Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para melhorar a refrigeração no seu PC - Atualizado!


Posts recomendados

pessoal é o seguinte

tenho um pc com core 2 due de 1.86 que cada núcleo fica a 65~73 estou achando muito quente e ja tenho 11 ventiladores(fans) queria uma ajuda para reconfigurar os fans

-2 fans de 40 mm em cada hd (2hds)30 graus

-um fan original na cpu

-fan original placa de video(gforce 8600gt 60graus

-dois fans(um preso no outro jogando ar no fan do prcessador

-um fan logo abaixo da placa de video retirando o ar

-um nas baias de baixo de cdrom jogando ar para dentro

-e o fan da fonte de 120mm (seveteam 450 watss)

algum me ajude pois não queria gastar muito dinheiro

ahh e tenho um overclock de 30%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal é o seguinte

tenho um pc com core 2 due de 1.86 que cada núcleo fica a 65~73 estou achando muito quente

Com certeza que é bem quente!

Acho que você esta precisando mesmo de trocar de dissipador de cpu e botar outro bem mais eficiente.

Enquanto aos outros ventiladores, acho que o seu computador deve fazer um p... barulho, não é?

Acho que deveria trocar varios deles por ventiladores maiores, rodando a menos velocidade mas gerando mais ar que os pequenos, e fazendo menos barulho.

Se for possivel faz o que eu fiz, que é usar ventiladores de 120mm na frente, atrás e de lado.

O da frente sopra nos HDs, e o de tras puxa o ar para fora. O do lado sopra na placa de vídeo, que não tem nenhum e nos disipadores passivos da placa mãe.

Claro que tem o fan 120mm da fonte, que sopra de dentro do gabinete para dentro da fonte e para fora, com pouco barulho.

Mas eu não estou usando OC, coisa que no seu obriga a usar um dissipador na cpu que renda mais. Um iCEAGE ou Hyper 212 acho que resolveriam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou pensando em comprar este aquihttp://www.e-armazem.com.br/loja/product_info.php?cPath=98_186&products_id=2925

você acha q é bom:;;

Não conheço e não tenho lido nada dele. Mas é caro.

Procura o Hyper 212 que está custando bem menos do que isso e é muito recomendado.

Estava na faixa de R$150 com frete e tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo q eu entendi, o cooler do processador deve fica em uns 5000rpm quando você liga o PC, e assim q inicia o windows, a placa-mãe ou algum programa seta a velocidade dele pra 2700rpm, reduzindo o ruido, me diz se o barulho começa a diminuir quando o windows e carregado ou quando ele esta iniciado já?

nao entendi... você colocou um cooler de HD ou fez conforme eu expliquei na 1 foto do post?

o problema não é o cooler do processador ele está sempre a 800rpm ^_^

o problema é o fan do gabinete que na hora que liga o pc está a poucos rpm (na hora que liga o windows esta a 1100 rpm) ai com um minuto ligado chega a 2700 rpm e acaba o barulho. então é normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

No final do ano vou comprar um computador com a seguinte configuração

Intel Core 2 Quad Q9550

Intel DX48BT2 DDR3

Sapphire HD 4870 1GB

OCZ DDR3 12800 2X2GB 1333Mhz

Thermaltake W0117RU 750W PFC ativo

Seagate 7200.11 500GB

Acredito que o conjunto venha a esquentar bastante por si só. O pior de tudo é que meu quarto é bem quente (sua orientação privilegiada permite que o sol atinja a parede - que de parede tem pouco, é um janelão de fora a fora - o dia INTEIRO), o sol da tarde destrói! E isso não é tudo (opa, parece propaganda de TV! :D ): tem MUITA poeira no meu quarto.

O apartamento tem uns belos 30 anos mas parece que já vem acumulando poeira há 50. Outro dia eu levei o computador no técnico e ele limpou tudo. Na semana seguinte ele veio aqui e abriu-o novamente e já tinha tanta poeira que não dava para ver o fundo do gabinete e a placa de vídeo nem parecia que era vermelho vivo :D

Então apesar de vários fans parecer ser uma boa solução para a refrigeração estou preocupado que eles acabem jogando uma quantidade imensa de poeira dentro do meu gabinete, emperrando os fans internos (já aconteceu antes com o do processador) dentre outros efeitos danosos.

Existe alguma outra solução?

Já agradeço com antecedência pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bom vamos por partes aq kkkkkk, espero ajudar a todos....

pessoal é o seguinte

tenho um pc com core 2 due de 1.86 que cada núcleo fica a 65~73 estou achando muito quente e ja tenho 11 ventiladores(fans) queria uma ajuda para reconfigurar os fans

-2 fans de 40 mm em cada hd (2hds)30 graus

-um fan original na cpu

-fan original placa de video(gforce 8600gt 60graus

-dois fans(um preso no outro jogando ar no fan do prcessador

-um fan logo abaixo da placa de video retirando o ar

-um nas baias de baixo de cdrom jogando ar para dentro

-e o fan da fonte de 120mm (seveteam 450 watss)

algum me ajude pois não queria gastar muito dinheiro

ahh e tenho um overclock de 30%

bom amigo, no seu caso da para se ter noção da influencia do cooler do processdor, estes coolers BOX da intel nao foram feitos para overclock, recomendo que voce abaixe o overclock para no maximo 10% ate trocar de cooler, senao pode danificar ele e perder a garantia. Outra coisa, nao ha necessidade de tantos FANs assim, veja o meu PC da assinatura, uso apenas 3 FANs, frontal+processador+fonte, apenas os 3 dao conta do recado, voce pode tentar o seguinte:

Remova TODOS os FANs, deixe apenas 1 frontal de 120mm na parte inferior a frente do HD, q como menssionei antes, tera a funçao de resfriar o chassi do HD. coloque 1 FAN de 80 ou 120mm como exaustor logo abaixo a fonte, como a sua fonte tem 1 cooler apenas para ela, nao auxilia na exaustao, o q sobrar você guarda pra usar em outro PC kkkkkkkk, poste ae os resultados depois.

Que software uso para saber o pico de temperatura dos meus componentes em FULL? Utilizo o Everest para verificar em IDLE... mas tem algum outro que guarde tipo um log para eu ver depois da minha aplicação?

uso o Everest Ultimate Edition, voce pode deixar ele fazendo o teste o tempo q quiser e salvar o log depois.

o problema não é o cooler do processador ele está sempre a 800rpm ^_^

o problema é o fan do gabinete que na hora que liga o pc está a poucos rpm (na hora que liga o windows esta a 1100 rpm) ai com um minuto ligado chega a 2700 rpm e acaba o barulho. então é normal?

a sim agora entendi, e normal isso, funciona como nos PC's da IBM, ao ligar ele acelera o cooler ao maximo afim de remover a poeira que ficou presa la, e como dar um assopro.

Olá a todos.

No final do ano vou comprar um computador com a seguinte configuração

Intel Core 2 Quad Q9550

Intel DX48BT2 DDR3

Sapphire HD 4870 1GB

OCZ DDR3 12800 2X2GB 1333Mhz

Thermaltake W0117RU 750W PFC ativo

Seagate 7200.11 500GB

Acredito que o conjunto venha a esquentar bastante por si só. O pior de tudo é que meu quarto é bem quente (sua orientação privilegiada permite que o sol atinja a parede - que de parede tem pouco, é um janelão de fora a fora - o dia INTEIRO), o sol da tarde destrói! E isso não é tudo (opa, parece propaganda de TV! :D ): tem MUITA poeira no meu quarto.

O apartamento tem uns belos 30 anos mas parece que já vem acumulando poeira há 50. Outro dia eu levei o computador no técnico e ele limpou tudo. Na semana seguinte ele veio aqui e abriu-o novamente e já tinha tanta poeira que não dava para ver o fundo do gabinete e a placa de vídeo nem parecia que era vermelho vivo :D

Então apesar de vários fans parecer ser uma boa solução para a refrigeração estou preocupado que eles acabem jogando uma quantidade imensa de poeira dentro do meu gabinete, emperrando os fans internos (já aconteceu antes com o do processador) dentre outros efeitos danosos.

Existe alguma outra solução?

Já agradeço com antecedência pela atenção.

bom o seu caso e especial kkkk

uma forma simples e barata e voce comprar uma tela de proteçao, em lojas de tecido voce encontra, e um tipo de tela bem fina e toda furada que permite apenas o ar passar, a poeira fica presa, voce pode fazer uma capa para o seu PC com esse material, fica estranho mas eficiente, ou então voce coloca uma tela dessa em cada cooler, da trabalho tanto para colocar como tirar a poeira depois mas o resultado sera o mesmo, lembrando que caso voce faça a capa, faça um buraco para a fonte e para o exaustor.

voce pode tambem colocar alguma coisa para impedir q o sol bata diretamente sobre a CPU, ate uma tabua de madeira serve, qualquer coisa e so usar a criatividade kkkkkk, eu usaria isopor, pois e barato e isola perfeitamente o sol da CPU.

no mais sigas a orientaçoes q eu citei no 1 post, assim seu PC nao vai esquentar tanto mesmo com sol direto nele.

ahhh e pelo menos tente dar uma limpeza no quarto então kkkkkkkkkk ia ajudar tb kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que me expressei mal. Apesar de bater sol constantemente no meu quarto o meu PC fica na parede oposta, ou seja: nele não bate sol. Pelo menos isso! :D

Eu até pensei nessa questão de telas de proteção, mas parece óbvio para mim que elas não impedem completamente a entrada de poeira, reduzem a capacidade dos fans (sendo colocadas sobre eles) e provavelmente aumentam o ruído. Será que isso é uma boa escolha mesmo?

Entrando num tópico sobre o qual nada sei agora: refrigeração líquida requer fans? Eu sei que tem os que já são "acoplados" ao radiador, mas eles não jogam/retiram ar de dentro do PC. Então dentro do gabinete poderia ficar tudo "fechado", com os únicos fans sendo o do radiador e o da fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Acho que me expressei mal. Apesar de bater sol constantemente no meu quarto o meu PC fica na parede oposta, ou seja: nele não bate sol. Pelo menos isso! :D

Eu até pensei nessa questão de telas de proteção, mas parece óbvio para mim que elas não impedem completamente a entrada de poeira, reduzem a capacidade dos fans (sendo colocadas sobre eles) e provavelmente aumentam o ruído. Será que isso é uma boa escolha mesmo?

Entrando num tópico sobre o qual nada sei agora: refrigeração líquida requer fans? Eu sei que tem os que já são "acoplados" ao radiador, mas eles não jogam/retiram ar de dentro do PC. Então dentro do gabinete poderia ficar tudo "fechado", com os únicos fans sendo o do radiador e o da fonte?

bom então eu sugiro q use a 2 dica, confeccione uma "capa" pro seu gabinete com esse tecido, nao vai fazer ruido algum e sera mais fácil de limpar, isso reduz muito a poeira amigo, tenho uma telinha de aço na frente do meu PC q direto ta xeia de poeira, limpo com pincel, reduz sim a performance do cooler mas pouca coisa, cerca de 10~20% dependendo da situaçao.

belo topico, nao sabia desse detalhe das fitas isolantes nos fios da fonte, isso realmente faz uma diferença e outra, vou tirar meu gabinete mesmo de perto do chao heheheh

abraço!

vivendo e aprendendo kkkkkkkkkk, o negocio aq e nao gastar dinheiro e refrigerar o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Será que você pode me mostrar (foto) ou descrever melhor que tecido ou que tipo de telinha eu deveria usar? Não queria usar uma muito pouco espaçada, que acabe mal deixando entrar o ar, nem uma muito espaçada, que não segura poeira nenhuma :D

nao da pra tira foto porque ta na frente do fan frontal, e pra tirar ele tem q desmontar a frente do gabinete pra poder desparafusar, ai da mo trabaio kkkkkkkkkkkk

mas e simples ele, e um tecido fino tipo aqueles de berço de criança sabe? aqueles pra protege de pernilongo e otros bixinhos voadores kkk, e ele nao tampa quase nada da ventilaçao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, muito obrigado.

Quanto custa aqui no Brasil para montar um sistema de refrigeração líquida, lembrando que não é pra overclock extremo. Incluindo tudo, bomba, radiador, tubos, CPU/GPU block, etc, etc.

Tenho lido no Xtreme Systems Forum sobre WC, mas o negócio lá é muito avançado! E não sei o que consigo encontrar no Brasil :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

custa na faixa de 1000 reais tudo man, estou jogando por baixo mas o preço varia nessa faixa. depende mesmo de cada peça que você vai usar e que pode comprar. Por esse preço prefiro fazer um upgrade no PC, talvez um Q9750 +2gb de ram e uma HD4870 kkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...

Eu estava vendo no Xtreme Systems como eles fazem. Lá fora é absurdamente mais barato. Eu acho que é devido à popularização de WC nos EUA, porque a diferença é injustificável.

Infelizmente já estou trazendo coisas demais dessa vez e não será possível trazer o WC.

Se eu comprar por aqui peça por peça ao invés de um kit será que sai mais barato? Porque essa era minha intenção.

O que me surpreendeu olhando os sites aqui do Brasil foi o preço dos blocks! 700 reais por um block de CPU! o_O Achei que esse seria o componente mais barato do sistema. :(

Vou ter que ficar com fans e a tela que você mencionou mesmo. Mas além de instalá-los no gabinete terei que mexer nos que vêm de fábrica nas placas? Parece que alguns são ineficazes...

Obrigado por toda a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quis dizer 700 o block do CPU (a caixinha que envolve ele no ciclo). :D

Não entendi porque era tão caro...

Quem sabe, talvez mais para o futuro eu invista nisso. Por ora acho que vou usar os 4 fans e aquela telinha mesmo.

Só para a curiosidade, aparentemente por menos de 200 dólares dá pra fazer um WC decente nos EUA (só CPU) :(

Por isso que eu falei que a diferença só pode ser explicada pela impopularidade de WC no Brasil. Como ninguém compra as lojas têm que comprar em menores quantidades e cobrar alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
HD não tem dissipador, mas nada impede de colocar um, colei um dissipador de processador em cima do HD, na parte de cima, diminuiu 15 graus......

nao tem e nao precisa ter kkkkkkkkkkkkkkkk

so de você colocar um FAN jogando ar em cima do chassi dele a temperatura ja cai 15 graus, como no exemplo que citei na figura numero 1 do 1 post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao faça isso, qual a temperatura do seu PC em IDLE e FULL? dependendo voce pode ate tirar os FAN's da tampa e traseiro e deixar apenas o frontal q o resultado sera o mesmo, e o PC vai fazer menos barulho...

PS.: furar so serve para Fontes, caso elas tenha apenas 1 traseiro, ai sim compensa furar a fonte para o ar correr mais.

eu tenho um controlaor de fan que tem tambem sesores de temperatura.

meu processador em stand by fica em 38° e quando eu jogo fica com 45° 46°.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Já que entrou no assunto da temperatura do Hd esses coolers que vende especialmente pra hd o COOLER HD AKASA AK-HD-BL AZUL ajuda alguma coisa e consome muita energia ?

sinceramente? nao serve pra nada, somente "se" seu HD for de 10.000rpm e você usa-lo em um servidor ou algo do genero, do contrario apenas 1 FAN de 120mm frontal jogando o ar pra passar por cima dele conforme na figura numero 1 do post, da um otimo resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em cima ou embaixo do Hd,me falaram que o que importa é a parte onde fica a placa e o eixo,que é em baixo do HD?

olha la o primeiro post amigao, a foto mostra como eu disse, mas tanto faz em cima ou embaixo, vai esfriar o chassi do mesmo jeito, desde q colocando da maneira certa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!