Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como se mede a amperagem de uma fonte?


wcrf

Posts recomendados

Então wcrf, qual será a configuração de placa de vídeo que será usada?

Pelo que foi falado no tópico: Quad SLI GTX295 -Primeiras impressões, é possível usar a fonte Corsair HX-1000 com o Quad SLI.

A minha preferência na escolha da plataforma de vídeo fica no SLI de GTX285 e posteriormente um upgrade para o Tri SLI GTX285.

Logo em um primeiro momento, a fonte Corsair HX-1000, atende bem o SLI de GTX285 com o overclock previsto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela parte que me toca, no discorrer desse tópico, e essa afirmativa faço a você, colega wcrf, mas vale também para o colega COPHARD, os dois que se destacaram no meu entendimento na colocação de baboseiras provando entender tanto de fontes quanto o Papa entende da fabricação de guarda-chuvas.

O completo não conhecimento e desrespeito por todas as variáveis necessárias a uma análise minimamente criteriosa foi praticado por ambos, que ora citavam testes e benches sem ter minimamente os lido ou quem sabe interpretado.

Não se faz análise desse modo. Desde o meio do tópico conclamava a ambos a ler, analisar, ponderar e o que faziam vocês?? Insistiam numa teoria burra, completamente contraditória a tudo o que estava escrito, e com uma insistência de quem quer provar o improvável..

O colega COPHARD, talvez numa visível menção ao que eu havia falado de que ainda não existia um medidor integrador das potências CC consumidas tal qual mostrado no site por vocês aportado (pequeno, de bolso) me veio com a alusão, a indagação prepotente de que "gostaria de saber se todos envolvidos na discussão sabiam da existência do SunMoon SM-268" Ora, tive que dar nos dedos dele... Nem mais meteu o carão... pois também, erroneamente, saiu na defesa de sua tese confundindo TDP com demanda.. Trocou os pés pelas mãos...

Por isso, colega wcrf, confesso não me importar nem um pouco com seu elogio desbregado, típico de fanboy, ao nosso colega Gabriel Torres, pois até acho que em parte ele tem muitos méritos e você pode elogiar a quem você quiser, isso é problema seu.

Agora você falar que "agora o tópico iria ter uma opinião de quem entende" rebaixa não só a participação no debate de diversos colegas que se esforçaram na colaboração, como a minha participação, que considero ter dado um baile em vocês dois, citados, derrubando a vossa teoria boba, descabida e sem consistência, como em resposta ao colega COPHARD, que em determinada etapa da discussão lamentou a não presença de um Engenheiro Elétrico na discussão. Pois tinha, pelo menos um, quem sabe até mais, esse um formado em 1979 e com largo tempo dedicado a eletrônica de potência.

Mas da minha parte está tudo bem, algum dia vocês aprendem, não vai faltar tempo. Eu estou aprendendo até hoje, não parei de aprender.

Abraço...e um lembrete, aos dois atrapalhados entendidos, estudem e não deixem se trair pelos detalhes...

Meu Deus, que tempestade!!! Quanto rancor num só coração!!!

Calma, faller, a intenção do meu comentário foi exatamente essa, dar uma de "fanboy" pro GT, que deve ter acabado de sair da CES2009, viu o que há de mais moderno na informática e eletrônica, chegar aqui no site que ele comanda e ter que vir responder dúvidas de quem não entende nada do assunto eletricidade (falando exclusivamente por mim).

Isso mesmo, acho que o Papa entende mais de fabricar guarda-chuvas do que eu entendo de fontes, afinal, minha área de formação é a Odontologia, e lá esse conhecimento em energia elétrica é totalmente dispensável.

Eu queria que você me mostrasse onde eu coloquei "baboseiras" e me auto afirmando entendido de alguma coisa??!! Onde eu afirmei que TPD era consumo??

Pelo que eu me lembre, em todo tópico me guardei a fazer perguntas. Se pareceram idiotas pra você que é da área, me desculpe, é a mesma coisa que eu, como Perito Criminal (além de Odontólogo), te perguntar qual é a constante da Fórmula de Ranvier pra cálculo de velocidade e você não saber me responder. Até meu filho de 8 anos sabe qual é, mas é por convivência...e eu não te crucificaria por isso como você está fazendo agora, em razão de um comentário que apenas quis dar as boas vindas ao Gabriel.

Se você se sentiu rebaixado, mais uma vez te peço desculpas. Saiba que seus comentários foram os mais técnicos de todo o tópico. Talvez justamente pelo fato de serem técnicos demais e de difícil compreensão é que não tiveram o devido valor.

Graças a todos que deram sua contribuição que eu, mesmo a contra-gosto, vou manter essa fonte no meu sistema, dando ela conta do recado ou não. Claro que vai dar sim, aproveito pra responder à última pergunta do CopHard sobre a escolha das vgas...será um SLI de GTX285, com margem para uma terceira no futuro. Aquela "grana" que te falei que estava esperando agora até o fim da semana sofreu um desfalque de uns 40%, o que impossibilitará a troca da fonte. Vai essa aqui mesmo. Vou precisar de dois adaptadores de 8-pin pra 6-pin PCI-E, já que o tri-SLI de 285 são 6 PCI-E de 6-pi, e a fonte tem 2x 6-pin, 2x (6+2) e 2x 8 pin. Dos males, o menor...

Por último, faller, farei uma menção a uma frase de Arnold Schwarzenegger em seu célebre papel de "Conan, o Bárbaro", momentos antes de sua batalha final contra a trupe do vilão Tulsa Doom, e numa oração para o deus Crom pedindo sucesso em sua vingança. Eu já te pedi desculpas, "satisfassa-se com isso (...), mas se não me atender, então (...)"

Sem ressentimentos??!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos então de SLI de GTX285!!! sem esquecer que daqui um tempo a terceira será a "Coroa" do sistema. Ótima escolha. A fonte vai dar conta tranquilo.

Vou te mostra um site bem legal que você pode encontra mais adaptadores caso seja necessário:

8-Pin PCI Express 2.0 to 6-Pin PCI Express Adapter Cable - 12" - Sleeved

PCIe8-PCIe6_01.jpg

Como daqui um tempo essa fonte pode parar dentro do meu TJ-07, aproveitei para procurar mais informações sobre este modelo:

Bjorn3d.com -Corsair HX1000W Power Supply, Satisfying Your Daily Tech Cravings Since 1996

bit-tech.net | Review - Corsair HX1000W PSU

PC Perspective - Corsair HX1000W Modular Power Supply Review

Computer Power User Article - Corsair HX1000W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos então de SLI de GTX285!!! sem esquecer que daqui um tempo a terceira será a "Coroa" do sistema. Ótima escolha. A fonte vai dar conta tranquilo.

Vou te mostra um site bem legal que você pode encontra mais adaptadores caso seja necessário:

8-Pin PCI Express 2.0 to 6-Pin PCI Express Adapter Cable - 12" - Sleeved

Sim, já substituí a fonte Thermaltake 1200W Nvidia certified for tri-SLi por dois desse adaptador aí.

Voltando à fonte e deixando os espíritos exautados de lado...

Eu tomando banho e pensando no sistema...hehehe, desci correndo só pra postar essa dúvida.

O manual é bem claro no ponto onde não se pode misturar os cabos nativos e os modulares nas placas vgas.

No teste do CdH sobre a fonte, fala o seguinte:

"Os dois barramentos estão distribuídos da seguinte forma:

  • +12V1: Cabo de alimentação principal da placa-mãe, conector EPS12V/ATX12V que parte de dentro da fonte e os conectores EPS12V e de alimentação auxiliar para placa de vídeo do sistema de cabeamento modular.
  • +12V2: Conectores de alimentação para periféricos e SATA do sistema de cabeamento modular e os cabos de alimentação auxiliares para placas de vídeo que partem de dentro da fonte de alimentação"

Então, se vou ligar a primeira vga nos conectores nativos (linha +12V2), e segunda na linha +12V1, e a terceira, como fica? Não vai dar sobrecarga em uma das linhas?

No Guru3D, aparece esse quadro sobre o consumo das GTX285:

GTX285 SLI FULL WATT = 556

GTX285 SLI (x3) FULL WATT = 701

No painel traseiro da fonte está assim:

DSC02808-1.jpg

Como eu devo ligar as 3 vgas, posso misturas os cabos modulaeres das linhas 12V1 e 12V2??

Não vai ficar uma das fontes internas de 500W carregando duas vgas e a outra carregando só uma??

Gabriel Torres falou o seguinte: "Se você balancear corretamente a carga você não vai ter problema algum."...

Só faltou explicar como fazer isso corretamente, na prática...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

....... "Se você balancear corretamente a carga você não vai ter problema algum."...

Só faltou explicar como fazer isso corretamente, na prática...

coloquei é, com três VGAs a coisa complica... já q duas sozinhas, em full, já ultrapassam o limite de uma das fontes internas de 500W...

Eu tentaria ligar duas vgas SOZINHAS em uma das linhas e na outra todo o resto, quer dizer, mais uma vga e a placa mãe, hds, drives...

Segundo o teste dessa fonte aqui no CdH, ela suporta mais de 1000W, então, cada fonte de 500W lá dentro suporta mais do q isso... deve suportar esse 556W q resultam de duas juntas... e a outra linha você alimenta tranquilo todo o resto...

Assim você alimenta todo e não desrespeita a regra explicita no manual, sobre misturar os cabos de uma e outra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas esse consumo mostrado é do sistema todo, medido na tomada.

Parece que o consumo máximo dessa vga são 183W cada uma. Duas dá 366W.

Caso eu ligue duas na +12V2, tá sobrando 134W pra molex e sata, pra alimentar coolers (9 de 9cm e um de 25cm), 4HDs e a bomba do WC. Acho que dá né??

Mais uma vez, desculpem a ignorância energética...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas esse consumo mostrado é do sistema todo, medido na tomada.

Parece que o consumo máximo dessa vga são 183W cada uma. Duas dá 366W.

Caso eu ligue duas na +12V2, tá sobrando 134W pra molex e sata, pra alimentar coolers (9 de 9cm e um de 25cm), 4HDs e a bomba do WC. Acho que dá né??

Mais uma vez, desculpem a ignorância energética...

Ah bom... então, achei estranho os 500 e pouco só pras duas vgas... mas como não sabia das potencias, nem falei nda...

Então tá tranquilo cara... manda bala...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa será uma das configurações mais potentes do Brasil, se não for a melhor!!!

Pode-se até pensar em trocar a fonte por uma de Rail único de 90A, quando passar para o TRI SLI, o que você pensa sobre isso Wagner???

Eu acho que essa história de vários rails estão com os dias contados.

Saiu aqui hoje uma notícia das novas fontes ToughPower da TT, e elas voltam a ter rail único.

É um caso a se pensar, mas meu coração bate mais forte com uma TT de 1200W. Mesmo com vários rails, ela é certificada pel NVidia pro tri-SLI de GTX285.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que essa história de vários rails estão com os dias contados.

Saiu aqui hoje uma notícia das novas fontes ToughPower da TT, e elas voltam a ter rail único.

É um caso a se pensar, mas meu coração bate mais forte com uma TT de 1200W. Mesmo com vários rails, ela é certificada pel NVidia pro tri-SLI de GTX285.

Com qualquer uma das duas opções você vai estar realmente garantido e tranqüilo quanto a capacidade da fonte. Se o consumo da tensão de +12V continuar crescendo cada vez mais modelos serão lançados com essa característica de Rail Único.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Caros amigos, recomendo que mesmo depois de todos os cálculos e medições, que você tenham algum meio de monitorar o consumo do Case como um todo, pode usar esse aparelho: P3 Kill A Watt Electricity Load Meter and Monitor.

82-715-001-05.jpg

Ou o painel da Zalman: ZM-MFC2, para computadores com consumo até 800W.

11-999-174-03.jpg

Muitas vezes chegamos perto do limite de consumo da fonte sem sequer ter noção disso... isso também já aconteceu comigo em outra ocasião, com relação à temperatura do processador, que já estava no limite, mas como eu não monitorava durante carga total, imaginava que tudo estava bem.

COPHARD, tenho uma fonte Seventeam de 850w, será que posso usar o Zalman ZM-MFC2 pois ele só lê até 800w, existe algum risco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

COPHARD, tenho uma fonte Seventeam de 850w, será que posso usar o Zalman ZM-MFC2 pois ele só lê até 800w, existe algum risco?

Desde que você não ultrapasse os 800W, pois o ZM-MFC2 não é apenas um painel, existe um módulo externo por onde todo o consumo do PC passa. Você viu esse módulo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde que você não ultrapasse os 800W, pois o ZM-MFC2 não é apenas um painel, existe um módulo externo por onde todo o consumo do PC passa. Você viu esse módulo?

Sim, vi o módulo externo. Sobre o meu PC acho que deve estar abaixo dos 800w, sua configuração é um Core2Duo E8500, 4GB, 2HDs 7200, 1 gravador de DVD e uma Geforce GTX 295. Será que dá pra chutar uns 550W máximo para esse micro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, vi o módulo externo. Sobre o meu PC acho que deve estar abaixo dos 800w, sua configuração é um Core2Duo E8500, 4GB, 2HDs 7200, 1 gravador de DVD e uma GeForce GTX 295. Será que dá pra chutar uns 550W máximo para esse micro?

Tem como você calcular neste link: Power Supply Calculator, existem diversos outros sites que fazem essa estimativa de cálculo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde que você não ultrapasse os 800W, pois o ZM-MFC2 não é apenas um painel, existe um módulo externo por onde todo o consumo do PC passa. Você viu esse módulo?

Não sabia dessa, Cop....no meu caso, se eu colocar um tri-SLI de GTX285, e um over no i7 pra mais de 4ghz pra rodar o vantage por exemplo, e o consumo na HX1000 passar de 800w, o painel vai queimar??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia dessa, Cop....no meu caso, se eu colocar um tri-SLI de GTX285, e um over no i7 pra mais de 4ghz pra rodar o vantage por exemplo, e o consumo na HX1000 passar de 800w, o painel vai queimar??

Na realidade o painel não vai queimar, mas sim o módulo externo que faz o ByPass de toda energia consumida pela fonte de alimentação.

11_overbr.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cuidado, às vezes a gente esquece da eficiência das fontes. Se seu PC demandar digamos 700 Watts e você colocar ai, via esse módulo, não esqueça da eficiência da fonte, da ordem de 80%, que fará com que a fonte demande da tomada, via módulo, 700/0,80 = 875 Watts..

Não acho que o módulo vai se queimar desse modo, ele deve aguentar algum overhead, mas dará uma sobreleitura que de nada servirá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado, às vezes a gente esquece da eficiência das fontes. Se seu PC demandar digamos 700 Watts e você colocar ai, via esse módulo, não esqueça da eficiência da fonte, da ordem de 80%, que fará com que a fonte demande da tomada, via módulo, 700/0,80 = 875 Watts..

Não acho que o módulo vai se queimar desse modo, ele deve aguentar algum overhead, mas dará uma sobreleitura que de nada servirá...

Bem vindo de volta, faller, que bom que não ficaram ressentimentos (ou foram esquecidos) em relação ao mal entendido anterior.

Então, deixa eu ver se entendi: quem faz a leitura da energia puxada da tomada pelo PC é esse módulo? Eu ligo o cabo de energia nele, e ele na tomada, é isso? E como ele se conecta ao painel?

Se for assim, então, eu nem tinha me atentado pra essa questão que o faller falou, que o painel sempre vai marcar um consumo mais alto, desconsiderando a eficiência da fonte. Cnfirmando, realmente, não seria muito útil, pois até onde eu sei a eficiência varia de acordo com o consumo, nessa minha fonte acho que fica entre 80 e 86%. Se toda vez que o sistema demandar maior consumo, e eu precisar ficar fazendo conta da medição do painel por causa da eficiência, eu prefiro nem usar...

Antes de ler a mensagem do CopHard, citando a existência do módulo, eu estava me questionando como esse painel faria a leitura da demanda do PC. Além da conexão com o módulo, ele tem mais alguma outra ligada por exemplo na +12V da fonte??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bem vindo de volta, faller, que bom que não ficaram ressentimentos (ou foram esquecidos) em relação ao mal entendido anterior.

Então, deixa eu ver se entendi: quem faz a leitura da energia puxada da tomada pelo PC é esse módulo? Eu ligo o cabo de energia nele, e ele na tomada, é isso? E como ele se conecta ao painel?

Se for assim, então, eu nem tinha me atentado pra essa questão que o faller falou, que o painel sempre vai marcar um consumo mais alto, desconsiderando a eficiência da fonte. Cnfirmando, realmente, não seria muito útil, pois até onde eu sei a eficiência varia de acordo com o consumo, nessa minha fonte acho que fica entre 80 e 86%. Se toda vez que o sistema demandar maior consumo, e eu precisar ficar fazendo conta da medição do painel por causa da eficiência, eu prefiro nem usar...

Antes de ler a mensagem do CopHard, citando a existência do módulo, eu estava me questionando como esse painel faria a leitura da demanda do PC. Além da conexão com o módulo, ele tem mais alguma outra ligada por exemplo na +12V da fonte??

Ressentimento, embora uma palavra grande até, tem um significado menor, e absolutamente dispensável em uma discussão séria e sincera e aberta.. Passado..

Quanto ao módulo, sim ele é um elemento série no qual se faz uma amostra da corrente/tensão circulante, em AC, e desse modo sempre pegará a demanda da fonte ao seu provedor, seja ele uma tomada, um filtro, um estabilizador ou um no-break. Facilmente se poderia eletronicamente compensar esse desvio, essa diferença, para que se lesse direto a real demanda do PC, porém essa correção seria representativa de uma e somente uma eficiência, tirando desse modo parte da precisão da leitura.

Sim é a demanda da fonte, mas não do PC, que somente poderá ser calculada a partir do conhecimento da eficiência da fonte. Pode-se estabelecer como eficiência média e dai tirar as conclusões sem se preocupar com a variação da mesma ao longo das potência exigidas.

Provavelmente esse SW de leitura da amostragem desse módulo, lá no display, tem leitura True RMS, caso não tenha, as leituras das fontes que não tenham PFC ativo serão furadas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou aqui mais uma vez pra registrar minha indignação em relação à fonte Corsair HX1000W.

Não sei pra quê fabricam uma fonte de 1000W, onde os cabos modulares que vem nela não servem todos ao mesmo tempo.

Gastei uma grana atualizando minha plataforma pra 1366, e tenho (ou tinha) a intenção de mais 2 upgrades, o 1° é o step-up da minha placa mãe pela versão Classified, e o segundo upgrade é a 3ª GTX 285. Adivinhem se a fonte tem cabos pra todo mundo??? NÃO!!!

A placa mãe EVGA X58 Classified precisa de 2 conectores EPS12v de 8 pinos pra alimentar a cpu. A fonte HX1000 tem um conetor desse nativo e outro modular, tudo bem. Só que se eu usar o modular, não terá conector sobrando pra alimentar a terceira vga (na verdade, vai ter um conector, e a vga precisa de 2 pci-e 6-pin).

Ou seja, gastei uma grana no sistema, e desde o começo, onde eu sempre quis comprar uma Thermaltake Toughpower 1200W, essa sim, uma fonte de respeito, fui economizar algumas centenas de reais e me dei mal. Deveria ter seguido a filosofia popular, que diz (em linguagem culta): "o que é um flato pra quem está defecado nas calças??"...era só gastar mais uns trezentinho e estava com o problema da fonte permanentemente resolvido.

Agora já era, estou eu com essa porcaria de 1000W aqui querendo barrar meu upgrade. Sem falar que a eficiência dela com consumo alto é uma bela bósnia também, minha conta de energia aumentou absurdamente com o Folding at Home, coisa que não acontecia na época do meu PC antigo, que foldava com duas 9800GTX Black Edition em over, e um QX9650 (onde o console GPU ainda usufruía de metade da CPU).

Em resumo, eu que não comprei duas GTX 295 anteprevendo que a fonte não resistiria, e já começei a tomar birra dela desde essa época, deveria ter seguido minha intuição e comprado outra coisa melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...)

Em resumo, eu que não comprei duas GTX 295 anteprevendo que a fonte não resistiria, e já começei a tomar birra dela desde essa época, deveria ter seguido minha intuição e comprado outra coisa melhor.

O problema não é tanto da fonte, a questão que seu computador é um M-O-N-S-T-R-O de processamento, tanto na CPU quanto nas VGA's!!!

Eu ainda fico com a indicação que fiz anteriormente, veja esse review:

Silverstone Decathlon 1200W

oscar_news_silverstone_decapsu.jpg

Essa sua fonte aqui no meu sistema seria PERFEITA, mas para o seu computador, realmente não vai de satisfazer...

Quanto ao fato da fonte ser 100% modular, não tem problemas, tendo qualidade isso se converte em ponto positivo. Sem esquecer da questão do Rail Único de +12V que neste caso são mais de 1000W só nessa linha!!!

Essa Themaltake de 1200W tem as linhas separadas???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!