Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas de programação em centrais telefônicas


Posts recomendados

PABX PABX LEUCOTRON SOHO - PARA ATÉ 4 LINHAS E 12 RAMAIS -

Boa noite, nao estou conseguindo fazer o desvio de chamada(sigame-externo)

coloquei as duas linhas no TR01 E TR02 E DOIS TELEFONES RAMAIS NO RM20 E RM21

vi no manual pra ativar o siga-me externo *9031. fz isso e depois desse codigo fica o sinal de tu tu tu tu bem rápido.

tentei gravar um numero na memoria pra a discagem externa *7(11memoria)+numero externo+gancho ,, quando termino de discar *7 e vou discar um local da memoria de11 a 19 ja da aquele sinal de ocupado bem rápido sem parar.

poderiam ajudar. só preciso da função do siga-me externo. mas nao estou conseguindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa Tarde,

Estou com uma tarefa para expandir a quantidade de ramais da empresa.

Hoje temos 16 e preciso ir para 32. Nosso PABX Panassonic tem 15 anos e nao consigo mais encontrar placas de expansao de ramais num preço razoável.

Estou avaliando a substituição e penso em indicar o Intelbras Corp 16000 que tem um custo atraente.

Alguem tem experiencia com esse equipamento? Como usuario de telefones sem fio, tenho um certo receio na troca pois a diferença de qualidade entre os sem fio Panassonic e os Intelbras é grande.

Tenho receio de que essa diferença tb aconteça nas centrais e essa a minha recomendação possa me queimar na empresa.

Agradeço Sugestões

Ola pessoal, quem tiver alguma duvida sobre programacao de centrais das marcas Siemens, Digistar, Alcatel, intelbras e Leucotron ou que queira compartilhar alguma situacao inusitada que passou em campo favor postar neste topico. Quem tiver alguma dica em algum equipamento favor compartilhar neste topico, tambem entendo um pouco de cabeamento estruturado e montagem de redes, qualquer duvida ou dica, favor postar aqui, falo e ate mais!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
bom dia

gostaria de ter ajuda pra poder tirar o barrulho da central telefonica, é escutado a radio quando é erguido

a central e interbras

Sugestão mais barata e eficaz seria você instalar filtros RF na fiação do ramal seguindo as intruções de instalação do mesmo, outra sugestão, seria adquirir placa de ramal balanceada se o modelo do seu equipamento for conecta/modulare ou corp 6000 ou 8000. Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Olá amigo

voce ja teve a experiencia de configurar a Central Corp 16000 via Pc?

Funcionou? Estou tentando por cabo pelo serial e não consegui me comunicar com a Central´, você tem alguma dica?

Grato

Olá, ja utilizei sim o software de configuração do pabx via pc, muito util por sinal. Existe uma serie de configurações disponiveis como configurações dos troncos e ramais, categorias, bloqueios de prefixos, visualização das configuraçõesindividuais dos ramais dentre outras. Bem, para usar o mesmo é necessário confecção de cabo de comunicação entre o pabx e o pc, sendo necessário um cabo comum de dois pares (o que eu uso) e um conector db9 femea, sendo um par branco/branco no pino 5 (gnd), o fio azul no pino 2 (tx) e o fio laranja no pino 3 (rx). Siga nessa ordem a conexão do mesmo cabo para conexão aos pinos da placa base de sua central, onde o branco/branco ira para o pino gnd, o azul para o tx e o laranja para o rx. Abra o software, verifique qual porta serial esta conectada (Comunicação=>Configuração), se ja estiver na porta correta, de um ok, e então, va em Comunicação=>Receber Programções. Interessante se saber se a serial esta. Boa Sorte.

Link para download do softare:

http://ecenter.intelbras.com.br/outpublisher/suporte/pt/software.php e procure por corp16000. FELICIDADES.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa noite,

No Tele Suporte (Na Disa1 e na Disa2) de um Pabx todos já configurei a Mensagem Diurna (mensagem 01) e a Mensagem Noturna (mensagem03).

No TGC Advanced já fui no Atendedor Automático e fiz as configurações necessárias e o atendimento diurno está funcionando perfeitamente.

Já quando eu vou em Configuração/Serviço Noturno e coloco o "Estado Atual" como "ligado" ele abandona a tabela que eu criei de datas e horários e independente do horário o PABX trabalha como se fosse Noturno.

Se as 17:30 eu LIGAR o atendimeneto noturno e for no outro dia às 08 da manhã e desabilitar funciona normalmente..rs....

Sabem me dizer como regularizar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colegas de telecom. necessito da ajuda para resolver o problema com o commserver do manager versão 7.0 hipath 1100 está instalado em um netbook com windows 7 starter a versão do manager é a mais recente versão 7.0R8.39.0 e commserver versão V7.0R12.23.0 toda vez que vou conectar tenho a mensagem não é possivel conectar com commserver e o icone fica sempre apagado. já verifiquei a compatibilidade no windows e continua a mesma coisa.

testei no windows vista premium em outro note e funciona normal.

testei o windows 7 starter com pabx panasonic e Intelbras e funciona normal.

Agradeço por qualquer informação que possa resolver o problema e que eu possa ajudar outros colegas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal, quem tiver alguma duvida sobre programacao de centrais das marcas Siemens, Digistar, Alcatel, intelbras e Leucotron ou que queira compartilhar alguma situacao inusitada que passou em campo favor postar neste topico. Quem tiver alguma dica em algum equipamento favor compartilhar neste topico, tambem entendo um pouco de cabeamento estruturado e montagem de redes, qualquer duvida ou dica, favor postar aqui, falo e ate mais!!!

Olá, problema: tenho uma hipath 1120 e um tarifador taritron flex da leucotron, como faço para o tarifador funcionar com a hipath (tenho uma interface serial na hipath).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Senhores, boa noite.

Tenho um HiPath 3800 Siemens e gostaria de controlar o tempo de atendimento das chamadas recebidas, para evitar que algum cliente fica esperando muito tempo ao ser atendido.

Alguém conhece algum Software que efetua esta operação automárica ?

agradeço a ajuda.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Olá, problema: tenho uma hipath 1120 e um tarifador taritron flex da leucotron, como faço para o tarifador funcionar com a hipath (tenho uma interface serial na hipath).

Amigão, você deve ligar um cabo serial entre Pabx x Micro e no micro que irá ter o Taritron instalado deverá também ter a chave de liberação de licença USB do Taritron. Abs

Boa noite,

No Tele Suporte (Na Disa1 e na Disa2) de um Pabx todos já configurei a Mensagem Diurna (mensagem 01) e a Mensagem Noturna (mensagem03).

No TGC Advanced já fui no Atendedor Automático e fiz as configurações necessárias e o atendimento diurno está funcionando perfeitamente.

Já quando eu vou em Configuração/Serviço Noturno e coloco o "Estado Atual" como "ligado" ele abandona a tabela que eu criei de datas e horários e independente do horário o PABX trabalha como se fosse Noturno.

Se as 17:30 eu LIGAR o atendimeneto noturno e for no outro dia às 08 da manhã e desabilitar funciona normalmente..rs....

Sabem me dizer como regularizar isso?

Amigão, o sistema de horário do Pabx tem que obrigatoriamente passar pelos horários pré definidos para o seu funcionamento automatico, ex. se você configurou que ele entra em noturno as 18:00Hs diariamente, somente quando o Pabx passar de 17:59:59 para 18:00 é que ele irá ativar o modo noturno e o mesmo irá se aplicar para o modo diurno. Se você fizer manual de ativar e desativar é claro que dará certo, só que não irá obedecer as regras criadas de entrada e saída automaticas. Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

OlÁ tenho uma coorp 8000 intelbras e coloquei uma placa de atendimento automatico disa de 2 canais

gostaria de eu mesmo gravar a mensagem de final de ano, gostaria de saber programar passo a passo o que devo fazer, pois sÓ consegui instalar a placa mas nÃo soube programar se poderem me ajudar fico muito agradecido . Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hipath 1190

Senhores,

Tô aprendendo na marra a mexer com telefonia (é muito ruim aprender tudo sozinho, ainda mais sabendo absolutamente nada sobre o assunto).

Na empresa onde trabalho o dono e mantenedor da central telefonica (hipath 1190) veio a falecer. Logo, não consigo usar o System Manager via interface v24 porque está com senha e ninguém (nem a mulher dele) sabe o usuário e senha.

Perguntas:

- O que eu preciso de cara, é fazer com que um ramal transfira ligações tanto internas quanto externas. Aqui alguns ramais transferem ligações e outros não, alguém sabe me dizer por que? Li o manual mas ficou tudo meio confuso pra mim. E como faço para liberar esse ramal e ele transferir as ligações?

- Existe algum jeito de "burlar" o usuário e senha pra eu conseguir usar o system manager e talvez mudar a senha, ou só resetando? Talvez o usuário e senha sejam o padrão e eu não sei qual á também. E como se reseta a central?

Agradeço a todos desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, preciso muito de sua ajuda , moro em uma cidade pequena e aqui É tudo muito dificio, eu li nos ultimos dias muita coisa sobre pabx digital , porém ainda não achei aqui o q procuro , q É os requisito basito ptra ru ter instalar um pabx digital , sou tecnico porém novo no mercado , sou muito esforÇado , adoro desafios ,

preciso saber . o que É nessessario te para instalar uma central pabx digital

agradeÇo de de ja

zoneth

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, você é técnico? se for é bem seimples os procedimentos, basta ir no manual de programação na parte que fala sobre Atendimento Automático DISA, as configurações nem precisam estar em modo de programação para realiza-las, com exceção da programação para ativar a placa que é 49811 ( em estado de programação ).

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OlÁ tenho uma coorp 8000 intelbras e coloquei uma placa de atendimento automatico disa de 2 canais

gostaria de eu mesmo gravar a mensagem de final de ano, gostaria de saber programar passo a passo o que devo fazer, pois sÓ consegui instalar a placa mas nÃo soube programar se poderem me ajudar fico muito agradecido . Obrigado

Amigão, você é técnico? se for é bem seimples os procedimentos, basta ir no manual de programação na parte que fala sobre Atendimento Automático DISA, as configurações nem precisam estar em modo de programação para realiza-las, com exceção da programação para ativar a placa que é 49811 ( em estado de programação ).

Abs.

Hipath 1190

Senhores,

Tô aprendendo na marra a mexer com telefonia (é muito ruim aprender tudo sozinho, ainda mais sabendo absolutamente nada sobre o assunto).

Na empresa onde trabalho o dono e mantenedor da central telefonica (hipath 1190) veio a falecer. Logo, não consigo usar o System Manager via interface v24 porque está com senha e ninguém (nem a mulher dele) sabe o usuário e senha.

Perguntas:

- O que eu preciso de cara, é fazer com que um ramal transfira ligações tanto internas quanto externas. Aqui alguns ramais transferem ligações e outros não, alguém sabe me dizer por que? Li o manual mas ficou tudo meio confuso pra mim. E como faço para liberar esse ramal e ele transferir as ligações?

- Existe algum jeito de "burlar" o usuário e senha pra eu conseguir usar o system manager e talvez mudar a senha, ou só resetando? Talvez o usuário e senha sejam o padrão e eu não sei qual á também. E como se reseta a central?

Agradeço a todos desde já.

Amigão, se você é do ramo de manutenção em telecom, verifique auxilio junto ao seu distribuidor, caso contrário contrate uma empresa e quando o técnico for aproveite para pegar algumas explicações, temos que ter muito cuidado aqui no forum, pois uma coisa é orientar outra coisa é passar comandos complets para que o proprio usuário o faço, com isso pessoas e empresas que investiram em treinamentos seja dinheiro ou horas e horas, acabam perdendo espaço para os foruns.

Abs

Amigo, preciso muito de sua ajuda , moro em uma cidade pequena e aqui É tudo muito dificio, eu li nos ultimos dias muita coisa sobre pabx digital , porém ainda não achei aqui o q procuro , q É os requisito basito ptra ru ter instalar um pabx digital , sou tecnico porém novo no mercado , sou muito esforÇado , adoro desafios ,

preciso saber . o que É nessessario te para instalar uma central pabx digital

agradeÇo de de ja

zoneth

Olá meu amigo tudo bem?

Zoneth, o 1o passo é você ter em mente ou verificar na empresa que você está trabalhando quais os fabricantes que você irá trabalhar, exemplo: Leucotron, Intelbras, Digistar, Siemens, Monytel e por aí vai. Centrais telefônicas Digitais são aquelas que teem Matriz de Comutação digital e por isso consegue disponibilizar o processo digital, para você aprender bem sobre equipamentos digitais, você precisa saber a diferença entre digital e analogico, muitas peças acham que analogico são aqueles aparelhos arcaicos pré históricos, nada disso, o analógico no mundo da telefo´nía está em nosso dia a dia, a linha telefonica comum que chega a sua casa ou empresa ela é analógica, a central da operadora que disponibiliza a linha é digital, pois é uma CPA ( Central por programa armazenado ) no entanto as linhas telefonicas são analógicas, igualmente em um Pabx Digital, no Pabx digital você pode ter as linhas Digitais e Analógicas e também ter Ramais digitais e analógicos, tudo dependerá de como a central estará montadade conforme a sua capacidade e modularidade. Para ser necessário o uso de uma central digital é indicado o uso dos feixes digitais chamados E1, e porque eu disse indicado e não obrigatório? Simples hoje as centrais telefônicas digitais oferecem vários recursos ( mesmo quando equipadas para funcionarem de forma analógica ) que as centrais analógicas não possuem, principalmente no que se refere a integrações CTI ( Integração Computador x Telefone - já traduzido ). É uma longa jornada, mais para o início de tudo você precisa saber o que é digital, comece a enteder a definição de digital e entender mais sobre a diferença entre digital e analógico, um exemplo disso, para você ter 10 linhas telefônicas analógicas instaladas em um Pabx é necessário 10 pares de fio, pois são linhas individuais, no digital através de um única par de fio pode-se ter até 30 canais de voz pelo E1, o que sería como se fosse 30 linhas, isso é possível por o E1 é o sistema de telefonía fixa digital operante no Brasil, é uma definição do digital que é a multiplexação de vários serviços através do mesmo meio.

No mais, desculpe pelo texto bem comprido e espero ter te ajudado mesmo que seja um pouquinho, e precisando ou tendo mais dúvidas o forum e eu estamos a inteira disposição, sou muito atencioso a iniciantes e mesmos expert´s do ramo, mais não sou muito de ajudar os clientes que querem economizar na visita do técnico tentando aprender em foruns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, se você é do ramo de manutenção em telecom, verifique auxilio junto ao seu distribuidor, caso contrário contrate uma empresa e quando o técnico for aproveite para pegar algumas explicações, temos que ter muito cuidado aqui no forum, pois uma coisa é orientar outra coisa é passar comandos complets para que o proprio usuário o faço, com isso pessoas e empresas que investiram em treinamentos seja dinheiro ou horas e horas, acabam perdendo espaço para os foruns.

Abs

ejunior, concordo com voce, uma situação é esclarecer uma dúvida, porém tenho visto que muitos utilizam o fórum com tópicos que mais parecem que temos obrigação de "consertar/programar os equipamentos". Não me importo de compartilhar meus 25 anos de Siemens e outros marcas, desde que sejam para dúvidas, como voce mesmo mencionou, as empresas investem em seus analistas para que possam manter-se no mercado. Outra situação que não me agrada muito é a do tipo: "Tenho ramais bloqueados para determinado tipo de ligação, como faço para desbloquear?" Normalmente quem faz essa pergunta é um usuário do ramal, já parou pra pensar o porque o dono da empresa bloqueou este e outros ramais? Por acaso dividem a conta no final do mes com o dono da empresa? O telefone da empresa é para fins comerciais, caso seja essa sua necessidade, consulte antes seu superior para saber se realmente o seu ramal pode ser liberado, e contrate um profissional que entenda o seu pabx, assim voce não precisa assumir mais uma tarefa que porventura não é sua na empresa e não corre risco de causar um dano maior ao equipamento, podendo mutas vezes até desprogramar por completo o pabx só para parecer bonzinho para seu chefe... Até porque o que deixa de pagar para o técnico que faz o atendimento, também não vai incluir no seu salário...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ejunior, concordo com voce, uma situação é esclarecer uma dúvida, porém tenho visto que muitos utilizam o fórum com tópicos que mais parecem que temos obrigação de "consertar/programar os equipamentos". Não me importo de compartilhar meus 25 anos de Siemens e outros marcas, desde que sejam para dúvidas, como voce mesmo mencionou, as empresas investem em seus analistas para que possam manter-se no mercado. Outra situação que não me agrada muito é a do tipo: "Tenho ramais bloqueados para determinado tipo de ligação, como faço para desbloquear?" Normalmente quem faz essa pergunta é um usuário do ramal, já parou pra pensar o porque o dono da empresa bloqueou este e outros ramais? Por acaso dividem a conta no final do mes com o dono da empresa? O telefone da empresa é para fins comerciais, caso seja essa sua necessidade, consulte antes seu superior para saber se realmente o seu ramal pode ser liberado, e contrate um profissional que entenda o seu pabx, assim voce não precisa assumir mais uma tarefa que porventura não é sua na empresa e não corre risco de causar um dano maior ao equipamento, podendo mutas vezes até desprogramar por completo o pabx só para parecer bonzinho para seu chefe... Até porque o que deixa de pagar para o técnico que faz o atendimento, também não vai incluir no seu salário...

Shark, perfeito as suas colocações, já vi alguns foristas aqui que inclusive passam os comandos um a um, acho isso um absurdo, veja você que em minhas orientações eu tento buscar saber se a pessoa é ou não técnico e mesmo assim tento orientar no que deve fazer e jamais com os comandos, pois se a pessoa é técnico apenas com as orientações elas saberão o que fazer. No mais vejo você como a pessoa mais participativa do forum na área de Telecom e me sentirei muito honrado em poder participar e trocar opiniões nesse forum com você.

Forte Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Shark, perfeito as suas colocações, já vi alguns foristas aqui que inclusive passam os comandos um a um, acho isso um absurdo, veja você que em minhas orientações eu tento buscar saber se a pessoa é ou não técnico e mesmo assim tento orientar no que deve fazer e jamais com os comandos, pois se a pessoa é técnico apenas com as orientações elas saberão o que fazer. No mais vejo você como a pessoa mais participativa do forum na área de Telecom e me sentirei muito honrado em poder participar e trocar opiniões nesse forum com você.

Forte Abraço

Calma gente, não era essa minha intenção... eu sou completamente leigo no assunto, mas sabe aquele cara ignorante mesmo, eu fiz faculdade de SI, estudei um livro de CCNA, mas de telefonia eu nunca estudei nada. Por isso não sei qual empresa contratar por exemplo, não entendo nada quando leio o manual, não sei por onde começar etc. Não sou um "usuário de ramal" sou um funcionario de TI que nunca estudou telefonia.

Como eu disse no meu post, o dono da empresa veio a falecer e por isso eu realmente não sei por que ele bloqueou os ramais rsrsrs, mas eu sei quais ramais da empresa são bloqueados pra ligações externas e sei qual código desbloqueia, eu só não sei que tipo de "bloqueio" é esse que existe em alguns ramais que não transferem ligações. E é a pedido da dona da empresa (viuva do falecido) que eu estou querendo "desbloquear" esse ramal.

Então, eu só quero isso: Fazer um ramal transferir as ligações, não preciso de mais nada, nenhum reset, nenhuma senha, nada. O código que eu uso pra bloq/desbloq ligações é:

*66+senha e #66+senha

Não é tipo isso daí não? Ou então só me expliquem, que tipo de "bloqueio" é esse? É muito complicado desbloquar? Se for realmente muito complicado ou se não for correto me passar as informações que tipo de empresa eu contrato?

Obrigado e desculpe aí qualquer mal entendido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma gente, não era essa minha intenção... eu sou completamente leigo no assunto, mas sabe aquele cara ignorante mesmo, eu fiz faculdade de SI, estudei um livro de CCNA, mas de telefonia eu nunca estudei nada. Por isso não sei qual empresa contratar por exemplo, não entendo nada quando leio o manual, não sei por onde começar etc. Não sou um "usuário de ramal" sou um funcionario de TI que nunca estudou telefonia.

Como eu disse no meu post, o dono da empresa veio a falecer e por isso eu realmente não sei por que ele bloqueou os ramais rsrsrs, mas eu sei quais ramais da empresa são bloqueados pra ligações externas e sei qual código desbloqueia, eu só não sei que tipo de "bloqueio" é esse que existe em alguns ramais que não transferem ligações. E é a pedido da dona da empresa (viuva do falecido) que eu estou querendo "desbloquear" esse ramal.

Então, eu só quero isso: Fazer um ramal transferir as ligações, não preciso de mais nada, nenhum reset, nenhuma senha, nada. O código que eu uso pra bloq/desbloq ligações é:

*66+senha e #66+senha

Não é tipo isso daí não? Ou então só me expliquem, que tipo de "bloqueio" é esse? É muito complicado desbloquar? Se for realmente muito complicado ou se não for correto me passar as informações que tipo de empresa eu contrato?

Obrigado e desculpe aí qualquer mal entendido.

Alisson, nossa intenção é de alertar possíveis usuários quanto a programações das centrais, pelo descrito por você, o ramal utiliza cadeado eletrônico, se voce não tem a senha do ramal só é possivel zerá-la através de programação pelo ramal principal, ou seja através do primeiro ramal do sistema, entrando em programação e repondo o bloqueio, a partir dai o ramal assume a senha padrão que é 00000. No caso da transferencia de ligações o problema pode ser outro se voce recebe uma ligação neste ramal e não consegue transferir é devido ao tempo de flash programado para este ramal que não éstá compatível com o aparelho telefônico usado neste ramal, teste simples: pegue um outro aparelho que esteja funcionando o flash e coloque neste ramal deverá transferir, caso o aparelho seja um Euroset 3005 vire-o e encontrará uma chave de seleção com as posições T1, T2 e P coloque em T1 ou T2 e teste, se o problema persistir é melhor contratar uma empresa que possa atendê-lo e configurar o tempo de flash de acordo com o aparelho.

Tente utilizar o #66 + 00000 para ver se funciona, senão será necessário repor a senha do ramal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alisson, nossa intenção é de alertar possíveis usuários quanto a programações das centrais, pelo descrito por você, o ramal utiliza cadeado eletrônico, se voce não tem a senha do ramal só é possivel zerá-la através de programação pelo ramal principal, ou seja através do primeiro ramal do sistema, entrando em programação e repondo o bloqueio, a partir dai o ramal assume a senha padrão que é 00000. No caso da transferencia de ligações o problema pode ser outro se voce recebe uma ligação neste ramal e não consegue transferir é devido ao tempo de flash programado para este ramal que não éstá compatível com o aparelho telefônico usado neste ramal, teste simples: pegue um outro aparelho que esteja funcionando o flash e coloque neste ramal deverá transferir, caso o aparelho seja um Euroset 3005 vire-o e encontrará uma chave de seleção com as posições T1, T2 e P coloque em T1 ou T2 e teste, se o problema persistir é melhor contratar uma empresa que possa atendê-lo e configurar o tempo de flash de acordo com o aparelho.

Tente utilizar o #66 + 00000 para ver se funciona, senão será necessário repor a senha do ramal.

Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigado Shark, você é demais cara, desde o início algo me dizia que você ia me ajudar, eu tinha quase certeza disso!

Enfim, era o lance do tempo de flash mesmo, não tinha nem ideia que isso existia, mas graças a sua ajuda eu resolvi dois problemas de uma só vez, obrigado mesmo!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!