Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atenuação e SNR (Sinal-Ruído) - análise do seu sinal ADSL


Posts recomendados

  • Membro VIP
Pessoal, minha net da OI 2mb anda oscilando bastante, num cai cai que só vendo, gostária que vocês (que entendem do riscado) dessem uma avaliada nos dados e ver se ta tudo "certo" ou tenho que fazer algo (chamar tecnico, trocar cabos, etc), e até quantos megas vai.

Mode: ADSL2

Type: Interleave

Line Coding: Trellis On

Status: No Defect

Link Power State: L0

Downstream / Upstream

SNR Margin (dB): 11.2 / 17.5

Attenuation (dB): 31.0 / 15.7

Output Power (dBm): 1.0 / 12.6

Attainable Rate (Kbps): 4076 / 656

Rate (Kbps): 2272 / 568

Esses valores são suficientes pra uma boa conexão, não deveria ficar caindo tanto. Aqui eu tive o problema de cai-cai mesmo com ótimos parâmetros na conexão, era o fio do poste até minha casa que estava podre, acho que infiltrou agua nele e lascou tudo, o tecnico trocou e resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta bom sim. Principalmente se você não estiver tendo problemas, porque se estiver, seu sinal poderia ser melhor se o SNR em downstream fosse igual ou maior que 12dB.

beleza, valeu. :)

Em relação as opções ativadas por padrão no modem em advanced setup/dsl

tem que ficar as 6 marcadas mesmo ne?

Meu colega de trabalho me disse que o técnico da Oi que foi na casa dele falou que bastava o G.dmt e G.lite marcados que funcionaria da mesma forma e com o sinal melhor, elevando o SNR. Bom, eu não vi, ele me disse.

Tanto é que fiz aqui e nem se quer manteve estável.

Ficava conectandando e caindo constantemente.

post-951222-13884961823154_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, tenho uma velox 1 mb e to tendo problemas com ping , eu pingo no site da uoll/google e o ping varia de 80 - 100, queria que vocês analisassem meu SNR e também queria saber porque minha internet em g.dmt não melhora o ping já que na dos meus colegas melhora muito o ping em g.dmt ? será que porque eles tem rotiadores para notebook? então ta ai o SNR

ADSL Line Status

Current adsl line status is as the below.

Line Mode ADSL2+ Line State Showtime

Line Up Time 00:09:55:54 System Up Time 00:09:56:42

Line Downstream Rate(kb/s) 1116 Line Upstream Rate(kb/s) 316

Latency Type Fast Line Coding Trellis On

Noise Margin(dB) 33.2 Line Attenuation(dB) 37.0

Output Power(dBm) 12.8 Attainable Line Rate(kb/s) 14400

Line Up Count 1 Status No Defect

espero que me ajudem pois eu queria um bom ping pra jogar meu cs ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá galera, tenho uma velox 1 mb e to tendo problemas com ping , eu pingo no site da uoll/google e o ping varia de 80 - 100, queria que vocês analisassem meu SNR e também queria saber porque minha internet em g.dmt não melhora o ping já que na dos meus colegas melhora muito o ping em g.dmt ? será que porque eles tem rotiadores para notebook? então ta ai o SNR

ADSL Line Status

Current adsl line status is as the below.

Line Mode ADSL2+ Line State Showtime

Line Up Time 00:09:55:54 System Up Time 00:09:56:42

Line Downstream Rate(kb/s) 1116 Line Upstream Rate(kb/s) 316

Latency Type Fast Line Coding Trellis On

Noise Margin(dB) 33.2 Line Attenuation(dB) 37.0

Output Power(dBm) 12.8 Attainable Line Rate(kb/s) 14400

Line Up Count 1 Status No Defect

espero que me ajudem pois eu queria um bom ping pra jogar meu cs ^^

O SNR é ótimo e a atenuação tá até boa. Eu lembro que tinha um ping parecido quando usava 1 mega (em torno de 70 - 80 ms), com certeza se aumentar a velocidade, o ping deve diminuir. Hoje eu tenho 2mb velox e meu ping é 34 - 37.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vocês podem me dar uma ajuda? Pois não sei mais o que fazer.

Não sei se é problema do Velox ou do modem. Necessito até saber de quem seria o problema para poder reclamar com razão à pessoa certa.

Eu tinha uma conexão de 1M e solicitei a mudança para 4M. Moro em Belém e aqui é: Velox ou Velox ou, esqueci.. Velox... rs. Existe o iJet (http://www.orm.com.br/projetos/ormcabo/planos.asp), observem o DR$R$R$R$ama... rs. A embratel está chegando aos poucos e provavelmente somente no final do ano na minha área. GVT? entendi.. Acho que a GVT não sabe que o Pará existe.. rs (brincadeiras à parte.. )

Ocorre que com a mudança a minha taxa de download que deveria ser maior, está bem menor. Antes eu baixava um arquivo no megaupload, por exemplo, entre 112 e 120 Kbps (ficava variando). Agora não está dando 60kbps. Sou usuário “premium”, ou seja, o download deveria ser, e era, a taxas elevadas. O download de outro site acontece a mesma coisa. Enquanto estou escrevendo aqui o download foi a 103kbs (max), mas com 8 arquivos baixando ao mesmo tempo, se eu reduzir para 1 arquivo ele reduz a taxa do download para 12, 16 kbps.

Tenho um modem WAG120N. Fiz também, no mesmo período, uma atualização do firmware para a versão V. 1.00.16. Fiz a atualização, retornei, resetei, chorei, dei porrada... Só faltou jogar ele no chão.. rs

Conforme o aparelho do técnico da empresa contratada pela OI que veio a minha residência (após reclamação na Anatel, pois o sinal ADSL havia sumido por 3 dias) os meus parâmetros são: (Retirei uma foto da tela do aparelho enquanto ele fazia os testes).

Down - UP

- Rate (I) (Kbps): 05664 - 00572

- MaxRate (Kbps): 15928 - 00660

- Capacity (%): 035 - 086

- SNR MARG. (dB): 21.5 - 20.3

- ATTENUAT. (dB): 27.4 - 16.6

Conforme estes parâmetros, a conexão está boa? É possível ter estes parâmetros, mas com problema no Download?

O engraçado é que o modem/roteador (WAG120N) mostra outros parâmetros (bem distintos):

Upstream rate: 572 kbps

Downstream rate: 5664 kbps

DSL Noise Margin: 195 (down) 224 (up)

DSL Atenuation: 191 db (down) 313 db (up)

DSL Transmit power: -380 dBm (down) -425 dBm (up)

Poderiam analisar estes dados?

Agradeço as dicas,

PS: Acrescentando informações... Observem estas imagens do teste da minha conexão no site http://www.speedtest.net/. A mudança entre um teste e outro está "sinistra".. rs

http://img155.imageshack.us/i/figura1z.png/

http://img840.imageshack.us/i/figura2.png/

http://img829.imageshack.us/i/figura3.png/

http://img46.imageshack.us/i/figura4.png/

Abraços,

aonde vejo essas informações neste modem? também possuo mais não acho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde!

Ultimamente estou indigado com a frequência com a qual minha conexão à internet vem caindo. Essas quedas começaram após a alteração de velocidade, de 600kbps para 5mbps.

Meu modem é um TP-Link W8960N. Conecto-me no desktop através de uma placa wireless também da TP-Link, modelo WN951N. A única rede sem fio da qual capto um sinal mais significativo é a de um vizinho.

Lembrando que apenas a conexão com a internet cai, a rede continua funcionando e o DSL continua normal. Quando cai, reinicio o modem para que ele conecte de novo.

Estou fazendo um teste com um modem porco que a Oi manda para usuários de 5mbps ou mais, um ZTE ZXV10 W300S, para ver se o problema se repete. Só que não consegui me conectar via wireless com esta porcaria e não estou com paciência para configurá-la, então estou conectando através de cabo mesmo.

Seguem as características da rede segundo o aparelho:

Downstream Upstream

SNR Margin: 22.0 22.5 db

Line Attenuation: 47.5 26.3 db

Data Rate: 4192 573 kbps

Desde ontem esta porcaria de Oi Velox, por sinal, está se conectando a 4mbps e não 5, como pode ser visto nas informações (geralmente se conecta a mais de 5000kbps). O mesmo se repete nos dois modems.

Convém ligar no suporte deles e pedir alguma ajuda, ou pelo menos reclamar da qualidade da atenuação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

75479494.jpghttp://imageshack.us/photo/my-images/593/75479494.jpg/

Pessoal,

Favor analisem se meu sinal SRN e Atenuação ,está no padrão normal. Tenho GVT 15mb. O armário da GVT está a 90m do meu apartamento, ou seja fica dentro do meu condomínio mesmo

Boa noite,

A tua net ta lisinha? Sem quedas?

Eu tinha 15 MB da GVT, tinha valores melhores que os seus e minha net caia diariamente. Obs: a central fica +- 1000m do meu barraco.

você precisa saber onde fica a central de distribuição da sua região...

Mas se sua net ta boa, sossegado...

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, recentemente postei em outro topico que meu modem speedtouch 510v6 estava apresentando defeitos. Ele simplesmente do nada perde suas configurações internas, e ai eu preciso refazer sempre as configurações e as vezes ele simplesmente não quer ligar, fica com a luz do power em vermelho e só liga após desligar e ligar novamente algumas vezes. Esse modem tem 5 anos de uso, acho que já deu o que tinha que dar.

Pois bem, já estou providenciando a compra de um novo modem, mas gostaria de ver com vocês a qualidade de meu sinal só para descargo de conciencia! Segue abaixo os dados da minha conexão da OI 5Mb. Será que posso trocar para 10Mb sem problemas?

Modulation: G.992.5 Annex A

Bandwidth (Up/Down) [kbps/kbps]: 572 / 5.661

Data Transferred (Sent/Received) [KB/KB]: 0,00 / 0,00

Output Power (Up/Down) [dBm]: 10,0 / 0,5

Line Attenuation (Up/Down) [dB]: 12,5 / 28,0

SN Margin (Up/Down) [dB]: 20,5 / 29,0

Vendor ID (Local/Remote): TMMB / GSPN

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

A tua net ta lisinha? Sem quedas?

Eu tinha 15 MB da GVT, tinha valores melhores que os seus e minha net caia diariamente. Obs: a central fica +- 1000m do meu barraco.

você precisa saber onde fica a central de distribuição da sua região...

Mas se sua net ta boa, sossegado...

abraço.

Botei GVT 15mb faz 15 dias. No segundo dia houve que duas vezes. Porém, quando eu estava falando no telefone com um amigou meu, ele falou que estava escutando chiada na no telefone e me recomendou a trocar o filtro de linha. Fiz isso e nunca mais houve queda.

Não entendi o que você disse sobre os número da minha linha se estão bons ou ruins....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera eu tenho uma duvida, bom vamos la.

a oi ligou para mim oferecendo o oi velox, e disse que tinha disponivel até 10 megas de velocidade em minha linha, como eu nao preciso disso tudo eu assinei 2 megas de velocidade, pois bem o modem chegou configurei tudo certo e minha velocidade só batia 1.1megas 1100kbps, eis que eu ligo pra oi e marco uma visita tecnica, o tecnico veio aqui e nem mexeu no modem já disse de cara que eu estou muito longe da central e que eu dei sorte de estar funcionando, pois bem, ele foi embora e eu decidi entrar nas configurações do modem e descobri que ele dizia a verdade eu tenho [73 de atenuação] e [8.0 de SNR sínal ruído] acreditem se quiser a net funciona lisa sem quedas ou pings altos...

só que eu descobri que existem outras centrais espalhadas por aqui inclusive tenho 2 amigos que nao moram tão longe de minha casa, coisa de 500 metros e tem 4mb de velocidade e um deles eu pude acessar as configurações do modem e ele tinha incriveis 15db de atenuação e 33.0 de SNR.

então a pergunta é, como eu posso fazer a mudança pra uma central mais proxima de minha casa? toda a rede é interligada sendo necessário só alguem do callcenter apertar um "unico botão" e me mudar de central? ou precisa de uma visita tecnica? queria mais explicações de como funciona isso, se possivel!

aqui onde eu moro é aquele negocio cidadezinha pequena é uma *****, você chama o tecnico ele vem na sua casa e nao ta nem ai pra te mudar de central e se bobiar desqualifica sua linha ainda, então como eu nao quero ficar sem internet eu queria saber se a mudança de central é necessario uma visita tecnica, porque se for eu vou deixar isso queto antes que eu fique sem internet nenhuma!!!

aceito sugestões sobre como proceder a uma situação dessas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, bom dia.

coloquei gvt 15mb ha 1 ano e meio, e no final de 2011 começaram as quedas.

por gentileza, poderiam analisar meus sinais?

obrigado.

modem technicolor 508 V2

CONEXAO ESTAVEL (NAO CAI):

Tempo de conexão: 00:17:32

Modulação: G992_5_A

Status da Linha: Sincronizado

Modo DSL: latency path 0

Banda (Up/Down) [kbps / kbps]: 1279 / 17661

Atenuação da Linha (Up/Down) [dB]: 7.9 / 11

Margem SR (Up/Down) [dB]: 7.9 / 11.0

CONEXAO INSTAVEL (CAINDO):

Tempo de conexão: 00:00:47

Modulação: G992_5_A

Status da Linha: Sincronizado

Modo DSL: latency path 0

Banda (Up/Down) [kbps / kbps]: 1276 / 17661

Atenuação da Linha (Up/Down) [dB]: 8 / 10.9

Margem SR (Up/Down) [dB]: 6.1 / 9.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostaria de vosso "olho" na minha rede

Eu julgo estar boa. não tenho quedas, pelo menos não por enquanto. Era para ser 5mbps :mad: mas to brigando com a Oi quanto a isso, visto que está mais para 4mb

Bom dia meu caro, realmente a 'BOi' não tem vergonha na cara vende 4 megas e fala que é 5 MB, já passei por esse problema o jeito foi aumentar para 10 megas, pois os atendentes queriam me fazer de besta !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
pessoal, bom dia.

coloquei gvt 15mb ha 1 ano e meio, e no final de 2011 começaram as quedas.

por gentileza, poderiam analisar meus sinais?

obrigado.

modem technicolor 508 V2

CONEXAO ESTAVEL (NAO CAI):

Tempo de conexão: 00:17:32

Modulação: G992_5_A

Status da Linha: Sincronizado

Modo DSL: latency path 0

Banda (Up/Down) [kbps / kbps]: 1279 / 17661

Atenuação da Linha (Up/Down) [dB]: 7.9 / 11

Margem SR (Up/Down) [dB]: 7.9 / 11.0

CONEXAO INSTAVEL (CAINDO):

Tempo de conexão: 00:00:47

Modulação: G992_5_A

Status da Linha: Sincronizado

Modo DSL: latency path 0

Banda (Up/Down) [kbps / kbps]: 1276 / 17661

Atenuação da Linha (Up/Down) [dB]: 8 / 10.9

Margem SR (Up/Down) [dB]: 6.1 / 9.5

SNR baixo, apenas 6.1, por isso está caindo. Uma troca da fiação e eliminação de emendas pode ajudar. Aqui o SNR caiu de 34 para 30 apos precisar fazer uma emenda no fio que vem do poste até minha casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

A tua net ta lisinha? Sem quedas?

Eu tinha 15 MB da GVT, tinha valores melhores que os seus e minha net caia diariamente. Obs: a central fica +- 1000m do meu barraco.

você precisa saber onde fica a central de distribuição da sua região...

Mas se sua net ta boa, sossegado...

abraço.

bom pra comecar sua internete nao ta nada boa moro em bh e acredito que os padroes gvt seguem brasil a fora lembrando que nem todos os armarios gvt sao iguais,quero dizer pra saber onde ta o defeito temos que ir para a primeira parte tec no caso o primario que seria a porta do armario nesse caso o tec vai ate o primario e conecta um modem direto na porta dai la ele mede o sr aqui em bh pra 15mbps o sinal ruido sai mais ou menos 19 a 23, como você diz que o armario ta apenas a 80 mts vamos considerar que sua porta ta 19 de sr deeria chegar na sua casa no minimo 18 17 sr lembrando que para os padroes gvt seu modem tem que sicronizar e autenticar da seguinte manera dow no minimo 17000 kbps 1024 up sr no minimo 10 testado e comprovado por mim sr abaixo de dez o adsl nao seguro o mais correto a si fazer entrar em ctt com nossa central 10325 e soliciatar um tec adsl. lembrando que aqui em bh clientes com 15 mbps recebe modem da propria gvt nesse caso o cliente fica isento de qualquer responsabilidade si no seu caso nao for o citado si o tec for ate ea res e condenar teu modem e cobrado a visita tec.lembran que pra fazer teu sr subir e necessario um ou dois tec copetentes aqui em bh dificilmente si resolve em apenas uma vista e feito uma vistoria em toda a rede ja peguei situaçao que cliente possui um aparelho muito antigo con a linha e quando o isolei sr subiu oriento a ti desconectar todos eqp conectado na linha e ligar somente o modem si o sr nao subir liga pra gvt que eles vão e resolve !!!

SNR baixo, apenas 6.1, por isso está caindo. Uma troca da fiação e eliminação de emendas pode ajudar. Aqui o SNR caiu de 34 para 30 apos precisar fazer uma emenda no fio que vem do poste até minha casa.

pra começar teu sr nao ta 6 e sim 9.5 sempre olhamos a banda de dow e nao a de up,nao necessariamente uma imenda faz com que o ruido caia ,porém fios co imenda ficam mais vulneraveis a oxidaçao coisa do tipo,geralmente aqui em bh so faço visitas tec a clientes gvt que fazem o chamado e tenho todo o procedimento:primeiro vou ate o armario do cliente e testo a porta dele que no caso e onde si inicia a parte tec lembrando que no armario sr sai a mais ou menos 19 23 de sr que nesse paramentro ele vai chegar ate sua residencia no minimo dez de sr que no qual e exigido pela gvt aqui em bh,so um peq detalhe si o armario estiver a mais de 1200 mts do cliente nao chega os 15 onde e necessario fazer um dowgrad da velocidade sua solução e ligar no 10325 e solicitar visita tec

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom pra comecar sua internete nao ta nada boa moro em bh e acredito que os padroes gvt seguem brasil a fora lembrando que nem todos os armarios gvt sao iguais,quero dizer pra saber onde ta o defeito temos que ir para a primeira parte tec no caso o primario que seria a porta do armario nesse caso o tec vai ate o primario e conecta um modem direto na porta dai la ele mede o sr aqui em bh pra 15mbps o sinal ruido sai mais ou menos 19 a 23, como você diz que o armario ta apenas a 80 mts vamos considerar que sua porta ta 19 de sr deeria chegar na sua casa no minimo 18 17 sr lembrando que para os padroes gvt seu modem tem que sicronizar e autenticar da seguinte manera dow no minimo 17000 kbps 1024 up sr no minimo 10 testado e comprovado por mim sr abaixo de dez o adsl nao seguro o mais correto a si fazer entrar em ctt com nossa central 10325 e soliciatar um tec adsl. lembrando que aqui em bh clientes com 15 mbps recebe modem da propria gvt nesse caso o cliente fica isento de qualquer responsabilidade si no seu caso nao for o citado si o tec for ate ea res e condenar teu modem e cobrado a visita tec.lembran que pra fazer teu sr subir e necessario um ou dois tec copetentes aqui em bh dificilmente si resolve em apenas uma vista e feito uma vistoria em toda a rede ja peguei situaçao que cliente possui um aparelho muito antigo con a linha e quando o isolei sr subiu oriento a ti desconectar todos eqp conectado na linha e ligar somente o modem si o sr nao subir liga pra gvt que eles vão e resolve!

Aqui tive que diminuir de 15MB para 10MB e pedir um realinhamento de linha, pois os técnicos que vinham aqui em casa não conseguiam resolver...

Alias eu ja tinha pedido várias vezes pra fazerem esse realinhamento, mas nada...

Ai quando fiz uma reclamação na ANATEL ai a coisa mudou:mad::mad::mad:

Agora meu SNR fica entre 21,5 e 20,0 e minha net não caiu mais, mas tive que reclamar mt...

A todos que não conseguem resolver reclamem na ANATEL, afinal é um direito do consumidor receber por aquilo que esta pagando.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá pessoal, olhando o status do meu modem notei muitos erros, ele é aquele hg 521 (brinde da oi), snr e att estão aparentemente bons, fiaçao interna nova, nao tem emendas, e nao tem extençao, porém muitos erros. gostaria de saber se é o modem que é ruim, ou alguma configuração errado ou algo do tipo, ja testei varias modulaçoes, e nao obtive sucesso, grato pela ajuda.

erro-1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

donizeterigo,

Realmente seu sinal ADSL esta com, bons parâmetros, mas até onde minha experiência me aponta, os erros de FEC e CRC na sua linha já estão sendo corrigidos, o que de certa forma é uma boa notícia pois os erros existentes estão sendo corretamente detectados e corrigidos, e por outro lado é ruim saber que sua linha ADSL tem tantos erros assim, o que não necessariamente signifique que você vá ter problemas com a qualidade de conexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bom dia... Gostaria q alguem analisase meus stats.. porque ja faz +- uma semana q essa internet ta uma ***** :( os downloads nao passam de 40kbps e sendo q semana passada fazia a 260kbps. tenho uma Oi turbo velox de 2mb

Mode: ADSL2+

Type: Interleave

Line Coding: Trellis On

Status: No Defect

Link Power State: L0

Com filtro

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 14.6 22.0

Attenuation (dB): 60.5 31.2

Output Power (dBm): 19.8 12.6

Attainable Rate (Kbps): 5204 1118

Rate (Kbps): 2270 574

MSGc (number of bytes in overhead channel message): 11 11

B (number of bytes in Mux Data Frame): 30 13

M (number of Mux Data Frames in FEC Data Frame): 1 16

T (Mux Data Frames over sync bytes): 9 5

R (number of check bytes in FEC Data Frame): 14 16

S (ratio of FEC over PMD Data Frame length): 0.4353 12.3077

L (number of bits in PMD Data Frame): 827 156

D (interleaver depth): 128 4

Delay (msec): 13 12

Direto:

SNR Margin (dB): 9.7 23.4

Attenuation (dB): 60.0 30.7

Output Power (dBm): 19.0 12.6

Attainable Rate (Kbps): 4960 1135

Rate (Kbps): 2268 574

MSGc (number of bytes in overhead channel message): 71 11

B (number of bytes in Mux Data Frame): 14 13

M (number of Mux Data Frames in FEC Data Frame): 1 16

T (Mux Data Frames over sync bytes): 4 5

R (number of check bytes in FEC Data Frame): 16 16

S (ratio of FEC over PMD Data Frame length): 0.2081 12.3077

L (number of bits in PMD Data Frame): 1192 156

D (interleaver depth): 288 4

Delay (msec): 14 12

estranho :s direto acabo ficando pior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera tenho um modem Thomson TG508 e está marcando esses dados gostaria de saber quantos megas eu consigo de boa 10 mega da? desde já obrigado.

Tempo de conexão: 04:42:45

Modulação: G992_1_A

Linha de Status Mostrar hora

Modo DSL: Interleaved Path

Banda (Cima / Baixo) [kbps / kbps]: 320 / 672

Linha de Atenuação (Cima / Baixo) [dB]: 8.5 / 14.7

Margem SN (Cima / Baixo) [dB]: 31 / 39.0

Erros de CRC (Up / Down): 0 / 1

Erros de HEC (Up / Down): 0 / 1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!