Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Air cannon o.c.


PistolaoBR

Posts recomendados

De boa, placa mãe como a sua que possui dissipadores nos mosfets em volta do processador não deve usar de cooler torre, muito menos deve fazer um air cannon, voce deve por um cooler que ventile os dissipadores em volta como o maxorb ou big typhoon vx, e por no gabinete 2 fans: um fan de 120mm com 70cfm pelo menos na lateral ventilando em cima do cooler do processor com duto; e outro fan fan na chapa superior, como exuastor, logo depois da fonte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De boa, placa mãe como a sua que possui dissipadores nos mosfets em volta do processador não deve usar de cooler torre, muito menos deve fazer um air cannon, voce deve por um cooler que ventile os dissipadores em volta como o maxorb ou big typhoon vx, e por no gabinete 2 fans: um fan de 120mm com 70cfm pelo menos na lateral ventilando em cima do cooler do processor com duto; e outro fan fan na chapa superior, como exuastor, logo depois da fonte...

eu sei, mas nenhum desses ai vão me dar um OC de 4.0 no meu Q9550... e o V8 vai, é necessario o cooler tower...

ps: meu gabinte é cm 690 então a fonte é em baixo e tenho 2 exaustores em cima e 1 atras

ah sim, eu fiz um teste, desliguei os 2 fans da minha chapa lateral (são 2 R4 de supostos 90 CFM mas que são 69) e a temperatura da mobo continuou a mesma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem que ligar o fan da lateral com o fan do cooler do processador com duto lateral assim o ar que sai do cooler não vai re-passar por ele de novo...

E se voce coloca cooler tower os mosfets vão super aquecer o que vai precisar de mais tensão para estabilizar seu o.c o que é = mais temperatura no processador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. o ar somente vai atingir essa temperatura se o fan do processador for como o original de baixo CFM e estiver sugando o ar interno e quente, se voce por um cooler com fan de maior pressão de ar e que somente use o ar externo ele não vai nem chegar aos 30ºC.

2. se os dissipadores dos mosfets não tiverem atrito com ar, ou seja, ventilação, eles chegam fácil a mais de 80ºC e ai voce começa a desperdiçar energia para manter o processador funfando.

3. se os dissipadores dos mosfets tiverem atrito com ar mesmo de 60ºC e manterem eles pelo menos nessa temperatura voce estará seguro... somente o dissipador do chipset que não pode passar de 40ºC...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do teto não vai pegar nesses dissipadores king, tem que ser exaustão mesmo...

Olha, o meu chipset fica entre 80 e 90 graus sempre, já fiz o teste do dedômetro.

Como eu faço pra resfriá-lo?

Alakazam crie um tópico na parte de refrigeração, e coloque como é o cooler do seu processdor e como estão os fans no seu gabinete. Não tem como ninguem te ajudar sem saber como é o seu pc :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha as duas primeiras baias ficam na altura da fonte de alimentacao dos gabinetes 4 baias padroes, logo so vai sobrar as duas ultimas baias e baia fan de 120mm so tem usando 3 baias, 2 baias so com fan de 80mm, e ai nao existe muita pressao de ar para fayer o canhao de ar... desculpe a demora para responder mas nao estou no Brasil ate fevereiro e so de vez em quando da para acessar a intenet aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz meu COCA Fan, hesauhesauhesa

Reciclagem usei uma garrafa pet para fazer, só que só usei 1 fan e ainda não tenho o baia fan

ai me pergunto, posso usar na frente um fan de 69 CFM (esse R4 azul na verdade só tem 69 CFM ao invés dos 90) e atrás um de 104 CFM?

me falaram que ia forçar um dos 2 fans, provavelmente o de 69 CFM, é verdade isso?

Resultados:

Sem Coca Fan:

semcocafan.jpg

Com Coca Fan:

comcocafan.jpg

2ºC a menos no maximo e minimo e 4ºC a menos no médio

Fotos do "projeto":

Só falta mesmo é colocar mais um na ponta, e tomar muito cuidado pois dentro do gabinete ele esta quase nas memórias, vou acabar fazendo um sanduiche nelas, entre o fan do cooler do processador e o coca fan

20112009317.jpg

20112009316.jpg

20112009312.jpg

20112009304.jpg

20112009303.jpg

20112009302.jpg

20112009301.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • mês depois...

20112009304.jpg

20112009303.jpg

20112009302.jpg

20112009301.jpg

Santa gambiarra!!!! isso ae funcionou? bom.. pelo menos ficou engraçado!

Aproveitando o tópico....

Comprei PC novo. mas não sobrou dinheiro p comprar gabinete legal... peguei um desses simples mesmo....

o gabinete nao tem ventilação frontal..... veio sem nada.... coloquei por enquanto um fan genérico na traseira dele.... de 80mm... por isso estou aqui.. nesse forum, pesquisando soluções....

o gabinete:

imgma.jpg

ele tem, na lateral, um buraco quadrado furadin 80x80mm.. um mais embaixo 140x90mm

as temperaturas estão boas... mas esses dias está fazendo um friozinho....

a questão é... se eu furar o gabinete bem embaixo dos HDs, digo na chapa horizontal, no chão mesmo do gabinete.... suspender uns 2 cm o gabinete da mesa e colocar 1 fan ali vale a pena?

ae ficaria assim:

1 fan de 120mm no chão do gabinete joggando ar pra dentro...

1 fan de 120mm na traseira jogando o ar quente fora....

1 fan de 120mm no teto do gabinete jogando ar fora (talvez eu faça)....bem atras do drive de DVD....

1 baia fan de 80mm jogando o ar pra fora? ou pra dentro...

vai uma screen pra vocês verem....

semttuloqoh.jpg

valeu gente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
a questão é... se eu furar o gabinete bem embaixo dos HDs, digo na chapa horizontal, no chão mesmo do gabinete.... suspender uns 2 cm o gabinete da mesa e colocar 1 fan ali vale a pena?

Se for colocar um fan na base do gabinete não esqueça de colocar um filtro de poeira!!

ae ficaria assim:

1 fan de 120mm no chão do gabinete joggando ar pra dentro...

1 fan de 120mm na traseira jogando o ar quente fora....

1 fan de 120mm no teto do gabinete jogando ar fora (talvez eu faça)....bem atras do drive de DVD....

1 baia fan de 80mm jogando o ar pra fora? ou pra dentro...

Coloque o baiafan como ventilador!! jogando o ar pra dentro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for colocar um fan na base do gabinete não esqueça de colocar um filtro de poeira!!

Mas esse filtro pode impedir.. ou dificultar a passagem do ar nao? pensei em colocar na base por ser um lugar fácil de furar e não vai ficar visível.

Coloque o baiafan como ventilador!! jogando o ar pra dentro...

beleza. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas esse filtro pode impedir.. ou dificultar a passagem do ar nao?beleza. valeu

Sim, dificulta pra caramba!! O prejuízo na ventilação não compensa o investimento!!

Poeira é inevitável!! Ela vai entrar de qualquer jeito, com ou sem filtro! A diferença é que, com o filtro, ela entra em menor quantidade!

De qualquer forma você terá que abrir o gabinete para fazer uma limpeza periódica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas esse filtro pode impedir.. ou dificultar a passagem do ar nao?

Pode por pouca coisa. Sempre coloque o filtro antes do fan, pode parecer uma coisa tola, mas muita gente coloca depois do fan ai tapando praticamente 100% do ar que sai do fan. Tente montar uma espécie de corrente de ar no gabinete, como um caminho onde o ar percorrerá, ai fica mais difícil a poeira 'grudar' em algum lugar no gabinete exceto nos dissipadores onde o espaço é menor! Não é 100 % funcional, mas ajuda, muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e que tal um air cannon diretamente em cima do cooler do processador?

Eu cheguei a fazer aqui diferente. Meu PC atual, que não é da assinatura, tem um duto que dá em cima do CPU. Ai eu coloquei um fan de 80 mm não no começo do duto, mas sim lá na boca, quase relando no cooler do CPU. Ele abaixa bastante a temperatura, mas também junta uma poeira... Não sei se da pra colocar 2 fans, não sei se tem espaço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!