Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola novamente a todos.

Gostaria de agradecer a todos que postaram mensagens, pois lendo todas consegui consertar minhas esteiras.

Gostaria de agradecer tambem ao Agricio que me ajudou diretamente no conserto.

A placa troquei um componente e ela está funcionando.

O motor, não consegui na minha cidade alguem para fazer a retífica e comprei um novo pelo ML.

Só, contrariando a sugestão do Agricio, troquei o resistor maior, que era de 10 watts, por um de 50 watts, que agora não chega nem perto de ficar quente. Acho que assim ele irá durar muuuuito mais que o original, que após um ano de uso se desmanchou.

Segue a foto:

r360.jpg

A quem está lendo agora, leia com calma, peça ajuda e, possivelmente conseguirá um resultado feliz.

Estou novamente com minhas duas esteiras funcionando.

Postado
Só, contrariando a sugestão do Agricio, troquei o resistor maior, que era de 10 watts, por um de 50 watts, que agora não chega nem perto de ficar quente. Acho que assim ele irá durar muuuuito mais que o original, que após um ano de uso se desmanchou.

Absurdamente errado! Esse resistor trabalha no ponto máximo de consumo e ele tem que queimar no caso de a corrente que circula pelo mesmo passar de seu limite. Faz parte da segurança do circuito. O fato de esquentar não quer dizer que algo esteja errado.

Agricio

Postado
Troque as escovas do motor ou faça um teste com outro motor.

Agricio

Tentarei pegar um motor emprestado para fazer o teste... assim que tiver uma resposta informo aqui no forum!!!

Postado

ola amigos do forum

a placa da minha esteira não esta armando o rele

por onde começar os testes

o fusivel esta ok

grato

ola amigos do forum

a placa da minha esteira não esta armando o rele

por onde começar os testes

o fusivel esta ok

grato

modelo da placa athletic conv rev.2.0

lado impresso athletic way 18011480 rev.2

• 4 semanas depois...
Postado
Olá pessoal, sou novo aqui no fórum.

Tenho algumas esteiras reebok tr3 aqui no meu condomínio, e em duas delas está ocorrendo o seguinte: quando coloca-se carga na esteira, a velocidade do motor cai bastante.

Tenho um motor no qual recentemente foi feita manutenção, considero que o mesmo está ok. Mesmo com esse motor, o problema ocorre.

Hoje pela manhã medi a saída DC da placa de potência (parecida com a da foto postada pelo colega), e a tensão não cai quando é colocada a carga. Achei isso bem estranho.

Alguém poderia me dar algumas dicas de como resolver, e se alguém tiver e puder me passar o esquemático da esteira, agradeço!

Um abraço, Antônio.

Tem que da uma olhada nas mantas das esteiras,para cer se nao esta muito pesada.

Olá pessoal! Meu primeiro post...

Estou com um problema na minha esteira i-run Reebok (RE-11306). O motor liga normalmente, mas após alguns minutos ele para de funcionar. No painel de comando continua tudo normal. depois de algum tempo o motor volta a funcionar e para novamente (com correia ou sem a correia).

A placa do motor é alimentada em 110Vac, sua entrada recebe 0 a 5Vcc do painel de comando e envia para o motor 0 a 100Vcc. O motor de 1,5HP, de corrente contínua, está OK.

Mesmo com os cabos do motor desligados (vermelho/preto) o defeito acontece: a tensão de saída da placa vai a zero, mesmo havendo sinal na entrada (0 a 5 Vcc) e alimentação 110Vac.

Anexei uma foto da cartela do motor.

Cabos azul e branco: 110Vac

Cabos vermelho e preto: alimentação motor

Conector 5 vias: alimentação do painel de comando e sinal entrada 0 a 5VCC (velocidade da esteira)

Transformador: in 110Vac / out 10Vac e 17Vac

Na parte inferior da imagem tem dois componentes (?) apoiados no dissipador de alumínio.

Olhei na autorizada Reebok e esta "plaquinha" está custando 1,1K!

Abs.

O Problema esta na caixa cromada,o mesmo deve esta em curto.

após alguns minuto de uso ela esquenta e desarma.

sera necessario a substituicao da caixa,mas como não tem pra vender e necessario a substituicao da Placa de velocidade nova.

Postado

beleza pessoal sou novo no forum, estou com um problema numa esteira caloi cl3105, velhinha ja mas estava funcionando bem, mas ela ficou uns meses parada e quando fui ligar nada,

li as paginas anteriores e acabei fazendo uns testes(nao manjo de letronica sou so mais um curioso) então toh precisando de uma ajudinha :

1)a luz fica o tempo todo acesa, desconectei o motor e testei numa bateria de carro e ele girou livre;

2)tinha uma trinca que passava pela trilha, a trinca tinha aparencia de ja estar ali a muito tempo, como a esteira nao sofreu nenhuma pancada nao acredito que seja a causa mas mesmo assim refiz a solda;

3)fiz o teste com a lampada nos terminais onde vai o motor, ligando na tomada a lampada nao acende, porém mantendo na energia quando retiro a lampada do bucal a placa faz um tipo de zunido como se tivesse carregando(o som aparentemente vem do que eu acho que é um capacitor, do grande) e ao colocar a lampada novamente ai ela acende,

4)fiz o mesmo teste da lampada so que com o motor, com a esteira energizada, conectei o motor ele ameaça girar mas nao gira, o led vermelho ameaça apagar mas acende novamente,

5)quando coloco na tomada sem o motor conectado o led fica piscando,

a esteira é 110, motor 90v, se alguem pudesse dar umas dicas pra solucionar o problema, não tenho como fazer as medições, como disse nao manjo de eletronica mas me arrisco numas aventuras, a minha impressão é que esse capacitor grande nao carrega o suficiente seria isso mesmo? se nao, qual outro componente poderia ser? estou tentando evitar trocar a placa

desde ja agradeço quem puder me ajudar

• mês depois...
Postado

olá pessoal pra variar sou novo no forum... tenho uma esteira athletic 3000 que parou de funcionar durante o uso, desmontei o "caminho" até a placa, e o cabo funciona, tem energia, mas da placa para o motor não funciona, o motor está bom, foi trocada a placa e funcionou, minha pergunta é se tem como arrumar a outra placa que fiquei e disseram que estava estragada... obrigado e aguardo...

Postado
Realmente, esse modêlo é estranho, apesar de parecer semelhante a vários outros. Confira as tensões postadas na figura abaixo e retorne.

Esteira1_zpsfb35bf26.jpg

Agricio

[email protected]

Bom dia Agricio, desculpe a demora para retornar, é mudei de casa e estava sem espaço para mexer com nada, até organizar as coisas demora, bom voltei a olhar para a esteira, não consegui conferir as tensões como você me orientou(por falta de conhecimento) porém resolvi trocar o capacitor e o mosfet, o capacitor original era 680uF 250v, não encontrei aqui para substituir nas lojas me disseram que quase não se encontra, portanto coloquei um de 470uF 250v, ok funcionou, mas agora a esteira liga e vai para uma certa velocidade e não reduz, os controles do painel estavam funcionando normalmente antes da esteira parar,

ainda não li os topicos novamente pra ver se alguem já passou por esse problema, qualquer dica é bem vinda e muito obrigado pela atenção já que demorei tanto para retornar, valeu

Postado
não consegui conferir as tensões como você me orientou(por falta de conhecimento)

Precisa medir, peça p/ algum técnico fazer isso p/ você.

porém resolvi trocar o capacitor e o mosfet

Defeito era só o Mosfet, coloca o capacitor original de volta, veja como fica.

agora a esteira liga e vai para uma certa velocidade e não reduz

Vai p/ uma certa velocidade direto ou suavemente com a tecla Up apertada?

os controles do painel estavam funcionando normalmente antes da esteira parar,

Você jumpou alguma trilha do impresso na troca do Mosfet. Verifica isso.

Agricio

• Curtir 2
Postado

Ao ligar o motor vai acelerando até 2.6 ou 2.7 sem usar o painel para isso,

o sensor esta funcionando pois ele monitora esse aumento da velocidade, o painel também pois se desligar a chave geral o motor desliga, se ligar novamente a chave o motor liga e a velocidade sobe de novo, acredito que o problema esteja no controle da velocidade pela placa, por que o painel parece funcionar bem e os cabos não foram nem retirados da posição, só desconectei para fuçar na placa mesmo, quanto ao capacitor vou "destrocar" e ver no que dá( se não ficar bom você acha que manter o de 470uF vai dar algum conflito?),

PS.:na placa tem um trimpot(acho que é isso) pelo google vi que em portões eletronicos é ele que regula o motor, será que não tem nada a ver?

valeu

Postado
só desconectei para fuçar na placa mesmo

Fuçar na placa......., esse o pior de todos os problemas. Não sabe medir uma tensão!!!

PS.:na placa tem um trimpot(acho que é isso) pelo google vi que em portões eletronicos é ele que regula o motor, será que não tem nada a ver?

valeu

Não, nada a ver, deixa o trimpot aí.

Desliga o cabo que vem do painel do borne da placa, jumpeia os dois terminais extremos da direita ou da esquerda desse borne p/ fazer a placa ligar sem usar o painel. Observa o que acontece com a velocidade do motor e responda aqui.

Agricio

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...