Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher a melhor e mais indicada fonte para seu PC


faller

Posts recomendados

Correção do que, John? Não entendi! :huh:

""TODO estabilizador atrapalha qualquer tipo de fonte! Não são idéias vagas minhas e sim embasamento técnico e letrado do Eng.° Faller...."

Não é todo tipo.

4081834.jpg

11516976_2.jpg

Esses equipamentos tiram proveito do estabilizador por causa que as válvulas não lidam tão bem com variações quanto as fontes chaveadas.

valvula.gif

Mas convenhamos que o equipamento precisa ser muito antigo (exceto no caso de equipamentos musicais, que até hoje alguns utilizam válvulas) portanto é muito difícil alguém ter algo assim.

Mas só sei disso porque um dia tirei essa dúvida com o faller pois meu tio insistia que o amplificador e a pedaleira dele (ambos os equipamentos são valvulados) "precisavam" de um estabilizador (eu eu sempre cético).

No final a conclusão foi: "não são necessários, mas podem ser benéficos"

Off Topic: no fim acabei dando um estabilizador 1Kva da SMS que estava parado aqui, mas meu tio foi lá e comprou um MIE G3 da micro sol.... (_( no final o MIE acabou não servido pois não tinha potência suficiente e está lá juntando poeira (muita poeira), guardado dentro da caixa.... e isso que eu avisei ele... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas convenhamos que o equipamento precisa ser muito antigo (exceto no caso de equipamentos musicais, que até hoje alguns utilizam válvulas) portanto é muito difícil alguém ter algo assim.

Mas só sei disso porque um dia tirei essa dúvida com o faller pois meu tio insistia que o amplificador e a pedaleira dele (ambos os equipamentos são valvulados) "precisavam" de um estabilizador (eu eu sempre cético).

No final a conclusão foi: "não são necessários, mas podem ser benéficos"

Isso faz sentido, porém o que eu queria dizer mesmo é sobre todas as fontes ATUAIS... Pelo que parece aí também, o estabilizador foi criado junto com esses equipamentos... KKK!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JORNO: Bom aqui em casa é tudo aterrado, mas nunca se sabe o q pode acontecer, acho melhor queimar um no-break do que minha fonte q custa mais caro.

Mas me digam qual seria o modo correto de prevenir esse tipo de coisa (queimar uma fonte, minha TV/Monitor, Hometheater, etc...)

Tipo na minha TV/Monitor e Hometheater eu ligo numa estenção com botão liga/desliga(esqueci o nome da estenção) o PC direto na tomada.

DOGTOR: Obrigado por me corrigir, me confundi na hora de escrever:D 110V / 220V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja tava esquecendo.

Que fonte vocês recomendariam pra essa configuração:

Asus M3N HD/HDMI

AMD Phenom X3 2,4Ghz 850 acho q é isso

HD 1T sata II Samsung

Geforce zotac 9600GT 1GB

TEm que custar no minimo R$:200,00

Com certeza o PC vai tr overclock

Essa! https://www.guerradigital.net/fontes/fonte-ocz-400w-stealthxstream-ocz400sxs2.html

Ou essa (inferior a OCZ mas honesta): http://www.justshop.com.br/home/produto/código:536,familia_id:88/fonte-3r-system-450w-iceage-ia450hp80

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brigadão cara, mas achei uma corsair 450W (450VX) aqui por 230,00.

Sata Ifigenia isso sim é um lugar bao pra ci comprar:D:wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

Gostaria de uma fonte para a configuração descrita a seguir, obrigatoriamente tem que ser com eficiência acima de 80% e, de preferência, silenciosa.

MB asus p7p55d-e pro

Intel Core I5-750

VGA ATI 5670

2 HD Seagate 7200 RPM

2x2Gb ram Kingston 1333MHz (talvez compre o kit 2x2 OCZ gold 1600MHZ, não se se compensa)

Drive DVD LG

leitor de cartões SD...

Gostaria de uma fonte com um bom custo-beneficio, com PFC ativo (é claro), e com conectores sata suficientes para, no futuro, receber mais um HD.

Li o teste da Fonte de Alimentação Cooler Master Silent Pro M 600 W e achei excelente, mas não achei para comprar em nenhuma loja que envie para o Brasil, e no ML tem gente pedindo R$500,00, o que não dá para mim. (se souberem como compro para entregarem no Br, provavelmente será a escolhida)

Outra fonte que gostei do teste foi a OCZ StealthXStream 2 600 W, mas ela só tem 3 conectores SATA, que já seriam comprometidos pelos HD's e pelo drive de DVD.

Quais seriam as fontes para manter esta configuração com certa folga, de modo que a mesma não trabalhe no limite e mantenha uma eficiência boa?

Agradeço as respostas antecipadamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala faller. O outro fórum deu uma caída. Vou perguntar pra você aqui.

O site de cálculo que você postou da extremeoutervision me informa que minha configuração precisa de uma fonte de 548W e 598W em Full. Eu tenho uma VX550W. Posso ficar sossegado já que ele calcula com folga?

Coloquei todos os ítens sem deixar padssar nada e acrescentei o HD externo em USB que uso algumas vezes no PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom dia!

Gostaria de uma fonte para a configuração descrita a seguir, obrigatoriamente tem que ser com eficiência acima de 80% e, de preferência, silenciosa.

MB asus p7p55d-e pro

Intel Core I5-750

VGA ATI 5670

2 HD Seagate 7200 RPM

2x2Gb ram Kingston 1333MHz (talvez compre o kit 2x2 OCZ gold 1600MHZ, não se se compensa)

Drive DVD LG

leitor de cartões SD...

Gostaria de uma fonte com um bom custo-beneficio, com PFC ativo (é claro), e com conectores sata suficientes para, no futuro, receber mais um HD.

Li o teste da Fonte de Alimentação Cooler Master Silent Pro M 600 W e achei excelente, mas não achei para comprar em nenhuma loja que envie para o Brasil, e no ML tem gente pedindo R$500,00, o que não dá para mim. (se souberem como compro para entregarem no Br, provavelmente será a escolhida)

Outra fonte que gostei do teste foi a OCZ StealthXStream 2 600 W, mas ela só tem 3 conectores SATA, que já seriam comprometidos pelos HD's e pelo drive de DVD.

Quais seriam as fontes para manter esta configuração com certa folga, de modo que a mesma não trabalhe no limite e mantenha uma eficiência boa?

Agradeço as respostas antecipadamente!

uma OCZ ou Corsair de 450W cairia muito bem ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Fala faller. O outro fórum deu uma caída. Vou perguntar pra você aqui.

O site de cálculo que você postou da extremeoutervision me informa que minha configuração precisa de uma fonte de 548W e 598W em Full. Eu tenho uma VX550W. Posso ficar sossegado já que ele calcula com folga?

Coloquei todos os ítens sem deixar padssar nada e acrescentei o HD externo em USB que uso algumas vezes no PC.

Não, não podes ficar sossegado não...

Só estranho que tua config tenha pedido uma fonte de potência tão alta assim. Me pergunto se não erraste na inserção dos dados..

O que tenho usado ao longo dos tempos para dimensionamento de fontes é fazer com que a fonte opere, em seu pico de demanda, por perto dos 70% da capacidade útil de entrega de potência dessa fonte. No seu caso pediria uma fonte de 548/0,70 = 780 Watts para uma segurança bem grande...

Gostaria de rever a sua inserção de dados, junto de sua config, para ver se está realmente correta essa inserção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tem razão. Errei mesmo. Fiz novamente e deu 346W. Com os 70% dá uma fonte de 588W.

Preciso trocar minha fonte? O que acha?

Então erraste de novo... Se deu uma exigência de 346 Watts e se desejas que a fonte esteja ofertando perto de 70% de sua capacidade nessa exigência, sua potência deveria ser de no mínimo 346/0,70 = 494 Watts

Prova dos nove... 70% de 494 Watts = 346 Watts... Seu consumo de pico..

Ou seja, uma Corsair de 550 Watts dá conta e com muita sobra... Na verdade essa VX550 estará operando em 346/550 = 63% de sua capacidade no pico de demanda de sua config..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde, não sei se este é olugar mas preciso de ajuda. Meu PC após 1 ano de uso, do nada, começou a reiniciar. As vezes demora um pouco, mais ou menos um 20 ou 30 min, as vezes é instantaneamente ao iniciar o Windows.

Já formatei ele 2 vezes, na primeira instalei o xp 32 bits e na 2ª tentativa instalei o Seven. Resultado, ainda continuou reiniciiando.

Pesquisei aqui no fórum e em vários outros locais na net o que poderia ser e fui testando as alternativas.

Já troquei a pasta térmica do processador. Verifiquei as temperaturas do pc, (Mobo, processador, fonte, memo...) com o PC Wizard, e tudo dentro da normalidade.

Passei o Memtest v 3.4 durante 6:00 hs e ele não encontrou erros na memória. Ao iniciar verifiquei a temp do processador e estava na casa do 60ºc (após 6:00 hs ligado a temperatura ambiente), acredito ser normal, pois no site da fabricante explicita temp. de 70ºc como limite.

Levei a fonte na manutenção e o cara falou que deixou ela ligada por 2 hs e não deu pau, mas falou que ela estava fazendo um barulhinho estranho. Após as seis horas do teste, ela não estava muito quente, 32º C.

A placa de video estava na mesma faixa de temperatura.

Estou com medo de comprar uma fonte nova e não ser este o problema, preciso de ajuda. As duas formatações que fiz foram em uma acessoria aqui da Cidade, que se diz "especializada". Trouxe o pc aqui no trabalho e ele tb reiniciou.

Liguei a maquina direto no meu no break, direto no filtro de linha e até direto na tomada e reiniciou. O aterramento está ok, e é somente para a tomada do pc. Testei o pc em todas as tomadas da casa e reiniciou ao carregar o windows, e as vezes, uns minutos depois de carregar. Como eu já falei, ela tb reiniciou aqui no trampo.

Testei a tensão de saida do meu no break com o múltimetro e esta sempre na casa dos 115, enquanto o da tomada, mesmo em horário de pico, fica na faixa de 119 á 127. Por tal creio não ser problema do no break ou da minha rede elétrica.

To sem ideia do que fazer, tem alguma coisa, ou programa que possa tentar utilizar para ver se o problema é a fonte ou o processador?

Por favor, me ajudem, preciso terminar minha dissertação.

A configuração da minha maquina é a seguinte:

Placa mãe Intel DX38BT x38 Extreme Series

Processador Core 2 Quad 2.83 Q 9550

2 pentes de 2 Ghz Kingston DDR 3

Placa de vIdeo Geforce 9800 GT de 512 Mb

Drive DVD/RW LG

Fonte C3Tech DSA-5060V de 500 w reais

SO Seven 64 bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde, não sei se este é olugar mas preciso de ajuda. Meu PC após 1 ano de uso, do nada, começou a reiniciar. As vezes demora um pouco, mais ou menos um 20 ou 30 min, as vezes é instantaneamente ao iniciar o Windows.

Já formatei ele 2 vezes, na primeira instalei o xp 32 bits e na 2ª tentativa instalei o Seven. Resultado, ainda continuou reiniciiando.

Pesquisei aqui no fórum e em vários outros locais na net o que poderia ser e fui testando as alternativas.

Já troquei a pasta térmica do processador. Verifiquei as temperaturas do pc, (Mobo, processador, fonte, memo...) com o PC Wizard, e tudo dentro da normalidade.

Passei o Memtest v 3.4 durante 6:00 hs e ele não encontrou erros na memória. Ao iniciar verifiquei a temp do processador e estava na casa do 60ºc (após 6:00 hs ligado a temperatura ambiente), acredito ser normal, pois no site da fabricante explicita temp. de 70ºc como limite.

Levei a fonte na manutenção e o cara falou que deixou ela ligada por 2 hs e não deu pau, mas falou que ela estava fazendo um barulhinho estranho. Após as seis horas do teste, ela não estava muito quente, 32º C.

A placa de video estava na mesma faixa de temperatura.

Estou com medo de comprar uma fonte nova e não ser este o problema, preciso de ajuda. As duas formatações que fiz foram em uma acessoria aqui da Cidade, que se diz "especializada". Trouxe o pc aqui no trabalho e ele tb reiniciou.

Liguei a maquina direto no meu no break, direto no filtro de linha e até direto na tomada e reiniciou. O aterramento está ok, e é somente para a tomada do pc. Testei o pc em todas as tomadas da casa e reiniciou ao carregar o windows, e as vezes, uns minutos depois de carregar. Como eu já falei, ela tb reiniciou aqui no trampo.

Testei a tensão de saida do meu no break com o múltimetro e esta sempre na casa dos 115, enquanto o da tomada, mesmo em horário de pico, fica na faixa de 119 á 127. Por tal creio não ser problema do no break ou da minha rede elétrica.

To sem ideia do que fazer, tem alguma coisa, ou programa que possa tentar utilizar para ver se o problema é a fonte ou o processador?

Por favor, me ajudem, preciso terminar minha dissertação.

A configuração da minha maquina é a seguinte:

Placa mãe Intel DX38BT x38 Extreme Series

Processador Core 2 Quad 2.83 Q 9550

2 pentes de 2 Ghz Kingston

Placa de vIdeo Geforce 9800 GT de 512 Mb

Drive DVD/RW LG

Fonte C3Tech DSA-5060V de 500 w reais

SO Seven 64 bits

O computador reinicia em qual situação? Você está com ele parado ou realizando alguma atividade?

O mais certo nesse caso é que o problema seja memória, ou fonte, já que a sua fonte não é confiavel para a sua placa de video e processador juntos. Tive um problema parecido onde meu pc reiniciava sempre que qualquer aplicativo que ativasse a placa de video fosse iniciado. Você instalou algum programa novo na primeira vez que houve o problema? seu computador desliga ou aparece tela azul? Se aparecer tela azul memória, se desliga simplesmente, fonte. Você possui nobreak? se não possui sua rede elétrica é estável?

São questionamentos que irão te ajudar a resolver este problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, já ta valendo o inicio do auxilio.

Bom, quando ele começou a reiniciar eu não tinha instalado nada novo. Vi no teste de fonte do CdH que minha fonte atual realmente não foi confiável. Pelo que o unifabio falou, talvez ela não esteja aguentando minha placa de video e processador juntos. será que é isso?. Não tenho como testar o video pois ele é offboard, e em outra maquina de configuração a minhaela não re-iniciou.

O Pc reinicia as vezes quando eu ligo e estou trabalhando nele apos alguns minutos, sempre aleatórios, mesmo se estiver mexendo só com o word. Quando faço aquele teste de classificação do computador do seven ele reinicia na maioria das vezes. Tanto faz ser de dia ou de noite. Depois desta primeira reiniciada ele reinicia ao entrar na tela de iniciar do seven, e as vezes inicia apos entrar no SO. Até em modo de segurança, passado alguns minutos ele reinicia.

Já tentei tirar uma das memorias e depois a outra e ele reinicia. Já deixei conectado na fonte só a placa de video e o HD, tirando o dvd e os coolr do gabinete e ele tb reinicia

Quanto a temperatura do processador, ele atingiu este valor somente apos eu rodar por 6 hs o memtest, e ainda com a lateral do gabinete aberta. Mesmo assim esta elevada?

To sem coragem de comprar outra fonte, mas se for o caso e de opinião geral de vocês que entendem bem mais do que eu, qual deveria comprar? Já gastei R$ 130 com a manutenção (as duas formatações) pois estava com preguiça e sem tempo de mexer, mas a necessidade apertou e tirei a chave philiphis do armário e vou voltar a ativa. :-) Pensei na seguinte fonte se tiver realmente que comprar: 3R System iCEAGE IA500HP80 500 W, é boa e atende ao meu PC?

Utilizei aquela calculadora virtual de potencia demandada pelo pc e deu 369 w de entrada e Máxima de 432 W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a temperatura do processador, ele atingiu este valor somente apos eu rodar por 6 hs o memtest, e ainda com a lateral do gabinete aberta. Mesmo assim esta elevada?

To sem coragem de comprar outra fonte, mas se for o caso e de opinião geral de vocês que entendem bem mais do que eu, qual deveria comprar? Já gastei R$ 130 com a manutenção (as duas formatações) pois estava com preguiça e sem tempo de mexer, mas a necessidade apertou e tirei a chave philiphis do armário e vou voltar a ativa. :-) Pensei na seguinte fonte se tiver realmente que comprar: 3R System iCEAGE IA500HP80 500 W, é boa e atende ao meu PC?

Utilizei aquela calculadora virtual de potencia demandada pelo pc e deu 369 w de entrada e Máxima de 432 W.

Rode o Prime95 e veja como a temperatura se comporta.

A sua fonte só vai ser a causa se ela estiver com defeito de fabricação, pois até 400W ela é uma boa fonte, ela é baseada na OCZ SxS 400W, só que usa alguns componentes um pouco inferiores. só isso. (nada para sair correndo, ainda mais que o seu computador consome bem menos de 400W. ela em condições normais toca ele tranquilamente.)

e outra pergunta:

como ele está ligado na tomada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorno é o seguinte, mal comecei agora a passar o Prime 95, a temperatura dos core ficou assim:

Core 1 100°C

Core 2 93°C

Core 3 97°C

Core 4 94°C

* as vezes ao atualizar o icone de voltage, temperature e fans do pc wizard, a temperatura do core 1 na maioria do tempo nao aparece, por que será?.

a placa de video 31°c

Temperatura (GPU) 31°C

Fan 35%

Hard Disk 34° C

Utilizei o PC Wizard para pegar estas temperaturas. As dos Core do Processador estão altas né? To rodando o teste de "Torture test" do Prime 95, e a CPU está aberta.

O Meu pc esta ligado no no-break, e o no break esta ligado num filtro de linha, sendo o ultimo ligado na tomada aterrada.

Meu no break é o 600 VA MONO CZA TS SHARA 1 BAT S/ CONE 368

o cololer do processador é da intel e 30307-001 dc 1.2 v- Se nao me engano veio com a placa-mãe ou com o processador.

o pc, quando postei este post e peguei as temperaturas, o teste do prime estava rodando a 30 minutos. Dá para ter uma ideia do que pode ser?

se o pc nao reiniciar enquanto roda o prime95 eu posto os resultados.

a voltage VID esta em 1.5 v e a temperatura do core 1 não ta aparecendo mais no quadro de control da temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

logo depois de 1 hora e meia parei o teste e o pc não reiniciou, a temperatura dos core ficou assim, respectivamente:

67°c

60°c

65°c

62°c

temperatura da placa de video e do hd na casa de 37°c

a voltage VID ficou alternando de 1.15 a 1.6 v durante o teste.

Logo em seguida rodei a avaliacao do windows, aquela que o seven classifica os itens do pc (memo, processador, etc) de 1 a 7 se não me engano, e fui controlendo a temperatura dos componentes. o Processador, em um dos cores (1) chegou a 86°C e os demais acima de 79°c. A placa de video e o hd ficaram na faixa de 37°c. Mal chagou a metade do teste, cerca de 45 seg ou 1 minuto, e o pc reiniciou.

porque ele não reiniciou com o Prime 95 depois de 1 hora rodando, e reiniciou apos minutos no teste de classificacao? Alguem sabe me explicar? Fonte? Cooler do Processador? ele ta esquentando demais? A temp ambiente estava em 30°c.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está com problemas sérios de temperatura aí. Medidas a serem tomadas:

1 - Verificar se o cooler está corretamente instalado. Provavelmente não está.

2 - Remover a poeira e substituir pasta térmica na medida certa.

3 - Ventilador atrás do gabinete.

4 - Monitorar a temperatura pelo Core Temp ou Real Temp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Pasta témica do processador eu já tinha trocado, além de ter feito a limpeza da poeira. Vou rodar o prime 95 de novo e monitorar a temp dos core pelo Core temp como o Kayke sugeriu, coocando um ventilador atras da CPU =-).

Vou tirar e re-instalar o Cooler do processador antes e re-aplicar a pasta térmica que é a base de prata. De noite posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo pode ser em informatica. É igual medicina, voce sente uma dor na barriga, tanto pode ser apendicite, cancer no estomago, como pode ser tambem "caganeira." :lol: procure um amigo seu que tenha computador e teste o processador no PC dele e teste tambem a VGA, pode ser ela tambem. Como o Kayke disse pode ser temperatura. teste o PC em um lugar aí na sua casa que seja mais fresco e sem a tampa lateral do gabinete para aumentar a circulação. Se para o problema, BINGO. se continuar... poste aqui.

Desculpe pela comparação acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!