Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sempron BX 3000+ e K8N


lamon

Posts recomendados

Putz tenho um processador parecido, e estou sendo "incentivado" a tentar um overclock porque disseram que meu processador pode estar "limitando" minha máquina, principalmente a placa de vídeo.

Mas antes queria perguntar umas coisas (já li o tutorial e vários fóruns e vou reler antes de fazer):

1. Comentaram sobre um fan sobre o dissipador do chipset. Como colocar esse fan? Deixa ele solto mesmo, ou tem alguma manha para "pendurar" ele de forma a ficar bem em cima? Pode encostar nele sem problemas?

2. Meu processador está chegando a 43 em full. Posso tentar um overclock até quanto, sem ter maiores problemas?

3. Vocês fizerem estes overclocks "travando" o clock dos outros componentes? Porque estive pensando, e aumentar o clock do barramento Pci-Express e da memória não seria vantajoso, principalmente no meu caso?

4. O clock "padrão" é de 1.8 Ghz. Estou pensando em subir apenas até 2.0, para evitar mudanças no Vcore. Isso seria aumentar 20 mhz no FSB. Está bom? Ou isso já afetaria muita coisa? E nesse caso, quanto deve ficar minha memória (que por padrão roda a 400 Mhz DDR)?

Agradeço pela atenção e dicas!

1 - Possuo uma K8N e antes de comprar um cooler para meu chipset, adaptei um FAN de cooler de K6 nele, ficou frio mas a estética estava uma bos**.

2 - 43º em Full está gelado, faz um over até onde não há instabilidade (óbvio :joia: )

3 - não se informar :huh:

4 - Minha K8N o FSB está setado em 225 que deixa meu Athlon 2800+ (stock 1.80Ghz) em 2.0Ghz e minhas memórias rodando em DDR450 3-3-3-8 T1 estável. Já uso assim há um bom tempo.

Boa sorte no over! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelobarros sobre a ventilação e simples resolver.Com dois coolers, um na parte frontal do gabinete e outro na parte de tras resolvem tranquilamente seu problema de temperatura.A sua fonte tem um cooler de 120mm?Este tipo de fonte ajuda muito na hora de manter baixas temperaturas no gabinete.Da uma olhada nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

iky, a fonte tem cooler sim. E tenho o cooler de gabinete também. Creio que isso não é o problema. Só fiquei preocupado com a questão do dissipador do chipset, mas como minha placa mãe não é Asus K8N acho que não vou ter o mesmo problema.

Estava com medo mais por causa da placa de vídeo. Em jogos mais pesados ela estava chegando a 66, o que é perfeitamente aceitável, mas já vi muitos com temp bem mais baixas. Mas já to mais tranquilo porque notei que só alguns jogos usam tanto a PV pra ficar nessa temp. O Call of Duty 2 usava quase a memória toda (256MB) e ficava super quente tudo. Notei que outros como America's Army e Prince of Persia: The Two Thrones, mal esquentam (PoP:TT fica em 54 graus e só usa uns 60 MB de vídeo em média lol). Com isso posso arriscar um gabinete um pouco mais "quente".

Vou tentar esse overclock sim. Obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive uma K8N e te digo: o chipset dela frita em over agressivo demais.Faz assim: compra outro.A akasa tem uns de cobre com um uma ventoinha azul em cima que é show e mantem bem frio ele.E se você puder troque a pasta térmica que tem embaixo dele pois ela e daquelas brancas genericas a com certeza deve estar mal passada.Isso ajudará muito.Troque por artic silver 5 ou pela AK-450 da Akasa.Ambas são muito boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é mas como eu disse eu não tenho a Asus K8N. A minha é uma Biostar 6100-M7, que até onde eu saiba não tem esse problema. Fiz inclusive uns testes pra ver se o dissipador do chipset estava quente demais, mas parece estar ok. Falta só coragem pro overclock mesmo ehehhe..Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala pessoal, pois é, acompanhando o assunto das temperaturas, nesse quesito acho q tenho um sistema de refrigeração razoável, meu gabinete tem 2 fans na frente soprando (bem de cara com o hd, o que ajuda nos 28º/30º de temp do hd q consigo manter), comprei essa semana um fan 40mm@5000rpm da akasa para o chipset, cooler box no processador, 1 fan lateral fazendo exaustão(em cima, quase de lado da fonte), um fan 12mm na traseira fazendo exaustão, e fan 12mm da fonte também em exaustão.

Resultado:

- CHIPSET DE 38º/40º PASSOU PARA 30º/32º

- *PROCESSADOR EM IDLE 32º/34º E FULL 40º/42º *COM O OVER DA ASSINATURA

- Meu gabinete tem sensor de temperatura, se funciona bem eu não tenho certeza, mas fica sempre em 29º+-.

Agora tenho uma pequena dúvida, troquei minhas memórias com meu pai, pois ele tem 2 kingston 512ddr400 double side, e na placa dele(também k8n) funcioana a 333, então troquei minhas kingston 512ddr400 single side com ele q agora rodam em 400 normalmente, até aí normal, mas na minha placa também ficaram em 333, mas com o over vão para 420.

Peeeergunto aos caros amigos:

-levo alguma vantagem nas memórias estarem trabalhando a 333, me dando assim um pequeno espaço adicional para over ????

-sendo double side, com essa k8n correm riscos de alguma instabilidade??????

não deu para ver quais são os chips das memórias que peguei porque estão com dissipadores, tentei tirar mas o adesivo térmico está muito colado, só sei q as latências são 2,5-3-3-7, e as minhas eram 3-3-3-8.

- e por último, como regra geral até onde posso fazer over cm as memórias??? até uns 420 é sem perigo???

muito obrigado pessoal :bandeira:

post-55731-13884923335552_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem com estas memos você esta melhor sevido afinal são de melhor qualidade.Ate onde elas pode ir no over so testando pra saber.Va aumentando e testando.Se não der erro, continue subindo ate descobrir o ponto onde elas começam a não aguentar mais.Elas tem latencias melhores que a sua antiga o que te beneficia bastante no seu desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estava lendo seu post Luciano e acho que você deve desencanar um pouco dessa de temperatura,,,,,mas deve repensar um pouco sobre esse Fan jogando ar na cara do HD,,,,meu amigo acaba de perder um assim mesmo e aqui mesmo no forum tem relatos de pessos que também perderam e sem direito a Garantia de Samsung, pois com pouco tempo os componentes vão oxidando com a poeira juntamente com a úmidade, já vi em diversas marcas mas a Samsung parece esta sendo recordista. O meu funciona sem nada de refrigeração nele a 38c na boa a 2 anos quase e meu amigo com essa de refrigerar estava a 32c e passou 1 ano só :D .

Quanto a memória você pode 420mhz acho que deve aguentar bem, embora tive um modulo da Samsung que não ia muito bem acima de 418mhz,,troquei e nessa agora chego fácil a 472mhz com Cas2,5,3,3,6 1T e 2,6v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, valeu pelas respostas pessoal.

iky_the_cat, o desempenho melhorou um pouco mesmo com estas latencias, sinto uma maior rapidez de processamento, e ficou bom porque agora meu pai ficou satisfeito também com as memos em 400ddr, se bem q ele não entende muita coisa, mas falou q a máquina está mais rápida. :joia:

Resident,eu tinha visto algo nesse sentido a algum tempo mesmo, mas não pensei q fosse tão comum. Os fans que falei ficam na parte da frente do gabinete, primeiramente foi uma coincidência pois monteisem nem prestar atenção q o hd ficaria de frente para os fans, então como já estava montado deixei para ver como ia funcionar. Não sei se resolve muito, mas uso um saquinho de silica em gel no meu gabinete, que veio numa geladeira q comprei, até vieram 3 saquinhos de tamanho grande, do tamanho de uma mão fechada, e uso um destes desde quando montei meu pc.

sobre as memos estou "tentando" e "testando" uns clocks, o ultimo q fiz foi essa madrugada, agora estão em 430 primados por quase 12horas sem qualquer sinal de erro, e acho q vai mais.

valeu pessoal, vou testando mais, depois posto o resultado

e quanto ao hd vou ver se mudo de slot, mas mesmo assim vai ficar quase de frente pros fans. =/

embaixo fiz um lay-out de como é resident...acho q vou trocar o hd de slot mesmo.

post-55731-13884923378696_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano como o Amigo Resident Falou deveria deixar de lado um pouco esta preocupação com temperatura.Afinal estes processadores novos já não esquenta tabto quanto na epoca dos Athlons Xp que ferviam.E retire este cooler de HD que você usa.Ele não resolve assim mtanta ciosa não e ainda você o corre risco de perder ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola acho que esta questao de corrosao no HD com cooler frontal só é valida em cidades litoraneas com maresia, mas por via das duvidas desliguei o meu. assim que começar o calor ligo de novo.

ate mais.

opa, valeu pelas respostas pessoal.

iky_the_cat, o desempenho melhorou um pouco mesmo com estas latencias, sinto uma maior rapidez de processamento, e ficou bom porque agora meu pai ficou satisfeito também com as memos em 400ddr, se bem q ele não entende muita coisa, mas falou q a máquina está mais rápida. :joia:

Resident,eu tinha visto algo nesse sentido a algum tempo mesmo, mas não pensei q fosse tão comum. Os fans que falei ficam na parte da frente do gabinete, primeiramente foi uma coincidência pois monteisem nem prestar atenção q o hd ficaria de frente para os fans, então como já estava montado deixei para ver como ia funcionar. Não sei se resolve muito, mas uso um saquinho de silica em gel no meu gabinete, que veio numa geladeira q comprei, até vieram 3 saquinhos de tamanho grande, do tamanho de uma mão fechada, e uso um destes desde quando montei meu pc.

sobre as memos estou "tentando" e "testando" uns clocks, o ultimo q fiz foi essa madrugada, agora estão em 430 primados por quase 12horas sem qualquer sinal de erro, e acho q vai mais.

valeu pessoal, vou testando mais, depois posto o resultado

e quanto ao hd vou ver se mudo de slot, mas mesmo assim vai ficar quase de frente pros fans. =/

embaixo fiz um lay-out de como é resident...acho q vou trocar o hd de slot mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola acho que esta questao de corrosao no HD com cooler frontal...

Se fosse assim o meu já tinha ido pro espaço e mais uns 20 de outras máquinas que montei.

O pessoal exagera :zoio:

Se for levar em conta a maresia, só com a circulação do ar que o fan da fonte provova, tudo dentro do pc estaria oxidado.

HD de alto RPM esquenta mesmo, mas se não chegar a mais de 50°C não tem zica (mas eu coloco mesmo assim :P)

E quanto aos aos novos processadores, esses não estão esquentando tanto agora, mas também o pessoal tem que ver que a temperatura máx. deles diminuiu também, então tem que analisar se não é necessário uma ventilação aux. dentro do gabinete (3 baias geralmente precisa, no 4 baias se não estiver bagunçado fica sussi, mas cada caso é um, então usem o bom senso :goff: ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você é que pensa que o deslocamento de ar não oxida!! Logico que eu moro a 200m da praia é pior ainda para mim,,,,,,aqui como você mesmo falou qualquer local onde existe uma entrada de ar esta oxidado no meu gabinete,,,e isso porque só tenho cooler tirando ar de dentro,,se tivesse colocando algum jogando já tinha perdido minha placa mãe que por sinal esta oxidado também na parte metalica dos encaixes traseiros.

Mas vi relatos que mesmo em SP capital HD com oxidação em virtude do ar com poluição intenço no HD,,,mas ai vai da cabeça de cada um, pois o HD com 32c ou 42c não ira se denificar por temperatura. Se você mora muito longe da praia com certeza esses problemas vão ser pequenos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for levar em conta a maresia, só com a circulação do ar que o fan da fonte provova, tudo dentro do pc estaria oxidado.

você é que pensa que o deslocamento de ar não oxida!!

Eu não disse que não oxida. Até mesmo sem circulação oxida, mas infelizmente isso é problema da região.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só você obrservar este tópico que você esta acompanhando desde o inicio.você encontrará inumeras informações uteis a este respeito.Da uma lida no primeiro post.

Ou leia esta tutorial sobre over no athlon/sempron 64.fácil de ler, simples de entender.

Segue abaixo o link:

Overclock em Sempron64 e Athlon64

E se ainda assim tiver duvidas volte aqui que a gente te ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí Galera...andei sumido mas já tô de volta. Então, o meu problema com as mem de 512 da Samsung só rodando em 333 mhz ficou por isso mesmo....não teve jeito...mesmo particularmente cada uma rodando a 400 mhz, juntas de jeito manero...então tive que me contentar com isso.

Minhas memorias não são tão boas quanto as Kingtons do nosso colega Luciano Costa, mas por fim consegui aumentar o desempeno delas aumentando o meu over para 2071 na boa, para uso diario e sem forçar muito (15% de over) e já a 1 semana rodando sem nenhum problema de temperatura ou trava de sistemas....com isto, minhas memorias estão otimas, pois ganharam um desempenho de PC3200.....

quanto aos comentarios de Oxidação, o que posso argumentar é que, fora a região litoranea por influência das maresias, o resfriamento do HD só gerará vida util menor em casos de cooler instalados em baixo do hd apontando diretamente para eles....isso não é recomendado pelos fabricantes, principalmente aqueles próprios em que instala diretamente no Hd com suporte de fixação. Um exemplo disto são os cooler instalados no gabinete para entrada de ar, que geralmente ficam instalados em vertical aos Hd´s....esse tipo de cooler colabora porque sua ventilação de entrada sopra em lateral ao hd, movendo o ar quente e não agindo diretamente na placa de circuitos...só não é aconselhavel em região de maresia, por causa da oxidação que antecipa a vida util....apesar q vai oxdar do mesmo jeito, só que com mais tempo!!

Os cooler´s em horizontal apontados diretamente ao circuito do HD que é o problemático, pelos artigos q andei lendo a um bom tempo. Eles jogam poeira ao circuito e em periodos de chuvas, com a umidade do ar bem presente, provocão o processo de oxidação e degradação dos componentes.

abraços....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, fala TiagoNeeD, seja bem vindo à este mundo de "overclockers malucos"...heheheh...cara sei pouco sobre overclock, sei pouco mais q o básico e espero poder ajudar.

você pode setar as memos em 333, o mude o multiplicador do HTT para 3, pode colocar 245 deno core q vai resultar em "2200 e 400ddr", mas teste a estabilidade, caso possua uma fonte genéria indico a troca por uma em watts reais, agora se for de boa qualidade pode fazer sem qualquer medo, isso depois de ter lido o tutorial postado aqui no forum de overclock em athlon64, para ter uma base do que se trata.

acima desse clock recomendo atenção e testes contínuos.

valeu, espero ter ajudado de alguma forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O luciano costa, como isso não irei aumentar os ghz do meu sempron irei somente estabila-lo, gostaria de aumentar a "potencia" dele mas com risco zero de corronper o processador, ou melhor coloca-lo na configuração maxima sem risco nenhum, 0% de medo !!! Teria como você me explicar melhor como poderei fazer esse overclock???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, tudo em cima!

Então, vou poder ajudar pouco, pois como disse sei pouco mais q o básico. Mas você pode dar uma lida aqui neste tópico mesmo que o pessoal é bem mais experiente e com certeza tirará suas dúvidas.

leia também o tutorial que nosso amigo iky_the_cat postou logo ali aima, nele você vai saber exatamente como tudo funciona.

E claro, na medida do possível ajudo sim.

*ah, e esse over que falei é só para você começar a sentir o gosto da coisa, pois até ali é bem sossegado.

Mas com cada sistema é único é bom que tome um certo cuidado, tal configuração pode funcionar para minha máquina, mas na sua talvez não seja a mais indicada. com relação à fonte, se for genéria é bom trocar por uma mais potente em watts reais.

no mais é isso.O lance é saber ir até seu limite, com atenção, cuidado e muitos testes. Overclock é sempre vantajoso, desde que seja 100% estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, olha eu aqui de novo pesoal.

iky_the_cat ou mesmo resident, como devo deixar o vcore nessa placa????

está atualmente na opção "manual", e sendo assim o vcore fica em 1,43 variando até 1,48, no modo automático vai para 1,3e alguma coisa, se não me engano 1,38 até 1,4.

e então, como é mais recomendado, manual ou automático???

valeu pessoal, abraço

ps.: isso com o over da assinatura.

post-55731-13884924619752_thumb.jpg

post-55731-13884924620458_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!