Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Super-Aquecimento do PC!


gamgi

Posts recomendados

:cool::confused::unsure:

Pois é , é exatamente o que teria de fazer, mas não tenho certeza de como proceder para retirar a tal latinha de cima dele e esse meu tópico foi um fracaço, pouquíssimas respostas e nenhuma solucionando o problema, você saberia me indicar melhor como fazer isso?.

Isso porque não tem muita gente usando esse mobo. Eu mesmo acabei indo por um caminho diferente, com um mobo MSI P35 Platinum.

Mas você esta com sorte. Achei o artigo do SPCR:

http://www.silentpcreview.com/article672-page1.html

Lá esta tudo bem explicadinho, com boas fotos. É provável que você tenha que usar dissipadores diferentes, com o que achar por aqui. Mas começa tirando os que tem e vendo no que da.

Antes disso, tenta o caminho que sugiro de instalar um fan lateral. Pode que resolva. Mas vai ter que tirar a chapinha de cima do dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:cool::confused::unsure:

Pois é , é exatamente o que teria de fazer, mas não tenho certeza de como proceder para retirar a tal latinha de cima dele e esse meu tópico foi um fracaço, pouquíssimas respostas e nenhuma solucionando o problema, você saberia me indicar melhor como fazer isso?.

Para você tirar o dissipador você tem que desencaixá-lo do chipset. Se for aqueles pininhos brancos você aperta eles com uma pinça na parte traseira da placa e empurra para fora dai o chipset vai ficar solto. Se for ganchos basta você pressioná-los para dentro e puxar para os lados que vai sair.

Depois de tirar os encaixes e o dissipador ficar colado você tem que molhar a parte colada com álcool isoproílico e tentar puxar para cima devagar, com o auxilio de um cartão fino você vai decolando o chipset do dissipador.

Daí você pode adaptar um cooler de placa de vídeo ou comprar um cooler para chipset, embora eu ache que chipset fica um pouco quente mesmo, mas se você está tendo problemas é melhor trocar...

Ihh agora que eu me dei conta que as imagens do tópico estão com problemas... Vou tentar arrumá-las amanhã.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente topico galera.....sempre encontro respostas para minhas duvidas aqui

bom...eu to com uma duvida agora ...montei um pc com a configuração abaixo:

core 2 quad 2.4ghz

evga nforce 650i ultra

2x 1gb memoria ram kingstom 800mhz

geforce gt 8500 256

e a temperatura do processador ta bem alta....a principio chegava a 90 - 100 Cº , sendo que reinicia, eu tirei o cooler do processador e retirei a pasta termica que estava nele com a intenção de substituir quando comprasse a outra, mas resolvi fazer um novo teste com apenas a pasta termica que sobrou no processador e mudando o lado de encaixe do cooler com a intenção de encaixar melhor(sei que tanto faz o lado de encaixe) e com essas alterações a temp caiu para 61 aumentando rapidamente até 68 cº, agora estou com a duvida, se o cooler estava mal encaixado e resolvendo isso diminuiu a temperatura? e considerando o problema sendo do cooler continua um pouco alta por ter ficado pouca pasta termica?

Obs: tenho um cooler lateral jogando ar frio pra dentro do gabinete e um embaixo da fonte puxando ar quente para fora.

Desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Excelente topico galera.....sempre encontro respostas para minhas duvidas aqui

bom...eu to com uma duvida agora ...montei um pc com a configuração abaixo:

core 2 quad 2.4ghz

evga nforce 650i ultra

2x 1gb memoria ram kingstom 800mhz

geforce gt 8500 256

e a temperatura do processador ta bem alta....a principio chegava a 90 - 100 Cº , sendo que reinicia, eu tirei o cooler do processador e retirei a pasta termica que estava nele com a intenção de substituir quando comprasse a outra, mas resolvi fazer um novo teste com apenas a pasta termica que sobrou no processador e mudando o lado de encaixe do cooler com a intenção de encaixar melhor(sei que tanto faz o lado de encaixe) e com essas alterações a temp caiu para 61 aumentando rapidamente até 68 cº, agora estou com a duvida, se o cooler estava mal encaixado e resolvendo isso diminuiu a temperatura? e considerando o problema sendo do cooler continua um pouco alta por ter ficado pouca pasta termica?

Obs: tenho um cooler lateral jogando ar frio pra dentro do gabinete e um embaixo da fonte puxando ar quente para fora.

Desde já agradeço

Ola amigo seja bem vindo, remova toda a pasta termica que veio no cooler e limpe com alcool e pegue a pasta termica que você comprou e coloque um pequeno pingo do process e no cooler pegue um sacolinha e coloque no dedo com um luva e espalhe a pasta fazendo camada bem fina e na hora de instalar o cooler prende sempre no formato de um X (de uma ponta a outra).

Abs e feliz 2008 B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pela resposta..

mas uma coisa, ao limpar e aplicar a pasta termica será que eu consiguirei reduzir um tanto consideravel da temperatura, como por ex. para uns 45-50cº ?

pois de acordo com tabela que tem aqui no Clube do Hardware e temp maxima para o meu processador é de 62,2 Cº , assim imagino que quando eu for roda um jogo pesado irá ultrapassar essa temp terá algum problema?

Obrigado mais uma vez

feliz 2008 :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

foi mals..a demora pra posta os resultados obtidos, num tava achando pasta termica e alcool isopropilico em lugar nenhum...

então ...eu troquei a pasta termica e a temp ainda continua alta, fica em 64 cº...teria uma outra forma/probabilidade para eu baixar a temperatura?

será que mais alguns coolers resolveriam ou ajudariam ? ou não vem ao caso?

valeu...obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como está REALMENTE a circulação de ar do seu gabinete? Em que sentido está o fluxo do ar entrando, está na lateral ou na frontal? A saida de ar quante na traseira ou lateral? Tenta mesmo que com apenas 1 fan na entrada frontal e 1 fan na saida traseira (sem nada na lateral) e vê como altera as temps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como está REALMENTE a circulação de ar do seu gabinete? Em que sentido está o fluxo do ar entrando, está na lateral ou na frontal? A saida de ar quante na traseira ou lateral? Tenta mesmo que com apenas 1 fan na entrada frontal e 1 fan na saida traseira (sem nada na lateral) e vê como altera as temps.

então a circulação esta da seguinte forma...

tem um cooler lateral jogando ar frio em cima do cooler+dissipador do processador e um na traseira do gabinete puxando ar quente para fora...mas então eu ja liguei com e sem a tampa (cooler lateral) e nao ouve mudança significativa na temp..apenas com um ventilador ligado ao lado do gabinete consegui estabilizar a temp em 61Cº...

Obs: ela começa em 52º e vagarosamente vai subindo até atingir os 61-62Cº isso na bios sem mexer no pc e com fan do processador rodando a 100% em torno de 3000rpm...nao to com hd instalado..pois quero resolver primeiramente esse problema da temperatura ...

o meu gabinete é esse abaixo..ele tem uma entrada para cooler frontal mas nao explorei ele direito para ver como coloca-lo, pois é a principio nao parece ter acesso para colocar o cooler sem rancar a parte de frente do gabinete.

GABINETE_GAMER_IV_ET.JPG

valeu ..brigadão pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro a você ver qual o tamanho certo da fan frontal e instalar uma (não lembro se esse gabinete pega uma de 120mm ou é 92mm) e instala. P/ remover a tampa frontal você vai tirar as 2 laterais e procurar pequenos parafusos na parte mais alta, no meio e na parte mais baixa em ambos os lados. Desparafuse e puxe levemente a tampa frontal não vai precisar tirar ela totalmente (pelo menos eu prefiro usar parafuso e proca p/ prender as fans dianteiras pois assim quase não mexo na tampa frontal é apenas o espaço p/ segurar a porca e prender o parafuso por dentro). Coloque a fan na posição de jogar ar para dentro do gabinete e prenda pelo lado de dentro como mencionei acima. Pelo que eu vi seu gabinete tem 2 espaços p/ fans de 80mm atras correto? Se for pegue o lateral desmonte e prenda atras como exaustor (a principio em carater de teste deixe o buraco mesmo). você vai ficar com a configuração assim:

1 fan de 120 (ou 92mm) jogando ar frio e 2 de 80mm tirando o ar quente. Se a frontal for realmente de 120 ÓTIMO!

De preferência pela ventilação no sentido frente --> tras que é mais eficiente que a lateral --> tras pois a circulação é mais "amigável".

Se ficar bom p/ terminar você acrescenta um novo ventilador lateral, mas EU colocaria como exaustor (isso se a frontal for de 120mm mesmo).

Verifique como está a distribuição das suas placas extras (VGA e outras PCI) em conjunto com HD e outros p/ não criar uma "divisão" no gabinete por falta de espaço p/ ar circular.

Ufa meio longo né ;) ! acho que por enquanto é tudo que eu lembro p/ ajudar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

antes de comprar o cooler frontal que aparenta ser de 9,2 e mais um para colocar na traseira como exautor eu queria tirar uma duvida, o professor la do meu curso de redes me disse que poderia ser o cooler do processador que não está dando conta (cooler original q veio com o processador)... o que vocês acham?

o estranho é q um colega meu compro um core 2 quad junto comigo e o dele ta rodando sossegado e com overclock ainda 3.1ghz ...fonte generica..so q esta sem placa de video (uma de 2mb enquanto a dele nao chega), enfim mas ele tem um cooler traseiro de 12cm e um de 8cm tirando ar quente e + um de 8cm na lateral jogando ar frio, a temp dele fica em torno de 50-53, será que por ele ter esse cooler de 12 a temp nao esta muito alta como a do meu 62º?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vê só a temp do micro depende de varios fatores: temp ambiente, ventilação do gabinete se o cooler está dando conta... 1º veja se o controle de velocidade da fan está ativo na BIOS, se estiver desative, isso fará a fan do cooler rodar sempre no max. Após isso observe sua temp e veja se melhorou. Se estiver realmente apertado de $$$ uma lapidação no cooler e uma boa pasta térmica ajudam um bocado (não mais que 35,00). Tenha certeza de que o cooler está bem encaixado e preso e que está com pasta termica em quantidade adequada. Ou seja: faça uma revisão geral no seu micro / CPU antes de gastar!!! :D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa tarde,

tenho um notebook Acer 3000 Aspire (512 DDR, proc. AMD Sempron 3100+)

eu não conheço muita coisa sobre coolers, mas o meu problema é o seguinte: o cooler do meu note parece um ASPIRADOR DE PÓ de tanto barulho que faz... quando está em velocidade lenta, mesmo assim faz um barulho de secador-de-cabelos!!!! é quase insuportável se tenho que utilizá-lo por horas seguidas. Alguém pode me ajudar, indicando algum cooler que possa trocar, que seja compatível com meu computador.

Agradeço,

Gabriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que seu sensor está com BUG, mas como tudo é possível vamos gardar essa hipótese para depois: Abra a tampa lateral do seu gabinete e coloque um ventilador (Daqueles grandes que você usa em casa) direto na lateral, meça a temperatura depois e veja se abaixou e quanto está. Se tiver abaixado você deve colocar uns FANs adicinais na parte frontal e inferior do gabinete no sentido de ventilação e na parte superior e traseira no sentido de exaustão.

Eu fiz isso mas a temperatura teima em ficar nos 81º C, leitura dada pela BIOS. Perdi um pente KINGSTON de 512. O slot em que ele estava funciona com o outro pente, o que me faz pensar que o slot está bem.

Minha fonte é um Dr Hank 400 Watts (diz a lenda, reais). Coloquei um cooler novo, limpando antes o Processessador e passando a pasta térmica. Nada mudou. Gostaria de saber também onde comprar (loja física, não virtual) um cooler mais potente para meu Pentium 4 de 3 GHz, numa Asus P4P800-E Deluxe. Agora me restaram 3 pentes de 512 gb cada (um Kingston, 2 Nanya. O outro Kingston fritou, eu acho). Moro em Sampa, Sta Cecilia. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Meu gabinte na prate de trás tem espaço para colocar dois Fans no qual tem um no sentido de exaustão. Já na lateral tem o duto de ar do processador e abaixo perto ficando igual com os slots tem outro espaço para colocar mais outro fan no qual eu colocquei um de 12cm sugando o ar frio de fora para dentro, quero saber se essa é a posição certa ou se ele tem que ficar também como exaustor?

Ps: o meu gabinte é um clone modelo: 15074

A fonte joga ar para fora do gabiente. Acho que todas vem por padrão jogando ar para fora. Repare que alguns coolers ficam em baixo e sugam o ar do gabiente e jogam na fotne que possui furos na parte traseira eliminando o ar de dentro para fora.

Para você trocar isso você deve abrir a fonte e mudar o lado do cooler. Na lateral dele quase sempre tem uma seta indicando o fluxo de ar.

Sim ele deve jogar ar de fora para dentro. Acho melhor colocar nas baias de baixo para captar um ar mais frio.

Você deve ta confundindo. Vai ver sua fonte está sugando o ar do gabinete e jogando dentro da fonte que possui saidas traseiras que permitem a saida do ar. Neste caso ele jogou o ar para fora do gabinete. E o cooler traseiro que fica embaixo da fonte deve tirar o ar quente também.

Esse cooler deve jogar ar frio de fora para dentro do gabinete propiciando ao cooler do processador uma corrente de ar fria.

Certo.

Certo.

Errado.

Cofira se o cooler da fonte está certo se não estiver você terá que abrí-la e inverter o cooler. Acho isso bem improvável já que eu acredito que quase todas as fontes hoje possuem um cooler com o intuito de jogar o ar do gabiente para fora.

Obrigado.

Abraços

Meu gabinte na prate de trás tem espaço para colocar dois Fans no qual tem um no sentido de exaustão. Já na lateral tem o duto de ar do processador e abaixo perto ficando igual com os slots tem outro espaço para colocar mais outro fan no qual eu colocquei um de 12cm sugando o ar frio de fora para dentro, quero saber se essa é a posição certa ou se ele tem que ficar também como exaustor?

Ps: o meu gabinte é um clone modelo: 15074

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Giovanni acrescente também que a ventilação mais ideal para um gabinete seria:

1 ventoinha para puxar o ar frio na parte frontal inferior do gabinete

1 ventoinha para soprar o ar quente na parte superior do gabinete, logo apos a fonte

1 ventoinha para soprar o ar quente na parte traseira logo abaixo da fonte

1 ventoinha puxando o ar frio no meio do gabinete para dentro.

Assim o ar além de ser distribuido melhor a fonte aquecerá menos pois pense comigo.

O ar entra, o primeiro a recebe-lo será o HD/cpu, esse ar já quente passara pelo cpu e pela placa-mãe, então esse ar super quente ira para a fonte que ira ficar só mais quente, então seria esse o ideal, pois as ventoinhas permitem que o ar quente seja puxado antes de atingir a fonte, segundo pesquisas, a melhora na temperatura na fonte seria de 20%.

seria interessante se seu gabinete permitir colocar uma ventoinha atrás da placa-mãe para puxar o ar quente que fica atrás dela.

Esqueci a fonte :|

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

o meu gabinete não tem espaço para colocar uma ventoinha na parte da frente

eu tenho duas ventoinhas na parte traseira do gabinete jogando ar pra fora (logo abaixo da fonte) e um duto de ar na tampa lateral que cai direto no cooler+dissipador do processador

como avaliam minha configuração?

a temperatura estã sempre nos 38 40 graus quando nao rodo nada pesado.. apenas msn, mozilla etc

quando rodo coisas pesadas não passa de 50 graus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Tenho um E8500 com uma mobo DG31PR Intel. A temperatura da CPU fica em 33ºC, a do HD em 32ºC e da GPU HD4850 em 50ºC. Só que a temperatura da placa mãe ta ficando em media a 74ºC parada!!! (Tava em 80:eek:, ai desconectei o cooler traseiro da mobo e liguei na fonte pra rodar melhor e baixou para 73º). Tenho 4 coolers CoolerMaster FAN R4-L2R-20CK-GP de 12cm, 1 na frente e 2 na lateral resfriando e 1 atrás como exaustor. Não sei o que fazer. :help::help::help::help::help::help::help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!