Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como lapidar seu cooler


Posts recomendados

Postado Originalmente por possiol+10 set 2004, 10:23QUOTE (possiol @ 10 set 2004, 10:23) Phoenyx@10 set 2004, 03:24

O 21B pode vir com o fan preto ou verde, tanto faz. Já o fan do 39B é diferente, ele é verde mas sua construção é semelhante ao fan do Silent Boost da Thermaltake.

PS: Existe um teste circulando pela NET(vocês já devem ter visto), onde compararam estes coolers, ficando o 21B em 1º lugar e o 19B em 2º por mínima diferença... Já o 39B decepcionou(pois seu design é bacana e nos induz a alguma melhoria), ficando mais distante e ocupando o 3º lugar.

Mas eu to usando um 39b aqui e consegui cair de 50 em idle para 42 graus.

O 39b só não tem a base melhor que o 21b,porém a ventoinha é considerada

melhor,pois é mais silenciosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Uma dica:

Para substituir a massa de polir vocês podem utilizar Carbonato de Cálcio (CaCO3), é vendido em farmácias de manipulação, em forma de pó, para fortalecimento dos ossos e azia.

Ele é bem fininho(sua grana, corresponde "virtualmente" à lixa 8.000 ~ 16.000) e basta misturar ele com água para fazer uma espécie de massa de polir!!!

Tchau!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, meu dissipador é de Pentium 3 Slot 1.

Ele é mais o menos assim:

%7Boption%7Dhttp://constrator.web1000.com/temp/FANP2SECClarge.gif' border='0' alt='' />

Porém, do lado que eu deveria fazer a lapidação, ou seja, do lado que toca no núcleo do processador, ele tem quatro pinos que atravessam o cartucho slot1, onde está o processador e os caches L1 e L2, pinos estes que junto com a presilha fixam o dissipador no cartucho do processador com pressão.

Para uma boa lapidação, o dissipador tem que ficar 100% plano. Qualquer superfícei que não toque no núcleo causará aquecimento do processador, certo? Então... para fazer a lapidação, temos que colocar a lixa numa pedra de mármore, granito ou vidro, plano, e esfregar o dissipador em cima dela. Como vou fazer isso com os quatro pinos fixos (não são removíveis)???

Se eu apenas passar a lixa com a mão, desviando dos pinos, a superfícei tocante ao núcleo do processador pode não ficar 100% plana e assim, estarei danificando meu dissipador...

E agora, é melhor eu dixar sem lapidar?

Ou terei que achar uma pedra ou pedaço de vidro que seja menor que a área livre entre os quatro pinos (cerca de 3cmX3cm)

---------------------------------------------------

Ah, fiz a lapidação do meu dissipador do chipset da placa mãe... ficou 10.

Usei lixa 600, depois 1200, depois passei massa de polir. Ficou um espelho!

A temperatura, em dias quentes, rodando jogos pesados, variava entre 44ºC e 46ºC. Agora, fica fixa em 40ºC.

Veja ele:

%7Boption%7Dhttp://constrator.web1000.com/temp/dissipador.jpg' border='0' alt='' />

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por netadmin@25 set 2004, 18:25

essa lapidação altera muito odesempenho do cooler???

Essa "lapidação" torna a área de contato entre o núcleo do processador e o dissipador de calor, geralmente de alumínio e/ou cobre, maior. Como o dissipador já é plano e liso de fábrica, a lapidação não te dará um resultado espantoso, mas ajuda sim.

Como já foi dito, os dissipadores, tem na superfície de contato, furinhos bem pequenos, ou seja, são meio ásperos... estes furinhos, têm ar. O ar, conduz a menos calor que o material do dissipador (alumínio e/ou cobre)...

Quando você lapida a face do dissipador que tem contato com o núcleo do processador, você elimina o lugar onde o ar se alojava... deixando assim, toda a área de contato transferir a temperatura do núcleo para o dissipador.

O calor que foi transferido para o dissipador será transferido para o ar que está dentro do seu Case (torre, gabinete, ou como você quiser) e será colocado para fora dele através da ventoinha da fonte ou ventoinhas auxiliares que você colocar no Case.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por aranhamx@26 set 2004, 02:52

Vou tentar lapidar o meu para ver, mais tenho uma duvida, lapidando a temperatura irá abaixar ???? :rolleyes:

Depende de como já está seu dissipador. Como já foi dito, existe o problema de os dissipadores serem "meio" ásperos. Quanto mais liso ele for, maior a área de contato com o núcleo do processador e maior a transferência de temperatura entre processador -> dissipador -> ar.

Outro problema que ainda não foi dito pelos nosso caros amigos participantes é o seguinte: Muitos dissipadores não são planos (de fábrica) ou "empenam" com o passar do tempo devido a altas temperaturas.

Recentemente fiz a lapidação (a minha primeira) do dissipador do chipset da minha placa mãe (só para teste) e minha surpresa foi a seguinte: Ao começar a lixar (em cima de uma superfície plana, no meu caso, uma pedra de mármore) percebi que parte do dissipador continuava com a pintura de fábrica, mesmo eu continuando a lixar... ou seja... aquela parte onde a tinta não saia, provavelmente não estava tendo contato com o núcleo do processador, deixando uma camada de ar entre as duas partes, fazendo assim, que a temperatura não fosse transferida entre as partes com tanta eficiência.

Outro ítem que você deve levar em consideração, pois já ví alguns relatos aqui e em outros fórum de informática, é o aparecimento de oxidação na face lapidada do dissipador (naqueles feitos de cobre). Se o seu dissipador for feito de alumínio, pode lapidar com certeza, pois não vai oxidar. Se ele for de cobre, pense bem, leia um pouco sobre este problema da oxidação antes de lapidá-lo.

Uma dica, siga a risca as dicas da primeira menságem deste tópico (tutorial de como lapidar) e sempre use água e detergente (ajuda muito a não fazer riscos fundos no seu dissipador) e depois de usar lixa 600 e 1200 respectivamente, se possível, use a lixa 2000 e em seguida, após lavar e secar a peça, passe a massa de polir n.º 2 com um pano e esfregue bem. Fazendo isso, meu dissipador ficou como um espelho... nem acreditei. A temperatura do chipset caiu 5ºC em média.

Um forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gu574vo@02 jan 2004, 01:23

Moçada, to pra compra um Master AERO 7+, só q eu gostaria d confirmar a informação q li aqui anteriormente. Ele realmente não precisa ser lapidado, realmente é verdade q a base dele se pareci com um espelho ? É que se for necessario fazer o lapping, estarei comprando o material antes mesmo dele chegar. Ele chegando, farei a lapidação d imediato p/ aí sim fazer a instalação do mesmo.

Vlew, abraço.

Até +

Comprei um AERO 7+ e ele é muito bom mesmo. Foi como falaram.

Ele parece que ja vem lapdado. Vem com um adesivo que protege toda base do dissipador.

Eu recomendo. Procura no Mercado Livre. Comprei o meu lá por R$ 65,00

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu fico impressionado com vocês. Não me levem a mal, mas isso ai pra mim não passa de frescura e falta do que fazer.

vocês acham que realmente micro-ranhuras vão atrapalhar na transferencia de energia de um mero processador? Fala sério, a pasta térmica existe é pra isso, pra cobrir essa deficiência!

A temperatura de vocês deve baixar por uma série de motivos, entre eles: oxidação da base do cooler, má instalação e pasta térmica mal colocada. Que é fruto de algum tempo de instalação do cooler. Ai vocês tiram e fazem uma limpesa, é óbvio que vai baixar a temperatura.

Sem +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Armored@29 set 2004, 12:10

Cara eu fico impressionado com vocês. Não me levem a mal, mas isso ai pra mim não passa de frescura e falta do que fazer.

vocês acham que realmente micro-ranhuras vão atrapalhar na transferencia de energia de um mero processador? Fala sério, a pasta térmica existe é pra isso, pra cobrir essa deficiência!

A temperatura de vocês deve baixar por uma série de motivos, entre eles: oxidação da base do cooler, má instalação e pasta térmica mal colocada. Que é fruto de algum tempo de instalação do cooler. Ai vocês tiram e fazem uma limpesa, é óbvio que vai baixar a temperatura.

Sem +

:wacko::blink:

O que me deixa "impressionado" é ver posts como o seu, pessoas que insistem em não acreditar "no que não veem".

Teh ! :-BEER:unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por magnumbr@29 set 2004, 13:25

:chateado: Concordo .... você fala isso porque não fez ou se fez ,... fez uma mer@@ de trabalho que não ajudou em nada ai fica tentando achar justificativa!

TSC TSC TSC .... SEM COMENTARIOS!!!

Calma aí zé. Não, eu não fiz. E nem vou fazer.

O que eu quis dizer é que uma coisa é você pegar um processador que já está lá há uns 6 meses funcionando, cheio de oxidação na base, pasta térmica que nem existe mais e fazer o procedimento da "lapidação". Ai sim, acho até válido pra você recuperar o material (não pra deixar lisinho, mas pra que o contato seja com o metal em questão e não com sujeira). Mas pegar um cooler novinho e fazer isso ai? Duvido muito que baixe 1º.

Meu processador (Sempron 2400+) trabalha com temperatura variando entre 35 e 40ºC. Detalhe: uso elastômero que veio no cooler AVC junto com o processador.

Tenho um Volcano 7+ aqui parado. Mas pra que se 40º já me satisfaz? E que fossem 55º, ou ainda 60º! Não mudaria em nada, ou mudaria?

Aproveitando, alguém se interessa por um Volcano 7+ com 5 meses de uso? Não tenho ideia de preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Armored+30 set 2004, 21:12QUOTE (Armored @ 30 set 2004, 21:12) magnumbr@29 set 2004, 13:25

:chateado: Concordo .... você fala isso porque não fez ou se fez ,... fez uma mer@@ de trabalho que não ajudou em nada ai fica tentando achar justificativa!

TSC TSC TSC .... SEM COMENTARIOS!!!

Calma aí zé. Não, eu não fiz. E nem vou fazer.

O que eu quis dizer é que uma coisa é você pegar um processador que já está lá há uns 6 meses funcionando, cheio de oxidação na base, pasta térmica que nem existe mais e fazer o procedimento da "lapidação". Ai sim, acho até válido pra você recuperar o material (não pra deixar lisinho, mas pra que o contato seja com o metal em questão e não com sujeira). Mas pegar um cooler novinho e fazer isso ai? Duvido muito que baixe 1º.

Meu processador (Sempron 2400+) trabalha com temperatura variando entre 35 e 40ºC. Detalhe: uso elastômero que veio no cooler AVC junto com o processador.

Tenho um Volcano 7+ aqui parado. Mas pra que se 40º já me satisfaz? E que fossem 55º, ou ainda 60º! Não mudaria em nada, ou mudaria?

Aproveitando, alguém se interessa por um Volcano 7+ com 5 meses de uso? Não tenho ideia de preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,

Eu fiz no meu cooler NOVINHO, que paguei 75,00 pau nele. E estou muito satisfeito e eu não exitaria em lapidar outro cooler NOVINHO que poderia comprar no futuro.

Isso tudo porque, a lapidação tem tudo a ver com o que nós estudamos em física:

- Quando deixamos uma superfície mais lisa, com "nenhuma" ranhura, a superfície de contato aumenta. E conseqüentemente:

Quanto maior a superfície de contato, maior a troca de calor.

- Pasta térmica não "presta para nada", em termos de troca de calor, só serve para preencher os possíveis espaços vazios entre o Dissipador e o Processador, pois como todos nós estudamos:

A maioria dos sólidos conduzem melhor o calor que os gases.

-> Porém a condutibilidade térmica das PTs (pastas térmicas) são muito baixas, e é por isso que não se deve passar muito.

- As empresas que fabricam esses coolers caros, fazem questão de dar acabamento mal-feito na base (quando comprei meu cooler, parecia que a base dele havia sido polida com lixa 300), assim eles sempre podem estar lançando melhores coolers em pouco tempo.

"Olhe esse cooler transfere melhor o calor do que aquele que você comprou antes!!! Compre esse novo!!!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por vrsbueno@28 set 2004, 15:59

Eu tenho um cooler de uma marca meio desconhecida... TOP alguma coisa... a fan é verde e tem 5000 RPM... o dissipador é de aluminio... fica 47º na MB e 57º na CPU...

se eu comprar um VCom 21B, lapidar a base e usar essa fan de 5000 RPM, conseguirei abaixar a temperatura do meu pc?

A ventoinha (cooler) do meu Pentium 3 slot 1 deve ser igual a este seu.

O modelo é:

Top Motor DC1205ST(ST-L)

e a Marca é:

Dynaeon Industrial Co. Ltd.

Ele realmente é muito veloz. O meu fica em média em 5.192 RPM em temperaturas médias do processador (entre 40ºC e 45º) aumentando esta velocidade sempre que o processador passa dos 50ºC e diminuindo sempre que o processador fica abaixo de 40ºC (em idle, ou seja, ocioso).

Gostaria de citar que também achei que ele era vagabundo, a princípio. Porém, uma ventoinha que chega a 5.000RPM (e é silenciozinho) não pode ser considerada vagabunda.

Meu dissipador (heatsink) é de alumínio. Ainda não o lapidei pois não tenho pasta térmica para por depois... atualmente ele está com um adesivo térmico.

Acho que é só isso... se quiser saber mais sobre o fabricante da sua ventoinha ou dissipador (se for do mesmo fabricante) entre em:

http://www.dynaeon.com

ou então, tenta esse (acho que a Dynaeon virou Dynatron)

http://www.dynatron-corp.com

falou, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, ontem eu comprei as lixas e a pasta de polir e fui para casa motivado a ficar a noite toda lixando a base do meu dissipador. Depois de mais de duas horas e meia lixando eu considerei que a base já estava pronta para ser polida. E eu fiquei surpreso com o brilho que ela pegou, ficou um espelho mesmo, hehehe.

Não pude testar os resultados ontem, mas tomei o cuidado de limpar o processador com alcool e passei pasta térmica de acordo com aquele vídeo do outro tópico.

Hoje cedo, enquanto eu me arrumava para ir ao trabalho, eu liguei a máquina e deixei rodando alguns benchmarks, não para avaliar a performance, mas para por o processador para trabalhar um bocadinho. Eu Rodei o 3D Mark 03, o PC Mark 2002 e os testes de CPU e memória do Sandra 2004. A temperatura chegou em 56°, pode parecer muito para alguns, mas antes a temperatura chegava nos 65°. Depois eu iniciei o benchlancher e a partir dele rodei o PiFast, o CPUmark e o SuperPi, a temperatura chegou aos 57°.

Hoje a noite eu vou testar melhor, mas até agora tive um resultado muito bom, pois a temperatura máxima obtida diminuiu 8° em ralação ao que eu obtinha anteriormente.

Antes: 56°~65°

Depois: 50°~57°

Conclusão: Vale a pena, mas da uma trabalheira do #####!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RedCzar_777@05 out 2004, 09:27

"...Depois de mais de duas horas e meia lixando eu considerei que a base já estava pronta para ser polida..."

"...Conclusão: Vale a pena, mas da uma trabalheira do #####!..."

Meus parabéns amigão...

Agora, numa coisa eu discordo: Não acho tão trabalhoso ou demorado assim. :tantan:

Lapidei o meu cooler em menos de 30 minutos :palmas: (demorei porque não achava a massa de polir n.º 02 que o meu pai tinha guardado na garagem)...

Só se o meu foi mais fácil por ser de alumínio... sei lá... :goff:

Mas realmente ficou que nem espelho e melhorou bem a refrigeração do processador... NOTA: Ainda não comprei pasta térmica (R$$$) e estou usando ele lapidado sem pasta e mesmo assim baixou coisa de 7ºC em média (idle e full)

Mais uma vez... parabéns por ter tido sucesso na lapidação do seu dissipador...

Abraços. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!