Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia sobre o que influencia no desempenho de um Cooler/Recomendação de Coolers.


Posts recomendados

2 minutos atrás, Contiusa disse:

Honestamente, pelo que eu vi esse "recurso PST" é só um splitter, não é? Também não é recomendado plugar vários fans no mesmo conector. Dois é o recomendado, a menos que a placa-mãe tenha um CPU-fan mais potente.

@Contiusa, não é um splitter, cada fan possui dois cabos - 1 PWM para conexão direta na mobo e outro, macho, para receber o PWM de outro fan, fazendo, assim, uma pequena rede de fans. Sinceramente, eu não saberia lhe dizer quanto à real eficiência disso a longo prazo. Eu testei com 4 fans por uma semana e foi super tranquilo, mas tenho uma boa mobo e uma fonte parruda, então não sei como seria isso em outra situação. No caso, rodei essa rede de fans a 12v, quase sempre, medidos com a controladora.

 

Essa tecnologia é patenteada da Arctic e ela disponibiliza a informação de que é mesmo possível interconectar esses fans, estejam eles no case ou em dissipadores. Veja o esquema que eles disponibilizam em: https://www.arctic.ac/worldwide_en/f12-pwm-pst.htm

 

l F12_PWM_PST_F03.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marianoazevedo eu acho perigoso juntar vários fans no mesmo conector. Muito fan por aí de 4-5W. Esse sistema da Arctir seria apenas um splitter conjugado. A única vantagem é que você não precisa comprar um splitter.

 

O splitter da Akasa é bem mais seguro. Você pluga o fan do cooler / water cooler no conector madrinha, à esquerda, e os outros quatro fans são controlados pelo madrinha. O conjunto inteiro é alimentado pelo cabo molex que vai na fonte. Ou seja, não sobrecarrega a placa-mãe em nada e ainda pode ser controlado pelo PWM. Como na foto abaixo.

 

Eu acho mais seguro. Boa opção para quem quer fazer um push pull em water coolers de dois fans (quatro no total).

 

 

splitter.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa acho que você tem razão. O fato de ter um molex que vai direto na fonte atende à lógica da maior segurança, de fato. Mas essa questão me despertou o interesse em saber como a Arctic justificaria esse recurso como seguro, uma vez que a alimentação será concedida pela mobo e não pela fonte. De todo modo, independente do PST, usando eles em conectores dedicados, esses fans me surpreenderam pelo air flow gerado e pelo silêncio. Só acho que não são lá grande coisa em termos de pressão estática, mas para gabinetes é uma ótima pedida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marianoazevedo pode ser que eles tenham fans de baixo consumo, tipo 2-3W. Um conector costuma ter 1A (12W), mas não acho muito legal pendurar 3-4 fans no mesmo conector se dá para fazer isso com um splitter. Mas eu posso estar errado. De qualquer forma, eu não faria antes de me certificar da potência do conector e se vai ter uma boa folga ao invés de plugar 10W em um conector de 12W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa conferi um desses fans aqui e notei que o conector macho, que deve receber o de outro fan, tem o formato para 4 pin, mas na verdade possui 3. Isso diminuiria a potencia do conector e daria maior margem de segurança? Nessa logica, um fan receberia alimentação a partir de um conector de 4 pin e moveria os outros, que estão conectados em um de 3 pin. Ou o problema ainda é exatamente o mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marianoazevedo isso não influencia. Esse pino extra é para dar o feedback de rpm. Como só o madrinha dá o retorno para o PWM, os outros conectores da cadeia só tem 3 pinos. O splitter que eu coloquei o link é a mesma coisa. O conector madrinha tem 4 pinos, os outros tem o tamanho de 4 pinos, mas com um pino faltando.

 

Não sei explicar como os outros fans são controlados mesmo com o pino faltando, mas é assim em todo splitter PWM. Só o madrinha tem os 4 pinos.

 

O lance é ver o consumo desse fan Arctic. A maioria dos fabricantes informa. Vai de 1.2W / 2.2W de alguns Noctua até quase 5W de alguns Cooler Master. O Arctic F12 tem 0.24A. Teoricamente daria para colocar 4 fans em um conector de 1A, mas acho muito apertado. Eu colocaria três no máximo. Mas como eu nunca sobrecarreguei um conector, só fazendo um teste de estresse até estourar o conector. Mas mesmo assim essa tolerância poderia variar de placa-mãe.

 

Mas esses coolers da Arctic parecem bons. Eu tenho indicado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, eu comprei o Coolermaster Hyper 212x.

 

Estou com algumas dúvidas para melhorar o sistema de resfriamento dele, que são:

 

1 - Tem como eu fazer um push pull nesse cpu cooler?

2 - Se sim, qual modelo de cooler devo comprar?

3 - Tem como prendê-lo no dissipador sem ter que parafusar?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Tycão disse:

Pessoal, eu comprei o Coolermaster Hyper 212x.

 

Estou com algumas dúvidas para melhorar o sistema de resfriamento dele, que são:

 

1 - Tem como eu fazer um push pull nesse cpu cooler?

2 - Se sim, qual modelo de cooler devo comprar?

3 - Tem como prendê-lo no dissipador sem ter que parafusar?

 

Obrigado!

 

Pode fazer o push pull, mas não vai dar muita diferença. Geralmente é de 1ºC. Às vezes nada.

 

Ainda vendia o modelo ExtraFlo sleeve, mas não tenho visto mais. De cabeça assim, me vem a cabeça apenas o Akasa Piranha e o Akasa Viper. O JetFlo é muito barulhento. Outros fans não vão dar muito certo porque o Hyper 212X tem fan de 2000rpm. Tanto o Piranha como o Viper são de 1900rpm, mas eles são mais eficientes do que o do Hyper 212X, então fica a mesma coisa.

 

O Hyper 212X tem presilha extra para outros fans, mas você pode usar abraçadeiras de plástico para juntar os dois fans:

 

http://www.overclock.net/t/753254/ziptie-screw

 

Pode até fazer isso em um fan, mas vai ficar bagunçado.

 

Você também vai precisar de um splitter como este para plugar os dois fans no CPU-Fan. Como o Akasa Piranha e o Viper são caros, mais o adaptador, eu só faria o push pull se você tivesse grana sobrando e quisesse experimentar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Prender os fans com presilha foi o que me veio à mente, mas acho que ficaria esteticamente feio. Mas essa dica que você falou ai do gringo, fica menos feio a forma de prender.

 

Imaginei que iria ter que comprar um cabo duplo pwm para ligar os dois fans na conexão da cpu fan da placa-mãe.

 

Se realmente o ganho de temperatura for de 1 à 2º, então realmente não vale a pena investir mais de 60 reais para isso, só se for levar em consideração o lado estético.

 

Obrigado pelas dicas. 

 

Quando o cooler chegar vou ver o que faço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera,

 

Eu tenho um i7 4790 (non K) e o mesmo chega a bater absurdos 100ºC com o cooler stock enquanto jogo (60ºC idle). Enfim, sei que mesmo pra cooler stock a temperatura está alta mas acredito que há influência devido à má ventilação do meu gabinete.

 

Queria que me recomendassem air coolers que não ultrapassem os R$ 150,00 (pra não estourar meu orçamento) e que sejam bons o suficiente pra manter a temperatura do meu processador estável.

 

Estava dando uma olhada nesses aqui:

 

http://www.kabum.com.br/produto/33609/cooler-para-processador-coolermaster-blizzard-t2-amd-intel-rr-t2-22fp-r1

http://www.kabum.com.br/produto/75495/cooler-para-processador-pcyes-zero-k-z3-120mm-amd-intel-preto-aczk3120

http://www.kabum.com.br/produto/42062/cooler-para-processador-coolermaster-hyper-212x-intel-amd-rr-212x-20pm-r1

http://www.kabum.com.br/produto/40031/cooler-para-processador-coolermaster-amd-intel-hyper-t4-rr-t4-18pk-r1

http://www.kabum.com.br/produto/75493/cooler-para-processador-pcyes-zero-k-z2-92mm-amd-intel-led-azul-aczk292lda-

 

Qual desses seria a melhor opção?

Se possuírem outros pra recomendar, recomendem.

 

Agradeço desde já qualquer ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, Boa Noite.

Atualmente possuo 4 coolers spire blue (que em rpm minima sao de boa, mas qualquer coisa acima ja ficam barulhentos) e um gabinete Thermaltake Versa H15.

Alguns nao sabem, porém esse cooler vem com controlador de velocidade traseiro, porém como troquei de gabinete, nao consigo usar mais 4 controladores nas baias traseiras + vga com 2 slots, cabe no maximo uma vga + 2 controladores.

Gostaria de pedir dicas de controladores de fans traseiros ou de baia 5.25`` e tambem de cooler bem silenciosos, mas com uma boa relação de CFM x dB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá a todos.

Minha config é a seguinte:

i7 4790K

Mobo: Z97M-G43

Memoria: Hyperx Fury (2x8gb)

Gabinete: Cougar MX 300

 

Atualmente uso um hyper tx3 evo e estou achando bem fraquinho, mesmo porque aqui onde moro faz um calor tremendo.

O meu gabinete deve suportar cpus cooler de até 160mm ou 155mm (já vi essas duas informações).

Estou procurando um CPU Cooler de até R$ 200,00 que seja melhor que esse meu TX3 EVO.

O 212x caberia ? tem outro com mesma performance e com tamanho menor?

Tbem pensei no Corsair H45, mas como aqui a temperatura ambiente é bem alta talvez um air cooler seja melhor, estou correto?

tbem pesquisei cooler low profile mas não achei aqui no Brazil (Reeven RC-1001 Brontes,  be quiet! Shadow Rock LP e Raijintek Pallas)

Enfim, preciso de um cpu cooler de até R$ 200,00 que seja melhor que o TX3 EVO e caiba no Cougar MX 300.

 

muito obrigado antecipadamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Galera,

 

Então, estou montando um computador com as seguintes especificações:

Placa-Mãe ASRock p/ AMD AM3+ ATX 970A-G/3.1 DDR3

Processador AMD FX 8300 Octa Core, Black Edition, Cache 16MB, 3.3GHz (4.2GHz Max Turbo) AM3

Memória Kingston HyperX FURY 8GB 1866Mhz DDR3

Placa de Vídeo VGA PcYes AMD Radeon R7 260X 

Fonte Corsair CX-430W - CP-9020046-WW 80 Plus Bronze

 

Tenho um pc quase igual a este já. Só muda a fonte e o gabinete,tenho uma fonte CX500M e um gabinete rhino e o novo quero colocar num gabinete antigo. A pergunta é, preciso de um novo gabinete com vários fans, etc? 

 

OBS: Se for a área incorreta aqui, perdão.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá pessoal tudo bem???

 

Seguinte galera, eu gostaria de poder tirar duas dúvidas:

 

1) Recentemente eu resolvi trocar os coolers do meu gabinete por uns melhores!!!!

 

Meu gabinete usa três coolers:

 

-2 Coolers de 120mm na parte frontal como ventiladores.

-1 Cooler de 140mm na traseira como exaustor.

 

Fazendo uma pesquisa eu escolhi esses seguintes coolers:

 

Cooler de 120mm:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-847225170-cooler-fan-120mm-cougar-vortex-pwm-_JM

 

Cooler de 140mm:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-812336763-cooler-140mm-fan-aerocool-en55475-shark-devil-red-edition-_JM

 

Gostaria de saber qual é a opinião de vocês, são uma boa escolha?

 

2) Possuo uma NZXT Sentry LX e gostaria de saber o seguinte:

 

A velocidade de rotação (RPM) dos coolers frontais que irei usar tem que ser igual á velocidade do cooler traseiro afim de se obter um melhor desempenho no sistema de circulação de ar? Ou posso tipo colocar os coolers frontais rodando a 1200 RPM e o cooler traseiro rodando a 1500 RPM ?

 

Agradeço antecipadamente pela ajuda!!!! ^_^ 

  

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2017 às 20:21, João Henrique Amorim disse:

Olá a todos.

Minha config é a seguinte:

i7 4790K

Mobo: Z97M-G43

Memoria: Hyperx Fury (2x8gb)

Gabinete: Cougar MX 300

 

Atualmente uso um hyper tx3 evo e estou achando bem fraquinho, mesmo porque aqui onde moro faz um calor tremendo.

O meu gabinete deve suportar cpus cooler de até 160mm ou 155mm (já vi essas duas informações).

Estou procurando um CPU Cooler de até R$ 200,00 que seja melhor que esse meu TX3 EVO.

O 212x caberia ? tem outro com mesma performance e com tamanho menor?

Tbem pensei no Corsair H45, mas como aqui a temperatura ambiente é bem alta talvez um air cooler seja melhor, estou correto?

tbem pesquisei cooler low profile mas não achei aqui no Brazil (Reeven RC-1001 Brontes,  be quiet! Shadow Rock LP e Raijintek Pallas)

Enfim, preciso de um cpu cooler de até R$ 200,00 que seja melhor que o TX3 EVO e caiba no Cougar MX 300.

 

muito obrigado antecipadamente

 

Estou na mesma situação que a sua, só que estou usando um cooler da "DeepCool Ice Edge Mini FS V2.0", com o clock padrão de 4.0Ghz a temperatura chega fácil nos 85º, ai tive que fazer um uderclock para 3.8Ghz para a temperatura se estabilizar abaixos dos 70º.

 

vocês tem alguma recomendação de um bom cooler a ar por menos de 200 contos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...
  • mês depois...

Pessoal tenho um Core i7 2600k qual seria melhor entre esses 3 e se alguem souber outro pode indicar até uns 250 pila, futuramente quem sabe venho a fazer um over nele até então está sem e nunca fiz.


http://www.pichau.com.br/promo-fds/...by-deepcool-maelstrom-240t-dp-gs-h12rl-ms240t


Water Cooler Cooler Master MasterLiquid Lite 120 - R$ 186,15

Cooler Master Hyper 212X RR-212X-20PM-R1 Intel/AMD - R$ 138,33

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Haziel o Maelstrom 240T sem pensar duas vezes. Mas aproveite, porque se acaba o estoque, a promoção acaba também. Aí volta aos 290 reais. O Hyper 212X é o mais fraquinho e não vai dar para fazer muito over nele, por mais que o seu seja um Sandy Bridge. Já o 240T pode segurar um over legal se o seu chip tiver um bom core voltage.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Então pessoa o cooler box do meu processador Core i7 2600k tá dando problema e to vendo para trocar achei esses dois qual seria melhor e mais um coisa meu gabinete é um cooler master haf 922 a versão antiga ele é da época do meu i7 e está com os cooler padrão de fabricas, os valores dos cooler já estão com o frete sedex e o "Maelstrom" ele está boletado até amanha.

Water Cooler GamerStorm by DeepCool Maelstrom 240T - R$236,29
Water Cooler CoolerMaster MasterLiquid Lite120 - R$188,50


Esse da DeepCool será que consigo colocar na parte fronta onde ficaria os drive de cd visto que nunca utilizei nem uma das baias para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Cara, estou dando uma olhada no tópico e meu deus!

COMO TEM COOLER NESSE MUNDO! Fica até difícil escolher 1. 

O que vocês me recomendam ? Até "150" reais  o melhor continua sendo o CoolerMaster Hyper 212X ? Vou colocar um Ryzen 5 1600x nele.

Vale a pena gastar + 50 reais e pegar um desses water coolers de 200 conto ? 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Cmterio disse:

O que vocês me recomendam ? Até "150" reais  o melhor continua sendo o CoolerMaster Hyper 212X ? Vou colocar um Ryzen 5 1600x nele.

Você poderia pegar o 1600, invés do 1600X.. Pra usar o cooler box dele e não ficar dependendo de fabricante disponibilizar acessórios.. O 212X depende de um acessório, pra ser compatível com o soquete AM4 dos Ryzen.. Não sei se os atuais, já vem com ele.. Não acho que valha o risco, de descobrir isso, na prática..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!