Ir ao conteúdo

Como fazer gabinete ventilado e barato - Tutorial -

PistolaoBR

Posts recomendados

Postado
Amigo o ideal é voce levar a uma serralheria ou oficina de car tunning...

Liguei foi nas serralherias mesmo e lá não tinha, o cara aqui perto de casa que também é serralheiro disse que vai ser difícil encontrar que tem uma loja aqui que alugam e ele fará o serviço pra mim, mas o aluguei deve ser o oi do cara.

Responde o resto das minhas perguntas anteriores fazendo favor, ok?

Obrigado.

Abraçoss!

Postado
Bom dia...

Galera... não sei se está no preço, mas procurei algum lugar para cortar a tampa do pc aqui em Curitiba e só achei um lugar...

Só que os caras querem me cobrar R$ 30,00 para fazer o corte em círculo + R$ 24,00 pela peça de acrílico...

isso tá na média de preço mesmo?

Att.

Freelife

Cara o acrilico tá no preço agora o corte o cara tá te enfiando a mão, pode chorar o corte para R$15,00 que ele te faz...

PistolãoBr,

1. também não acho aqui em Belo Horizonte pra cortarem o gabinete, com a serra indicada "/

2. Hoje cepei os furos que vem atras com o alicate mas fico aqueles pedacinhos cortantes, como faço pra sumir com aquilo? Lixa??

3. outra coisa, aquela parte da frente do Gabinete debaixo do HD que também vem com os furinhos seria bom cepar ali pra melhor ventilação do cooler's ?

4. To colocando dois Evercool Spider uma na Frente (Ventilação) e atrás (Exaustão) está legal assim?

Obrigado pela atenção.

Grande Abraço.

P.S: Alguém de BH que conhece alguma loja que faça esses furos no gabinete me avise por gentileza, obrigado!

1. Cara se a serralheria for só de madeira eles não vão ter o material, tem que ser serralheria de metal, ou então oficina de car tuning e som.

2. Pode cortar com alicate e depois limar.

3. Cara ali não precisa pois a ventilação já é meio comprometido devido ao lugar onde ele fica.

4. Perfeito para qualquer pc sem over... se voce quiser fazer um overclock eu recomendo voce fazer mais 2 lugares para fan de 120mm, um na chapa superior, logo depois da fonte, para usar como exuastão, e um na chapa lateral, bem em cima do processador, para ventilar o cooler do processador...

Postado

Boa noite galera...

Então PistolaoBR...

Achei um lugar que o cara não vai cobrar nada pra cortar a tampa... rsrsrs ele é meu amigo e trabalha de sócio com o sogro... fazem ferramentas de construçao civil.

Mas a questão é a seguinte... ele vai cortar com plasma.

Acha que tem algum problema? O corte é melhor quadrado ou redondo?

Att.

Freelife

Postado
Cara o acrilico tá no preço agora o corte o cara tá te enfiando a mão, pode chorar o corte para R$15,00 que ele te faz...

1. Cara se a serralheria for só de madeira eles não vão ter o material, tem que ser serralheria de metal, ou então oficina de car tuning e som.

2. Pode cortar com alicate e depois limar.

3. Cara ali não precisa pois a ventilação já é meio comprometido devido ao lugar onde ele fica.

4. Perfeito para qualquer pc sem over... se voce quiser fazer um overclock eu recomendo voce fazer mais 2 lugares para fan de 120mm, um na chapa superior, logo depois da fonte, para usar como exuastão, e um na chapa lateral, bem em cima do processador, para ventilar o cooler do processador...

Entendi, no momento não vou mexer com over a cofiguração já irá atender todas minhas necessidades, mas vou ver se consigo furar pra que fique igual o PC da sua maninha e futuramente coloco + cooler's caso faça Over.

Obrigado pela atenção, bom domingo.

Abraxxx!

Postado

Boa noite galera...

Então... o gabinete que eu comprei é esse:

http://lazaecommerce.lojapronta.net/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=77

A questão é que devido ao espaço, não dá para colocar um fan no em cima do processador, pois o cooler é um buffalo e deu certinho a altura do gabinete.

Tem algum problema se eu colocar o fan de 12cm mais para baixo ou para a frente do gabinete?

mais uma... Nesse gabinete também tem um lugar abaixo do local dos HD's que é furadinho, só que é pequeno pra caramba... eu tinha pensado a mesma coisa que o amigo aí em cima... dá para colocar um fan ali? puxando ar para dentro do gabinete, mesmo sendo da parte de baixo do pc?

Att.

Freelife

Postado

Boa noite...

Achei que desse para colocar, não especificamente para jogar em cima do processador, mas para jogar para dentro do gabinete na altura dos hds, com isso o ar vai entrar logo abaixo do lugar do cooler, porém, só um pouco para trás.

pensei no seguinte:

Se o ar frio entra por baixo, vai aumentar a refrigeração, o cooler vai pegar esse ar e vai jogar para fora...

fiz um desenho bem simples... me digam o que acham...

esquema1.PNG

Att.

Freelife

Postado

Para resfriar o processador compensaria você fazer uma baia fan no seu gabinete. Esse fan embaixo não vai servir pra muita coisa não...

Tem fan na parte frontal? Porque seria interessante você colocar um fan para jogar ar nos HDs caso não tenha. Poderia ser na lateral dos HDs mesmo (desde que caiba, claro).

[]s!

Postado

Opa... beleza...

Então, cabe o fan na lateral sim, nesse desenho que eu fiz eu imaginei que iria ajudar, pois, mesmo um pouco abaixo do cooler do processador, imaginei que adiantaria por ele estar mandando ar para dentro do gabinete.

Não tem FAN na frente, tem o cooler, e 1 FAN puxando ar para fora na parte de trás.

Obs.: Sobre o corte com plasma, será que fica bom?

Abç

Postado

valeu pelas respostas galera...

Eu comprei uma baia fan... mas tenho que dizer o sufoco que foi...

Liguei em um monte de lojas aqui de Curitiba para procurar a baia fan, em vários lugares... rsrsrs quando eu perguntava sobre Baia Fan, me perguntavam: "Baia San, o que é isso???"... Só faltavam perguntar: "É de comer?".

Bom enfim achei. Agora to procurando um lugar para comprar a grelha, só to na dúvida se preciso comprar o Fan Filter, acham que precisa?

Bom, a situação mais engraçada de hoje foi:

Entrei em uma loja para perguntar sobre a grelha e um piá que nem se pode dizer que é pançudo disse o seguinte: "Isso não é vendido separado, só vende junto com o cooler!" Eu só olhei para moça que tava atendendo dei risada e fui embora, lembrei do tutorial... rsrsrs

Galera... Como é difícil achar pequenas coisas né?! Procurei o adaptador para ligar um Fan direto na fonte e só achei em um lugar, demorei 2 dias para achar. Talvez vocês estejam se perguntando "porque não comprou na net?!", não comprei por causa do frete, daria para comprar +1 fan.

Assim que terminar o gabinete colocarei as fotos, mas já aviso que coisa simples.

valeu galera.

Att.

Freelife

Postado
valeu pelas respostas galera...

Eu comprei uma baia fan... mas tenho que dizer o sufoco que foi...

Liguei em um monte de lojas aqui de Curitiba para procurar a baia fan, em vários lugares... rsrsrs quando eu perguntava sobre Baia Fan, me perguntavam: "Baia San, o que é isso???"... Só faltavam perguntar: "É de comer?".

Bom enfim achei. Agora to procurando um lugar para comprar a grelha, só to na dúvida se preciso comprar o Fan Filter, acham que precisa?

Bom, a situação mais engraçada de hoje foi:

Entrei em uma loja para perguntar sobre a grelha e um piá que nem se pode dizer que é pançudo disse o seguinte: "Isso não é vendido separado, só vende junto com o cooler!" Eu só olhei para moça que tava atendendo dei risada e fui embora, lembrei do tutorial... rsrsrs

Galera... Como é difícil achar pequenas coisas né?! Procurei o adaptador para ligar um Fan direto na fonte e só achei em um lugar, demorei 2 dias para achar. Talvez vocês estejam se perguntando "porque não comprou na net?!", não comprei por causa do frete, daria para comprar +1 fan.

Assim que terminar o gabinete colocarei as fotos, mas já aviso que coisa simples.

valeu galera.

Att.

Freelife

Cara, eu uso filtro de poeira em todos os fans que ventilam para dentro do gabinete no meu CM-590, e o que posso lhe assegurar é que o fluxo de ar cai consideravelmente...

Contudo, é muito prático. De semana em semana eu apenas retiro o filtro, enxaguo, e ponho novamente. Tem muita pouca poeira no gabinete, e tenho ele há mais de 6 meses e nunca precisei limpar cooler de processador etc.

No meu caso, valeu a pena, porque o CM-590 suporta vários fans (eu fiz uma baia fan, já tinha o fan frontal dos HDs e mais 2 laterais, só para ventilar ar para dentro do gabinete, sem contar o traseiro e os dois superiores que servem como exaustores).

[]s!

Postado

Aproveitando o tópico....

Comprei PC novo. mas não sobrou dinheiro p comprar gabinete legal... peguei um desses simples mesmo....

o gabinete nao tem ventilação frontal..... veio sem nada.... coloquei por enquanto um fan genérico na traseira dele.... de 80mm... por isso estou aqui.. nesse forum, pesquisando soluções....

o gabinete:

imgma.jpg

ele tem, na lateral, um buraco quadrado furadin 80x80mm.. um mais embaixo 140x90mm

as temperaturas estão boas... mas esses dias está fazendo um friozinho....

a questão é... se eu furar o gabinete bem embaixo dos HDs, digo na chapa horizontal, no chão mesmo do gabinete.... suspender uns 2 cm o gabinete da mesa e colocar 1 fan ali vale a pena?

ae ficaria assim:

1 fan de 120mm no chão do gabinete joggando ar pra dentro...

1 fan de 120mm na traseira jogando o ar quente fora....

1 fan de 120mm no teto do gabinete jogando ar fora (talvez eu faça)....bem atras do drive de DVD....

1 baia fan de 80mm jogando o ar pra fora? ou pra dentro...

vai uma screen pra vocês verem....

semttuloqoh.jpg

valeu gente...

Postado

Boa noite galera...

Comprei as grelhas, só não vou colocar filtro, pelo menos por enquanto.

Sobre o acrílico, comprei um pedaço de 35X35 e paguei R$ 15,00. Se alguém tiver interesse, a loja é: http://www.acrilicosalfa.com.br/

Eu falei com Danielle, ela já fez casemod e por isso sabe do que falamos. Ela me recomendou uma empresa http://www.laserarte.com.br/ para fazer o corte no gabinete, mas acho que eu vou tentar cortar sozinho.

Sobre o corte eu tive uma ideia, não sei se dará certo.

vocês acham que se eu adaptar uma ferramenta de corte(tipo aquelas lâminas da dremel) na furadeira, acham que ela corta a lateral?

Abç

Postado

dá para cortar com dremel sim que eu já vi mas tem que ter destreza para o corte sair retinho... Melhor voce pagar R$10,00 numa serallheria para eles cortarem para voce do que voce gaster em ferramentas...

Postado

Boa noite galera...

Então... até que enfim, cortei a lateral. Já coloquei o acrílico agora falta só a iluminação.

PistolaoBR... Valeu pelas dicas, acabei emprestando uma tico-tico e eu mesmo cortei... Saiu meio torto, mas nos próximos vou melhorar, foi a primeira vez que usei a tico-tico... Também esqueci de desenhar o canto redondo, mas com a borracha de perfil U ficou até que bom.

Galera... Na cidade de Curitiba achei a borracha de perfil U num auto vidros:

Endereço: R 1º de Maio, 44 (Pra quem vai pela BR-116 é na 1ª quadra da 1º de maio, pra que vai do bairro para a BR, é a última quadra.)

Bairro: Xaxim

CEP: 81810-000

Tel: (41) 3346-9700

Paguei 2,40 o metro. Eles tem 3 tipos, uma mais dura e mais brilhante preta, uma mais flexível preta e outra cromada bem dura(acho que essa só dá para fazer cantos qaudrados.)

Assim que fizer a iluminação postarei fotos.

Abç a todos e valeu por enquanto.

Att.

Freeligr

• 4 semanas depois...
Postado

Como o meu gabinete atual não suporta um fan de 120mm na parte traseira terei que comprar um novo.

A minha duvida é: os furos que normalmente vem nos locais de colocação dos fans no gabinete realmente atrapalham a ventilação?

Aviso que o meu gabinete fica a 5cm do rack nas laterais e a 30 cm da parede na parte traseira.

Encontrei este aqui:

http://br.thermaltake.com/Product.aspx?S=1009&ID=1260#Tab0

sairia por R$235 + 2*14,00(coolers), no caso não sairia muito diferente se eu mandasse serrar um outro pois não encontro muitas opções com suporte para colocar um fan de 120mm na traseira, pelo menos no boadica não há muitas indicações.

Também encontrei este: http://www.thermaltakeusa.com/Product.aspx?S=1308&ID=1913#Tab0

Apesar de não ter fan lateral tem um fan voltado para a placa de vídeo.

Gabinete para modificar:

http://www.coolermaster.com.br/detalhes.asp?id=3111

160,00 + 3*14,00(coolers) + 4,00 x 3(grelhas) + 10,00(serralheiro)

= R$224

Postado

Opa, comprei um pc , estou esperando apenas chegar..., mas na loja onde eu comprei nao tinha o gabinete que eu queria, em fim, queria saber se nao vai ficar muito quente ele, as config sao...

-Gabinete - Leadership Gamer I X-Blade PRETO

-Kingston ValueRAM 2x2GB DDR3 1333MHz PC3-10666 (4gb)

-AMD Phenom II X4 Quad-Core 955 Black Edition 3.20GHz

-Gravador DVD LG

-Western Digital 500GB 7200 RPM 32MB SATA 3.0Gb/s

-ASUS M4A785TD-V EVO

-Sapphire ATI Radeon HD 5770 1GB GDDR5 128-bit PCI-E 2.1

-ASUS 450W ATX12V v2.2 A-45GA

Comprei dois Cooler fans e tem mais um que o proprio gabinete ja tem;

AKASA Case Fan 80mm Cristal Green LED e o AKASA Case Fan 120mm Cristal 4-LED

e mais o do gabinete que é 80mm, se nao estou enganado.

Bom, a vga n tem consumo mt grade, mas ficaria bom ?

teria opções de onde colocar os fan ?

Abraço.

Postado

referente ao cooler na lateral

e como fazer para ele não encher a placa mãe de poeira?

pois ali, sempre entra muita poeira, devido a lateral e o ar entrando.

e outra coisa peguei um gabinete baratinho, e na lateral, só tem 1 fan, bem grande, de 120 m, só que não tem mais nada, nem furo nem nada, compensa furar e colocar um coler ali na lateral?

obrigado desde já a todos que poderem ajudar.

• 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!