Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atenuação e SNR (Sinal-Ruído) - análise do seu sinal ADSL


Posts recomendados

  • Membro VIP
quando eu assinava velox, meu telefone sem fio atrapalhava na internet, mesmo usando filtros eles reduzia o SNR e às vezes desconectava o modem.

agora com GVT nao faz diferença usar filtro ou nao, nao dá nenhum ruido na linha.

O telefone aqui é de fio normal mesmo. Sei lá, achei que caiu muito o SNR de 2 pra 5 mega, o ping tambem aumentou, antes era por volta de 30, agora tá por volta de 55. Não sei se talvez seja a porta na central que não tá "potente" o suficiente... a atendente da oi diz que aqui suporta até 10 mega, mas acho impossível isso sendo que com 5 mega tem só 11 de SNR. minha vizinha tambem tem 5 mega e pega 20 de SNR...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera...

É normal um modem pegar menos sinal do que outro?

Eu tava usando um DLINK DSL2730B, e pegava entre 20 e 21 de SNR com GVT 10MB.

Agora to usando um TP LINK TD 8616 e o SNR caiu para 16/17,5, mas em compensação a atenuação caiu de 15 para 13.

Por enquanto o sinal ta firme, mas gostaria de saber sei isso é normal e se essa queda pode afetar a estabilidade da minha net?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho Oi Velox de 1Mb. Será que consigo mais que isso ?

SNR entre 16 e 17,5

Atenuação 46,5

Recebi a seguinte resposta de um técnico terceirizado:

Seu Velox não vai suportar a velocidade de 2mb , pois para isso o SNR teria que estar pelo menos em 20. Para 1mb o SNR já está no limite.

Desconfio que ele está errado, pois o SNR/att acima foi conseguido com um modem Dlink DSL-500GIV, sendo que um DSL-2640B fica

SNR 10~11

Att 59~60

E ainda consigo navegar... !

Só testando pra saber ? :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho oi velox 10mb e tava pensando em aumentar a velocidade, resolvi perguntar aqui antes pra ter certeza...meu sinal suporta ate qual velocidade sem causar problemas de estabilidade ?

Line Mode ADSL2+ Line State Showtime

Line Up Time 02:22:59:35 System Up Time 29:15:33:19

Line Downstream Rate(kb/s) 9023 Line Upstream Rate(kb/s) 572

Latency Type Fast Line Coding Trellis On

Noise Margin(dB) 16.7 Line Attenuation(dB) 21.0

Output Power(dBm) 12.6 Attainable Line Rate(kb/s) 18232

Line Up Count 31 Status No Defect

Statistics Downstream Upstream

K 127 14

R 16 16

S 1 16

D 0 0

Super Frames 15824527 14198505

Super Frame Errors 1 2

RS Words 2278731936 1762229

RS Correctable Errors 23831 2

RS Uncorrectable Errors 18 N/A

HEC Errors 1 0

LCD Errors 0 0

mais uma pergunta:

quando se usa o telefone há uma quantidade bem grande de ruido (da pra usar o telefone, mas incomoda bastante) tem algum modo fácil de resolver isso (sem comprometer meu sinal de internet) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Opa e aee pessoal, bom gostaria de uma analise do meu sinal 15MB da GVT a principio tudo OK, apenas olhei o SNR e achei muito baixo mas não percebo nenhum problema

Segue:

Modem Intelbras GWM 1420N

DOWN/UP

Relação Sinal/Ruido(dB): 6.8/8.5

Atenuação(dB): 7.0/5.5

Potencia de Saida: 16.5/12.5

Taxa Atingivel(Kbps): 20516/1248

Taxa(Kbps): 17662/1215

Atraso(ms): 0.10/0.24

Realmente o Sinal/Ruido esta bem baixo, mas em contrapartida a Atenuação também esta muitíssimo baixa, mas caso note instabilidades no seu sinal e/ou conexão não hesite em contatar a sua operadora.
ae galera

o que me dizem do meu sinal, acabei de instalar GVT 1 Mbps com telefone 500 minutos por R$ 41,00 no total :D

KxnFZkZ.jpg

quando tinha velox não aparecia esses "errors".

tenho um filtro ligado no telefone sem fio com ID de chamadas e todos os serviços adicionais da GVT.

a banda está normal.

1822513314.png

a central nao suporta mais que 1 Mbps

Excelente medição, qualidade de sinal dentro do esperado para os parâmetros da sua linha ADSL.
Pessoal, passei aqui o velox de 2Mb pra 5Mb, achei que o SNR caiu demais, antes tava 30, 32 e agora tá só 10, 11! A minha vizinha tambem tem 5 mega e o SNR dela é 20!!! Será que é o fio entre o poste e a casa?

Banda (Cima / Baixo) [kbps / kbps]: 574 / 5660

Linha de Atenuação (Cima / Baixo) [dB]: 15.7 / 29.4

Margem SN (Cima / Baixo) [dB]: 24.4 / 11.0

Erros de CRC (Up / Down): 0 / 0

Erros de HEC (Up / Down): 0 / 0

Mudanças de velocidade não-raro implicam na mudança também de DSLAM e a utilização do ADSL2+ que por sua vez injeta mais ruído na linha, e consequentemente a relação Sinal/Ruído também tende à baixar. Nada de desesperador, muito pelo contrário, é muito natural que isto ocorra.
Tenho Oi Velox de 1Mb. Será que consigo mais que isso ?

SNR entre 16 e 17,5

Atenuação 46,5

Recebi a seguinte resposta de um técnico terceirizado:

Seu Velox não vai suportar a velocidade de 2mb , pois para isso o SNR teria que estar pelo menos em 20. Para 1mb o SNR já está no limite.

Desconfio que ele está errado, pois o SNR/att acima foi conseguido com um modem Dlink DSL-500GIV, sendo que um DSL-2640B fica

SNR 10~11

Att 59~60

E ainda consigo navegar... !

Só testando pra saber ? :confused:

Os técnicos de ADSL das operadoras fazem a medição de parâmetros de linha ADSL no PTR mesmo, fora da sua casa usando algumas vezes equipamentos bastante precisos, então a sua medição pode normalmente ser diferente da medição do técnico que, frequentemente, DEVEM respeitar valores mínimos estipulados pela própria operadora para viabilizar a instalação ou upgrade de velocidade, e isto também varia de operadora para operadora e de região para região.

Mas realmente as suas medições inspiram cuidado e não me parecem proporcionar boas velocidades com estabilidade de conexão.

Tenho oi velox 10mb e tava pensando em aumentar a velocidade, resolvi perguntar aqui antes pra ter certeza...meu sinal suporta ate qual velocidade sem causar problemas de estabilidade ?

Line Mode ADSL2+ Line State Showtime

Line Up Time 02:22:59:35 System Up Time 29:15:33:19

Line Downstream Rate(kb/s) 9023 Line Upstream Rate(kb/s) 572

Latency Type Fast Line Coding Trellis On

Noise Margin(dB) 16.7 Line Attenuation(dB) 21.0

Output Power(dBm) 12.6 Attainable Line Rate(kb/s) 18232

Line Up Count 31 Status No Defect

Statistics Downstream Upstream

K 127 14

R 16 16

S 1 16

D 0 0

Super Frames 15824527 14198505

Super Frame Errors 1 2

RS Words 2278731936 1762229

RS Correctable Errors 23831 2

RS Uncorrectable Errors 18 N/A

HEC Errors 1 0

LCD Errors 0 0

mais uma pergunta:

quando se usa o telefone há uma quantidade bem grande de ruido (da pra usar o telefone, mas incomoda bastante) tem algum modo fácil de resolver isso (sem comprometer meu sinal de internet) ?

As medições na sua linha ADSL estão boas, e como pode ver pela linha Attainable Line Rate(kb/s) 18232 TEORICAMENTE suportaria até 18 Mb/s.

Julgando pela Atenuação em sua linha, creio que até 15 Mb/s seria a velocidade máxima sem complicações de sincronismo ou instabilidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu problema é que meu SNR Margin oscila muito... Tem momentos do dia que está em torno de 23 ou 24, mas em outros momentos ele vai pra 6 ou 4, o chega até a causar a queda na conexão...

O problema é que essas quedas acontecem do nada! Sem ninguém usar o telefone ou coisa do tipo!

O que pode ser isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre tive problemas com SNR/atenuação, mas estabilizei após solicitar tratamento de linha externo e executar o mesmo procedimento internamente.

Agora estou testando diferentes modems...

Neste fds testei um Linksys Cisco WAG120N muito criticado, mas também muito elogiado.

Minha critica é em relação a página de configuração do modem: não achei o SNR/att e consegui após pesquisa na internet o acesso por um link:

http://192.168.1.1/setup.cgi?next_file=adsl_driver.htm

No mais ele se comportou muito bem, MAS (sempre tem) não entendi a leitura, pois normalmente os sinais de download são inferiores ao upload, o que não ocorreu e, além disso, "DSL Noise Margin" deve ser o SNR... ou não ?

Confesso que não consegui traduzir os números e solicito auxílio, meu Dlink 500G IV lê SNR 12~14 e att 43~45, o que é isso aí embaixo ? :o

post-391806-13884962409328_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser uma série de fatores, mais comumente falhas na rede aérea de cabos da operadora e/ou falhas no multiplexador (DSLAM ADSL) da sua operadora. Entre em contato com o suporte e EXIJA o laudo técnico da sua linha ADSL.

Sou cliente da Speedy/Telefonica... Como eu faço esse procedimento que você citou?

Não conheço bem os meus "direitos" em relação ao cabeamento e essas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui eu estava com problema de snr oscilando, chiados no telefone, e a internet caía quando eu ia fazer ligaçoes, ja tinha horas que eu ligava avontade e o snr ficava fixo, nao dava xiado e o snr fixo igual uma tora, reclamei na oi o tecnico falou que ia trocar meu secundario, ele me falou que tinha um fio frouxo lá, depois disso nao tenho mais do que reclamar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui eu estava com problema de snr oscilando, chiados no telefone, e a internet caía quando eu ia fazer ligaçoes, ja tinha horas que eu ligava avontade e o snr ficava fixo, nao dava xiado e o snr fixo igual uma tora, reclamei na oi o tecnico falou que ia trocar meu secundario, ele me falou que tinha um fio frouxo lá, depois disso nao tenho mais do que reclamar

trocar o secundário?

que isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre tive problemas com SNR/atenuação, mas estabilizei após solicitar tratamento de linha externo e executar o mesmo procedimento internamente.

Agora estou testando diferentes modems...

Neste fds testei um Linksys Cisco WAG120N muito criticado, mas também muito elogiado.

Minha critica é em relação a página de configuração do modem: não achei o SNR/att e consegui após pesquisa na internet o acesso por um link:

http://192.168.1.1/setup.cgi?next_file=adsl_driver.htm

No mais ele se comportou muito bem, MAS (sempre tem) não entendi a leitura, pois normalmente os sinais de download são inferiores ao upload, o que não ocorreu e, além disso, "DSL Noise Margin" deve ser o SNR... ou não ?

Confesso que não consegui traduzir os números e solicito auxílio, meu Dlink 500G IV lê SNR 12~14 e att 43~45, o que é isso aí embaixo ? :o

Posso considerar que está invertido simplesmente (Dowsnstream / Upstream) ?

:o

post-391806-13884962420658_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente estou com míseros 1 mb da OI. Num local meio retirado.

Potência de saída (Up/Down) [dBm] [dBm]:11 / 18

Atenuação da Linha (Up/Down) [dB] [dB]:23 / 44

Margem SN (Up/Down) [dB] [dB]:31 / 29

Posso pedir pra aumentar ou ta muito ruim esses status? Valeu :D

Tá ótimo seu sinal! Pode aumentar sem medo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal!

Seguinte, coloquei uma adsl 2mb/s aqui em casa e o máximo que consigo download é 10kb/s.

Já liguei para a assistencia porca da Brasil Telecom, lá não me deram suporte.

Como estou cansado e não quero ir com uma espingarda dar uns tiros nos vadios que atendem nessa operadora, estou tentando resolver por mim mesmo o problema.

Aqui está o que meu modem tem de dados:

ADSL Information

Internet Downstream Internet Upstream

SNR Margin (dB): 34.4 30.4

Attenuation (dB): 12.5 5.4

Output Power (dBm): 10.3 4.2

Line Speed (Kbps): 20940 1186

Rate (Kbps): 2045 412

-----------------------

ADSL

Statistics -- ADSL

Mode: ADSL2+

Line Coding: Trellis On

Status: No Defect

Link Power State: L0

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 34.4 30.3

Attenuation (dB): 12.5 5.4

Output Power (dBm): 10.3 4.2

Line Speed (Kbps): 20884 1186

Rate (Kbps): 2045 412

MSGc (number of bytes in overhead channel message): 62 15

B (number of bytes in Mux Data Frame): 30 5

M (number of Mux Data Frames in FEC Data Frame): 1 8

T (Mux Data Frames over sync bytes): 2 7

R (number of check bytes in FEC Data Frame): 16 16

S (ratio of FEC over PMD Data Frame length): 0.4772 3.6312

L (number of bits in PMD Data Frame): 788 141

D (interleaver depth): 64 4

Delay (msec): 7 3

Super Frames: 47109 47689

Super Frame Errors: 0 0

RS Words: 6406922 840096

RS Correctable Errors: 0 0

RS Uncorrectable Errors: 0 N/A

HEC Errors: 0 752

OCD Errors: 0 0

LCD Errors: 0 0

Total Cells: 3687880 455450012

Data Cells: 298314 16061430

Bit Errors: 0 30589

Total ES: 0 16

Total SES: 0 11

Total UAS: 19 3788856

e curiosamente um log:

System Log

Date/Time Facility Severity Message

Jan 1 00:00:43 user err kernel: SQUASHFS error: lzma_fs error while decompressing!

Jan 1 00:00:43 user err kernel: SQUASHFS error: Unable to read page, block 26915, size 44c8

Jan 1 00:00:44 user err kernel: SQUASHFS error: lzma_fs error while decompressing!

Jan 1 00:00:44 user err kernel: SQUASHFS error: Unable to read page, block 4ecf3, size 5432

Jan 1 00:01:07 daemon crit pppd[417]: PPP server detected.

Jan 1 00:01:07 daemon crit pppd[417]: PPP session established.

Jan 1 00:01:12 daemon crit pppd[417]: PPP LCP UP.

Jan 1 00:01:12 daemon crit pppd[417]: Clear IP addresses. PPP connection DOWN.

Jan 1 00:01:12 daemon crit pppd[417]: Received valid IP address from server. Connection UP.

Aug 12 23:02:45 user err kernel: SQUASHFS error: lzma_fs error while decompressing!

Aug 12 23:02:45 user err kernel: SQUASHFS error: Unable to read page, block 2fb59, size 4693

Alguem pode me dar uma luz no fim do túnel?

Te recomendo entra no site do speedtest http://www.speedtest.net fazer um teste de velocidade, ai você vai ver aproximadamente a velocidade de download da sua internet, porque no seu modem ta chegando 2mb, o que deve estar acontecendo e que o servidor a qual você esta tentando baixar o arquivo ta com velocidade baixa ou ta tendo algum limitador de velocidade, faz o teste e veja o resultado. Tenta baixar alguma coisa de um site mais rápido por exemplodo site viciados mu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho enfrentado muitos problemas de ping alto e rota ruim no meu jogo online favorito, gostaria de saber se caso eu diminua a velocidade e consequentemente aumentando o SNR eu consigo resolver ou pelo menos amenizar o problema porque quando eu tinha 2 megas na outra linha eu nao enfrentava tantos problemas assim.

Eis aqui uma print da rota do jogo:

http://imageshack.us/f/849/rotaoivelox.jpg/

Aqui esta os dados da minha conexão:

http://imageshack.us/f/577/snreattenuation.jpg/

Obg pela atenção. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi eu gostaria de saber se posso subir minha velocidade adsl,os caras dizem que 8 megas é o maximo que a linha suporta mas eu não acredito não!

Eu estou em Portugal tive a operadora Vodafone que usa a mesma linha telefonica e esta me dava de velocidade penso que era 12 megas acho que mais não tenho a certeza mas 12 era de certeza ,agora estes caras que é a operadora dona das linhas telefonicas PT dizem que não conseguem enviar mais velocidade!

Outra coisa tambem é o mode diz que reçebe 8 megas mas no teste de velocidade no pc so tenho 6megas e pouco!

Me ajudem por favor

aqui fica os dados!

Configurado

Atual

Status da Linha

---

SHOWTIME

Tipo de Link

---

Interleaved Path

[Vai para o Topo]

Taxa de Dados:

Tipo de Fluxo

Taxa de Dados Real

Fluxo de Dados de Transmissão

507 (Kbps.)

Fluxo de Dados de Recepção

8128 (Kbps.)

[Vai para o Topo]

Indicação de Defeito/Falha operacional:

Dados de Operação

Fluxo de Dados de Transmissão

Fluxo de Dados de Recepção

Margem de Rúido

26.1 dB

12.0 dB

Atenuação

17.5 dB

33.8 dB

Nome do Indicador

Indicado Near End

Indicador Far End

Output Power

18 dBm

12 dBm

Correção Fast Path FEC

NA

NA

Correção de Interleaved Path FEC

188

0

Fast path CRC Error

NA

NA

Erro de Interleaved Path CRC

47

0

Defeito de Perda de Sinal

0

0

Fast path HEC Error STR

NA

NA

Erro de Interleaved Path FEC

188

0

Error Per Sec.

43

0

amigos parabens por esta comunidade maravilhosa e actual aqui as pessoas são amigas e ajudam-se os meus parabens!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi eu gostaria de saber se posso subir minha velocidade adsl,os caras dizem que 8 megas é o maximo que a linha suporta mas eu não acredito não!

Eu estou em Portugal tive a operadora Vodafone que usa a mesma linha telefonica e esta me dava de velocidade penso que era 12 megas acho que mais não tenho a certeza mas 12 era de certeza ,agora estes caras que é a operadora dona das linhas telefonicas PT dizem que não conseguem enviar mais velocidade!

Outra coisa tambem é o mode diz que reçebe 8 megas mas no teste de velocidade no pc so tenho 6megas e pouco!

Me ajudem por favor

aqui fica os dados!

Configurado

Atual

Status da Linha

---

SHOWTIME

Tipo de Link

---

Interleaved Path

[Vai para o Topo]

Taxa de Dados:

Tipo de Fluxo

Taxa de Dados Real

Fluxo de Dados de Transmissão

507 (Kbps.)

Fluxo de Dados de Recepção

8128 (Kbps.)

[Vai para o Topo]

Indicação de Defeito/Falha operacional:

Dados de Operação

Fluxo de Dados de Transmissão

Fluxo de Dados de Recepção

Margem de Rúido

26.1 dB

12.0 dB

Atenuação

17.5 dB

33.8 dB

Nome do Indicador

Indicado Near End

Indicador Far End

Output Power

18 dBm

12 dBm

Correção Fast Path FEC

NA

NA

Correção de Interleaved Path FEC

188

0

Fast path CRC Error

NA

NA

Erro de Interleaved Path CRC

47

0

Defeito de Perda de Sinal

0

0

Fast path HEC Error STR

NA

NA

Erro de Interleaved Path FEC

188

0

Error Per Sec.

43

0

amigos parabens por esta comunidade maravilhosa e actual aqui as pessoas são amigas e ajudam-se os meus parabens!

Pelos dados, você realmente está recebendo sinal de 8MB em sua casa, o teste de velocidade deve ter algo errado.

E pelos valores de ruído e atenuação, seu sinal pode ser maior que 8MB sim! Tem que ver qual motivo eles alegam pra não aumentar, já que levando em conta apenas os dados do seu sinal é possível um aumento na velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

será que algum pode verificar se ta td ok com o meu sinal??

Local Tx Power: 12.13 dB

Remote Tx Power: 19.51 dB

Local Line Atten.: 37.0 dB

Remote Line Atten.: 15.5 dB

Local SNR Margin: 18.5 dB

Remote SNR Margin: 9.0 dB

Boa noite caro, com esses valores dá pra consegui 5 megas brincando se o modem conseguir manter esse SNR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, alguem pode me ajudar, contratei 35mb gvt, mas a conexão sempre cai ou então fica numa velocidade muito menor que a real, aqui vai algumas prints:

fcl5j9.png

vff50o.png

61257895.png

Cara, seu sinal tá bom... atenuação baixa e margem SNR alta...

Mas parece que só tá chegando 4MB de velocidada ae!

Entra em contato com a GVT ae pra ver o que tá acontendo!

Pode ser que sua linha não aguente os 35MB, daí eles diminuiram pra 4MB pra ela ficar estável!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá tenho um plano de 1MB velox, quero ver se minha linha suportar a maxima velocidade velox 20 MB e se ficar estavel, pois um tecnico da OI me disse que minha linha e excelente, veja os dados de meu modem D-Link 500-B:

Dados do meu Modem:

SNR Margin (dB): 34.4

Attenuation (dB): 18.0

Output Power (dBm): 6.6

Attainable Rate (Kbps): 19696 1264

Rate (Kbps): 1116 317

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá tenho um plano de 1MB velox, quero ver se minha linha suportar a maxima velocidade velox 20 MB e se ficar estavel, pois um tecnico da OI me disse que minha linha e excelente, veja os dados de meu modem D-Link 500-B:

Dados do meu Modem:

SNR Margin (dB): 34.4

Attenuation (dB): 18.0

Output Power (dBm): 6.6

Attainable Rate (Kbps): 19696 1264

Rate (Kbps): 1116 317

Muito bom mesmo seu sinal cara! Que inveja hahaha

Pode aumentar sem medo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!