Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que fazer com o lixo!


Pomarolli

Posts recomendados

Olá galera, eu tenho uma preocupação com o lixo que talvez estamos guardando nos armários que são os Gabinetes, as placas queimadas, as MBO, os mouses, etc!!

Alguém sabe se há alguma maneira de reaproveitar essas peças que não utilizamos mais que as vezes dá dó vêr jogando fora aquela antiga placa mãe que você custou comprar junto a ela o processador que pena né!!! alguém aí podia responder se há algum tipo de depósito de hardware pra vender e comprar peças danificadas ou sem utilidade mais!! Eu acho que o processador deve têr alguma maneira de consegui dinheiro??? hehehe hehehe!!!

Alguém aí responda aí pra gente!!! Desde Já Obrigado!!  :hmmm:

:jump:  :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em Curitiba eu já ouvi falar de um serviço que recolhia essas peças do lixo e montava computadores novos...

Se for de outros estados, procure um projeto de inclusão digital (tem aquele famoso no Brasil mas esqueci o nome...)

Ou então aproveite pra algum projeto doido (tipo, toca-mp3 no carro ou no som)

tem sempre uma solução...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por tabgal@08 Out. 2003,14:44

Aqui em Curitiba eu já ouvi falar de um serviço que recolhia essas peças do lixo e montava computadores novos...

Putz! Melhor ficar esperto quando for comprar computador em Curitiba he he he... :D

Brincadeira, hein!

Como é que tá Curitiba? Morei aí há uns 15 anos atrás, no Jd das Américas, perto de Pinhais...

...

Bom, no caso de motherboards, processadores, placas de vídeo, HDs, etc... enfim os componentes mais caros, eu prefiro guardar tudo bem acondicionado e embalado. De meu mesmo, eu tenho 3 motherboards e 2 processadores que estão encostados aqui, pois eu ainda tenho alguma esperança...

Na verdade me falta é tempo para dar um destino final nessas peças, eu estava pensando em levar em alguma oficina de eletrônica para ver se há alguma hipótese de recuperar.

Mas eu acho que se tem certeza de que queimou, queimou mesmo... Consciência descarregada e dúvidas tiradas, é lixo e pronto!

Agora os gabinetes, teclados, cxs de som, joystick, etc... sempre é bom guardar, pois sempre vai servir para montar alguma máquina mais antiga, além do que geralmente uma solda aqui e outra alí, e uma limpeza resolvem...

Mas essas pecinhas baratas, tipo mouse, microfone, ventoinha de cooler, etc... eu nem penso duas vezes: é lixo!

:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala rapaz, você poderia montar um pc +ou-, o que você acha da ideia, poderia pegar uns 3 ou 4 "Lixões" e montar um, depois você pega e faz doação pra alguma escola o centro de educação, se vai ver que é muito bom ver alguem aprender a usar a informatica com uma coisa que você pensou não servir para nda...

Firmeza!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, mas aqui é uma empresa!! e os micros são bastante usados! Talvez pra uma creche poderiamos até pensar, mas so tenho o gainete monitor não dá!

Agora o que eu acho m absurdo são a escolar estaduais públicas que tem cerca de 10 a 15 pcs e não é utilizado por ninguém!!! galera quem tiver sugestão é muito bem vinda!

Desde já muito obrigado!! :laugh:  :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aqui quando acumulamos uma boa quantidade oferecemos à escolas de informática como o Santiago disse. Eles sempre compram. Algumas coisas até doamos, como placas-mãe de 486, e similares.

E os HD's, eu guardo porque ás vezes o defeito é na placa lógica e o disco rígido está bom, ou vice versa. Quanto não tem jeito, eu uso para treinar e fazer experiências com HD-mod, ou aproveito uns pequenos rolamentos q tem em alguns hd's antigos pra fazer brinquedos... rs :tantan:

E é sempre bom ter alguma placa mãe usada guardada, por que, por exemplo, ás vezes o soquete de bateria da sua placa-mãe quebra, então você pode aproveitar o da placa velha e soldar na sua placa-mãe.

Mas, se puder doar equipamentos bons, embora antigos para uma entidade... ou para alguém que não tenha muitos recursos... estará fazendo a coisa certa!  :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tu realmente não as quer, pode vender as que estão funcionando para lojas pequenas que compram usados. Essas lojas são muito boas em comprar peças separadas e sempre tem como negociar. Talvez até consiga uma coisa melhor em troca. Agora, sobre as que não estão funcionando, seja criativo! Eu por exemplo fiz um chaveiro pra min com um velho intel 486sx. E no caso de gabinete e peças de metal que não dão um bom chaveiro, procure esses caras que trabalham com fundição ou reciclagem sei lá... falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Hawker Hurricane AII@14 Out. 2003,17:33

Se tu realmente não as quer, pode vender as que estão funcionando para lojas pequenas que compram usados. Essas lojas são muito boas em comprar peças separadas e sempre tem como negociar. Talvez até consiga uma coisa melhor em troca. Agora, sobre as que não estão funcionando, seja criativo! Eu por exemplo fiz um chaveiro pra min com um velho intel 486sx. E no caso de gabinete e peças de metal que não dão um bom chaveiro, procure esses caras que trabalham com fundição ou reciclagem sei lá... falou!

O que você fez com o tadinho? Tem pena dele não? Tenha dó, o ibama vai te pega  :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não se aqui no Brasil tem mais em outros paises empresas metalúrgicas e químicas compram placas,processadores,HDS etc... para retirar os materias perigosos ao meio ambiente MAS que são muito valiosos(ouro,níquel,cádmio,latão,prata,estanho,chumbo,cobre e outros) esse tipo de produto NÃO PODE ser simplesmente jogado no lixo comum ele deve ter um destino apropriado que deve ser indicado pela secretaria de meio ambiente da sua cidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi uma matéria já faz um bom tempo, que falava que muitas empresas retiravam, com substancias químicas, o ouro que recobre os contatos (e ganhavam dinheiro - muito dinheiro!:tantan: )... No meu caso, pego, por exemplo, memórias mais antigas e faço chaveirinhos (e no meu caso não ganho dinheiro, pois acabo dando todos para as pessoas que conheço :dia: )...  

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

O ideal seria reciclar esses componentes

Material de informática tem enorme quantidade de metais nobres como ouro, platina, prata, cobre , etc .. tudo isso daria para ser reciclado.

O metal dos gabinetes e periféricos e alumínio dos discos rígidos poderia ser reciclado também, sem contar as peças plásticas.

Vi uma vez uma reportagem sobre uma empresa que tirava outro e metais nobres de peças de computador...

Por aqui por enquanto eu uso para retirar capacitores e conectores ou slots que ainda estejam bons para reparar placas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Como já tiveram em outras respostas, você pode mandar o material queimado para escolas que tenham curso de montagem e manutenção de micros. As peças que ainda funcionam, você pode vendê-las ou até trocá-las por algumas de maior valor (juntando um bolo de "lixo" e trocando por uma peça atual) Seria bom, até mesmo se a escola que você estudou há anos tiver cursos e você doar o "lixo" para ela, se ela não tiver recursos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem´se for lixo e não tiver recuperação da para alguma instuição, pois elas vendem por kilos depois, agora se o trem fo muito velho porém funcionar, vai juntando até formar alguns micros, ai só vender, conheço lojas que colocam a ferraria toda  num gabinete novo e ganha a maior grana, claro que vendem barato, só para quem quer ter um pc, com DOS, etc... ?.?.?  :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Simples...

1 - Vá achar o defeito (em centenas de peças cada uma menor do que a outra, e milhões de medidas a serem feitas)

2 - Compre a peça que tem que trocar (importar sai muito caro, dependendo da peça, e outras, nem importando, são feitas sob medida...)

3 - Trocar a peça (já viu o tamanho da solda? precisa de equipamentos caros) E se o chip for BGA (exemplo memórias e chipsets mais modernos) é um abraço, não dá MESM O pra trocar...

Em suma, só vale a pena se você sabe "de cara" qual a peça com defeito, tem ela fácil e sabe trocar...

Senão, sem jeito mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por tabgal@30 Nov 2003, 11:54

Simples...

1 - Vá achar o defeito (em centenas de peças cada uma menor do que a outra, e milhões de medidas a serem feitas)

2 - Compre a peça que tem que trocar (importar sai muito caro, dependendo da peça, e outras, nem importando, são feitas sob medida...)

3 - Trocar a peça (já viu o tamanho da solda? precisa de equipamentos caros) E se o chip for BGA (exemplo memórias e chipsets mais modernos) é um abraço, não dá MESM O pra trocar...

Em suma, só vale a pena se você sabe "de cara" qual a peça com defeito, tem ela fácil e sabe trocar...

Senão, sem jeito mesmo...

Se você ver aonde fui gravar a BIOS da minha placa...

O cara sabe muito, conserta placa mãe, placa de video,... A unica coisa que ele falou que condena a placa mãe é o chipset, se ele estiver queimado já era...

Todo o equipamento dele é adaptado, pra ter ideia ele gravou a BIOS da minha placa (aquele chip quadradinho, modelo mais novo) em uma placa antiga (aquela com bios retangular) e com um adaptador em cima do conector da BIOS da placa dele. Usou também um programa de gravação hackeado para poder gravar sem dar erros.

Esse sabe o que tá fazendo e até que cobra barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola rapaziada!

Tenho uma ideia melhor:

placa-mãe, video, processador, cooler, drive, fonte, modem, monitor, etc.. da um dinheirinho no Mercadolivre.

Mouse, Caixa de Som, teclado é bom guardar... sempre aparece uma tecla faltando do teclado, mouse estragado (os meus eu estoro tudo na parede) :muro:

Gabinete eu custumo fazer churrasqueira... da uma churrascada só, fura tudo a lataria!

Mas rende tbem um dinheirinho no ferro velho!

OU

Arranja 4 computadores, monta 1 fera e doa!

falou proceis! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E acho que a questão não seria jogar o dinheiro fora, pois, as peças já estão saindo mais acessível para nós que utilizamos as mesmas certo que não são todas, mas vamos pensar, as peças que mais dão defeito é tipo uma plc de fax!

as peças está tão barata que não compenssa concertala além de um técnico de combra um pouco caro para fazer o serviço né!

Bem galera continuem postando!

Valeu!! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!