Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como lapidar seu cooler


Posts recomendados

Fala Lauro...

Não desanime com 3 graus...é melhor do que nada!!

Quanto à pasta térmica, é isso mesmo...com a superficie do cooler espelhada, não haverá a necessidade de tanta pasta térmica, apenas uma finíssima camada...você até pode fazer um teste sem pasta térmica para ver se haverá mudanças significativas na temperatura.

Até mais... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo você já vio os cooler da vcom ???

as "presilhas" sao iguais !

tem ate um lugar para encaixar a chave de fenda !!!

(pelo menos foi o que o tecnico flo !)

outra duvida !

po cara eu n entendi direito esse lance de lapidar.. ..

1-você molha a lixa 600 e coloca ele em uma base de vidro !

2-molha a parte ond vai ser lapidada e coloca detergente (no dissipador) e coloca em cima da lixa

3-esfrega de leve (quanto tempo mais ou menos ???)

4-lava bem o dissipador e da uma polida....

(ai depois repete tudo de novo com uma lixa 1200 ? )

e isso ????

não tem perigo de estragar o meu cooler ?

valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por shaka[z

in,04 mar 2004, 19:10] 3-esfrega de leve (quanto tempo mais ou menos ???)

4-lava bem o dissipador e da uma polida....

(ai depois repete tudo de novo com uma lixa 1200 ? )

e isso ????

não tem perigo de estragar o meu cooler ?

valeu !

Não, você usa a lixa 600 e depois a 1200 ou mais fina, só quando estiver bem lapidado é q dará a polida para finalizar todo o processo!

O tempo q isto demorará dependerá do dissipador a ser trabalhado e também da prática...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais entre uma lixa e outra tem que limpar com agua e deixar secar ?????

e para você usar a lixa tem que tacar agua na lixa e no cooler ?

olha só...não é difícil...pega uma base (um vidro ou azulejo grande), firma ela em algum local conveniente, tipo uma mesa ou balcão (que possa molhar...claro!!), molhe a superfície, mais ou menos com meio copo d'água, abra uma lixa sobre a base com a superfície abrasiva para cima, molhe de novo e adicione um pouco de detergente...então, com o dissipador numa mão comece a lixar com a base do dissipador voltada para baixo :P em movimentos circulares...quando você perceber que a água está terminando sobre a lixa volte a molhar a lixa...lembre-se: ela é chamada de lixa d'água porque deve ser usada com ÁGUA constantemente...pode adicionar um pouco de detergente à medida que perceber dificuldade de deslizar o dissipador sobre a lixa, mas não use detergente demais...ache o ponto a medida que for lixando...

Não sei se já perguntaram isso, mas é que não tenho tempo de ler todos os posts.

Para lixar tem que ser com movimentos circulares ou retilíneos, e mais uma coisa o uso do Brasso e Kaol tem alguma desvantagem.

Lixe usandro sempre movimentos circulares e use o Brasso ou similar sempre na última lixa que for usar...derrame um pouco sobre a lixa 1200 ou a mais fina que você tivere mantenha o lixamento em movimentos circulares.

Mais mastigado que isso, só se eu lixar pra vocês... :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe ! então você molha o azulejo e coloca a fixa ! ai molha a lixa na parte de cima e coloca detergente !!!! ai e so esfregar em movimentos circulares e quando acabar e so colocar mais ague e detergente !!! e isso ???

haa ! e não precisa passar nada no cooler !? e so manda agua e detergente na lixa e coloca o cooler ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mirv@05 mar 2004, 13:23

Não sei se já perguntaram isso, mas é que não tenho tempo de ler todos os posts.

Para lixar tem que ser com movimentos circulares ou retilíneos, e mais uma coisa o uso do Brasso e Kaol tem alguma desvantagem.

Valeu

O certo é lixar fazendo movimentos em 8. Quanto ao Brasso, usei sem problemas, mas você deve lavar o dissipador depois. Quanto ao Kaol nunca usei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Elendil@05 mar 2004, 19:48

O certo é lixar fazendo movimentos em 8. Quanto ao Brasso, usei sem problemas, mas você deve lavar o dissipador depois. Quanto ao Kaol nunca usei...

Brasso e Kaol é a mesma coisa, só muda o fabricante. Quanto a polir com cera comum d carro, não será muito eficiente pois a mesma não é tão abrasiva. Passe no funileiro da esquina e peça um pouco d massa d polir nº2, só um pouquinho mesmo, o cara não irá negar, qualquer coisa pague um cafézinho a ele :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Galera, peguei um VCOM 19B pra brincar... Vou dizer uma coisa, ô cooler mais mal acabado, puts.... Além do dissipador ter um aspecto rugoso sua base d cobre é totalmente irregular... Eu tinha algumas lixas usadas aqui, 400, 600 e 1500, c eu soubesse q ele era tão tosco teria comprado uma 320 para começar. No início do lixamento não parecia tão mal, mas depois apareceram os desníveis, dava a impressão q ia piorar ao invés d melhorar, fiquei lixando um tempão, até bolha na mão eu fiz... Com estas mesmas lixas eu tinha lapidado o HAC-V81, 8 heatsinks para memórias e a base d um Dragon Orb, com este VCOM eu gastei tudo, quase q não deu para terminar...

Mas enfim, depois do sofrimento deixei sua base um espelho, vou fazer um embate com o X-Dream lapidado para ver qual será melhor. Primeiro com os dois utilizando suas fans respectivas, depois com o VCOM levando o fan d 5500rpm do HAC-V81... Espero obter bons resultados com pouco gasto...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ô loco, ninguém lê mais este tópico, bom, d qualquer forma vou criar outro com os dados depois...

Estou executando os testes iniciais na máquina, e cada vez mais fico d queixo caído... Já deu para perceber q eu não tive a paciência d testar o VCOM em seu estado original, teria sido bom, para ter uma ideia d quanto o lapping trouxe d melhora... C bem q pelo seu aspecto inicial acredito q pelo menos uns 3ºC eu perdi...

Mas vamos lá... ASUS A7N8X Deluxe rev2.0, [email protected], 1.65v, case com uma fan d exaustão (2500rpm), temperaturas obtidas pelo diodo do processador...

Full com a utilização do programa CPU Burn:

=> Temp ambiente 29ºC, Case 32ºC, X-Dream(3500rpm), CPU idle 58ºC / CPU full 72ºC

=> Temp ambiente 29ºC, Case 32ºC, VCOM 19B(3000rpm), CPU idle 52ºC / CPU full 68ºC :blink:

Relembrando, os dois dissipadores estão polidos...

Olha, vou ser sincero, não pensei q a diferença fosse tanta, este cooler está c mostrando sensacional pelo seu preço (~30 reais!). Quando tiver terminado a bateria d testes trarei mais detalhes em um novo tópico...

Update

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Tarso Franchis@12 mar 2004, 10:38

=> Temp ambiente 29ºC, Case 32ºC, X-Dream(3500rpm), CPU idle 58ºC

=> Temp ambiente 29ºC, Case 23ºC, VCOM 19B(3000rpm), CPU idle 52ºC :blink:

Na temperatura do case você inverteu os números né???

Não é possivel essa diferença, a não ser que um teste tenha sido feito ao meio dia (32º) e o outro de madrugada (23º)... :wacko:

Agora, isso realmente o quanto os dissipadores dos Vcoms estão em alta...

Ainda houve uma diferença de 500 RPM a mais no teste do dissipador do X-Dream, e mesmo assim ele ficou 6º mais alto!!!

Ótimo resultado Paulo!!!!

Posta depois com detalhes em outro tópico, afinal, pelos preços esse cooler pode ser bem recomendado como alto desempenho e baixo custo...

Pensando bem, se o dissipador do 19b já está fazendo isso tudo, imagine o do 21b??? Dizem que esse é melhor ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isto Rosted, eu inverti as bolas... Então, eu estou pasmo com tudo isto, não imaginei q a diferença fosse tanta, só quero ver o dissipador do VCOM com o fan do X-Dream no talo, acho q vou cair da cadeira...

O dissipador do 21B não é muito diferente, somente a sua base d cobre q é um pouco mais extensa, mas a chapa é mais fina... Corri a Sta. Ifigênia inteira atrás dele mas não o encontrei...

Acho q uma das grandes sacadas deste cooler é q ele pega praticamente toda a área do fan, ao contrário do X-Dream q possui aquela carcaça plástica saltando pelos lados, desperdiçando assim parte do fluxo d ar...

Daqui a pouco trarei mais detalhes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Tarso Franchis@12 mar 2004, 11:01

Acho q uma das grandes sacadas deste cooler é q ele pega praticamente toda a área do fan, ao contrário do X-Dream q possui aquela carcaça plástica saltando pelos lados, desperdiçando assim parte do fluxo d ar...

Daqui a pouco trarei mais detalhes...

Jóia...

Realmente o que mata o X-Dream é o projeto do dissipador...

Posta pra gente mais testes, e de repente você poderia destacar o tópico, assim quando alguém quiser dica de um cooler bom e ao mesmo tempo barato, poderemos recomendar os Vcoms!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por Adriano Silva@12 mar 2004, 16:00

Interessante...será que dá pra colocar o ventilador do xdream no 21b sem problemas?

Ia ficar chique....

Por isso eu comprei o VCOM 19B, o 21B a mesma coisa, as fans são d 80x80, iguais a do X-Dream... Estou utilizando deste jeito agora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado Originalmente por Edony@14 mar 2004, 21:31

Eu aposto q seu vcom 19b saiu com esse aspecto ne Phoenix eheheheh;

AI a uma pagina atras nesse topico tem a foto do meu lap também.

Soei a manga pra deixar ele espelhado.

você quis dizer "estava" neste aspecto né? O meu ficou totalmente espelhado no final... Ambos ficaram, X-Dream e VCOM 19B...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phoenix,

Por isso eu comprei o VCOM 19B, o 21B a mesma coisa, as fans são d 80x80, iguais a do X-Dream... Estou utilizando deste jeito agora...

quanto você conseguiu de temp. usando o disspador do 19B e fan du X-Dream?

tenho um X-Dream, se a diferença for grande...vou compra um 19B e kto o dissipador dele!!!

ah a proposito..o X-Dream é bom?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Gente agente na real não estamos "LAPIDANDO" porque meu pai tem uma metalurginca ... então peguei meu descipador e lapidei em um pano com diamante e ele virou realmente um espelho .... mas deixando ele um espelho ele refletira as ondas de calor .... esquentando mais ainda o processador porque a area de contato diminuio .... porque quando o dscipador tem micro ranhuras + pasta termica a area de contato aumenta .... com ele completamente liso a unica area de contato é a base .. já quando existem ranhuras microscopicas + a pasta termica que faz até o fundo das ranhuras serem area de ocntato o fator de descipacao sobe de 4 a 5X então o que nós fazemos quando lapidamos com lixa é criar ranhuras microscopicas ai em vez de ter 20 ranhuras grandes nós teremos 1000 ranhuras microscopicas .... e 1000 ranhuras da muito mais area de contato do que 1000 ranhuras ..... Por isto o descipador lapidado deve-ra ser usado com pasta termica sempre ..... e quanto mais for lapidado com LIXA NORMAL mais micro ranhuras serao criadas .... mas quando nós lapidamos com LIXA INDUSTRIAL até não haver nenhuma ranhura ele espelhara as ondas de calor esquentando mais o processador ;-D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!