Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 3850 - Tópico oficial


jubao

Posts recomendados

  • Membro VIP
galera estou pensado em fazer um CF de 3850, o desempenho chega perto de qual placa mais atual, alguem tem um review ai ??

sabem alguma loja com um precinho bom ?

abraço!

Abaixo de uma 4850, e como esta anda muito barata, é melhor trocar sua placa ao invés de montar um CF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A HD3850 esta muito barata no paraguay! se pegar de lá vai gastar uns 160 reais ou um pouquinho mais! Acho que compensaria fazer um Crossfire pois se você for vender e conseguir pouco pela sua placa atual ai creio que não compense! visto que as HD4850 ainda estão meio caras por lá, em torno de 140 dólares! acima das GTS250 e HD4770! já a HD4770 esta na faixa dos 124 dólares! o que já fica atraente! Se eu fosse escolher uma ATI seria esta HD4770, ótimo desempenho e barata e ainda consome pouca energia e crossfire dela passa até HD4890! fica ai a dica então!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Senhores

Eu tenho uma maquina com a seguinte configuração:

Pentium 4 631 HT 3,0GHz

Mobo Gigabyte GA-VM800PMC

1024MB RAM (2x512MB Kingston - Single Channel

HD 3850 Sapphire 512MB / 256 bits (Agp 8x)

Fonte OCZ500SXS (500W)

:confused:Eu tinha uma Radeon 9600PRO (capada) e conseguia rodar o jogo área 51 com 1024x768 no High sem lag algum e rodava o NFS Carbon em 800x600 no Médio com alguns detalhes no High e conseguia entre 20 e 25 fps.

Fiz um upgrade com a HD 3850 e troquei minha fonte que era uma Fortrek gamer 350w reais por esta da assinatura, formatei o micro instalei os drivers Catalyst 9.9 para Windows XP e imagina a surpresa???

Rodei o NFS Carbon em 1024x768 com tudo no máximo e AA 4x sem lag algum porém o Area 51 roda com muitos lags e em alguns locais chega a travar me obrigando a reiniciar o micro. Também senti uma diferença de performance consideravel no The Sims 2 no qual eu jogava em 800x600 tudo High e agora não consigo mais.

Já verifiquei os clocks e as temperaturas da placa de vídeo com o Everest e GPU-Z e estão todos ok.

Com certeza não é gargalo pois a minha configuração foi melhorada ao invés de piorar.

Gostaria da opinião de vocês.

Muito Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou dar a minha colaboração aqui o forum.

Meu pc:

placa mãe: Intel D945GCNL

processador: core2duo e4400 2.0ghz

Memória RAM 2gb DDR2

HD3850 512mb DDR3 256bits

GPU clock padrão:668mhz/ultilizado 690mhz

Memory clock padrão:700mhz/ultilizado 725mhz

usando catalyst 9.10

Windows XP

3DMark03

imagemek.png

3DMark06

imagemlc.png

Crysis tudo no high AAx2 1024X768

crysis1.png

crysis3.png

crysis8.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Em resposta a pergunta do nosso amigo rodrigo, gostaria de fazer uma contribuição para o forum para que possar nortear quem quer comprar HD3850 AGP. O texto é comprido mas acho que vale a pena ler.

"Desculpe a demora na resposta é que fiquei um tempo fora de casa....

Amigo, se minha opinião valer a pena vai a dica...

Eu juntaria mais grana e faria um upgrade no resto do micro. é claro que a performance do micro em jogos melhorou bastante, mas não o suficiente pra rodar tudo no máximo como a gente almeja. Logo que comprei a mesma pensei que os R$400,00 que paguei (incluindo frete) e R$200,00 (fonte OCZ 500W) iriam me recompensar com jogos em alta definição em tudo no máximo, mas isto não ocorreu.

Exemplos:

Consegui rodar Test Drive Unlimited em 1024x768 tudo no High, com apenas alguns pequenos lags (quase impercetivíveis), porém existe neste jogo uma função chamada HDU, que melhora (e muito) a qualidade dos efeitos no jogo, que ao ser acionado, começa uma sequencia de lags que incomoda demais a jogabilidade. Isto deve-se provavelmente a pouca memória ou limitação do processador.

GTA 4 nem tentei instalar pois o jogo, assim como Need for Speed Shift, são otimizados para processador de 2 núcleos. Ou seja, para rodá-los na qualidade média para máxima de forma satisfatória seria meio impossível. E para rodá-los eu seria obrigado a comprar um Core2duo E6300 (R$200,00) que é o máximo que minha placa mãe oficialmente suporta.

Pelas especificações dos fabricantes COD 4 e Crysis não rodarão com 1024x768 tudo no High.

Conclusão: se você tem um micro que já tenha uma fonte com mais de 400w reais e você deseja prolongar a vida dele por mais algum tempinho e rodar aqueles jogos que antes travavam ou simplesmente não rodavam no seu micro vai fundo e compra a placa.

Vale lembrar que para usar o Directx 10.1 e jogar Crysis em Directx 10.1, precisa usar o Windows Vista e isto acaba com a performance do micro.

Agora se você quiser rodar os jogos sugiro uma configuração abaixo:

- Processador Core2duo E6600 ou similar

- 2 pentes de memória 1GB DDR2 1066mhz em dual channel

- Placa mãe com slop PCI express (AGP não serve mais)

- Fonte 400W reais

- Placa de vídeo ATI ou Nvidia com especifações próximas as da HD 3850 (pelo mesmo preço da HD3850 agp você pega nvidia 8800 ultra pci express)

Com esta configuração que não é top de linha comparada com as de hoje, e que provavelmente com menos de R$1.000,00 (note que eu gastei R$600,00 com a placa e fonte) você consegue montar e jogar todos os jogos no máximo....

Desculpe o livro na resposta mas acredito que ele pode te "nortear" na escolha de comprar a placa ou trocar de micro."

Atenciosamente.

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

danielcp,

1GB de memória p/ rodar jogos atuais, é pouco. Creio que quando você instalou a HD3850, liberou vários efeitos nos jogos, que você não dispunha antes, daí o gargalo gerado pela sua memória (e que não existia antes de instalar a 3850). Tente fazer um teste com + 1GB de memória, e poste o resultado.

Aproveite bem o Natal !

Obs.: Verifique se durante as "travadinhas", acende o led vermelho de leitura do HD. Caso afirmativo, é sintoma de falta de memória ram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

danielcp,

1GB de memória p/ rodar jogos atuais, é pouco. Creio que quando você instalou a HD3850, liberou vários efeitos nos jogos, que você não dispunha antes, daí o gargalo gerado pela sua memória (e que não existia antes de instalar a 3850). Tente fazer um teste com + 1GB de memória, e poste o resultado.

Aproveite bem o Natal !

Obs.: Verifique se durante as "travadinhas", acende o led vermelho de leitura do HD. Caso afirmativo, é sintoma de falta de memória ram.

Oi Severino, tudo bem!!???

É justamente isto o que eu estava dizendo. A minha Mobo tem 2 slots de memória que suportam ddr2 de até 533mhz e hoje tem dois pentes de 512MB (comecei com 512 e depois coloquei outro igual) para eu colocar uns 2GB de memória teria que me livrar dos pentes atuais e colocar dois de 1gb.

Acredito que quando se está com uma certa tecnologia ultrapassada, que é o caso do AGP, compensa mais fazer um upgrade geral, financeiramente falando é claro.

Atenciosamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa Tarde pessoal!

Uma pergunta um pouco "estranha" mas que eu estou em duvida.

Eu tinha comprado uma HD3850 da Sapphire e tive problemas com ela e mandei pra loja para testes e comprovaram o problema e vão trocar ela.

A questao é: A minha HD3850 era a azul

sapphire-3850-front.jpg

E agora eles não tem a mesmo em estoque e querem me mandar uma vermelha.

sapphire-radeon-hd-3850-p_259005vb.png

Qual a diferença?

Agradeço atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera só pra deixar de registro aq no fórum: troquei a minha placa mãe e o meu processador, tinha uma placa mãe da Intel D865PERL e um Pentium 4 3.0ghz HT soquet 478, troquei por uma outra placa mãe Intel D865GSA e um Pentium D 2.66 dual core soquet 775.

Bom só qro deixar o relato q parte do gargalo q o P4 estava gerando acabou!

O Pentium D dual core mesmo com FSB a 533 mhz, ta funcionando muito, pra rodar assassin's creed sem a travadeira q o P4 tava arrumando... Futuramente vou colocar um dual core mais rápido ou arriscar um dos primeiros core 2 duo com o FSB a 800mhz.

O desempenho aumentou bastante, então aos que tem uma máquina parecida: é um bom negocio pegar uma HD3850 e colocar nela, no P4 478 nem foi tão vantajoso a médio prazo como esta apresentando nesta nova configuração!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera só pra deixar de registro aq no fórum: troquei a minha placa mãe e o meu processador, tinha uma placa mãe da Intel D865PERL e um Pentium 4 3.0ghz HT soquet 478, troquei por uma outra placa mãe Intel D865GSA e um Pentium D 2.66 dual core soquet 775.

Bom só qro deixar o relato q parte do gargalo q o P4 estava gerando acabou!

O Pentium D dual core mesmo com FSB a 533 mhz, ta funcionando muito, pra rodar assassin's creed sem a travadeira q o P4 tava arrumando... Futuramente vou colocar um dual core mais rápido ou arriscar um dos primeiros core 2 duo com o FSB a 800mhz.

O desempenho aumentou bastante, então aos que tem uma máquina parecida: é um bom negocio pegar uma HD3850 e colocar nela, no P4 478 nem foi tão vantajoso a médio prazo como esta apresentando nesta nova configuração!

Abraços!

Isto se chama gargalo de CPU: Quando se tem uma placa de desempenho baixo-médio, e coloca o game no máximo e ele funciona até bem é porque a placa não está aproveitando todo a qualidade gráfica que o jogo oferece, sendo assim quando se adquire uma VGA de desempenho melhor, note que muitas opções de configurações de vídeo e efeitos luminosos aparecem no game, o que a antiga não fazia, mesmo configurada no máximo ela não utiliza todo o conteúdo de qualidade gráfica que o jogo oferece. A história muda quando se está com uma placa boa, surgem mais efeitos no jogo e exige um pouco mais do processador, que se for fraco ou meio antigo não vai conseguir acompanhar o desempenho da VGA. Foi isso que aconteceu com você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera só pra deixar de registro aq no fórum: troquei a minha placa mãe e o meu processador, tinha uma placa mãe da Intel D865PERL e um Pentium 4 3.0ghz HT soquet 478, troquei por uma outra placa mãe Intel D865GSA e um Pentium D 2.66 dual core soquet 775.

Bom só qro deixar o relato q parte do gargalo q o P4 estava gerando acabou!

O Pentium D dual core mesmo com FSB a 533 mhz, ta funcionando muito, pra rodar assassin's creed sem a travadeira q o P4 tava arrumando... Futuramente vou colocar um dual core mais rápido ou arriscar um dos primeiros core 2 duo com o FSB a 800mhz.

O desempenho aumentou bastante, então aos que tem uma máquina parecida: é um bom negocio pegar uma HD3850 e colocar nela, no P4 478 nem foi tão vantajoso a médio prazo como esta apresentando nesta nova configuração!

Abraços!

Aqui tambem, estava com um celeron d331 2.66ghz e tinha um baita gargalo. Botei um core 2 duo e4400 e sumiu o gargalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tinha conciencia deste fato, mas agora eu vou atras de um core 2 duo pra minha máquina...

Eu comecei a ter noção deste gargalo quando instalei esta placa em minha máquina, sem contar q ela esquenta mais, mesmo tendo uma ótima circulação de ar.

xgabrielxal, qual é a sua placa mãe? pois se for igual a minha vou poder comprar um e4400 ou e4700 sem problemas...

A minha é uma P865GSA.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tinha conciencia deste fato, mas agora eu vou atras de um core 2 duo pra minha máquina...

Eu comecei a ter noção deste gargalo quando instalei esta placa em minha máquina, sem contar q ela esquenta mais, mesmo tendo uma ótima circulação de ar.

xgabrielxal, qual é a sua placa mãe? pois se for igual a minha vou poder comprar um e4400 ou e4700 sem problemas...

A minha é uma P865GSA.

Abraços

A minha placa mãe é uma D945GCNL

No seu Catalyst Control Center tem a opção de mudar a velocidade do cooler?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tinha conciencia deste fato, mas agora eu vou atras de um core 2 duo pra minha máquina...

Eu comecei a ter noção deste gargalo quando instalei esta placa em minha máquina, sem contar q ela esquenta mais, mesmo tendo uma ótima circulação de ar.

xgabrielxal, qual é a sua placa mãe? pois se for igual a minha vou poder comprar um e4400 ou e4700 sem problemas...

A minha é uma P865GSA.

Abraços

Se tu usa essa mobo, provavelmente não vai poder fazer esse up.

ao que sei esse conjunto de NB+Sb só aceitam Pentium D até o 925 ou o 945, com tdp de 105w.

Estranho, pois essa mobo tem tudo pra aceitar C2D.

Na net, a bios mais atual, 1022, dela, só suporta esses processadores máximos que eu disse.

No seu caso ae, mais valeria uma migração total de sistema; Digo, venda seu kit atual de processador, mobo e memórias, e compre um atual, com pelo menos um E5200+ 2 gb ddr2+ mobo G31.

A diferença vai ser maior ainda.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu maio problema não é só a placa mãe, o processador e as memórias, mas sim a placa de vídeo ser AGP, quero manter esta máquina ate o final deste ano, ate La vou segurando as pontas como ela esta e no máximo trocando o processador mesmo... porque desta eu só parto prum core i7, talvez biprocessado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!