Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon X1300 - Tópico Central


LukasEvil

Posts recomendados

É cara, AGP é difícil. Mas não é que as GeForce são melhores. Tem que ver o modelo e até qto você pode gastar (que você já falou). O ideal é partir pro PCI-E. Caso isso não seja possível, o jeito é se trabalhar com o que tem. Acho que a X1300 é melhor mesmo, caso você não encontre a 7300GT. Se bem que vai ser bem difícil você encontrar a 7300GT AGP por até R$300. Outra coisa: você sabe informar os clocks dessa X1300? A nomenclatura dela é só X1300 ou é X1300PRO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo então. É a X1300PRO. Apenas confirme com o vendedor se a placa é o model de 128 bits, porque tb tem dela de 64 bits. Exija o modelo de 128 bits. Aí eu creio que seja a melhor opção dentro de qto você pode gastar e dentro das limitações do slot AGP. Qual é a sua placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até pensei nesta possibilidade. Mas teria que vender minha placa-mãe e minha placa de vídeo.

Acredito que a melhor escolha seja essa. Migrar para PCI-Ex aó traz vantagens, sem contar que as placas AGP estão cada vez mais difícies de se achar e quando se acha, cobram preços absurdos.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Insisti nisso porque eu acho que é a melhor coisa que você faria. Só que nesse caso você teria que vender tb suas memórias, porque as novas placas-mãe suportam apenas memória DDR2. Tem uma ou outra placa-mãe que aceita os 2 tipos de memória, mas isso é outra história.

O fato é: a melhor opção de placa de vídeo no seu caso é a X1300PRO. você vai ter um tremendo ganho em relação a FX5500. Mas não espere rodar todos os jogos, porque mesmo ela já pede água em certos casos. Mas se você for um jogador casual, tudo bem.

Caso você possa trocar seu conjunto placa-mãe, pl. de video e memória, melhor ainda, porque aí suas opções são maiores. Mas aí, você tb vai gastar um pouco mais na compra de outras peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, aí acho melhor comprar um computador novo, ehheheh ...

Pior que os preços baixaram bastante em relação a época que comprei o meu.

Gastei R$ 2.700,00, a uns 2 anos atrás. Hoje, com este valor, dá para comprar uma máquina bem melhor.

Minha máquina venho com uma placa RADEON 9200 128MB e consegui trocar na loja por uma Geforce FX 5500 256MB. Eles pagaram R$ 60,00 na minha placa antiga e acabei gastando R$ 140,00 nesta troca.

Aí procurei me informar melhor sobre este assunto e vejo que não sabia nada mesmo, heehhe ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá.

Recentemente troquei meu PC, montei a seguinte maquina:

-Asus m2n-e

-1gb DDR2 Kingstom 667 (2x512mb dual channel)

-ATI X1300 pro 256 da Gigabyte

O que acontece é que a opção no Catalyst de fazer Dual Video não está funcionando. Ja testei com uma GeForce 7200GT, e também não apareceram as opções de visualização para mais de 1 video (modo clone, desktop estendido, etc) só aparece Single Display.

No catalyst, os 2 videos, Monitor e TV no caso, são detectados e aparecem na lista de monitores, mas de maneira alguma eles funcionam ao mesmo tempo, ou seja, se eu jogar a imagem pra ser exibida na TV (definir TV como monitor primario), o monitor analogico apaga, e vice versa.

Ja testei de tudo: formatei a maquina, atualizei a bios, usei drivers atualizados, do CD da placa, etc e nada resolveu.

Perguntas:

1- alguém sabe me dizer como resolver isto?

2- Eu estou usando uma fonte de tensão relativamente baixa para esse equipamento pois ainda não tive grana para comprar uma melhor. A que está aqui é de 230w reais apenas. Isso pode ser a causa do problema?

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa colega, eu consegui fazer funcionar aqui, com dois monitores LCD, da seguinte forma:

Instalei o driver comum da ati, e reiniciei o computador com os dois monitores plugados, fui nas propriedades de vídeo do próprio win, ele reconheceu tudo e mandeu estender o modo para o segundo monitor, pronto, funcionou direitinho, já fiz até com duas vgas diferentes e funciona tranquilo... :)

Só não consegui ajustar os modos (clone, estendido, etc..) ele fica sempre como dois desktops separados, mas deu pra usar tranquilo... :)

Veja se repete esses passos, de repente funciona... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, peguei uma ATI RADEON x1300 recentemente e estou tendo uns problemas com ela. Quando entro em jogos, (Need for Speed Carbon e Need for Speed Most wanted) consigo jogar por uns 15 minutos mais o menos, e do nada, o video desliga. Daí só reiniciando o PC. Peguei uma ferramenta Chamada ati tools, pra testar a placa, e durante alguns testes o mesmo acontece. Gostaria de saber se alguem pode me ajudar com isso.

Hardware

placa-mãe: ASUS a8n-sli se (BIOS ATUALIZADA)

Processador: Athlon 64 3700+

Memoria: 2x 512mb Samsung (1gb) (testado com memtest86, sem erros)

Fonte: Leadership Gamer 700w real

HD: Samsung SATA 160gb

Placa de video: ATI Radeon SAPPHIRE X1300XT 512mb (DRIVER ATUALIZADO)

Obs: Com o ATITools, a temperatura normal que a placa fica é de 60º, e durante os testes, tinha vez que ela chegava a 80º.

usando aplicações normais não da problema algum no pc... então creio eu que seja realmente o video o problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, peguei uma ATI RADEON x1300 recentemente e estou tendo uns problemas com ela. Quando entro em jogos, (Need for Speed Carbon e Need for Speed Most wanted) consigo jogar por uns 15 minutos mais o menos, e do nada, o video desliga. Daí só reiniciando o PC. Peguei uma ferramenta Chamada ati tools, pra testar a placa, e durante alguns testes o mesmo acontece. Gostaria de saber se alguem pode me ajudar com isso.

Hardware

placa-mãe: ASUS a8n-sli se (BIOS ATUALIZADA)

Processador: Athlon 64 3700+

Memoria: 2x 512mb Samsung (1gb) (testado com memtest86, sem erros)

Fonte: Leadership Gamer 700w real

HD: Samsung SATA 160gb

Placa de video: ATI Radeon SAPPHIRE X1300XT 512mb (DRIVER ATUALIZADO)

Obs: Com o ATITools, a temperatura normal que a placa fica é de 60º, e durante os testes, tinha vez que ela chegava a 80º.

usando aplicações normais não da problema algum no pc... então creio eu que seja realmente o video o problema

O problema está destacado ali em cima.

Essa fonte é uma porcaria, não tem sequer 300W reais como você pode ver no teste do CDH (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1322).

Enquanto você não trocar ela, seu problema não vai acabar, podendo até queimar a placa, visto que ela está aquecendo acima do normal (esse aquecimento pode ser uma ventilação deficiente também).

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um... não creio que o problema seja a fonte, porque se fosse a fonte não travaria somente nos games... quanto a temperatura, fiz os testes com a atitools ele no teste de temperatura jogou a temp la pra 81 graus, sem problema, e voltou... sem erro.. fui jogar com o atitools gravando o log, e trava em media com 72 graus de temperatura...

no catalist, tem a opção de VPU Recover... se der erro de video, ele desliga a placa por um tempo e depois volta com o SO rodando... so que isso não acontece.. ele desliga o video, mas não consegue retornar... se eu desligar o vpu recover, ele trava la, so o video, como se tivesse so o video dado erro, o som continua sem rolo, e fica la so o video travado... isso e o que me leva a crer que seja a placa de video...

no atitools quando faço o scan for artifacts ... algumas vezes ocorre o mesmo erro

um, e deu uma tela azul agora... IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite

Eu tenho uma placa de video da ati, essa que está no título.

Ela é hypermemory e como eu tenho 1gb de ram, "diz" que ela trabalha com 512mb de video...

Só que hj baxei por exemplo o demo do "MOHA", e só consegui jogar no 800x600 e tudo no "LOW"! e ainda ficou mt ruim pra jogar!!

Gostaria de saber o que pode tá acontecendo... se é problema na placa, se esse negocio de trabalhar com 512mb de video é enganação... ou se o problema é no jogo(dificilmente...)

Obrigado

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema nessas placas HyperMemory (ATi) e TurboCache (nVidia) é que elas utilizam parte da memória RAM como memória de video, e isso compromete o desempenho de todo o sistema, na verdade, essas placas que trabalham com 512 MB, a propria placa possui apenas 256 MB sendo acessados a 64-bit, sendo que a maioria das 256 MB acessam a memória a 128-bits e não utilizam da memória do sistema. Ou seja, essa sua placa de video "come" 256 MB de memória do sistema e ainda acessa a memória a uma velocidade muito baixa, por isso o desempenho baixo.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende de quanto você quer gastar, eu particularmente gosto destas aqui:

GeForce 8600GT 256MB 128-bit GDDR3 ~R$ 450,00

GeForce 8500GT 256MB 128-bit GDDR2 ~R$ 300,00

Ambas são muito boas e ja têm suporte a DX10 e PX4.0, mas em nenhum dos dois modelos recomendo você comprar com 512MB de memória, é muita memória pra pouca banda. (512MB 128-bit)

Boa sorte

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!