até 2.0, para evitar mudanças no Vcore. Isso seria aumentar 20 mhz no FSB. Está bom? Ou isso já afetaria muita coisa? E nesse caso, quanto deve ficar minha memória (que por padrão roda a 400 Mhz DDR)?

Agradeço pela atenção e dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!