Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atenuação e SNR (Sinal-Ruído) - análise do seu sinal ADSL


Posts recomendados

  • Membro VIP

Muito boa análise kylezenh0, aliás agradeço por sua paciência em analisar as mensagens, eu tenho andado pra lá de atarefado para ajudar ultimamente.

Outro detalhe, é ver na imagem do BruceD onde fala "Traffic Type: ATM", onde realmente neste tipo de tecnologia a Telefônica (ops, VIVO) leia-se NUNCA ofertará velocidades maiores que 2 Mb/s, mesmo que a linha ADSL comporte mais.

Com certeza a manobra para um DSLAM Metro-Ethernet é a única saída para uma pouco provável manobra, que sempre é bastante burocrática.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa análise kylezenh0, aliás agradeço por sua paciência em analisar as mensagens, eu tenho andado pra lá de atarefado para ajudar ultimamente.

Outro detalhe, é ver na imagem do BruceD onde fala "Traffic Type: ATM", onde realmente neste tipo de tecnologia a Telefônica (ops, VIVO) leia-se NUNCA ofertará velocidades maiores que 2 Mb/s, mesmo que a linha ADSL comporte mais.

Com certeza a manobra para um DSLAM Metro-Ethernet é a única saída para uma pouco provável manobra, que sempre é bastante burocrática.

imaginei mesmo que essa mudança de velocidade não viria sem luta, hahaha...

por enquanto vou deixar dessa maneira, porque baixaram MUITO o preço que eu estava pagando (caiu de R$105 para R$33), mas da próxima vez que tiver um problema com a conexão e um técnico vier em casa, vou conversar com ele a respeito das minhas possibilidades, acho mais fácil tratar desses assuntos pessoalmente, lidar com suporte técnico via telefone requer um nível de paciência que eu não possuo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho Vivo Speedy 2Mb e quero aumentar para 8 ou 4Mb, alguém pode ver se dá pra subir isso?

fejxb8.jpg

Sua internet é estável com apenas 2Mb?

Se for aí até recomendo aumentar pra 4Mb. O SNR dela vai cair um pouco, mas creio que não vai ser o bastante pra gerar quedas se sua internet atual for bem estável.

8Mb sua linha não suporta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua internet é estável com apenas 2Mb?

Se for aí até recomendo aumentar pra 4Mb. O SNR dela vai cair um pouco, mas creio que não vai ser o bastante pra gerar quedas se sua internet atual for bem estável.

8Mb sua linha não suporta.

Sim, com 2Mb está bem estável, já fiz testes no Speedtest.net, simet.nic.br, Rjnet,etc, e sempre está acima de 1.95Mbps(e raramente cai).

Qual o motivo da linha não suportar os 8Mb? Distância da central, modem ou o que? Eu posso fazer algo a respeito ou devo esperar a boa vontade da Telefônica?

Agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, com 2Mb está bem estável, já fiz testes no Speedtest.net, simet.nic.br, Rjnet,etc, e sempre está acima de 1.95Mbps(e raramente cai).

Qual o motivo da linha não suportar os 8Mb? Distância da central, modem ou o que? Eu posso fazer algo a respeito ou devo esperar a boa vontade da Telefônica?

Agradeço a ajuda.

Então pode aumentar pra 4Mb sim :)

Quanto a capacidade máxima da sua linha, pelas estatísticas que você postou o máximo é de aproximadamente 6,5Mb.

E isso se dá por uma combinação de fatores.

A distância da DSLAM conta, a qualidade dos cabos também conta, o tipo de modulação utilizado na região da sua residência (G.DMT, ADSL2, ADSL2+ e etc)...

Enfim, alguns fatores tem como você melhorar mas outros (a maioria) são de inteira responsabilidade da empresa.

Aqui na minha rua sou limitado à 2Mb de velocidade, e sempre que tento aumentar a atendente fala que "minha linha não suporta" e que nada pode ser feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pode aumentar pra 4Mb sim :)

Quanto a capacidade máxima da sua linha, pelas estatísticas que você postou o máximo é de aproximadamente 6,5Mb.

E isso se dá por uma combinação de fatores.

A distância da DSLAM conta, a qualidade dos cabos também conta, o tipo de modulação utilizado na região da sua residência (G.DMT, ADSL2, ADSL2+ e etc)...

Enfim, alguns fatores tem como você melhorar mas outros (a maioria) são de inteira responsabilidade da empresa.

Aqui na minha rua sou limitado à 2Mb de velocidade, e sempre que tento aumentar a atendente fala que "minha linha não suporta" e que nada pode ser feito.

Dei uma breve pesquisada sobre modulação, e vi que eu posso mudá-la em conformidade com os padrões de ADSL do meu modem, que são, de acordo com o manual:

ANSI TI.413 EMISSÃO 2

ITU G.992.1 ANEXO A

ITU G.992.2 ANEXO A

ITU G.992.3 ANEXO A

ITU G.992.3 ANEXO L

ITU G.992.5 ANEXO A

ITU G.994.1

Mas aí surgiu uma dúvida: eu posso(tenho permissão) para mudar a modulação e tentar ver se os valores melhoram ou a modulação atual é a única suportada/configurada pra minha linha?

Quanto a qualidade dos cabos não faço a mínima se os meus são suficientemente bons(vou pesquisar depois sobre).

Enfim, a minha ideia é ter parâmetros técnicos favoráveis antes de ligar lá pra pedir a migração, vai que cola:D

P.S.: Aqui também me limitam à 2Mb:mad:

É aquela história: "prefiro vender 2Mb para duas pessoas do que vender 4Mb pra uma"...Infelizmente money talks:devil:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma breve pesquisada sobre modulação, e vi que eu posso mudá-la em conformidade com os padrões de ADSL do meu modem, que são, de acordo com o manual:

ANSI TI.413 EMISSÃO 2

ITU G.992.1 ANEXO A

ITU G.992.2 ANEXO A

ITU G.992.3 ANEXO A

ITU G.992.3 ANEXO L

ITU G.992.5 ANEXO A

ITU G.994.1

Mas aí surgiu uma dúvida: eu posso(tenho permissão) para mudar a modulação e tentar ver se os valores melhoram ou a modulação atual é a única suportada/configurada pra minha linha?

Quanto a qualidade dos cabos não faço a mínima se os meus são suficientemente bons(vou pesquisar depois sobre).

Enfim, a minha ideia é ter parâmetros técnicos favoráveis antes de ligar lá pra pedir a migração, vai que cola:D

P.S.: Aqui também me limitam à 2Mb:mad:

É aquela história: "prefiro vender 2Mb para duas pessoas do que vender 4Mb pra uma"...Infelizmente money talks:devil:

Creio que a modulação atual seja a única suportada pela sua linha. Até porque geralmente os modems vem com todas as modulações já "habilitadas", a decisão é automática devido ao sinal que chega no modem.

Ou seja, se a linha funciona melhor com ADSL2+, por exemplo, o próprio modem já vai trabalhar automaticamente em ADSL2+.

Se você quiser faça o teste, mude a modulação no modem e veja se consegue sincronização. Se G.DMT for a única que você consiga sinal, aí é um ponto a menos pra você. :P

G.DMT é a modulação mais "básica" que tem, sincroniza no máximo 8Mb downstream. Aqui na minha linha só consigo sincronizar em G.DMT, um sinal de que o limite da minha linha é bem pequeno.

Já um colega meu, apesar de também usar 2Mb, sincroniza em ADSL2+ (que suporta até 24Mb). Sinal de que a linha dele deve suportar uma conexão mais veloz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que a modulação atual seja a única suportada pela sua linha. Até porque geralmente os modems vem com todas as modulações já "habilitadas", a decisão é automática devido ao sinal que chega no modem.

Ou seja, se a linha funciona melhor com ADSL2+, por exemplo, o próprio modem já vai trabalhar automaticamente em ADSL2+.

Se você quiser faça o teste, mude a modulação no modem e veja se consegue sincronização. Se G.DMT for a única que você consiga sinal, aí é um ponto a menos pra você. :P

G.DMT é a modulação mais "básica" que tem, sincroniza no máximo 8Mb downstream. Aqui na minha linha só consigo sincronizar em G.DMT, um sinal de que o limite da minha linha é bem pequeno.

Já um colega meu, apesar de também usar 2Mb, sincroniza em ADSL2+ (que suporta até 24Mb). Sinal de que a linha dele deve suportar uma conexão mais veloz.

Resolvi fazer o teste, primeiro habilitando todas as modulações suportadas pelo modem e sincronizou automaticamente em ADSL2+(que estava desabilitada, não sei porque), veja:

http://i45.tinypic.com/1fxms6.jpg

Depois tentei com cada modulação disponível, individualmente, pra ver se o modem aceitava outras modulações. Não é que sincronizou;)

Mas apesar disso, foi só em ADSL2+ que obtive um valor melhor do Attainable Line Rate em relação ao G.DMT que uso. Aliás, comparando essas duas modulações, obtive valores semelhantes de Ping, Jitter, Upload e Download, como mostra o teste feito no site simet.nic.br:

ADSL2+

http://i47.tinypic.com/2h6eg6r.jpg

G.DMT

http://i45.tinypic.com/6jiqfm.jpg

O fato do modem ter se conectado automaticamente em ADSL2+ quando todas as modulações foram selecionadas significa que essa é a "ideal" pra minha linha?

Só pra constar, a sincronização em G.DMT é bem mais rápida do que em ADSL2+, cerca de 10 segundos contra 1 minuto mais ou menos, respectivamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi fazer o teste, primeiro habilitando todas as modulações suportadas pelo modem e sincronizou automaticamente em ADSL2+(que estava desabilitada, não sei porque), veja:

http://i45.tinypic.com/1fxms6.jpg

Depois tentei com cada modulação disponível, individualmente, pra ver se o modem aceitava outras modulações. Não é que sincronizou;)

Mas apesar disso, foi só em ADSL2+ que obtive um valor melhor do Attainable Line Rate em relação ao G.DMT que uso. Aliás, comparando essas duas modulações, obtive valores semelhantes de Ping, Jitter, Upload e Download, como mostra o teste feito no site simet.nic.br:

ADSL2+

http://i47.tinypic.com/2h6eg6r.jpg

G.DMT

http://i45.tinypic.com/6jiqfm.jpg

O fato do modem ter se conectado automaticamente em ADSL2+ quando todas as modulações foram selecionadas significa que essa é a "ideal" pra minha linha?

Só pra constar, a sincronização em G.DMT é bem mais rápida do que em ADSL2+, cerca de 10 segundos contra 1 minuto mais ou menos, respectivamente.

A modulação ADSL2+ é bem mais moderna que a G.DMT. Como eu disse ela suporta conexões mais velozes, alem de operar no dobro da frequência das outras modulações (2,2MHz contra 1,1MHz das outras).

Qual modulação você deve usar vai da sua preferência. Como você mesmo percebeu, a capacidade máxima da sua linha aumentou. Sinal de que com essa modulação você é capaz de aumentar a velocidade da sua linha e obter melhores resultados e estabilidade.

Eu recomendo usar sempre o que tem de melhor na sua linha: se tem disponível ADSL2+, use-a. Principalmente se for realmente aumentar para 4Mb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A modulação ADSL2+ é bem mais moderna que a G.DMT. Como eu disse ela suporta conexões mais velozes, alem de operar no dobro da frequência das outras modulações (2,2MHz contra 1,1MHz das outras).

Qual modulação você deve usar vai da sua preferência. Como você mesmo percebeu, a capacidade máxima da sua linha aumentou. Sinal de que com essa modulação você é capaz de aumentar a velocidade da sua linha e obter melhores resultados e estabilidade.

Eu recomendo usar sempre o que tem de melhor na sua linha: se tem disponível ADSL2+, use-a. Principalmente se for realmente aumentar para 4Mb.

Ok, vou deixar em ADSL2+ mesmo e depois de uns dias ligo lá pra pedir os 4Mb.

Muito obrigado pela ajuda kylezenh0:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, assinei o plano adsl de 10MB da speedy.

E me deram apenas isso, será que não daria para aumentar não pelos valores ? :o

SNR Margin (dB): 18.6 | 15.0

Attenuation (dB): 39.5 | 15.8

Output Power (dBm): 12.6 | 0.0

Attainable Rate (Kbps): 15336 | 808

Rate (Kbps): 8159 | 700

teste.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, assinei o plano adsl de 10MB da speedy.

E me deram apenas isso, será que não daria para aumentar não pelos valores ? :o

SNR Margin (dB): 18.6 | 15.0

Attenuation (dB): 39.5 | 15.8

Output Power (dBm): 12.6 | 0.0

Attainable Rate (Kbps): 15336 | 808

Rate (Kbps): 8159 | 700

teste.PNG

Você está recebendo apenas 8Mb, e não a velocidade real contratada.

Seu valor de atenuação é bom, e a capacidade total da sua linha é de 15Mb.

Isso quer dizer que, provavelmente, o problema esteja no cabeamento.

Quando o cabeamento tá ruim, alguns modens diminuem a velocidade automaticamente pra se tornar mais estável (aumentando o SNR).

Minha sugestão é você dar uma revisada no cabeamento telefônico aí na sua residência, procurando por partes oxidadas, emendas expostas, filtros e tomadas velhas etc.!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me tirem uma dúvida, por favor?

Attainable Rate é o máximo de velocidade que minha linha suporte, ou é o valor contratado? Na imagem seriam 18 Mbps né?

E o rate é a velocidade real mesmo, a que estou usando no momento? 11 Mbps?

Attainable Rate é a capacidade máxima da sua linha.

Rate é o valor real que você está recebendo nela (deve ser igual o valor que você contratou).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, troquei os cabos aqui em casa e refiz algumas conexões RJ11.

Os números mudaram para melhor.

Isso significa que eu terei mais estabilidade na conexão ?

speed%208mb%20antes.PNG - speed%208mb%20depois.PNG

Sua atenuação diminuiu um pouco e seu SNR aumentou um pouco tb.

Essas mudanças refletiram no aumento da "Attainable Rate", que o quesito que você marcou nas fotos.

Mas o Attainable Rate não significa nada quando relacionado a estabilidade. Pensando em estabilidade, você deve se preocupar com a relação entre SNR Margin e a Attenuation.

Como já foi dito, o SNR aumentou um pouco e a atenuação diminuiu, isso com certeza colabora pra estabilidade aumentar!

Mas ainda não é o ideal. Eu considero um SNR adequando quando está acima de 20dB. O seu ainda está na faixa de 17dB.

Enquanto não houver quedas, não se preocupe com isso... mas se começar a acontecer, você já sabe um dos motivos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Die Hard, as informações de parâmetros estão boas sim, caso você tenha assinado 4 Mb/s e não esta tendo nenhum tipo de problema que valha uma reclamação.

Caso esteja tendo algum problema, descreva-o em sua próxima mensagem e/ou entre em contato com o suporte técnico da sua operadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Die Hard, as informações de parâmetros estão boas sim, caso você tenha assinado 4 Mb/s e não esta tendo nenhum tipo de problema que valha uma reclamação.

Caso esteja tendo algum problema, descreva-o em sua próxima mensagem e/ou entre em contato com o suporte técnico da sua operadora.

Boa tarde,

Tenho velox 5 MB que esta parada a cincos dias, o modem não sincroniza, isso aconteceu depois de eu mandar cancelar o bina, meu SNR Margin ta dando 6.6 db, a oi diz esta tudo normal na linha, tudos leds estão acesso no modem, inclusive o dsl.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
(_(olá pessoal o meu problema deu uma melhorada pois ja fiz de tudo na parte interna "na minha casa" até subi em cima para tirar as extensões agora é um fio direto ate meu pc sem cortes "gato" e nao tem mais fio de telefone cruzando com o da Energia pois isso atrapalha, nao há bina mais na linha tb... Agora so to esperando o tecnico vir aq para olhar, mais eu ja sei q o problema é realmente a distancia entre minha casa e a central... e relaçao (acima que postei) nao e muito boa pois pela a tabela minha Adsl funcionaria muito bem. mais nao e assim... o modem ja foi atualizado tb...-_- Agora eu nao sei se tem como eles aumentar a força do sinal... outra coisa ta funcionando para um pC quando coloco outro ja nao dá para os dois na hora q dá rede tudo ja não da para fazer (lembrando q nao cai o sinal adsl mais nao tem como fazer nada pois nao abre nenhuma pagina)...so nao cai para um mais ainda fica fraco meio limitado... agora ta quase la vamos ver o q vai dar... amanha eu coloco novidades ookk pois o tecnico vem amanha...

********************************************************

Amigo Boa noite,

Sou técnico adsl na cidade de são paulo-capital atuando pela vivo

Se sua velocidade é de 1 Mb,verifica no modem entrando no navegador ou via telenet (digita cmd na opção Iniciar>executar>Cmd) e aí você tem q saber o usuario e senha pode consultar no Google que geralmente tem.

Se atenta aos seguintes parâmetros de velocidade;atenuação e snr margin:

1 mb = Rate 1184;max rate=1500 ou superior;atenuação=19 até 43 ainda está ok;snr margin=12 ou mais porque menos que isso está ruim ou péssimo e a conexão não ficará estável,vai cair toda hora.

2 mb= Rate 2304;max rate=3000 ou superior;atenuação 19 até 40 ainda está ok;snr margin=os mesmo parâmetros de 1 mb;

caso haja dúvidas solicite a visita de um técnico e aguarde a finalização do reparo e antes que ele efetue a " Baixa " do Serviço questione sobre esses parâmetros.

Havendo dúvidas pergunte a vontade,o que nao for possível resolver na hora irei me aprofundar e trazer a solução.

Eu queria q alguem me ajudasse a interpretar esses dados...

quando coloquei a ADSL aqui em Ksa era de 1mb depois de dois o tecnico veio porque nao tinha sinal ADSL ele arrumo e baixo a minha velocidade para 600Kbps alegano q seria melhor porque tava dando muito baixo com a de 1 mb

e tal >>> SNR Margin (dB) to com um velocidade de 600Kbps e continua caindo a conexão... e ainda continua os valores de quando o tacnico esta aq ...

para mim eu deveira trocar os cabos q vem da rua todos pois estão velhos e dao volta na casa...

o q é SNR Margin(dB), Attenuation (dB) e quais valores sao bons??

por favor alguem me ajude!

o status do meu adsl diz o seguinte:

Sao as imagens do Meu modem 500B D-link

Statistics -- ADSL

Mode: ADSL2

Line Coding: Trellis On

Status: No Defect

Link Power State: L0

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 11.9 25.0

Attenuation (dB): 52.0 31.1

Output Power (dBm): 25.0 12.2

Attainable Rate (Kbps): 2180 360

Rate (Kbps): 605 319

tem hora q fica assim:

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 24.3 25.5

Attenuation (dB): 52.0 31.1

********************************************************

o técnico agiu da forma correta;ele fez um "Upgrade" q é o que Fazemos (Sou técnico Adsl) quando realizamos a visita ao cliente sem Sincronismo (Sem Adsl).verificamos a possibilidade de com a " Manobra de Porta ";Manobra de primário ou secundário quando há um Armário de distribuição próximo a casa do assinante fazer com que chegue no primeiro ponto (Modem) a velocidade contratada ;solicitamos o tratamento da Rede pela equipe de Cabistas quando após todo este check list não traz resultados, e por último o Upgrade para que o cliente tenha um perfil (Rate ou velocidade = 605 na tabela que você printou) próximo da velocidade contratada.

No seu caso não vai chegar 1 mb mesmo porque a Atenuação está acima de 40 o que não propicia que o seu Adsl se mantenha Sincronizado ou com Sinal e Conexão. Maiores dúvidas estou à disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, gostaria de fizessem a análise desses dados do modem já que minha internet vem caindo muito ultimamente, principalmente quando uso o uTorrent que deixa a internet inutilizável.

DSL Parameters and Status

Vendor ID: 00B5GSPN

Revision Number: T93.10.1

Serial Number: 123456789abcdx

Local Tx Power: 10.13 dB

Remote Tx Power: 17.29 dB

Local Line Atten.: 43.0 dB

Remote Line Atten.: 28.0 dB

Local SNR Margin: 32.0 dB

Remote SNR Margin: 28.0 dB

Self Test: Passed

DSL Standard: G.dmt

Trellis Coding: Enable

Framing Structure: Framing-3

Config Data Up Down

Intrlvd Fast Intrlvd Fast

AS0(kbps): - - 1120 0

AS1(kbps): - - 0 0

LS0(kbps): 320 0 - -

LS1(kbps): 0 0 - -

RValue: 8 0 12 0

SValue: 8 4

DValue: 4 8

O modem: D-Link 500G, e a prestadora do serviço: Oi Velox, velocidade: 1mb, Localidade: RJ

Grato.

PS: A linha deu problema umas 5 vezes em 2 meses, e já deu no saco ficar ligando para a oi por isso estou pedindo a ajuda de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Por favor, alguém poderia me explicar o que significa "CRC" nos dados de status do meu modem? Sei que é algum tipo de erro, mas gostaria de saber de que maneira esses erros atrapalham a minha conexão. Quantos kilobytes perco por cada erro de CRC? Até que número de erros CRC é considerado normal?

Tenho um modem TP-Link 8816 e a minha velocidade contratada é de 10MB (Velox).

Desde já, agradeço.

Dados do modem:

SNR Margin: 11.4 25.5 db

Line Attenuation: 27.0 10.9 db

Data Rate: 11294 572 kbps

Max Rate: 18556 624 kbps

POWER:19.3 11.3 dbm

CRC: 24 0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

epsteyn,

Os parâmetros de ADSL em sua linha estão bons, e não há nada com o que se preocupar com CRC, como você vê na sua linha não há muito erros e esse valor no CRC pode variar de acordo com a qualidade da sua linha/conexão (erros corrigidos).

Aprenda mais sobre em: http://pt.wikipedia.org/wiki/CRC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

epsteyn,

Os parâmetros de ADSL em sua linha estão bons, e não há nada com o que se preocupar com CRC, como você vê na sua linha não há muito erros e esse valor no CRC pode variar de acordo com a qualidade da sua linha/conexão (erros corrigidos).

Aprenda mais sobre em: http://pt.wikipedia.org/wiki/CRC

Obrigado pela resposta. Você recomenda não aumentar a velocidade para 15 MB? Que poderia acontecer nesse caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!