Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novas Proteções de DVD


Posts recomendados

jjohtak,

Valeu... as dicas são importantes... vou testá-lo assim que pegar algum com proteção...

Quando ao SIM/NÃO, se clicar no SIM será refeito o processo todo, desde o zero... acho melhor clicar em NÃO, remover a mídia e limpar com água e sabonete, se estiver suja, ou desistir, se estiver arranhada...

de_mariano,

A gente anda desconfiado que existam lotes com e sem proteção, porque uns conseguem e outros não... é para endoidar a gente ??? Não vão conseguir !!! ... hehehe

Se você setar o decrypter para ignorar erros, vai ripar normal... em ISO ou FILES, etc... o problema serão os dummies nos arquivos... para remover os Dummies, tem o FIXVTS, DVD WASHER, VOBBLANKER... mas tem que corrigir os IFOS também... senão vai dar falhas na reprodução, inclusive pular partes do filme...

Sinceramente, eu ainda não acredito que o FAB consegue corrigir os IFOS... entender a estrutura montada e até deletar VTS e CELL... cada DVD é de uma maneira diferente... automatizar isso é impossível, tamanha a possibilidade de se fazer essas proteções... por isso, até agora pelo menos, sou o RipIT... e é tudo automático... mesmo assim, ele não é perfeito... também está sujeito a introduzir novos erros... como "roubar" uma cena...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elmo,

hahahahahaha... eles querem nos deixar doidos :tantan: mesmo !!! Mas como você disse, não irão conseguir... hehehe

assim que eu pegar outro filme vou tentar pelo modo que você disse!! mais uma vez obrigado pelas dicas... e assim que você puder tente pelo DVDFab... também é um método muito bom!! pelo menos até onde eu vi demonstrou ser eficiente também...

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, estou chegando no tópico só agora. É bom ver o Elmo de novo na ativa, fazia muito tempo que eu não via posts seus, e me lembro muito bem de toda a galera que me ajudou no meu começo aqui no fórum do Clube do Hardware na época em que meus problemas eram com mídias (hoje adoto as +R e não abro mão).

Bem, sobre o assunto do tópico, sou de mesma opinião do JJ-aranha (rsrsrsrs), primeiro uso o FAB, se der encrenca, aí tentarei com o RipIt que eu já ouvia falar a algum tempo mas não conhecia (agradeço ao Elmo que neste tópico me apresentou essa nova ferramenta). Persistindo o erro, aí tentarei o PGC.

Quanto ao Decrypter, esse já está aposentado a algum tempo, mas acho que vou usá-lo de novo só pra fazer um teste. Eu pretendo fazer o backup do meu novíssimo PINK FLOYD PULSE (música de primeira, recomendo a todos). Por ser um lançamento, acredito que ele tenha todas as formas de proteção possíveis. Portanto, usarei o Decrypter só pra verificar a existência de tais proteções. Confirmando, usarei o FAB pra ver o que acontece.

Discordando do Elmo, eu acredito que o FAB possa sim ser capaz de fazer tudo, até porque esse programa é atualizado e melhorado em um rítimo ímpar. Nem tive tempo ainda de instalar a versão 3.0.1.2 e já saiu o beta 3.0.1.6.

Falando nele, que susto o JJ me passou com aquelas screens, como o FAB ficou "complicado" depois da versão 2.9.8.3 (rsrsrsrs, digo isso porque essa versão anterior era ainda mais simples, o que é incrível).

Engraçado que já a um bom tempo eu falo do FAB, até tinha criado um tópico onde era pra se postar experiências de DVDs ripados pelo FAB e não ripados pelo Decrypter. Contudo parece que a galera não se interessou muito na época e o tópico ficou morto. Felizmente o assuntou voltou a todo vapor agora neste novo tópico que, aliás, ficou ainda mais rico por estar comparando esses três novos ripadores de ponta e de nova geração.

Pra finalizar, também achei interessante o comentário do Red onde ele mensionou a utilização do ReMake. Esse é um programa muito interessante e que vi poucos comentários por aqui. Vi alguns comentários em outros fóruns, mas, pra ser sincero, pra aprender o que eu queria tive que ir a luta sozinho mesmo, pesquisando coisas no site do fabricante mesmo e exercitando o meu fraquíssimo inglês. Felizmente a busca compensou e consegui o que eu queria: fazer o backup dos dois DVDs do show Use Your Ilusion em um único DVD5 e com um menu inicial personalisado (criado, inclusive, o DVD-lab PRO).

Acreditem, usando o DVD-RB junto ao CCE-SP2 com técnicas de BDVD esse backup ficou completo e com qualidade de primeira. Mas, de qualquer modo, foi um backup fácil porque os DVDs originais são já são no padrão DVD5, apesar de o show ter um tempo comparável a de qualquer outro.

Encerro aqui dizendo que é as produtoras que ficaram loucas tentando descobrir formas de proteção novas que sempre consiguiremos passar por cima para backupear produtos de ouro que agente faz questão de adquir (não sei qt a DVDs de shows e etc, mas pelo menos pra software fazer backup é um direito nosso previsto por lei).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gringo abaixo também precisou dos 4 programas para ripar o filme "O Plano Perfeito":

Wow this DVD was loaded with copy protection. I had to use 4 programs to get it to rip. First you gotta get all 4 of these programs:

RipIt4Me

DVD Decrypter 3.5.4.0

FixVTS

DVDShrink

Open up DVD Decrypter and use default settings. AND you have to select "check for structural protection", "hide pack header warnings", and "cycle tray after bad sectors". AND make sure Removal Method is selected as "Aggressive".

Then open up RipIt4Me, this program puts the PSL's in DVD Decrypter.

RipIt4Me uses DVD Decrypter's ripping engine. Follow all the suggested settings

and directions.

THEN open up FixVTS from RipIt4Me (there is a button to select) and follow instructions.

Now you can use DVDShrink on the movie without errors.

http://club.cdfreaks.com/showpost.php?p=15...amp;postcount=9

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jjohtak,

Valeu pelas dicas, obrigada! :joia:

Vou tentar baixar a versão All-in-one hoje ainda, e testar no fim de semana!

Quanto ao Sim/Não, o Elmo tem razão (pra variar, né?). Clicando em Sim, tudo é refeito. Mas, vou trocar de fonte mesmo! Acredito que as que estou usando devem estar com algum defeito, que não é reconhecido pelo player de mesa.

Quanto aos programas Any, DVDFab, PgcEdit, já testei todos, nas suas últimas versões, e nada... :looka:

Até :bye:

Robertoy e de mariano,

Eu também fiz O Plano Perfeito usando o RipIt4Me 1.4.14.0, como o "gringo", e deu certo! Já tinha tentado com o AnyDVD/CloneDVD2, com o DVDFab, mas nenhum conseguiu vencer as proteções! :devil:

Abraços, e boa sexta-feira para todos! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz alguns testes com o meu DVD Pulse do Pink Floyd e os resultados que tive foram os seguintes.

1º Disco 01 usando o DVD Decrypter ripou até o final em mais de 1h e com os seguintes erros no log:

...

I 10:53:51 Decrypting VTS_03_1.VOB... (LBA: 2203566 - 2727741) - KEY: D4 59 63 0F 88

W 11:02:00 Failed to read Sector 2483502 - ID CRC or ECC Error

W 11:06:40 Failed to read Sector 2483503 - ID CRC or ECC Error

W 11:11:16 Failed to read Sector 2483504 - ID CRC or ECC Error

W 11:16:17 Failed to read Sector 2483505 - ID CRC or ECC Error

W 11:20:57 Failed to read Sector 2483506 - ID CRC or ECC Error

W 11:25:43 Failed to read Sector 2483507 - ID CRC or ECC Error

W 11:30:26 Failed to read Sector 2483508 - ID CRC or ECC Error

W 11:35:06 Failed to read Sector 2483509 - ID CRC or ECC Error

W 11:40:56 Failed to read Sector 2483510 - ID CRC or ECC Error

W 11:45:26 Failed to read Sector 2483511 - ID CRC or ECC Error

W 11:49:56 Failed to read Sector 2483512 - ID CRC or ECC Error

W 11:54:40 Failed to read Sector 2483513 - ID CRC or ECC Error

W 11:59:23 Failed to read Sector 2483514 - ID CRC or ECC Error

W 12:04:04 Failed to read Sector 2483515 - ID CRC or ECC Error

W 12:08:40 Failed to read Sector 2483516 - ID CRC or ECC Error

W 12:13:00 Failed to read Sector 2483517 - ID CRC or ECC Error

I 12:18:30 Decrypting VTS_03_2.VOB... (LBA: 2727742 - 2815726) - KEY: D4 59 63 0F 88

...

2º Disco 01 usando o Fab 3.0.1.2 ripou sem erros e sem problemas em ~30min

3º Disco 02 usando o DVD Decrypter ficou 50min e não saiu de 0% com os seguintes erros no log:

...

I 14:37:58 Copying VIDEO_TS.IFO... (LBA: 336 - 348) - KEY: N/A

W 14:40:22 Failed to read Sector 336 - ID CRC or ECC Error

W 14:42:29 Failed to read Sector 337 - ID CRC or ECC Error

W 14:44:39 Failed to read Sector 338 - ID CRC or ECC Error

W 14:46:51 Failed to read Sector 339 - ID CRC or ECC Error

W 14:48:51 Failed to read Sector 340 - ID CRC or ECC Error

W 14:51:00 Failed to read Sector 341 - ID CRC or ECC Error

W 14:52:50 Failed to read Sector 342 - ID CRC or ECC Error

W 14:54:21 Failed to read Sector 343 - ID CRC or ECC Error

W 14:56:29 Failed to read Sector 344 - ID CRC or ECC Error

W 14:58:38 Failed to read Sector 345 - ID CRC or ECC Error

W 15:00:48 Failed to read Sector 346 - ID CRC or ECC Error

W 15:02:59 Failed to read Sector 347 - ID CRC or ECC Error

W 15:05:24 Failed to read Sector 348 - ID CRC or ECC Error

W 15:05:24 On-the-fly IFO/BUP file patching failed!

W 15:05:24 File Name: VIDEO_TS.IFO

W 15:05:24 Size: 26.624 bytes

W 15:05:24 Reason: Invalid IFO / BUP file.

4º Disco 02 usando o Fab 3.0.1.2 ripou sem erros e sem problemas em 23min e 23s.

Pelas mensagens, tudo indica ser proteção ArcOS. Só não sabia (ou me lembrava) de que esse tipo de proteção também era gravada em IFOs, como o correu no segundo Disco. Também não sei dizer se no segundo disco há outros setores com a proteção pois o DVD Decrypter não conseguiu sair dessa parte.

Aparentemente os dois DVDs estão funcionando perfeitamente, pelo menos nos testes que fiz no PC. Ainda não assisti a tudo, mas depois de finalizar o backup vou gravar num RW e prazerosamente assistir a tudo novamente para verificar se houve algum erro ou se tudo está OK.

A minha única lamentação (nem tanto) é não ter visto a proteção RCE para que o teste fosse mais apurado.

Sem mais, até a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Robertoy,

P gringo utilizou apenas um programa... o RipIt...este programa, que na verdade é um script, aciona os demais programas para fazer o serviço e ele interpreta os dados, conforme necessário...

paulohvs,

O Decrypter foi descontinuado logo após surgir o esquema de proteção ArcCos, portanto não podemos esperar milagres dele... o FAB está atualizado e quebra essas proteções... mas como existem muitas váriáveis em jogo, penso que ele também tem limites, tanto é que a cada dia surje uma correção... o mesmo para o RipIt... a versão 1.15 foi para ajustar o esquema de anti-proteção (sic) para um DVD que surgiu na Italia... então, muitas outras versões vão surgir, até acabar o estoque da criatividade daqueles que fazem a proteção... essa última versão do RipIt possibilita extrair um epsódio apenas de DVD com 4 eps. tipo LOST... antes tinhamos que extrair tudo para ripar...

Poizé, estou de volta... tentando aprender um pouco mais... hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, já sabia a muito tempo da descontinuidade do DVD Decrypter, tanto que em meu teste eu só o usei para detectar a existência da proteção no DVD que, obviamente, foi confirmada

Com relação a esses aspectos de atualizações, no final das contas, os ripadores se tornarão iguais. Por hora, eles estão funcionando como programas de anti-vírus.

Interessante essa função do RipIt, é bem útil pra quem só quer extrair certos pedaços do DVD. No meu caso, isso já não tem serventia, já que sempre faço backups full, não removendo nem os áudios PCM. De qualquer modo, é ótimo que o programa consiga atender a todos os tipos de necessidades.

Por hora, vou seguindo com o FAB, mas, quando ele vacilar, aí irei experimentar o RipIt.

Assim como você, também tento aprender o máximo possível, dentro das minhas limitações, é claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

People,

Saiu mais uma correção do RipIT 1.4.15.4 para corrigir um problema na ripagem do Silent Hill alemão... penso que os esquemas desses filmes específicos poderão aterrizar por aqui em outros DVDs... portanto é importante termos o Rip atualizado antes de tentar ripar algo novo com proteção...

Quem quiser assistir um tutorial animado do RIP: http://forum.digital-digest.com/showthread.php?t=68097

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus Parabéns Elmo e jjohtak!!

E jjohtak, gostaria de saber se tem como ripar no formato .iso pelo Fab... procurei no Common Settings e pelo que vi não tem essa opção, porém não custa nada perguntar... estou usando a versão DVDFab Decrypter 3.012 que você postou as screens... não gosto muito de versões BETA... tem muita diferença da 3.012 para a BETA 3.016? você sabe se a 3.016 ripa em .iso? Agradeço desde já se puder esclarecer essas minhas dúvidas...

Valeu

De_Mariano, o DVDFab, não tem a função de criar imagem. Mas de qualquer maneira, se tiver espaço, faça com o DVDShrink mesmo que é bem rápido.

jjohtak,

Valeu pelas dicas, obrigada! :joia:

Vou tentar baixar a versão All-in-one hoje ainda, e testar no fim de semana!

Mas, vou trocar de fonte mesmo! Acredito que as que estou usando devem estar com algum defeito...

Elaine, como voce colocou, com certeza o problema é da fonte mesmo, e não somente dos softs. afinal, eu ripei o Lost com o DVDfab decrypter 3.02beta.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos, sou novo e praticamente iniciante na gravação de DVD.

Meu problema é o seguinte, a maioria dos filmes novos q vem com essas novas proteções, não estão nem rodando no meu aparelho, ou seja, não congigo usar nem a Fab, nem o Decrypter, pois meu Grvador não está reconhecendo o DVD. Isso somente está ocorrendo para alguns filmes novos.

O q faço??? Preciso da ajuda de vocês?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Elmo, obrigado pela resposta.

Vamos por partes, meu gravador não consegue reconhecer o DVD, depois q abro o Decrypter e o Power DVD, ele reconhece, começo a ripa-lo através do Decrypter ele começa depois no segundo arquivo para com um erro. Já tentei mudar a configuração do Decrypter e continua o mesmo erro. Qual programa você me indicaria para usar??? Já tentei o Decrypter e o Fab e não consegui. Esse foi o primeiro q não consigo passar pelo Decrypter, apenas não consigo ripar alguns filmes novos, mas não consegui ripar porque nem reconheceu a mídia, o q faço.

Obrigado mais uma vez.

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi p/ todos,

Sou novo nesse negocio de gravar dvds e o Elmo já me deu uma boa ajuda no topico do tutorial do Shrink.

Como varios aqui, estou tendo problemas p/ copiar o dvd Plano Perfeito. Ele grava normal mas fica travando toda hora no dvd de mesa.

Eu li algumas dicas aqui mas sinceramente não entendi nada... acho que ainda não estou nesse nivel...

P/ tentar simplificar: O AnyDVD consegue quebrar a trava do filme Plano Perfeito? Depois eu gravo c/ o CloneDVD.

Se não, eu consigo fazer tudo c/ esse FAB? Ele parece mais simples que os outros p/ alguem leigo c/ eu... Alguem conseguiu usar o FAB p/ o copiar o filme Plano Perfeito e funcionou?

Valeu pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Oi pessoal,

Tenho lido os artigos deste tópico a algum tempo, mais provavelmente, desde de que tentei ripar o dvd selvagem para o meu filho e não consegui, ai saí atrás de respostas.

Já li quase tudo que vocês escreveram aqui, confesso que tô meio :zoio: de tanta informação, vocês são mesmo fera, achei que sabia pelo menos 1%, mas acho que não sei nada. Pra vocês terem uma ideia de meus conhecimentos, até hoje só tinha usado o DVD Shirink, quando dava erro de redundância cíclica, achava que não poderia ser resolvido, ou que era algum defeito do original e dexava pra lá, mas depois de selvagem comecei a me interessar pelo assunto. Trabalho com redes de computadores a 12 anos, mas gravação de dvd tem mais ou menos 4 meses que estou fazendo, sou apaixonado por filmes, tenho dois filhos e já gravei cerca de 70 filmes, mas nunca havia me deparado com esse problema. Já baixei e instalei todos os programas indicados por vocês e das versões mais novas.

Porém ainda não consegui ripar o Selvagem, tá sendo um desafio pra mim.

Gostaria de saber se algum de vocês já conseguiu e se podem me dar uma ajuda e com certeza o que eu puder ajudar, claro com meu pouco conhecimento, estou diposto a colaborar.

Agradeço a atenção de vocês e parabéns a todos por suas explicações aqui no fórum que são muito boas.

Célio

:palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

carlos1barbosa,

Como você pode notar, o título deste tópico é sobre o PGC e o RIPIT... são programas justamente para quebrar essas proteções atuais... eles trabalham com o decrypter e depois o shrink... teste um e outro que deverá dar certo... quando um DVD original não é reconhecido pelo decrypter, e isso ocorria muito no passado, a gente abria ele pelo WINDVD ou POWER DVD, rodava 1 segundo de cada capitulo e extra, fechada o WIN/POWER e então abria o decrypter... dava certinho... experimenta dessa forma...

Lembro a todos que existe uma grande participação da MS em cima de proteções em geral... XP super atualizado poderá ter problemas que outros não tem... procurem sobre DRM... meu XP está somente com SP2... e nada mais !!! e meus problemas são ZERO, ZERO... sempre foi assim...leia esse tópico desde o início... leia sobre o tópico ArcCos para entender um pouco mais... baixe os programas que eu citei no texto... tente, que vai dar certo...

spartan18,

Se ele está travando no DVD doméstico, então poderá ser problema de má gravação ou de mídia... dificilmente será do conteúdo gravado, porque o shrink teria encontrado erro no arquivo ripado e não analisaria e nem compactaria... tente ler ele de volta para o seu HD, com o windows explorer ou decrypter... pode ser que apresente erro de leitura CRC, que nada tem a ver com a proteção... ou tente pelo ripit... se tiver erro de leitura que não seja erro de proteção, o ripit vai solicitar limpar a mídia ou substituí-la...

celio_2006,

O people que sabe 1% desenvolve os programas para a gente utilizar... eu sei apenas meio por cento... por uma coincidência, estou ripando de uma cópia que fiz antes o Selvagem... passou por aqui feito manteiga, graças ao rip it... já tentou com ele ??? que erro apresentou ??? o original não está sujo ou arranhado ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Elmo, obrigado pela resposta, mas infelizmente não consegui, tentei pelo PGCedit ela vai ripando, mais depois q começa encontrar os erros e as falhas, ele começa a ficar muito lente levou quase 10 horas e estav no 35% conc´luído, fiquei realmente decepcionado, não consegui ripar o q queria.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"......Como varios aqui, estou tendo problemas p/ copiar o dvd Plano Perfeito. Ele grava normal mas fica travando toda hora no dvd de mesa..."

No player do PC rodou normal?, se sim o problema pode ser da velocidade de gravação ou da mídia.

Aqui fiz com o DVDFab Decrypter e com o RipIt4Me...

"...desde de que tentei ripar o dvd selvagem... ai saí atrás de respostas.

Porém ainda não consegui ripar o Selvagem, tá sendo um desafio pra mim.

Com o DVDFab Decrypter você não conseguiu?

repetindo o mestre Elmo: tentaste com o RipIt4Me?

"... infelizmente não consegui, tentei pelo PGCedit ela vai ripando, mais depois q começa encontrar os erros e as falhas, ele começa a ficar muito lente levou quase 10 horas e estav no 35% conc´luído, fiquei realmente decepcionado, não consegui ripar o q queria.

Tentou pelo RipIt4Me?

Carlos, pode ser problema da fonte também, do Windows, etc...Não li nada no sentido da impossibilidade de ripar este filme"basic Instinct 2" nos fóruns poraí....

O negócio é persistir....

O RipIt4Me foi atualizado, conforme postou o Elmo:

RipIt4Me 1.4.15.0

Eu uso a versão All In One 1000, mas agora, voce precisa acessar o forum e se registrar para obter senha veja no fim da página, os mirrors/espelho para download:

RipIt4Me Installer AIO 1.0.0.0

Registro e senha

O DVDFab Decrypter tem a nova versão 3.020 de 30 de Setembro:

DVDFab Decrypter 3020

T+ B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Aranha, fiz um outro teste, levei o mesmo DVd para um amigo, ele conseguiu gravar normalmente, atráves do CSS e do Clone, sem problemas nenhum. E tem mais as mídias q o meu gravador nem reconhece o gravador dele reconhece muito facilmente.

lembrando eu tenho um gravador LG4163B e ele tem um Pioneer.

Existe realmente uma diferença muito grande entre os gravadores???

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, em tese e na prática senti que os Pioneer são melhores:

em durabilidade, confiabilidade da gravação.

Mas, veja bem, não vô maldizer os LG, porque em vários casos que não consigo ripar com o Pioneer... Consigo no LG.....semana passada mesmo ocorreu isso:

Mídia DVD Sony+R (fab.TayoYuden) gravada por gravador de mesa panasonic, não consegui ripar em 2 Pioneer(erro de redundãncia...chegando a travar o PC) aí meu + q.velho que é o LG4040 ripou??? Este, só rateia com mídias Ram....

Se teu drive já é meio gasto, procure limpar as lentes dele...(1 chance de melhorar teus rips...)

Tenho 3 Pioneer 110, 1LG4040, 1LG4120 e 1 leitor DVD LG8161.

Como meus LG tão ficando ruinzinhos (não tão mais ripando) e como já os limpei diversas vezes.... minha próxima compra deve ser LG mesmo..

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba... to perdidinho c/ esse topico...

Usava o feijão c/ arroz - Decrypter + Shrink + Decrypter p/ gravar.

Estou tendo problemas c/ o dvd Plano Perfeito.

Pelo que eu li aqui, o DVD Fab é melhor que o decrypter pois é atualizado e tira as novas travas certo?

Mas também falam de um RipIt4me. Qual eu uso? Qual é melhor e mais fácil? O Ripit ou o Dvd Fab? O RipIt é free?

já vi gente no topico falando que copiaram o Plano Perfeito c/ os dois programas, e alguns tiverem problemas c/ os dois também!?!?

Outra coisa, hoje eu gravo por .ISO. Usando o DVD Fab ou RipIt só vou poder gravar em file? É diferente? Vou usar ainda o Shrink p/ reduzir o tamanho e o Decrypter ou Nero p/ gravar p/ o CD?

Heeeeeeeeeeeeeeeeeeelp. To perdido.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!