Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu estava olhando uma tabela de transistores e vi <2n3055-SI-N 100V 15A <strike>115W 800kHz</strike>>e pensei...800khz é AM e com 100w pode dar um bom transmissor.Ai fiz um esquema e comprei o transistor por volta de R$1.50 ,mas ainda não montei pois acho que tem algo errado.não sei pois em assunto de transmissores só montei de FM,mas andei olhando uns transmissores de am. :D

• 2 semanas depois...
Postado

Caro amigo,

O grande problema é que o ganho do transistor diminui muito a medida que nos aproximamos de sua freqüência máximo de trabalho. Veja bem, um 2N3055 tem um ganho típico de 15. Se você operar ele em cerca de, digamos 750KHz, o hfe (gahho) na prática diminuirá para cerca 8,5. Além disso, o trasistor 2N3055 é indicado para saídas de potência em audifreqüência, e não radiotransmissão. Se quiser um bom trannsmissor de AM, veja o esquema abaixo, que utiliza um MOS-FET IRF630 como saída. Esse transmissor é barato e de fácil montagem. Aliás, você sabe que um transmissor de AM necessita de uma antena de no mínimo 70 metros de extensão, né? Até mais, dúvidas poste aqui.

A antena você pode fazer assim:

As bobinas têm as seguintes características:

L1: 100 espiras de juntas em um bastão de ferrite de 1cm de diâmetro e 5cm de comprimento.

L2: 80 espiras unidas em um bastão de ferrite de 1cm de diâmetro e 5cm de comprimento.

O capacitor junto à bobina L2 deve ser ajustado para máxima potência de saída, observada com a ajuda de uma lâmpada de 12V ligada na saída como carga. Ademais, deve-se lembrar que apesar de AM, é um projeto crítico, deve-se elaborar um bom circuito impresso em placa de fibra, no entando, a freqüência de saída é estavel, dado o uso de cristal.

post-87223-1388492402821_thumb.jpg

post-87223-1388492402854_thumb.jpg

• 2 anos depois...
  • 1 ano depois...
Postado
eu posso usar o tda 2003 ou 2006?

Não vejo problemas, mas aguarde opinião dos colegas..

Vamos ver se depois de 4 anos alguem pode ajudar...

Aqui temos pessoas empenhadas em ajudar, tenha calma que sempre que puder-mos ajudaremos

• 8 anos depois...
Postado
Em 07/09/2006 às 23:27, Daniel UDI disse:

Caro amigo,

O grande problema é que o ganho do transistor diminui muito a medida que nos aproximamos de sua freqüência máximo de trabalho. Veja bem, um 2N3055 tem um ganho típico de 15. Se você operar ele em cerca de, digamos 750KHz, o hfe (gahho) na prática diminuirá para cerca 8,5. Além disso, o trasistor 2N3055 é indicado para saídas de potência em audifreqüência, e não radiotransmissão. Se quiser um bom trannsmissor de AM, veja o esquema abaixo, que utiliza um MOS-FET IRF630 como saída. Esse transmissor é barato e de fácil montagem. Aliás, você sabe que um transmissor de AM necessita de uma antena de no mínimo 70 metros de extensão, né? Até mais, dúvidas poste aqui.

L1: 100 espiras de juntas em um bastão de ferrite de 1cm de diâmetro e 5cm de comprimento.

L2: 80 espiras unidas em um bastão de ferrite de 1cm de diâmetro e 5cm de comprimento.

O capacitor junto à bobina L2 deve ser ajustado para máxima potência de saída, observada com a ajuda de uma lâmpada de 12V ligada na saída como carga. Ademais, deve-se lembrar que apesar de AM, é um projeto crítico, deve-se elaborar um bom circuito impresso em placa de fibra, no entando, a freqüência de saída é estavel, dado o uso de cristal.

adicionado 2 minutos depois
agora, Alessandro Bzr disse:

Boa noite irmão!!! Gostei do projeto, quero montar um desse .....você tem o dlmolde da placa para me passar? [email protected] 19 99 745-9630

Postado

@Alessandro Bzr ,

Meu amigo, este tópico já tem 8 anos de inatividade ....

E além disso, aqui somos um Fórum para compartilhar experiências entre todos, não  deixamos nem email e nem telefones de contato, tudo é público para que outros também possam aproveitar !

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

De fato. E tornar dados pessoais públicos é um prato cheio pra golpista... sim ... paranóia minha...

Voltando à realidade...

Esquema.JPG

Projeto muito lôco. Pra começar, parece que o mosfet tá orientado errado. E muito lôco o trafo de rede ac naquela posição. Mas se funcionou... então tá... Pelo menos tá bem desenhado...

Postado

@Isadora Ferraz ,

Eu também fiquei na dúvida sobre esse uso de um transformador para isso, quando poderia aproveitar a saída de um TDA mais potente para fazer a alimentação de um Mosfet diretamente !

Mas quem sabe tenha funcionado 

Paulo

Postado

Circuito interessante.

O primeiro estágio com o cristal e o TIP31 é um amplificador, que oscila via realimentação da capacitância entre base e coletor. O efeito Miller aumenta essa capacitância. O coletor possui apenas um indutor. Não é um circuito sintonizado na frequência do cristal, ou múltiplo inteiro dessa frequência.

O resistor de 22 ohms, 1W no emissor tem a finalidade de limitar a corrente do TIP31. O capacitor de 100pF em paralelo não é usado para aumentar o ganho do estágio, já que a frequência de corte dele com o resistor está em 72MHz. Esta frequência está muito acima das frequências do circuito. Se considerarmos que a impedância existente no emissor também é baixa, esta frequência ainda é maior. Realmente não sei a finalidade dele. Talvez o projetista testou o circuito e concluiu que, com este valor de capacitor, o circuito ficasse mais estável.

O estágio do mosfet é um amplificador sintonizado na frequência do cristal ou múltiplo inteiro dela. Mas tem um detalhe. O trimpot de 100k deve ser usado para ajustar uma determinada corrente quiescente de dreno. Observado o detalhe escrito para a fonte 12V (3A), ela deve ser direcionada quase toda para o mosfet. 

No source, novamente tem um capacitor de 100pF. Ele deveria ser um caminho da frequência portadora de AM para o terra, aumentando o ganho do estágio. Mas este valor está muito baixo para a frequência do cristal (1M8Hz). Não sei o que ele está fazendo aí. O trafo introduz o sinal modulante (áudio) via source. Ele deve estar explorando a característica intrínseca dos fets, que possuem resistência variável entre o source e o dreno. TALVEZ a capacitância existente entre os enrolamentos do trafo estejam fazendo o papel de aterrar apenas o sinal da portadora AM, aumentando o ganho do estágio. Essa característica do mosfet permite alterar o ganho do mesmo. Sendo assim, o sinal da portadora de AM fica modulado em amplitude (AM) pelo sinal de áudio (modulante).

O detalhe é que esta característica do fet é quase linear para pequena região de Vgs (entre o gate e o source). 

O sinal modulante deve possuir uma faixa de tensão bem definida para não começar a distorcer. 

A ligação do trafo serve também para apresentar uma carga para o TDA quatro vezes maior, caso ele não existisse, o que alivia a capacidade de corrente do TDA. 

Normalmente se usa um oscilador sintonizado de potência, alimentado por uma fonte com a tensão modulada pelo sinal de áudio. Como o oscilador sintonizado só produz senóide, Consegue-se modular esta amplitude da senóide com a amplitude do áudio.

Finalmente.

Lembro que essa potência irradiada sem autorização é ilegal.

MOR_AL

• Curtir 1
  • 3 anos depois...
Postado

Caro amigo,

Boa noite. alguém pode me ajudar, informando qual a bitola do fio esmaltado; foi utilizado nas bobinas deste transmissor. Obrigado.

Postado

@erick1976 Indo  pelas medidas, média de 90 voktas e enrolando 4,5 cm num bastão de 5 para ter uma folga nos cantos daria 45 mm / 90 voltas = 0,5 mm de diâmetro do fio. Eu usaria a medida padrão imediatamente abaixo desse valor. A corrente é baixa portanto o importante é o número de voltas.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...