Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte 18v


Posts recomendados

  • Coordenador

Colega visitante-10, use a saida deste LM317 que você tem e aplique na base de um transistor 2N3055, coletor deste você liga na entrada do LM e a saida da fonte, passa ser pelo emissor do 2N... ok?

Ficaria como o desenho abaixo...

Aguarde mais opiniões...

Abraços.

post-359338-13884950983332_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Que tal assim, com um LM 338, um pouco mais fácil de achar. Ele, em seu encapsulamento TO3 é capaz de entregar até 5 Amperes..

Fonteajustvel6componentes.jpg

Adapte para que ele alcance os 18 Volts, subindo a tensão do transformador e também o ajuste no potenciômetro..

Caso não consigas o LM338, podes adotar uma config desse modo dai, com um LM7818 mesmo e algum transistor PNP de potência fazendo a derivação de corrente:

CI78XXcombufferdecorrente.jpg

Esse circuito leva alguma vantagem daquele já sugerido pelo colega bcpetronzio que não garante a tensão de saída estável pois não tem compensação da tensão VBE cuja é dependente da corrente de saída. Se a sua aplicação tolera variações da ordem de 0,1 a 0,2 Volts nem esquente, ambos servem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Visitante-10, pelo que entendi no datasheet, o LM340 não é um regulador ajustável..., creio que ele não serve para uma fonte ajustável!, e se for o LM340-12 ele regula 12V e suporta ate 2,4 amperes...ok?

Foi o que entendi!... aguarde mais opiniões...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Estou usando um LM317, mas agora consegui baixar para 1.4v. O pot estava com defeito, pois após substituí-lo baixou para 1.4v. Agora estou tentando colocar um multímetro digital, mas no caso vou precisar de 2, um para tensão e outro para corrente. Só não tenho espaço, alguém tem uma ideia?:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite, hoje fui montar essa fonte na caixa notei que dependendo da posição que é ligada a tomada na rede elétrica ela não fica com a tensão 1.5v, fica mais alta. Se mudar a posição da tomada a tensão mínima baixa para 1.5v. A posição a que me refiro é com relação a fase e neutro da rede. Será porque está acontecendo isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Será que pode ter a ver com seus dois voltímetros ai colocados??? ou voltímetro e amperímetro.

 

Que bom se a gente conseguisse ver seu esquemático da fonte. Lá onde postastes, ai acima, no post #6, só aparece a figura como se um thumbnail (foto do tamanho de uma unha)

Quem sabe ai a gente poderia ajudar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A imagem que ele postou é esta:

Fonte com 2N3055.JPG

A mesma que o colega @Bcpetronzio citou no início do tópico.

 

Eu também montei uma fonte dessas há algum tempo, só que eu usei um trafo de duas tensões.

 

Uma das tensões é de 36V/2,5A, nessa usei um LM317 e dois transistores 2N3055(são xing-ling mesmo original tá difícil hoje em dia) em paralelo para variar a tensão , no meu voltímetro eu usei um ICL7107 e dysplas de 7 segmentos.

 

A outra tensão é 12V/2A, essa eu deixei direto em outro borne separado. E junto a ela coloquei outro LM317 fixo em 5V com um 3º borne.

 

Assim tenho uma fonte com 3 tensões diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O LM317, por si só, tem internamente limitador de corrente e proteção contra super aquecimento.

O problema é o 2N3055. Esse num curto vai se queimar direto.. Essa topologia de fonte não é a mais adequada..

Fica muito mais simples se fizeres uma fonte com o LM350, que usa só esse regulador que é protegido no excesso de corrente e tem proteção térmica..

Compre-o pela net..

Olha ai:

http://proesi.com.br/lm350-t-circuito-integrado-to-220.html

http://proesi.com.br/componentes-eletronicos/circuito-integrado/linha-lm/lm350k-circuito-integrado-to-3.html

 

Complicar é tentares proteger esse dai que é ruim pacas..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, ADILSON REIS disse:

Na verdade o que eu estou precisando é de uma fonte pra descobrir curto em placas de celulares, dar choque em baterias de celular. Acho que me expressei errado, queria colocar um potenciômetro pra ajuste de corrente. Se eu estiver errado me corrijam. Outro circuito simples assim também é bem vindo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...