Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como lapidar seu cooler


Posts recomendados

Postado Originalmente por Rosted@18 nov 2003, 12:21

Recomendo que façam, independente se a base for de cobre ou não. Vocês podem conferir na foto que até a base de alumínio ficou bem lisa. Com o lapping, a melhora no contato com o die é bem superior.

Parabéns pelo tópico Marcelo, realmente foi de muita valia.  

Poxa cara, eu estava com medo de fazer essa parada porque tinha ouvido um papo de que se fizesse isso no x-dream não ia ficar legal porque ia acabar saindo aquela "bolinha" de cobre do dissipador...é mole?

Vou fazer o lapping logo logo...

Valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aê gente boa, meu cooler é daquelex box's, que vem junto com o troço do preocessador, ele é inteiro de aluminio (so fica abaxo do 30ºc porque tenho um sistema de vntilação personalizado meio exagerado e q faz muito barulho), então queria ver se fazer lapidação no meu caso (cooler de ###### e ventilação muito boa) vale a pena, sendo q o ganho de temp foi de uns 10ºc efetivo com minha vent e quanto será q eu ganho fazendo lapid?????

OBS meu gabinete é de 3 baias(lixo), tem um fan em cima do proc. (fiz um buraco no gabinete), e outro na tampa lateral e também tem um exaustor (de barramento).

falou t+ :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um lapid num cooler genérico q estava aqui e ficou show, só falta passar a massa de polir p/ ficar 100%, tá sumindo pasta térmica de todo mundo e no meu caso foi meu potão de massa de polir que sumiu :angry: , antes do lapid tinha feito nesse cooler uma lubrificação que lí no tópico do Megapersu, como esse cooler não era nada bom posso garantir um ganho de no mínimo 40% graças a esses 2 tópicos :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poxa, os ganhos então valem a pena???, acho q vou então fazer uma lapidação so pra ver.

Se der qualque coisa de errado também não danada, já q com uns 20 pila compro outro desse, hehe.

Os ganhos que obtive não foram só com o lapid, foi junto com a lubrificação descrita nesse LINK, acredito que num cooler em boas condições a temperatura baixe em média 5 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô a fim de fazer este lapping no meu volcano 7+, mas tô com medo de ferrar com as aletas dele... São muito finas, e se eu entortar alguma tô fuds!

Quando eu retirei ele, ví que as trilhas de usinagem estão bem marcadas mesmo, ou seja.. faltou um acabamento... Será que eu posso fazer o mod sem medo?

DETALHE: Percebi que as aletas do meu V7+ estão pouco inclinadas... Será por isso que minha temp tá alta? Preciso daqueles software coolers para mantê-la em aproximadamente em 50º, senão ela dispara.. O que pode ser? Ajudem aí! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.terra.com.br/fotos/foto.cgi/tfOMictcTPoL3eWGFiNuQzcmDZFdMZ3456PhDWbGZPwky/dscf0127.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Fiz antes com meu DRAGON ORB para ver como ficava, acho que rulo!!!!!

PS. Demora um pouquinho pra ficar assim, mas vale a pena :muro::muro::muro:

[]'s e valeu, depois posto o VOLCANO 7+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem a falta de conhecimento :P Mas gostaria de saber o que é o DIE de um processador... e qual é a vantagem real de anular a garantia para um decrécimo de 0.01°C .... Não acham que estão levando isso muito além do limite plausível ??

[]'s

Neohzeros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Orra, vou tentar isso ai no meu ching ling de cobre... dps posto as fotos... se tiver com riscos no dissipador mesmo assim, faz uq? continua lixando?

######, mais que fabricantes mais ruins heim, nem polir pra ganhar qualidade eles fazem... que falta de consideração é vontade de vender heim...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Neohzeros@21 dez 2003, 20:55

Desculpem a falta de conhecimento :P Mas gostaria de saber o que é o DIE de um processador... e qual é a vantagem real de anular a garantia para um decrécimo de 0.01°C .... Não acham que estão levando isso muito além do limite plausível ??

[]'s

Neohzeros

Die é o núcleo do processador, mas ninguém aqui esta aconselhando a fazer o lapping no die, e sim no dissipador do cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caras, eu to com uma duvida se devo ou não fazer a lapidação...

o negócio é o seguinte, a um tempo atras comprei a maioria das peças do meu pc por telefone e tal, e pedi pra atendende escolher um cooler e mandar, beleza, ele veio... e fui ver, era um troni (daqueles q tem em todas as barraquinas da sta ifigenia), não gostei muito da marca mais abri a caixa, vi ele douradinho... pensei: bom, é de cobre pelo menos... beleza, deixei la, ele esquenta um poukinhu, costuma ficar entre os 50 e 55 graus... mais pra isso tem 3 ventuinhas trabalhando o ar dentro do gabinete...

O fato é que dai tive que colocar o gabinete num lugar bem pequeno, que não permite ele trabalhar o ar... dai a temperatura do proc subiu muito... fui abrir um buraco no gabinete em cima pra dissipar melhor o calor, e ia fazer bem em cima do processador, e pela proximidade vi que daria até pra parafusar o cooler de gabinete no dissipador, fui fazer isso, e quando fui ver, comecei a fazer meu fan mod... dai o parafuso entrou em uma das divisões entre o dissipador e percebi caindo um pozinho meio branco, e fui ver o que era...

na verdade o dourado é pintura, o cooler é de algum outro material prateado que eu suponho ser aluminio, mais não faço ideia...

o fato é que se eu começar a polir aquilo, não faço ideia do que vai virar, se vai sair toda a tinta, se vai se transformar em aluminio, se tem uma parte de cobre...

o que vocês acham??? devo lapidar???

e essa "tinta" que tem em cima, não deve piorar a condução de calor não?"

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moçada, to pra compra um Master AERO 7+, só q eu gostaria d confirmar a informação q li aqui anteriormente. Ele realmente não precisa ser lapidado, realmente é verdade q a base dele se pareci com um espelho ? É que se for necessario fazer o lapping, estarei comprando o material antes mesmo dele chegar. Ele chegando, farei a lapidação d imediato p/ aí sim fazer a instalação do mesmo.

Vlew, abraço.

Até +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Wladyslaw@25 dez 2003, 03:41

fui abrir um buraco no gabinete em cima pra dissipar melhor o calor, e ia fazer bem em cima do processador, e pela proximidade vi que daria até pra parafusar o cooler de gabinete no dissipador, fui fazer isso, e quando fui ver, comecei a fazer meu fan mod... dai o parafuso entrou em uma das divisões entre o dissipador e percebi caindo um pozinho meio branco, e fui ver o que era...

Bom, realmente isto é uma pintura, não tem nada d cobre aí... Estes coolers baratinhos da Troni são assim mesmo, pode polir, vai melhorar o desempenho...

Agora, fazer uma furação no gabinete para adicionar uma fan não desmontando ele todo, retirando a placa mãe, placa de vídeo, etc... Isto é loucura! Aquela limalha formada com os cortes pode dar um curto ai! Toma cuidado, c já fez, desmonta tudo e limpe bem, jogue um jato d ar em cima, etc...

gu574vo, a base dele já é bem plana, mas não parece um espelho não, pode polir, uns 2ºC a menos você consegue... Mas aí, estou vendo algumas reclamações sobre este cooler, parece-me q ele é mais "bonito" do q eficiente... Olhe isto aqui: Link

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx+02 jan 2004, 14:43-->
Wladyslaw@25 dez 2003, 03:41

fui abrir um buraco no gabinete em cima pra dissipar melhor o calor, e ia fazer bem em cima do processador, e pela proximidade vi que daria até pra parafusar o cooler de gabinete no dissipador, fui fazer isso, e quando fui ver, comecei a fazer meu fan mod... dai o parafuso entrou em uma das divisões entre o dissipador e percebi caindo um pozinho meio branco, e fui ver o que era...

Bom, realmente isto é uma pintura, não tem nada d cobre aí... Estes coolers baratinhos da Troni são assim mesmo, pode polir, vai melhorar o desempenho...

Agora, fazer uma furação no gabinete para adicionar uma fan não desmontando ele todo, retirando a placa mãe, placa de vídeo, etc... Isto é loucura! Aquela limalha formada com os cortes pode dar um curto ai! Toma cuidado, c já fez, desmonta tudo e limpe bem, jogue um jato d ar em cima, etc...

gu574vo, a base dele já é bem plana, mas não parece um espelho não, pode polir, uns 2ºC a menos você consegue... Mas aí, estou vendo algumas reclamações sobre este cooler, parece-me q ele é mais "bonito" do q eficiente... Olhe isto aqui: Link

Sim, realmente heim. Estou extremamente chocado e surpreso também. Nunca tinha visto nada igual. Uma duvida, e gostaria que me ajudasse com ela. Eles citaram, por vezes, o Vcom 19B, você conheci ele ?! A questão é, ele suporta Atlhon's XP 2500+ p/ cima, aguenta OverClocks ? Ele segura o que um Aero 7+, teoricamente falando, seguraria ?

Vlew, abração.

Até +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!