Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review de FANs 120mm para coolers e gabinetes


Posts recomendados

Nossa me arrependi ter trocado meus coolers da ADDA por esses da cooler master tive um aumento da temperatura em 8 graus saltando de 50º para 58º graus, comprei na intençao de ter menos barulho, mas acabou dando no mesmo pois o 6 cooler juntos deram no mesmo...

As especificações do cooler da ADDA

Marca: ADDA

Modelo: AD1212MF-A73GL

Tamanho: 120x120x25mm

Material: Plástico

Cor: Preto

Conector: 3 vias (preto, vermelho e branco)

Sistema: FDB Bearing

Velocidade: 2050 RPM

Nível de Ruído: 38 dB(A)

Fluxo de ar: 80,5 CFM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo tem uma super diferença entre 38db e 19db apesar de no número não parecer pois db crescem em media expotencial, 38db é quase o triplo de 19db, se seus coolermaster estão fazendo barulho eu tenho absoluta certeza que são por 2 motivos, os que estão em modo exaustão voce não retirou o metal furadinho do gabinete, o que corta a exaustão pela metade e dobra o barulho do fan... e ainda, voce não colocou nada que diminuisse a vibração do cooler contra o gabinete, voce tem que por uma tira de borracha de 1mm~2mm de grossura, pode ser borracha escolar mesmo cortada com faca ou estilete, dessas sem areia, lisas, entre o fan e o gabinete nos 4 cantos onde passa o parafusso, tipo arruelas de borracha, faça tiras quadradas com um buraco no meio por onde passa os prafusos... aqui em casa no pc da minha irmã todos os 6 rodão em 100% ligados na fonte e voce simplesmente não ouve eles...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho 4 desses no meu radiador do WC

E coloquei hj + 4 no gabinete... Dois deles ficaram muito barulhentos(os da tampa lateral). Provavelmente é pela vibração. Vou fazer o esquema da borracha amanha provavelmente. Mas tá dando até dor d cabeça o barulho dos fans...

Só uma pergunta: É normal o parafuso ser muito duro? Instalei os 4 coolers e minha mão tá até doendo....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera comprei 3 desses fans, e queria uma ajuda pra instalar...

Pretendo colocar 2 laterais jogando ar frio no cooler do cpu e nos dissipadores da placa mãe que fica perto da vga, ou seja com 3 eu ventilo o cooler do cpu, a vga e os dissipadores da mobo... pretendo colocar um fan na parte superior do gabinete também, tirando o ar quente, parte superior é no topo mesmo, não é nas baias frontais...

Enfim, o que acham, vai ficar bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera comprei 3 desses fans, e queria uma ajuda pra instalar...

Pretendo colocar 2 laterais jogando ar frio no cooler do cpu e nos dissipadores da placa mãe que fica perto da vga, ou seja com 3 eu ventilo o cooler do cpu, a vga e os dissipadores da mobo... pretendo colocar um fan na parte superior do gabinete também, tirando o ar quente, parte superior é no topo mesmo, não é nas baias frontais...

Enfim, o que acham, vai ficar bom?

Ficaria melhor você usar uma fan na parte frontal (ali nas baias do HD) jogando ar frio de fora para dentro, 1 na lateral que pretende colocar, e outro na parte superior como disse.

Você teria 2 fan's com ar de entrada e 1 de saída, e com o auxílio da fonte de alimentação exaustanto.

Se der fica legal assim, mas nem sei se seu gabinete possui suporte à fan frontal de 12cm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Powww..to com uma duvida...minha torra é a Thermaltake Soprano RS ela tem na lateral espaço para 2 coolers 120mm mais em ipotese nenhuma eu cortaria o acrilico(acho q nem tem como tb) ...o q vocês me indicariam ?

Sera q no acrilico faz mt barulho...ja q o q mantem o contato do acrilico com a chapa sao pinos de borracha !

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Powww..to com uma duvida...minha torra é a Thermaltake Soprano RS ela tem na lateral espaço para 2 coolers 120mm mais em ipotese nenhuma eu cortaria o acrilico(acho q nem tem como tb) ...o q vocês me indicariam ?

Sera q no acrilico faz mt barulho...ja q o q mantem o contato do acrilico com a chapa sao pinos de borracha !

Grato!

ttsrs22.jpg

Eu creio que deva fazer um barulho a mais sim. O ideal é que você corte, mas cortar um acrílico de um gabinete desse (bonito) é f***. Só em lojas especializadas em CaseMod.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficaria melhor você usar uma fan na parte frontal (ali nas baias do HD) jogando ar frio de fora para dentro, 1 na lateral que pretende colocar, e outro na parte superior como disse.

Você teria 2 fan's com ar de entrada e 1 de saída, e com o auxílio da fonte de alimentação exaustanto.

Se der fica legal assim, mas nem sei se seu gabinete possui suporte à fan frontal de 12cm.

Pois é, meu gabinete não rola colocar fan na parte de baixo do gabinete, não tem entrada pra isso, o jeito vai ser 2 laterais mesmo, vai ficar 2 laterais jogando o ar frio pra dentro e um na parte superior tirando o ar quente, mais o da fonte tirando o ar também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PistolãoBR, estou usando 3 desses fans no modo de exaustão de ar 2 no topo e 1 na traseira dele, meu gabinete é o CM690 da Cooler Master, os outros 3 estão gerando ar para dentro do gabinete.

Um está em baixo, o outro na lateral de acrílico, e outro na parte da frente do gabinete atrás das baias dos HDs,

A respeito do q você disse de vibração do cooler no metal do gabinete, prendi eles com os parafusos, e eles por mais q faça força estão bem fixados não se movem d forma alguma tento movê-los com a mão para ver se estão frouxos mas nem saem do lugar, ou essa vibração q você está falando é outra?

Essa ruela de borracha q você falou poderia ser feita com borracha da câmera de ar de bicicleta? Seria mais fácil de corta-las usando esse material.

Concordo com você a respeito de cortar a exaustão de ar pela metade e aumentar significativamente o barulho quando se coloca eles no metal apenas com aqueles furos.

E também a respeito de cortar o gabinete na parte do metal furado, você está falando de fazer um furo ali do diâmetro da fan?

Como poderia cortar, que tido de serra teria q usar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

todas suas perguntas já estou respondidas no 1º post desse tópico... voce pode usar qualquer borracha, e a vibração é no centro do cooler logo ele precisa de um amortecedor, se voce fixa bem fixo ele ainda vai vibrar no meio, tem que ter a borracha para amortecer, para que a vibração seja TRANSFERIDA para o borracha e anulada... voce pode cortar no serralhero, pode ser com tico tico na sillhueta do metal furadinho, ligando os pontos dos furos mais externos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Tenho o gabinete abaixo e penso em botar fans de 120mm vermelho, acho que fica melhor com o preto q e a cor do gabinete.

gabinete_coolermaster_elite331_g.jpg

Uso nele o Master Gemin II igual na figura abaixo e queria colocar os fans vermelhos.

g_00033436_002.jpg

Existe o coolermaster R4-L2R-20CK-GP 120mm 90CFM 19dB na cor vemelha, gostaria de por este pois esta sendo bem falado neste topico?

Tambem vou pro acrilico na lateral. So to em duvida se boto o transparente ou o com tom azul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oooh...boa ideia cara, vou fazer isso só vai ficar meio estranho com essas grades aeww no cooler, mais vou ver se tem outra coisa q eu possa por pra nao deixar o cooler froxo...

Uma boa ideia seria passar os lacres pelos furos do parafuso do cooler !

Amigo eu coloquei o GRILL para evitar o contato de qualquer coisa com o fan, pois depois tive que instalar o AIR-FLOW das minha corsairs.

Não é necessário passar pelos furos. Da maneira que esta preso com os lacres bem apertados, fica sim muito firme, sem vibração alguma, utilizei também tiras fitas de fita de dupla fase para diminuir ainda mais as chances de vibração.

A foto de celular ta uma M***A mas da pra você ver como ficou.

56921.jpg

Nossa me arrependi ter trocado meus coolers da ADDA por esses da cooler master tive um aumento da temperatura em 8 graus saltando de 50º para 58º graus, comprei na intençao de ter menos barulho, mas acabou dando no mesmo pois o 6 cooler juntos deram no mesmo...

As especificações do cooler da ADDA

Marca: ADDA

Modelo: AD1212MF-A73GL

Tamanho: 120x120x25mm

Material: Plástico

Cor: Preto

Conector: 3 vias (preto, vermelho e branco)

Sistema: FDB Bearing

Velocidade: 2050 RPM

Nível de Ruído: 38 dB(A)

Fluxo de ar: 80,5 CFM

Amigo você tem que ter a mesma quantidade de ar entrando e saindo. Faça as contas. Se estiver com mais de 20CFM a direfernça vai aquecer mesmo.. Sem duvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo você tem que ter a mesma quantidade de ar entrando e saindo. Faça as contas. Se estiver com mais de 20CFM a direfernça vai aquecer mesmo.. Sem duvida.

Deixa eu perguntar:

Se eu tenho 2 FANs de 120mm e 90CFM, um mandando ar para dentro pela frente, e outro tirando o ar quente por trás do gabinete, seria o mesmo fluxo de ar entrando e saindo, correto?

Mas no meio desses dois, ainda tem o FAN da fonte (também de 120mm, só não sei o fluxo qual é) ajudando a retirar o ar, e influenciando diretamente na quantidade de ar, como ficaria essa conta dessa maneira?

Fora os coolers do processador e da VGA, eles influenciam no volume de ar dentro do gabinete, ou apenas usam o ar frio que entrou para refrigerar os dissipadores ?

É que na segunda-feira eu resolvi mudar um dos FANs novos, trazendo ele para a frente do gabinete, e coloquei o original que veio no gabinete (preto sem leds, mas também com 120mm e 90CFM), lá atrás onde estava o de led.

Ficaram 2 FANs Cooler Master com leds na frente (1 nas baias de CD, amarrado com abraçadeiras, e o outro na frente das baia dos HDs) e 1 FAN Cooler Master sem leds, na traseira do gabinete.

A temperatura não aumentou nada, e ainda abaixou de 2º a 3º tanto na VGA como na CPU, enquanto eu jogava...porém, a noite estava bem menos quente de quando fiz o outro teste, de algumas páginas atrás, usando apenas 2 FANs ao invés de 3...

Meu medo é que aconteça isso que você falou (de entrar mais ar do que sair) e o negócio "pegue fogo" lá dentro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você colocou o da baia fan dos dvd jogando para dentro, olha voce so deve fazer isso se você tiver cooler torre, se for desses padrões que jogam o ar para todos os cantos do pc, o d baia fan tem que ficar em exaustor e vou deve por um na lateral em cima do processador com duto em modo ventilação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!