Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Phenom II 940 Black Edition 3Ghz - Review


Child of Sin

Posts recomendados

Olá! Depois lido esta matéria fiquei interessado, vou aposentar o meu 6000+ que é muito bom, para pegar Amd Phenom Ii X4 940. Só queria saber se esta Placa Mãe Asus M3a32-mvp Deluxe/wifi-ap Amd 790fx (ati) suporta, M3N HT Deluxe (Nvidia) já que suportou este processador. Fico no aguardo de respostas, muito obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testes:

Memórias DDR2 800 e DDR2 1066

Configuração Utilizada nos Testes:

M3N HT Deluxe/Mem Pipe

Cooler Processador Zalman 9700 Led

GSkil 2x 2GB 1066Mhz 5-5-5-15

ECS GeForce 8800GT Accelero S1 (650 - 1620 - 1900)

HD Seagate SATA II 320GB 16MB Buffer (em modo AHCI)

Fonte Seventeam 550W P-AG.

Windows Vista Ultimate x64 SP1

ForceWare 182.06

everest.jpg

everest2.jpg

cinebench1064bits.jpg

convertxtodvd.jpg

superpi.jpg

winrar37.jpg

crysise.jpg

crysiswarhead.jpg

fear108.jpg

lostplanet.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
as diferenças, nem são tão agressivas... por isso que acho que não compensa gastar horrores com 1066mhz!

mas belo teste, tem algo mais pra testar?

Concordo com você, os preços da 1066 estão caros!

Ali no PY:

DDR2 1066mhz 2gb - U$ 65,00 em média.

DDR2 800mhz 2gb - U$ 20 ~ 27 dependendo da loja e marca.

DDR3 1600mhz 2gb - U$ 41,00 OCZ GOLD

Hoje em dia já está compensando montar um sistema com DDR3 :lol:

Apesar que em jogos isso não reflete tanto no desempenho :unsure:

Concordo, diferença pequena maass.. com as 1066 ele foi mais rápido, legal :)

Próximo teste é algupem que tenha um AM3 e testar as DDR3 da mesma forma.

Child, muito obrigado pelos testes, ficaram ótimos e bem esclarecedores :)

Xita, ali para julho devo montar meu sistema AM3, :D se quiser esperar :D

Por enquanto estou fazendo a bateria de testes com esse meu processador, e vou tentar mostrar qto de melhora vou ter em cima do meu processador, vou poder até mesmo fazer um crossfire já que meu amigo tb vai comprar uma 4870 na mesma época.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To sem internet em casa, mas anotei alguns resultados de testes com meu 940 BE @ 3,5 / NB @ 2,4:

FarCry 2: tudo no ultra high, 1680x1050, 4xAA, 16xAF:

- E4300 @ 3ghz, 2GB 667, Win XP, dx9: min 27,5 fps; max 51,8 fps; avg 32,4 fps

- pc da ass (dx10): min 41,9; max 67,6; avg 53,2

Everest - Latencia das Memorias: 38,5 ns

Super PI 1M:

E4300 @ 3ghz, 2GB 667: 19,3 s

Phenom II: 19,8 s

A partir da semana que vem já estarei com internet em casa, aí poderei postar varios testes e comparativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico, Child Of Sin você está de parabens mesmo, muitos detalhes e informações, posso dizer q este tópico foi decisivo na compra de uma M3N-HT Deluxe/Mempipe.

Moro em Curitiba, trabalho a algum tempo com informática, a pouco resolvi melhorar minha segunda máquina, adquiri então um X2 5000 combinado com uma M3A78, dai fui me empolgando, consegui o Phenom II 940BE, e hj estou trocando a MB tb, pois tenho duas 9600GT, uma ECS e outra Zogis, e a M3A78, que é uma boa placa, não me atendia mais. E lendo um pouco acabei achando este tópico, q acompanho desde o início.

Child Of Sin, gostaria de saber como andam seus testes, porém estou tendo algumas dificuldades no Over, estou usando um cooler Buffalo, acredito que você possa me ajudar com minhas configurações da Bios, os maiores problemas q estou tendo são de tela azul (BSOD), q reparei você passou por isso tb, você pode postar uns screens das suas configurações de bios? Para poder comparar pois muitas das opções ainda são desconhecidas para mim, e queria saber tb, se você ou alguém tem conhecimento da função ACC em placas com chipset NForce com esta q possuimos(se bem q aparentemento o PII vem com esta opção habilitada no próprio chip, mas não tenho certeza disso), estou usando a Bios Beta 1901, minha MB é Mempipe tb, q notei você não usou e ainda adicionou um pequeno cooler sobre o 780a, minha conf. mais detalhada está na assinatura, se pudermos trocar alguma informação seria muito bom, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tópico, Child Of Sin você está de parabens mesmo, muitos detalhes e informações, posso dizer q este tópico foi decisivo na compra de uma M3N-HT Deluxe/Mempipe.

Moro em Curitiba, trabalho a algum tempo com informática, a pouco resolvi melhorar minha segunda máquina, adquiri então um X2 5000 combinado com uma M3A78, dai fui me empolgando, consegui o Phenom II 940BE, e hj estou trocando a MB tb, pois tenho duas 9600GT, uma ECS e outra Zogis, e a M3A78, que é uma boa placa, não me atendia mais. E lendo um pouco acabei achando este tópico, q acompanho desde o início.

Child Of Sin, gostaria de saber como andam seus testes, porém estou tendo algumas dificuldades no Over, estou usando um cooler Buffalo, acredito que você possa me ajudar com minhas configurações da Bios, os maiores problemas q estou tendo são de tela azul (BSOD), q reparei você passou por isso tb, você pode postar uns screens das suas configurações de bios? Para poder comparar pois muitas das opções ainda são desconhecidas para mim, e queria saber tb, se você ou alguém tem conhecimento da função ACC em placas com chipset NForce com esta q possuimos(se bem q aparentemento o PII vem com esta opção habilitada no próprio chip, mas não tenho certeza disso), estou usando a Bios Beta 1901, minha MB é Mempipe tb, q notei você não usou e ainda adicionou um pequeno cooler sobre o 780a, minha conf. mais detalhada está na assinatura, se pudermos trocar alguma informação seria muito bom, obrigado.

Opa, obrigado.

Sobre a M3N HT Deluxe, a minha também é a versão MemPipe, mas não o uso por conta de atrapalhar um pouco a ventilação do Zalman 9700 Led. Sobre o dissipador sobre o 780a, ele diminuiu em cerca de -3ºC em jogos a temperatura do mesmo. Eu adicionei também um fan igual desse usado no 780a sobre o dissipador do VRM. Como eu não uso aquele fan que acompanha a mobo por ficar "no caminho" da saída de ar do Zalman 9700 Led, deixar aquele dissipador sem nenhuma ventilação gera um grande aquecimento, que eleva a temperatura do 780a em +3ºC ou +5ºC.

Sobre as configurações da Bios para o Overclock, eu não fucei em muita coisa também, até porque a Bios dessa mobo é cheia de opções. Mas no geral, eu desabilitei umas coisas, aumentei o Vcore para 1,46v e o multi para 18x. O Clock do Link HT deixei em 1,8Ghz (Stock) e o CPU NB eu uso diariamente em 2,4Ghz com 1,30v (nos testes esse clock estava em stock).

Mas eu vou tirar umas fotos sim e posto aqui quando puder, para que você possa ver melhor.

tenho uma duvida talves *****

existe pII 940 "normal" e pII 940 black edition?

ou todos sao black edition??

como saber a diferença?

O Phenom II 940 só possui a versão Black Edition.

A versão Black Edition possui a caixa preta, e nas demais a caixa é roxa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Depois lido esta matéria fiquei interessado, vou aposentar o meu 6000+ que é muito bom, para pegar Amd Phenom Ii X4 940. Só queria saber se esta Placa Mãe Asus M3a32-mvp Deluxe/wifi-ap Amd 790fx (ati) suporta, M3N HT Deluxe (Nvidia) já que suportou este processador. Fico no aguardo de respostas, muito obrigado pela atenção.

Vai fazer o que eu vou fazer também, suporta sim, mas tem que atualizar a bios para a última. Só que a prioridade de upgrade é pras VGAs, depois o Phenom, visto que a melhora não é tão gigante para jogar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Child of Sin meu amigo, gostaria de saber se tem alguma novidade sobre o processador...porque acabei de comprar um igual o seu...na verdade irmão, eu fiz uma config igual a sua, mesma MOBO, mesmo CPU, memorias...etc...quero deixar ele em @3.4, se acha q o cooler guenta de boa?

Obrigado amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novo Overclock:

Phenom II 940 BE @ 3,6Ghz - Vcore 1,46 (a mobo faz um overvolt para 1,47)

Acima desse clock, mais Vcore é necessário, e o Evercool Buffalo não dá conta do recado, sendo necessário um cooler melhor.

over2.th.jpg

Mais 2 testes: 3DMark Vantage e Devil May Cry 4:

3dmarkvantage.jpg

devilmaycry4.jpg

Otimo topico rapaz...Tenho a config parecida com a sua e gostaria de fazer um over para 3.5Ghz bem estavel, li seu topico todinho e mesmo assim ainda fiquei na duvida pois aqui o meu vcore sem over nenhum ja é 1.45, utilizei um programinha pra fazer over aqui no windows mesmo o " Turbo V " q veio no cd da placa-mãe. Dai nele tem uns 3 nivel de over, no maior ele fica em quase 3.6 (as fotos estão em baixa pra você conferir) dai rodei o 3dmarck vantage e no final do teste deu a tela azul o q mostra a instabilidade. então queria q você me dissesse onde tenho q alterar pra ficar estavel a 3.5ghz??

aqui tem as fotos dele sem o over:

over1.jpg

E aqui com o over:

over.jpg

Aguardo sugestoes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo topico rapaz...Tenho a config parecida com a sua e gostaria de fazer um over para 3.5Ghz bem estavel, li seu topico todinho e mesmo assim ainda fiquei na duvida pois aqui o meu vcore sem over nenhum ja é 1.45, utilizei um programinha pra fazer over aqui no windows mesmo o " Turbo V " q veio no cd da placa-mãe. Dai nele tem uns 3 nivel de over, no maior ele fica em quase 3.6 (as fotos estão em baixa pra você conferir) dai rodei o 3dmarck vantage e no final do teste deu a tela azul o q mostra a instabilidade. então queria q você me dissesse onde tenho q alterar pra ficar estavel a 3.5ghz??

aqui tem as fotos dele sem o over:

over1.jpg

E aqui com o over:

over.jpg

Aguardo sugestoes

Estranho, está errado esse valor do Vcore. Aqui na minha Asus M3N HT Deluxe ela deixa o Vcore Stock em 1,36v. Esse valor de 1,45v é MUITO alto.

Além disso, esse valor de 1,55v que o programa setou sozinho para o overclock é absurdo, e provavelmente a BSOD (Tela Azul) ocorrida foi por excesso de temperatura do processador.

Desista de fazer overclock por esse programa, acesse a Bios e faça qualquer modificação por lá ou então utilize o AMD Overdrive (programa para overclock desenvolvido pela própria AMD).

No meu caso, para extabilizar em 3,5Ghz eu setei o multiplicador em 17,5 e Vcore em 1,40v. Eu não sei quais as opções para overclock que a Bios da sua placa mãe possui, mas no geral apenas suba o multiplicador e o Vcore e desabilite o Cool n' Quiet que o resto provavelmente pode deixar como está.

Se você quiser se aventurar também, pode fazer um overclock na controladora de memória do Phenom II. Aqui na minha mobo as opções para isso são "CPU NB Multi" e CPU NB Voltage". Aqui eu deixei em 12x e 1,30v para aumentar o clock da controladora de 1,8Ghz para 2,4Ghz.

Qualquer dúvida postá aí, te ajudo na medida do possível ^_^

EDIT: Não esqueça de monitorar as temperaturas, principalmente se estiver utilizando o cooler Box. Para isso, utilize programas como o Everest ou o Core Temp, que eu considero os melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Forumpcs, está com uma excelente matéria sobre o Phenom II

o modelo testado é o 925, mas dentro do assunto é abordado uma grande quantidade de informação sobre a arquitetura dos Phenom II.

http://www.forumpcs.com.br/review.php?r=253741

Opa, obrigado por nos passar o link do review, gostei bastante dele e realmente traz ótimas informações sobre a nova arquitetura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho, está errado esse valor do Vcore. Aqui na minha Asus M3N HT Deluxe ela deixa o Vcore Stock em 1,36v. Esse valor de 1,45v é MUITO alto.

Além disso, esse valor de 1,55v que o programa setou sozinho para o overclock é absurdo, e provavelmente a BSOD (Tela Azul) ocorrida foi por excesso de temperatura do processador.

Desista de fazer overclock por esse programa, acesse a Bios e faça qualquer modificação por lá ou então utilize o AMD Overdrive (programa para overclock desenvolvido pela própria AMD).

No meu caso, para extabilizar em 3,5Ghz eu setei o multiplicador em 17,5 e Vcore em 1,40v. Eu não sei quais as opções para overclock que a Bios da sua placa mãe possui, mas no geral apenas suba o multiplicador e o Vcore e desabilite o Cool n' Quiet que o resto provavelmente pode deixar como está.

Se você quiser se aventurar também, pode fazer um overclock na controladora de memória do Phenom II. Aqui na minha mobo as opções para isso são "CPU NB Multi" e CPU NB Voltage". Aqui eu deixei em 12x e 1,30v para aumentar o clock da controladora de 1,8Ghz para 2,4Ghz.

Qualquer dúvida postá aí, te ajudo na medida do possível ^_^

EDIT: Não esqueça de monitorar as temperaturas, principalmente se estiver utilizando o cooler Box. Para isso, utilize programas como o Everest ou o Core Temp, que eu considero os melhores.

Rapaz eu fiz como você pediu e mesmo assim deu tela azul.

Ve se ta certo, aqui sao as opção da minha placa-mãe (BIOS):

mod1.jpg

E aqui foi as modificações q fiz q você citou:

mod2.jpg

Meu pc é o da assinatura, queria saber qual o limite de temperatura para esse processador.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz eu fiz como você pediu e mesmo assim deu tela azul.

Ve se está certo, aqui sao as opção da minha placa-mãe (BIOS):

mod1.jpg

E aqui foi as modificações q fiz q você citou:

mod2.jpg

Meu pc é o da assinatura, queria saber qual o limite de temperatura para esse processador.

valeu

Aparentemente está tudo correto sim. A BSOD (Tela Azul) ocorreu em que momento, iniciando o Windows, rodando o 3DMark ou qual outra situação?

Tente aumentar um pouquinho mais o Vcore, aumente para 1,41v ou 1,42v e mantenha o multiplicador em 17,5.

A um outro detalhe também, a controladora está rodando no modo Ganged ou Unganged? Essa informação você pode ver no CPU-Z, na aba "Memory".

Aqui eu tive um pouco de instabilidade rodando as memórias em 1066Mhz no modo Ganged, e no Unganged vai que é uma beleza, teste isso também.

A temperatura máxima recomendada para os núcleos (Core) dos Phenom II em geral é de 62ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz eu fiz como você pediu e mesmo assim deu tela azul.

Ve se está certo, aqui sao as opção da minha placa-mãe (BIOS):

mod1.jpg

E aqui foi as modificações q fiz q você citou:

mod2.jpg

Meu pc é o da assinatura, queria saber qual o limite de temperatura para esse processador.

valeu

Onde você conseguiu e por quanto essa Asus M4A78-E?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!