Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como lapidar seu cooler


Posts recomendados

Essa semana vou lapida o cooler de um Pentium MMX 166 o que vocês acham?

ele aquece q é uma beleza, ta reiniciando toda hora, caspita

ainda bem que vou vende pruma loja aqi, ta sem ultilidade já

hehehehe vai fica massa, o cooler é pequeno, mas é pra treina, pra futuramente se feito com meu XP 2400+, ehehehe tem que te cuidado né

teh mais, falou!!!!!!!!!!!!! :-BEER:-BEER:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lapidei o dissipador,original do P4,e coloquei a pasta térmica da Cooler Master premium(super consistente e difícil de aplicar ,a cor é cinza).

Comprei no ML ,diz q é a base de cobre ,mas não vi nada escrito no "manual" da pasta.

Antes do trampo, a CPU ficava em 50 pra cima com pasta genérica,o engraçado é q o dissipador parecia não encostar direito no die e a pasta "empedrava",sério, ficava super seca.Achei estranho por isso investi em uma pasta de nome(parece q o pessoal não gostou muito da cooler master).

Bem, a temperatura agora está a 44 na cpu,e quando é exigido a bichinha sobe pros 50. O legal q a temperatura também abaixa rapidinho, deve ter melhorado muito o contato do dissipador com o die.

Ah,lichei o die também ,mas não fiz virar um "espelho", percebi q o "problema" estava nos cantos da chapinha do die, dei uma lixadinha de leve e ficou zerado.

Gostei muito do resultado, já tinha feito em um Aero 7 e ficou muito bom também, mas nada melhor do q uma base de cobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EU tenho um Cud 725 da Mtek, o bichinho já veio um espelho mesmo, só q vermelho, lol... sem nenhuma ranhura, e com aquele adesivo térmico, eu já troquei de processador, montei e desmonte umas 4x e nunca troquei "os restos" desse adesivo, será q compensa tirar e colocar pasta térmica? ou mesmo tirar tudo e deixar sem nada?

As temps: Tenho gabinete 4 baias e +2 fans de 80mm, uma atrás e outra na frente!

Processador 41ºC

CPU Diode 54ºC

Isso tirado do sensor do aida 32! Os componentes são os mesmo da assinatura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PTZ!!!! :blink:

Acabei meu lapping AGORA.....2 hrs lixando meu X-Dream. . . .

minha mão ficou ######(feiz calo i tal)... :wacko: , DICA: USEM LUVAS!!!!!Hehehe...mass...

ficou show o Disspador....tp...fico um espelho saca?

usei as lixas 400,600,1200....

recomendo....mas...USEM LUVAS!!!! ah, outra....é MTU chato!!!!

Mas compensa....mi amarrei!!! :palmas:

t+

Depois eu posto umas foto aqui..

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola, RCA!

Apesar do foco da foto não ajudar, deu pra perceber que o cooler tá bem espelhado, o que com certeza vai melhorar o desempenho dele.

Aguardamos os resultados dos testes!

Para aqueles que ainda não viram meu cooler antes e depois da lapidação, ou aqueles que quiserem rever, acessem este link!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A muito tempo (mais de 1 ano) vim falando pra polir o os disipadores... taska BOM BRIL nos bicho... tipo depois um amigo meu mando eu rebacha o descipador hehehe tipo ele falou q nem rebaxa cabecote de carro tipo coloca a lixa em cima de um vidro grosso e plano... ai tive a ideia de levar em uma oficina e coloquei numa maquina para rebaxar cabecotes (consiste de um motor e e um braco q vai e vem imitando o movimento de lixar...) pois çixei bem fino tirei alguns milimetros... estou usando em um K6 II 350 @ 500... com dupla ventoinha...não tive tempo de comparar os resultados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí galera!

Comprei HOJE (22/04/04) um MTEK CUD-725. To feliz da vida só de ver ele! :D

A minha questão é se vocês recomendariam eu lapidar ele??? Eu tirei ele da caixinha pra ver como tá o dissipador e ví que tá com um espelhamento original bem legal! Deu até pra ver as espinhas da minha cara... :D HAuehAuehUAehuAHE!

E daí...será que compensa eu comprar as bugigangas e sofrer 3 horas raspando? :)

Abraço!

Luo=-_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luo...no seu caso, acho que o ganho seria mínimo, mas só se o cooler está realmente bem espelhado, sem aquelas microfissuras que normalmente ficam como resultado da usinagem...

Mas pra ter certeza mesmo, só pondo ele pra funcionar, medindo o desempenho dele e lapidando pra fazer a comparação...

Você decide... :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BEM!

Cheguei em casa e verifiquei uma coisa que eu não tinha visto de retardado. O CUD-725 vem com um adesivo embaixo do dissipador. Quando tirei ele ficou melhor ainda, bem espelhado mesmo. Agora além de eu ver minhas espinhas posso até espremer elas através do reflexo! :D AHueHAUehAE!

Bem...fica claro que nem fiquei afim de lapidar. Botei o sistema funcionando e a temperatura fica variando entre 34 e 38 graus quando está parado. Em uso normal na Internet (ICQ, browser, download) fica entre 41 e 45. Ainda não testei com algo realmente pesado mas acredito que não vá subir muito...vamos ver.

Aprovado o Mtek CUD-725...melhor cooler que já tive. :bandeira:

Ah...passagem maravilhosa em João 3:16 hein Cleto!? :)

Luo=-_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po,

Segui certinho os passos colocados aí e consegui temperatura de processador de 43° constante (anteriormente rodava c/ 52°) e 48° quando rodando jogo (America´s Army)(antes chegava aos 58°). Excelente!

agora so falta conseguir efetuar a droga do overclock! hahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O link deve estar fora do ar, o Marcelo pode tanr corrigir! :rolleyes:

Vem cá, essa flanelada com massa de polir é essencial? Pode ser deixado pra depois? Fiquei pensando aqui se essa massa não vai acabar funcionando como isolante térmico, fazendo o cooler ficar mais espelhado forém menos eficiente... :blink:

Alguém poderia esclarecer?

Obrigado abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz o lapping no meu vcom 19b.. mas ficou meio manxado.. o que fazer? quando estava usando a 120 estava ficando bem glegal.. porém quando usei a 1500 ficou mei feio.. ai eu coloquei ele no cpu.. como meu barton queimou eu o tirei e o cooler tva meu manxado.. tipo. feiao mesmo.. da p/ fazer alguma coisa?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
da pra lapidar o dissipador sem passa massa de polir? qual o preço da massa +-?

Dá...só usando lixas fica beleza...mas tem que usar até a 1200 pelo menos...

Mas a massa de polir vai dar o acabamento final, vai deixar o acabamento mais espelhado ainda...se não quiser usar massa de polir, use um polidor de metais, como o Brasso ou o Polidoro.

A massa de polir é cara, pois só vem em latas de 1Kg, mas você deve conseguir um pouco pedindo em algum posto que lave carros ou em chapeadores de carro (depende o estado do Brasil, chamam de lanterneiro ou funileiro...)

Algo em torno de meio copo de 200Ml é mais do que suficiente...

Eu usei o Polidoro, que paguei algo em torno de R$ 10,00 e você acha em grandes supermercados ou algumas lojas de tinta ou ferragens.

fiz o lapping no meu vcom 19b.. mas ficou meio manxado.. o que fazer? quando estava usando a 120 estava ficando bem glegal.. porém quando usei a 1500 ficou mei feio.. ai eu coloquei ele no cpu.. como meu barton queimou eu o tirei e o cooler tva meu manxado.. tipo. feiao mesmo.. da p/ fazer alguma coisa?

Dá...lixa mais que a mancha sai...quanto mais você lixar com a lixa 1200 ou 1500, mais liso ficará a superfície. Pra tirar logo a mancha, use uma lixa 320 e depois que sumir a mancha, passe para as lixas mais finas...

Mas, cá pra nós...essa mancha não vai feder nem cheirar :priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos tô com um cooler da master aqui que acho eu ter um fluxo de ar de 20

ele tem base de cobre.

hoje eu comprei as lixas e lapdidei o bixin.

nossa todo torto.

primeiro começou a ficar liso dos lados, ou seja o centro dele era um buraco.

aí fui lapidando ate que cheguei no problema, bem em cima onde o die ficava no dissipador ele estava totalmente irregular. foi difícil.

bom quando terminei a 600 fiquei bem animado porque já estava vendo meu vulto.hehehe..

aí passei pra 1200 deu uma boa melhorada só que não estava muito bom. pois estava apresentando riscos e não passava dali.

vi que estava fazendo errado, que era passar varias vezes e depios lavar a lixa.

só que aí retornei e com mais paciencia e calma passava uma vez e lavava a lixa.

e assim foi, depois de umas 40 passadas ou 50 já comecei a ver meu reflexo.

na hora que vi aquilo aí que eu animei.

aí fui ate o final... agora tá parecendo um espelho !!! loco demais !!!

tipo abaixei aqui uns 5 a 6 graus.

estava em 55 foi pra 49.

não tô muito satisfeito porque meu irmão tá com um de aluminium com over de 1700 para 2300 e tá com 34 36 graus de temperatura e isso sem lixa nenhuma.

bom meu cud 725ca tá chegando domingo.

vamo ver como é que fica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

aí galera acabei de lapidar meu vcom 21b agora! Muito massa ficar vendo meu reflexo na base do dissipador. Como o cara ali disse do dele, o lixamento começou a fazer efeito nas bordas, e levou um tempão mesmo pra limpar o centro, onde fica o processador, o que quer dizer que se eu tivesse usado ele do jeito que veio isso seria um problema.

Usei a 600 depois a 1200.

Tirei um vidro de uma mesa aqui em casa, coloquei em cima de um tapete no chão pra não estragar o vidro, coloquei a lixa em cima, apoiando as pontas com vidro de água, detergente, pano (a lixa fica enrolando).

Aproveito pra dar a dica: mais no final, quando estava na 1200, se eu forçava pra lixar acabava piorando e arranhando mais, daí vi que pra espelhar mesmo tinha que caprichar no detergente e deixar escorregar naturalmente, sem forçar contra a lixa, com os movimentos circulares bem feitos. Daí sim ele foi espelhando bem!

Não ficou como um espelho de banheiro, virando na luz dá pra ver que é todo riscadinho, mas eu consigo ver os fios da barba nele chegando mais perto, e as coisas atrás de mim :D ! Isso sem massa de polir.

Não usei massa de polir, 1º porque não tenho :P , segundo e mais importante é porque ninguém me convenceu ou explicou o porque do uso dela, senão pra deixar a base mais espelhada e mais bonita.

Olha só se a base não tiver como um espelho perfeito, é porque não tá totalmente lisa. Então há dois modos deixá-la mais lisa: Removendo as protuberâncias (é o que a lixa faz) ou preenchendo as cavidades. A massa de polir preenche as cavidades, deixando mais lisinho e mais bonito. Mas pera aí :ahh: ! Estamos falando de um dissipador, quem tem que preencher as cavidades é a pasta térmica que é feita pra isso. Se massa de polir conduzisse calor como pasta térmica não precisava ter pasta térmica. Ou seja, a massa ocupa os micro-poros que deveriam ser preenchidos pela pasta térmica, assim a massa de polir funciona como isolante térmico.

Essa é minha dedução, podem rebatê-la a vontade.

No mais até que foi legal, e pegando com jeitinho não machuca a mão, acho que luvas deixaria o trabalho mais complicado e talvez menos preciso nos movimentos.

Mas demora um tempão, e dói as costas hehehe. :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!