Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como lapidar seu cooler


Posts recomendados

então, gente boa...

Consegui tempo (não muito, é verdade) e lapidei meu cooler.

Como tive que lapidar duas peças, uma delas dos dois lados, levei cerca de 3 horas, mas poderia ter caprichado mais, se tivesse tido mais tempo e paciência.

Acredito que se for feito o lapping numa peça só, não leve mais do que duas horas para se chegar a um resultado perfeito!

O processo e o resultado pode ser visto neste link!

O material usado foi o seguite:

1 lixa 320 - Para o primeiro lixamento

2 lixas 400

2 lixas 600

1 lixa 1200

1 lixa 2000

1 piso de azulejo de 40x40cm perfeitamente liso

1 espona para espremer a água sobre as lixas

Polidor de metais Polidoro (Equivalente ao Brasso)

Detergente líquido

Acessem o link e postem suas dúvidas e comentários!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cleto, só fico boquiaberto com uma coisa, como vocês conseguem gastar tanta lixa?

Aqui eu usei uma d 600 e uma d 1200, só... Não tive tempo para procurar lixas mais finas... Lixas mais grossas q a 600 só devem ser usadas quando a superfície for muito mal usinada, como aqueles antigos coolers d K6II...

D qualquer maneira levei em torno d 15 min para lixar e polir... Ficou um espelho... Usei Brasso para ajudar também...

Bom, no seu caso tiveram q ser realizadas 3 lapidações, base d cobre frente e verso e a base d alumínio, mesmo assim, foi muito tempo...

Ah! Para lixar a outra face da base d cobre, sem "ralar" seus dedos, você poderia tê-la fixado ao contrário no dissipador... Quanto a pasta térmica no meio dos corpos, ela é necessária sim, afinal, mesmo com o polimento existe ainda pequenas irregularidades...

Mas no final, o resultado me parece bastante satisfatório pelas fotos, só não esqueça da pasta térmica entre o cobre e o alumínio...

Edit: Esqueça o q eu disse sobre fixar a base d cobre ao contrário, a furação não permitiria isto né? você estaria lixando os parafusos desta forma... hehehehe :lol:

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Phoenyx!!!

Cara, não sei se a qualidade da lixa influenciou, mas é que quando sentia que a lixa perdia a "abrasividade" dela, eu ia mudando a peça de local e acho que o fato de lixar 3 peças influenciou...também não apliquei muita força com medo de danificar os dissipadores.

Quanto ao tempo, acho que foi o menor, fazendo sem pressa...

Como o dissipador de cobre estava côncavo/convexo, levei bastante tempo para deixar a peça parelha...podes observar que as bordas do verso dela ainda ficaram sem o efeito espelhado, pois ia demorar muito para chegar lá e fiquei com medo de desgastar demais a peça de cobre.

Quanto aos parafusos, você está correto...não havia como fixar a peça ao contrário, pois só de um lado existiam as reentrâncias para as cabeças dos parafusos...

Assim que der um tempinho, vou colocar pasta térmica entre as duas peças dissipadoras e ver se melhora os resultados obtidos até agora!

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, FF...

Acredito que pode ser cera de carro...

Leve em conta que massa de polir é mais abrasiva, tem a nº2 que é branca e a nº1 que é marrom e muito mais abrasiva...

Se você não consegue num posto de lavagem ou com alguém conhecido, não vale a pena comprar um pote só para usar no cooler.

Então a cera de carro irá servir, apenas talvez dê mais trabalho para atingir o mesmo resultado que com a massa de polir, devido a sua abrasividade menor.

Mas o mais importante é lavar bem o cooler depois com detergente para retirar os resíduos da cera ou massa de polir, ok!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cleto@12 fev 2004, 17:45

então, gente boa...

Consegui tempo (não muito, é verdade) e lapidei meu cooler.

Como tive que lapidar duas peças, uma delas dos dois lados, levei cerca de 3 horas, mas poderia ter caprichado mais, se tivesse tido mais tempo e paciência.

Acredito que se for feito o lapping numa peça só, não leve mais do que duas horas para se chegar a um resultado perfeito!

O processo e o resultado pode ser visto neste link!

O material usado foi o seguite:

1 lixa 320 - Para o primeiro lixamento

2 lixas 400

2 lixas 600

1 lixa 1200

1 lixa 2000

1 piso de azulejo de 40x40cm perfeitamente liso

1 espona para espremer a água sobre as lixas

Polidor de metais Polidoro (Equivalente ao Brasso)

Detergente líquido

Acessem o link e postem suas dúvidas e comentários!!

:D:D:D:D Ficou muito boa sua lapidação.

Obs: Sua câmera é uma Olympus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem, Elendil...acertou a marca da câmera!!!

também era barbada...aparece as letras "pus" na foto do verso do dissipador de cobre!! Teu prêmio está te esperando!!! Duas incríveis folhas de lixa d'água, novinhas em folha (de lixa!!!), uma 360 e outra 600!!! Basta vir retirar!!!! hahehuhuahuiahehee :D

Mas, falando sério de novo... resolvi recolocar pasta térmica entre os dissipadores de cobre e alumínio e baixou uns 2º a temperatura...

Mas como hoje está muuuuito quente aqui, por volta dos 35º, quero esperar alguns dias mais frescos (no bom sentido...) para fazer umas leituras e comparar com as anteriores à lapidação.

O certo é que ganhei uns 7º a menos com certeza...

Valeu!!! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, não é que isso funciona mesmo? :o Acabei de lapidar o meu Vcom 21b com lixas 600 e 1200 e depois usei para polir Brasso. Eu creio que se eu fosse mais paciente o resultado poderia ter sido melhor ainda, mas acho que ficou muito bom. Creio que ganhei uns 5 graus pelo menos...antes em idle estava em 41 agora, 36 e mesmo eu uso(sem ser full) não está chegando a 40...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por chaintech@14 fev 2004, 21:07

onde arranjo essa massa de polir? isso não tem outro nome?

Não, Chaintech...o nome é mesmo massa de polir. Tem a nº 1 que é mais marrom e mais abrasiva e a nº2 que é branca que não é tão abrasiva.

Você pode comprar em lojas que vendem tintas automotivas ou em alguns supermercados, embora seja mais raro achar...

Mas se você precisa comprar só pra polir o cooler, não vale a pena gastar por volta de R$ 25,00. Vá até uma oficina de chapeação (ou lanternagem, ou funilaria...depende do estado que você está!) ou ainda num desses lugares que lavam carros e leve um pote pequeno e peça para eles lhe venderem umas 100 gramas, é mais do que suficiente e é capaz de você acabar ganhando a massa de polir... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha q eu fiz no cooler de K6-2 q irei instalar na placa de video eheheheh.

Usei uma lixa 120 na lixadeira duma marcenaria por q estava muito mal uzinado

e depois fui direto pra lixa 2000. Gastei somente uma lixa 2000 e ainda da pra

lapidar mais um cooler com ela, e usei massa de polir da Coral.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.skywar.kit.net/lapidacao_alu.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera... eu tambem fiz meu lapping e digo que valeu a pena!

Infelizmente eu não tive condições de fotografar mas ficou muito bom bem liso como um espelho mesmo e percebi os ganhos na temperatura na hora que liguei o micro!

Meu esquema e o seguinte: Cooler Box AMD em aluminio e tres ventoinhas adicionais, uma injetando ar frio, uma jogando esse ar no chipset e na placa de video e outro como exaustor.

Segue os links do comparativo de temperaturas!

ANTES!

DEPOIS!

Estava com o meu 2100+ em 2070mhz (180 x 11,5)

E isso ai galera... valeu! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa fiquei impressionado com a performance do cooler Vcom.

Mas a maioria aqui so fala de vcom para Proc AMD, mas no Intel

ele é muito bom também. Lapidei ele e o safado segura bem meu P4 q

parece uma panela de pressão pra esquenta :lol:

Acessando internet, digitando textos em word ele mantem a temperatura

interna do gabinete no proc e usando o cpu a 100% em jogos ele segura

em 53 graus e não deixa passar muito bom eu achei.

acho q o dissipador Vcon é muito bom mas o ventiladorzinho dele deixa

muito a desejar. Na embalagem fala q ele atinge 3000RPM mas num

passa de 2700. E mesmo com essa rotação ele segura o tranco do OC.

Se colocar um ventiladorzinho mais potente q atinja 4500RPM ou mais creio eu

q os resultados serão melhores ainda, e outro detalhe, ele é bem mais silencioso

do q os cooler box Intel.

Saiu com pessimo acabamento na

base de cobre da caixa

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://galeon.com/edony/antdolap.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Depois dei um trato no garoto e ficou muito

boa a performance.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://galeon.com/edony/lapvcom1.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://galeon.com/edony/lapvcom2.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, q trabalhinho bem chato esse... To lixando 3 dissipadores(um AMD BOX 2800+, um Volcano 9 e outro q não sei a marca, todo d cobre; passando a lixa também no dissipador do chipset da placa-mãe e dno dissipador da VGA.

Comecei com uma lixa 280, passei pra 360 e agora to na 400(ainda falta a 600, a 1500 e a 2000). Espero ter bons resultados(vou encomenda uns coolers extras ainda hoje pra espalha pelo gabinete)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí, Denison!! Não desanima...

Que é meio chato, é...até o braço fica doendo e tal...

Mas acho que não precisava começar com a 280!!! Acho que a 360 chegava para iniciar o lixamento...mas se a base dos coolers não ficou mais danificada ainda com a 280, beleza...!

Vê se consegue postar umas fotos, ia ser show...

Mas o importante mesmo são os resultados com o ganho de temperatura!!

Manda os resultados depois... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To pensando em comprar um pc novo mas como to sem dinhero e to pensando em pegar a ecs n2u400-a, que praticamente não da pra fazer overclock, eu to pensando em pegar um athlon xp 2000+ BOX, pois o cooler, embora seja ruinzim, é feito e comercializado para refrigerar esse processador...

Agora, alguem aí já fez lapidação num cooler como esse ? Tem gente dizendo que lapping fica ruim em dissipadores de alumínio ...

Alguem que já tenha feito me diz aí =(

Se eu comprar um cooler box da amd e a lapidacao dele me der uns 5º a menos o custo-benefício será maior ainda =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por [El_Diablo

,29 fev 2004, 01:02] Gostei muito desse tópico...

Alqueles que já fizeram o teste, poderiam postar aí a diferença

em ter feito o polimento...

tipo assim...

Temperatura antes:

Temperatura depois:

Claro que as condições do ambiente devem ser colocadas em consideração...

Eu fiz isso... Olhe aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....ndpost&p=434338

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por *s.o.a.d*@28 fev 2004, 22:21

To pensando em comprar um pc novo mas como to sem dinhero e to pensando em pegar a ecs n2u400-a, que praticamente não da pra fazer overclock, eu to pensando em pegar um athlon xp 2000+ BOX, pois o cooler, embora seja ruinzim, é feito e comercializado para refrigerar esse processador...

Agora, alguem aí já fez lapidação num cooler como esse ? Tem gente dizendo que lapping fica ruim em dissipadores de alumínio ...

Alguem que já tenha feito me diz aí =(

Se eu comprar um cooler box da amd e a lapidacao dele me der uns 5º a menos o custo-benefício será maior ainda =)

No meu caso eu não tive problemas, até mesmo porque a base é de cobre...o meu é um Vcom21b.

EDIT: Rosted, que sensores do MBM5 você usa para medir o nForce2,placa mãe e HD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, lapidei meu cooler Thermaltake Volcano 6 ###+. Essa é a foto antes de lapidar:

antes.jpg

e depois

depois.jpg

Usei lixas 300 e 1200 por uns 40 minutos e depois lustrei com Brasso.

O ganho de temperatura foi pequeno, diminuiu uns 2 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom gente, deixa eu postar minha experiencia.

Fiz a lapidação do meu cooler (um vcom 21B) hoje, foram 3 horas de serviço e um pouco de dor no braço, pena não ter maquina digital pra tirar fotos.

Consegui um ganho de "apenas" 3º, digo apenas pois a base dele era bem irregular, cheio de fissuras (você passando a unha sentia elas), pensei que deixando ele lisinho a coisa iria melhorar mais, mas não foi bem assim (Meu gabinete é 4 baias e não tem nenhuma fan adicional).

Antes:

Cpu burn em high durante 10 minutos com gabinete fechado: 54º

Cpu burn em IDLE durante 10 minutos com gabinete aberto: 47º

Depois:

Cpu burn em high durante 10 minutos com gabinete fechado: 51º

Cpu burn em high durante 10 minutos com gabinete aberto: 48º

Obs: temperatura ambiente 28º em todos os testes.

Agora tem uma coisa que me deixou intrigado: na hora que fui montar o cooler, passei um pouco de pasta termica (só no DIE) e liguei o computador para medir a temperatura, achei que foi pouco; então desmontei o cooler de novo e para minha surpresa a pasta termica tinha se espalhado e não tinha quase nada de pasta entre o cooler e o DIE. Então limpei a pasta e passei de novo (agora como explicado naquele video), mas ficou a mesma coisa 3 graus. Tem problema ficar com pouquissima pasta entre o DIE e o cooler? pois acho que não tem jeito, como tá tudo liso, a pasta não vai parar mesmo (a pasta é a que veio com o cooler).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!