Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Barcelona


Evandro

Posts recomendados

Tudo bem, vamos lá.

Eis as road-maps da AMD, pra desktops:

AMD06-07desktoproadmap.png

e para servidores:

AMD06-07ServerRoadmap.png

Cruzemos isso com a tabela da famíli de estrelas:

4622_large_stars_list.png

E, finalmente, com a notícia de hj:

AMD Claims Quad-core Desktop CPUs Ready for Christmas

AMD details its desktop plans for the next year, though be it a quarter later than originally planned

AMD this week took the covers off its quad-core desktop CPU codenamed Agena FX in Sunnyvale, California. The processor was featured in single and dual-socket configurations -- the dual-socket configurations mark AMD's first demonstration of an 8-core desktop.

Next week Monday, AMD will reveal the brand name for this Agena FX-based brand, Phenom FX. The official launch date for Agena is still undetermined.

"Quad-core, codenamed Barcelona will launch later this summer, in the July, August kind of time frame -- followed by [Agena FX] on the desktop," stated Robert Rivet, AMD executive vice president and CFO.

AMD demonstrated the power of this Phenom FX system by encoding a 1080p movie trailer into H.264 in near-realtime. The company would not reveal the clock frequencies to DailyTech, though previous company guidance indicated Agena FX will debut at 2.6 GHz clock frequencies.

Agena FX is just the halo product for the desktop AMD K10 lineup. Agena (non-FX) will constitute the bulk of AMD's Phenom offerings. Agena is essentially identical to Agena FX, though the non-FX processor does not support symmetric multiprocessing -- Agena FX can support up to two sockets at this time. AMD will also announce its dual-core Agena bins, codenamed Kuma, shortly after Agena.

Intel is slated to launch its 45nm Penryn processor family in late 2007. "Penryn will be shipping in 2007," stated Intel representative Nick Knupffer. "We are launching server versions of Penryn in the second half of 2007," he added.

Intel's desktop variants of Penryn, dubbed dual-core Wolfdale and quad-core Yorkfield, surfaced last month. The server counterparts to these chips, dubbed dual-core Hapertown and quad-core Yorkfield will suceed the existing Clovertown and Woodcrest Xeon components.

AMD's Rivet makes one promise; we'll see quad-core desktop components in 2007. "That'll launch a little after the server part, it'll be called Agena. You'll see that in the Christmas line-up," Rivet claimed.

E nós temos:

Barcellona: já atrasado, provavelmente em um trimestre;

Agena FX: on schedule;

Agena: atrasará em 3-6 meses, só chegando no natal;

Kuma: on schedule until now;

Rana: on schedule until now;

Spica: on schedule until now.

Agora chega a dúvida: até que ponto o "atraso" dos quad-core desktop single socket (porque quad-core dual socket está no horário ainda pelo jeito) e o lançamento de cual-cores aparentemente 30-50% mais eficientes q os Core2Duo pode atrapalhar a AMD? E o quanto essa eficiência extra ajudaria ela a esta altura do campeonato?

Eu tô achando q o natal passado foi intel, mas a maré vai virar pra um natal AMD pelo jeito (pelo menos em 2007, 2008 eu tenho altas dúvidas)... A menos que a intel decida começar a vender processador com preço de início de um dólar e vender com prejuízo até mesmo os quad-core dela!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo que eles falam o mínomo que teremos, um "Semprão", vai ser algo mais que os X2 que babamos hoje..

E os atrasos estão matando já, hora da AMD parar de enrolar e reciclar arquitetura rapidamente, triunfaram sobre esse erro da Intel e estão cometendo o mesmo.. se bem que K8 ainda é competitiva, Netburst não.

segunda metade do ano.. po eu quero antes do natal, senão mela a muamba

EDITH meio off..

Viram isso:

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2986 ? :mad:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
deve haver alguma lei que impeça isso... porque a intel pode vender milhares de q6600a 50 dolares se quiser e jogar areia na fogueira da amd

Lei Antitruste se não me engano.

Isso sim seria uma filhadap**** grande.

E do jeito que AMD e Intel se amam (vide processos uma contra a outra) isso poderia quebrar as duas.. (Intel quebra AMD e o governo processa a Intel, que se estrepa tb..)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô acordado lendo por causa desse teu link, Xita! Só não sei porque a cara braba, pra mim estou adorando o texto!

Só fico com mais medo ainda de a intel jogar sujo a esse ponto e enterrar todo esse futro pra nós... :(

Neck, eu tô achando q não tem lei pra isso lá nos EUA não. Sinceramente, eu até acho q a intel JÁ tá fazendo isso... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A menos que a intel decida começar a vender processador com preço de início de um dólar e vender com prejuízo até mesmo os quad-core dela!

Se a Intel fizesse isso a AMD poderia aumentar os preços, estocar os processadores, da uma geral nas fabricas e quando a Intel ficar sem dinheiro a ponto de quebrar... Ai a AMD começa a vender seus processadores por preço mais realista.

Pelo que eles falam o mínomo que teremos, um "Semprão", vai ser algo mais que os X2 que babamos hoje..

Os Sempron continuam Single Core, mas ubstituem os Athlon 64 de hoje, fica mais ou menos assim:

Agena: Quad Core 2MB de L3 Phenom X4

Kuma: Dual Core 2MB de L3 Phenom X2

Rana: Dual Core sem L3 Athlon 64 X2

Agena: Single Core, 512kb de L2 Sempron

Tirando os nomes no final... O resto ja é conhecido desde o ano passado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deve haver alguma lei que impeça isso... porque a intel pode vender milhares de q6600a 50 dolares se quiser e jogar areia na fogueira da amd

sim, isso é ilegal e desleal!!!

essa prática é chamada de "dumping" e consiste em vender produtos a preços menores q seu "preço de custo" visando prejudicar o concorrente! quem estuda administração sabe bem disso!

apesar de ilegal é bem comum essa prática!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Perae Eduardo, quem disse do C2Q a 1 dolar foi o neck :lol:

Johanners, a cara feia nem sei porque foi, eu tava com sono tb.. :D

Agora uma coisa que eu pensei agora pouco, se o 3600 hoje é vendido a 70 dolares, quanto vai custar um single core K10 ? 30-40 ?

Tá sei que esse é o preço dos semprons de hoje, mas é muito pouco a meu ver.. 65 nm rende mesmo hehehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dá nada não Eduardo ^_^

Agora o nome foi definido, e outras cositas mas reveladas..

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=2987

Agora uma pergunta pra vocês que acompanham o mercado de perto a mais tempo que eu, a AMD que desde que eu entrei no forum é fechada como um Panzer anda bem "saidinha" ou ela fez a mesma coisa antes de sair o Athlon 64 ?

Caso não, é um bom meio de aumentar o valor das ações, cutucar a Intel e ir preparando o público, "reservando" seu mercado contra uma investida forte da Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

apesar da mudança ter sido muito mais radical no lançamento do 754(htt+imc+x86-64) eu lembro que não foram feitas muitas promessas audaciosas como agora

sobre o link:

According to Hester, it won't be until late 2008 or early 2009 that DDR3 will make economic sense to move to.

mesma coisa de quando foi pra mudar pra ddr2, não fazia nenhum sentido no início... tem razão apenas por um curto período...

AMD views Intel's constant switching of memory technologies as adapting new technology for the sake of technology

"for the sake of the socket":D

e pra mostrar que ela ta mesmo saidinha, responda essa pergunta: "quando você ta no trampo e não tem nada de interessante pra fazer, o que você inventa?"

R: um video extremamente malicioso que rolou internamente na AMD e quando vazou ja causou problemas...

... apesar de eu ter achado engraçado, o povo da Megahertzagovina não gostou :D

só faltou jogarem a culpa do aquecimento global na intel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

:lol::lol::lol:

Querem valorizar suas ações, ou o Barcelona vai ser animal.

Afinal, não vi propaganda do R600..

K8 é de 2003 ?

Core é de 2006 (a que saiu pro mercado destop)

K10 2007 (hope so..)

Nehalem 2008..

O tempo de reação está diminuindo.

Eu concordo sobre a troca de memórias, achei que o AM2 veio na hora certa, mas seria mais legal se já viesse em 65 nm.

DDR3 pra variar vai custar a mesma coisa que ouro (peso/peso) de início, embora digam que vai ser mais rápida mesmo com latências mais altas (ainda não vi o porque) e o velho papo de diminuir consumo (DDR2 rápida sem dissipador são minoria, só as genéricas..).

Agora com a compra da ATI espero que o mercado de VGAs siga esse caminho, tá demais de ambos os lados.

EDIT-

Guys, LOOKATHIS :

http://www.fudzilla.com/index.php?option=com_content&task=view&id=982&Itemid=1

(se eu fosse mulher ia ser uma fofoqueira dos infernos ehhehehe)

Pré teste, em um ponto mas, cassilds !!

Bem que podiam tirar uma SS ao invés de uma foto desse náipe.. mas vale.

Então.. dá pra dizer alguma coisa ou esperemos mais testes ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita, também não consigo ver essa página!

De qq forma, temos q rezar. Intel tá tentando adiantar os Peryn, e vai derrubar o preço dos processadores. Kentsfield a partir de 266$ em 22-26 de julho! :P

Edição:

A notícia (nem sei em q língua!): http://www.sweclockers.com/forum/showthread.php?s=&threadid=680996

a imagem (woohoo!): 2004243189200283099_rs.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, eu não duvidaria se a própria amd não estivesse falando em... "só" 30%-50%.

Se bem q ela falava isso antes de ter "tropeçado" com a "stepping mágica", então sabe-se lá... Apesar de q o bicho tá a apenas 2.4GHz de qq forma, então sei lá.

Mas q seria notícia pra ficar rolando de rir na cara dos fãs da intel, seria... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
alguns desses benchmarks sinteticos são vulneráveis e passiveis de resultados absurdos...

me lembra o render test que meu Sempron em stock superava vários p4 overclockados pra lá de 4GHz

Nesse caso específico não era culpa do benchmark... Havia algumas aplicações que o P4 fazia muito feio, esse tipo de render era uma delas.

nossa, mas um resultado absurdo dessa magnitude?

O mais interessante é que quando coparamos o Core 2 com o K-8 em um bench parecido temos:

sandra-mm-fp.gif

E a melhor parte é que é fácil descobrir se isso é mentira (mas não é possivel afirmar que é verdade...), quinta feira instalo o Sandra aqui :devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!