Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review de FANs 120mm para coolers e gabinetes


Posts recomendados

Meus CM chegaram ontem, mas o vizinho fez o favor de receber e só me entregá-los hoje :huh:

:rolleyes:

Valeu pelo Review, PistolaoBR. :)

MAP10®, onde você comprou estes ai?

Procurei em minha cidade uberaba e não achei nao.

PistolaoBR boa dica. Vai mais uma, estes coolers tem 3 pinos, liga-lo na conexão 4 pinos nao tem problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desde que você ligue nos pinos corretos, nenhum problema! Normalmente o plug do cooler e o conector das fans tem um encaixe que só deixa encaixar de um jeito, então não tem erro.

Relação dos fios do plug de 4 pinos:

-> Vermelho - Alimentação +12V

-> Preto - Terra GND

-> Amarelo - Informação sobre a rotação

-> Azul - Controle sobre a rotação

O essencial para ligar uma fan são os plugs vermelho e preto, e ela vai rodar 100% nesse modo. Se ela tiver o fio azul, ou 4º pino, você pode controlar via software a rotação dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei dois dessas ventoinhas e tenho um comentário a fazer. Quem compra-los pensando nos LEDs azuis que acompanham o produto é melhor procurar outro, pois aqui dois dos 4 LEDs de uma das ventoinhas não funcionam mais.

Cara, aconteceu só com você... aqui to com 4 desses no radiador do meu water cooler e tão todos os leds funcionando perfeitamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, aconteceu só com você... aqui to com 4 desses no radiador do meu water cooler e tão todos os leds funcionando perfeitamente...

não é bem assim amigo.

Comigo tb aconteceu.

Na evrdade, ele apagou por algum tempo, um belo dia percebi que os led voltaram a funcionar.

Acredito eu que, por os leds acenderem a partir a rotação do prorpio cooler. Ou as vezes o cooler manda energia muito forte e queima os leds, ou as vezes manda energia baixa demais e não acende os leds, ou questão de mau contato.

Possuo 8 fans desses, dos quais 5 estão instalados (1 traseiro, 1 na frente, 2 laterais, 1 superior) dos outros 3, 1 sera adicionado na lateral assim que eu comprar o acrilico e os outros dois pra CPU E VGA assim que eu comprar os coolers novos.

Enfim em alguns os leds apagaram, em alguns voltaram em outros não (esses eu tirei e troquei pelos outros)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aff os leds deles funcionam a partir da rotação, se voce ligou na placa mãe e não na fonte, ela vai controlar a rotação e em rotação baixa ele quase não acendem, aqui em casa eu tenho 6 deles no pc da minha irmã e 2 deles no meu pc, montei para um camarada aqui no es um pc com 4 deles, e até hoje nenhum deles queimou os leds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aff os leds deles funcionam a partir da rotação, se voce ligou na placa mãe e não na fonte, ela vai controlar a rotação e em rotação baixa ele quase não acendem, aqui em casa eu tenho 6 deles no pc da minha irmã e 2 deles no meu pc, montei para um camarada aqui no es um pc com 4 deles, e até hoje nenhum deles queimou os leds.

Mas isso faz pouco tempo acredito eu, mas será que os leds duram 1 ano ou até 2 anos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Instalei dois destes fans no meu K100 (um na frente e outra atrás) e agora me veio uma dúvida: fans com leds atraem insetos para o interior do gabinete?

Os leds destes Coolermaster R4-L2R-20CK-GP brilham o suficiente para atrair insetos, por exemplo? Também tenho um cooler de vga Thermaltake Duorb que também possue leds.

Então meu gabinete (K100) está com um total de 4 leds (azul), sendo dois dos fans de 12cm e dois dos fans de 8cm do "Duorb". Meu gabinete tem duto lateral e saída de ar na vga. A iluminação dos leds é bem discreta, apesar de serem 4 leds iluminando o interior do gabinete.

Ah sim, e se eu estiver falando "bobagem" aqui, desculpe. Mas estou "mesmo" com esta dúvida. Obrigado.

Ô¿~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá. Instalei dois destes fans no meu K100 (um na frente e outra atrás) e agora me veio uma dúvida: fans com leds atraem insetos para o interior do gabinete?

Os leds destes Coolermaster R4-L2R-20CK-GP brilham o suficiente para atrair insetos, por exemplo? Também tenho um cooler de vga Thermaltake Duorb que também possue leds.

Então meu gabinete (K100) está com um total de 4 leds (azul), sendo dois dos fans de 12cm e dois dos fans de 8cm do "Duorb". Meu gabinete tem duto lateral e saída de ar na vga. A iluminação dos leds é bem discreta, apesar de serem 4 leds iluminando o interior do gabinete.

Ah sim, e se eu estiver falando "bobagem" aqui, desculpe. Mas estou "mesmo" com esta dúvida. Obrigado.

Ô¿~

Besteira você não disse, mas é algo que eu nunca tinha pensado !

Bem, como os coolers geralmente possuem uma proteção é bem difícil que algum inseto de tamanho relevante entre no seu gabinete.

Na pior das hipóteses um filtro de poeira resolve sua situação. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Não, nenhum inseto entrou no meu gabinete. Mas como ele esta todo "azul", fiquei com esta dúvida pois insetos são atraídos pela luz. Só não sei se esta luz azul e fraca dos leds dos fans do meu gabinete atrairiam um ou mais insetos. O verão está chegando... e ai já viu. :wub:

Não tem como "desligar" estes leds? Não dou a mínima para esta iluminação azul e só comprei estes Coolermaster pelo cfm deles. O Thermaltake Duorb pela eficiência, também.

Se houver como "desligar" os leds, poderiam explicar para um "leigo" como fazê-lo? Obrigado.

Ô¿~

Ps.: Formigas seriam atraídas pelos leds que tenho? Porque formiga é um problema aqui em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá...

Não tem como "desligar" estes leds? Não dou a mínima para esta iluminação azul e só comprei estes Coolermaster pelo cfm deles...

Se houver como "desligar" os leds, poderiam explicar para um "leigo" como fazê-lo? Obrigado.

Ô¿~

Tem como desligá-los sim. Uma maneira fácil seria cortar os fios que vão para os leds. Se você olhar bem, por baixo dos quatro braços que sustentam o cooler verá que em cada um passa um par de fios, (um azul e outro preto), basta que você corte todos de mesma cor, seja os pretos ou azuis que vão para os leds claro.

Desta maneira seus coolers não mais chamaram a atenção de insetos.

Para quem tiver interesse, como eu pretendo fazer, para que se acenda as luzes do cooler no momento que você quiser, basta juntar os fios que foram cortados, (ex:. os quatro fios azuis que vão para os leds e os quatro fios que vão para a placa do cooler), colocar uma chave liga/desliga e pronto! O cooler ficará com os leds acesos só quando você quiser.

Ps.: Formigas seriam atraídas pelos leds que tenho? Porque formiga é um problema aqui em casa.

Convivo com elas desde sempre, mas nunca entraram no meu equipamento. É mais fácil que elas sejam atraídas por restos de comida, do quê pelas luzes.

Falou, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
essa questão de formigas no gabinete.

é pura supertição.

primeiro que formiga não tem olhos para ver a luz.

Pode ate ser que insetos voadores de noite fiquem rodeando as suas lampadas, mas o gabinete, não vi nenhum casoa té hj.

Não tem olhos mas tem ocelos, que possuem mesma função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já dizia meu professor de ótica na graduação, que as formigas se orientavam (e faziam aquelas "estradas" de mão dupla) pela polarização dos raios UV refletidos pela atmosfera vindos do sol... onde ele leu isso, vai saber. :D

E eu não acho que a luz dos LED's atraia aqueles insetos voadores que parecem formigas que em épocas de umidade alta costumam inundar as casas...

Tirar uma dúvida aqui com vocês:

Naquele duto lateral q fica no gabinete, eu coloco uma ventoinha de 80mm pra puxar o ar ou pra jogar ar?

Abraços!! Ahh... desculpa ae XITA por ter escrito aquela msg q você apagou e desculpa Pistolão por ter mandado o mp... ^_^

É melhor você alargar esse buraco e instalar uma ventoinha de 120mm, jogando ar pra dentro.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!