Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Nehalem - Tópico Oficial


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vendo tanto o Phenom X4 9550 quanto o Core 2 Quad Q6600 custando menos de US$200, o conceito de Quad-Core torna-se gradativamente próximo à todas as fatias do mercado.

Inclusive, salientar que este mesmo Core 2 Quad Q6600 custava US$851 em seu lançamento, em Outubro, custará US$183. A guerra de preços está mesmo muito favorável ao consumidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tecnologia da Intel para "acordar" computadores via ligação por telefone (Ligue para o seu PC lol)

http://www.electronista.com/articles/08/08/14/intel.pcs.get.remote.wake/

Centrino Atom agora é simplesmente Atom

http://www.crunchgear.com/2008/08/14/intel-re-brands-centrino-atom-to-just-atom/

MacBook Air receberá upgrades

http://www.crunchgear.com/2008/08/14/macbook-air-getting-new-proc-hdd-battery/

Mais sobre o Intel Turbo Memory

http://www.dailytech.com/Intel+Unveils+Next+Generation+Turbo+Memory/article12665.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí aparece um feliz e passa trote no PC, como fica ?

Sorry.. não resisti.. mas tem aplicação sim heehehehhe

2 dias para entender.

Esses ataques louristicos é osso.

hahaha

Piadinha.

Aí sim vai ter sentido a palavra "ligar" (ligar de acordar mesmo) você vai ligar o seu PC kkkkkkkkkkkk.

Mas os trote é ****.

Mas voltando ao tópico.

Vixe.

O pessoal que vai fazer upgrade vai se beneficiar por que esse tantinho de nm vai dar uma boa economia de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade... essa forma mais retângular dele não deixa ele parecido é com os bulldozer futuros?

No caso dos Bulldozers a forma retangular é do soquete, nesse é a forma do núcleo. Muitos núcleos são retangulares, deve facilitar um pouco o projeto, principalmente quando se inclui o cache no "layout" (taí uma palavra dura de traduzir)...

Que não é divididin bunitin como os X2 e X4 atuais :D

Como assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, o que o Xita quis dizer é que ele não tem simetria nenhuma, nem eixo nem plano de simetria, essa droga vai ser grupo pontual o quê, C1? :D

Núcleos de microprocessadores normalmente são bem assimétricos... Na maioria dos casos as instruções "retangulam" ou "quadradam" neles, de forma que as unidades se comuniquem mais facilmente, o cache L1D sempre fica perto da LSU e o L1I da decodificação/busca/predição de desvios e as unidades de execução do Nehalem tem de ficar juntas, ele é um projeto unificado...

O projeto do microprocessador inteiro costuma ser simétrico, por outro lado, porque a melhor forma de garantir comunicação com menos latência para todos os núcleos é fazendo eles de forma simétrica.

A parte engraçada é que é muito provável que só o Xita entenda essa piada horrível! :D

Se for piada de Químico, prefiro não entender :D... já moro com três estudantes disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Na verdade... essa forma mais retângular dele não deixa ele parecido é com os bulldozer futuros?

você tá falando do socket G34 ?

No caso dos Bulldozers a forma retangular é do soquete, nesse é a forma do núcleo. Muitos núcleos são retangulares, deve facilitar um pouco o projeto, principalmente quando se inclui o cache no "layout" (taí uma palavra dura de traduzir)...

Legal !

Como assim?

Chip um pouco confuso:

tbred0.jpg

Só da pra ver o cache ali à direita na minha porca visão de chips, não achei uma foto maior.

Chip um pouco mais simétrico, mas ainda não desenhado pelo Monk:

43491A_QuadCore_OptDieWHT_LO.jpg

Cacilda eles se parecem..

Mas dá pra ver os 3 caches bem definidos e saber onde está cada núcleo.

Thiago, o que o Xita quis dizer é que ele não tem simetria nenhuma, nem eixo nem plano de simetria, essa droga vai ser grupo pontual o quê, C1? :D

.. 15 de agosto, dia nacional de piadas nerds uahuauahuahaha

Exagerou..

...

A parte engraçada é que é muito provável que só o Xita entenda essa piada horrível! :D

Acho que entendi (espero ter entendido :lol:)

Núcleos de microprocessadores normalmente são bem assimétricos... Na maioria dos casos as instruções "retangulam" ou "quadradam" neles, de forma que as unidades se comuniquem mais facilmente, o cache L1D sempre fica perto da LSU e o L1I da decodificação/busca/predição de desvios e as unidades de execução do Nehalem tem de ficar juntas, ele é um projeto unificado...

O projeto do microprocessador inteiro costuma ser simétrico, por outro lado, porque a melhor forma de garantir comunicação com menos latência para todos os núcleos é fazendo eles de forma simétrica.

Legal, se for ver bem dos que eu me lembro eles são retangulares mesmo.

Se for piada de Químico, prefiro não entender :D... já moro com três estudantes disso.

Não é tão difícil assim, eu acho, :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Creio que seja devido à eles terem exibido apenas um núcleo, não os oito juntos, daí a ausência de simetria. Na foto, o Cache L3 de 16MiB também não aparece.

Seria interessante se eles revelasse quantos milhões de transistores cada núcleo possui.

Faz muito sentido !

Aí não tá bagunçado ^_^

Será que vai ser um "chip monk" então ? :D

--

http://www.dailytech.com/Details+of+Upcoming+Intel+Products+from+2008+through+2012+Leaked+Ahead+of+IDF/article12685.htm

Interessante, vazadinha básica do roadmap até 2012.

http://www.techpowerup.com/68842/ASUS_Could_have_X58_Motherboards_Available_by_Core_i7_Launch_Date.html

Asus a ter placas com X58 no lançamento do Nehalem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tá falando do socket G34 ?

Tá, mas como eu disse, essa forma de núcleo é bem diferente de forma de soquete...

Legal!

Não é nada legal quando você tem de aplicar o "retangularismo" na prática fazendo o "layout" de um maldito circuito de 74xx numa maldita "protoboard" com uns malditos fios de cobre... Imagino que em um microprocessador seja mais ilegal ainda.

Mas que é divertido pra caramba é...

Chip um pouco confuso:

Só da pra ver o cache ali à direita na minha porca visão de chips, não achei uma foto maior.

Pra dizer a verdade o problema é a foto, têm fotos do Athlon XP muito melhores. O núcleo em si é bem organizado (qualquer núcleo atual é), mas fica duro ver algo nisso aí, dá pra destacar o L2 e o L1I (provavelmente o não-L2 a direita) e o L1D (cache não-L2 a esquerda). Se você souber alguma coisa de "layout" (eu não sei...) ou trapacear e arrumar uma foto melhor da pastilha, com legendas (eu acho que tem uma melhor ainda no Guia do Hardware, aliás acho até que tenho ela aqui em casa...), você pode até achar as ROMs de microcódigo e a parte de predição de desvios :).

Chip um pouco mais simétrico, mas ainda não desenhado pelo Monk:

Claro que o circuito inteiro é mais simétrico, mas os núcleos dentro do circuito não são (aliás são bem parecidos com os do Athlon). Além do mais essa foto é muito melhor do que a anterior...

Monk, desenhando circuitos? Ele tem medo de monitores...

Cacilda eles se parecem..

Pois é, olhando de cima o "layout" do núcleo não é pra mudar muito dentro da família.

Mas dá pra ver os 3 caches bem definidos e saber onde está cada núcleo.

Do mesmo modo que na foto anterior... lá é até mais fácil, só um núcleo.

.. 15 de agosto, dia nacional de piadas nerds uahuauahuahaha

Exagerou..

Coisas de Químico...

Legal, se for ver bem dos que eu me lembro eles são retangulares mesmo.

É, concordo...

Não é tão difícil assim, eu acho, :lol:

Você não sabe...

Creio que seja devido à eles terem exibido apenas um núcleo, não os oito juntos, daí a ausência de simetria. Na foto, o Cache L3 de 16MiB também não aparece.

É, mas na verdade o Nehalem não prima pela simetria não, até agora não entendi o formato retangular (circuitos quadrados tem mais rendimento, porque a luz acerta os circuitos mais diretamente e de forma mais focada), que além do mais parece aumentar a distância máxima até o L3.

Seria interessante se eles revelasse quantos milhões de transistores cada núcleo possui.

Número de transistores é legal, mas informação mais últil mesmo é o tamanho da pastilha... para comparar com Intels e AMDs.

OBS: Tendência de que o tamanho do núcleo não mude muito, SMT não aumenta quase nada no tamanho, a parte de execução fora de ordem é crítica mas não tão grande assim...

Faz muito sentido !

É, exatamente o que ocorreu.

Aí não tá bagunçado ^_^

Será que vai ser um "chip monk" então ? :D

Nem tanto, só uma linha de simetria. O K10 tem quase duas.

De qualquer modo, repito, onde o mundo vai parar? Eu aqui discutindo fotos de pastilhas...

Interessante, vazadinha básica do roadmap até 2012.

Acredite se quiser...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É, mas na verdade o Nehalem não prima pela simetria não, até agora não entendi o formato retangular (circuitos quadrados tem mais rendimento, porque a luz acerta os circuitos mais diretamente e de forma mais focada), que além do mais parece aumentar a distância máxima até o L3.
Estamos falando da mesma coisa? O núcleo em destaque seria do Sandy Bridge.

O "enchimento" com o Cache L3, acrescido do restante dos núcleos dispostos, deve dar uma forma mais quadrada ao DIE e, assim, aumentar seu rendimento. Tratando de oito núcleos e 16MiB de Cache L3(o que já traz à mente a quantidade absurda de transistores agrupados), é necessário de toda forma que otimizem a produção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos falando da mesma coisa? O núcleo em destaque seria do Sandy Bridge.

Creio que não. O SSE4.2 vai sair no Nehalem. E a lista de melhorias é claramente desse.

O "enchimento" com o Cache L3, acrescido do restante dos núcleos dispostos, deve dar uma forma mais quadrada ao DIE e, assim, aumentar seu rendimento. Tratando de oito núcleos e 16MiB de Cache L3(o que já traz à mente a quantidade absurda de transistores agrupados), é necessário de toda forma que otimizem a produção.

Falo do Nehalem quadrinuclear, este é bem retangular, não entendo por quê.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Creio que não. O SSE4.2 vai sair no Nehalem. E a lista de melhorias é claramente desse.
Agora eu me embananei de verdade... O título faz alusão ao AVX, recurso do Sandy Bridge. "Leaked Intel slides show 8-core CPUs, AVX". Por outro lado, o SSE 4.2 é sim um feature do Nehalem.
Falo do Nehalem quadrinuclear, este é bem retangular, não entendo por quê.
Eu também não saberia dizer.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!