Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor De 3 Fios!


Posts recomendados

Bom meu Ventilador de Teto parou de funcionar, ai meu irmão comprou o capacitor de 3 fios que era para colocar no ventilador, porém ele também tirou os fios e não deixou uma ponta dos fios para colocar o novo e agora eu estou sem saber a ordem dos fios!

O capacitor vai no espelho e ele tem 3 fios, um preto, um vermelho e Um Verde!

O espelho tem 3 botões, liga e desliga a luz, exaustor e ventilador liga e desliga e o ultimo que regula a velocidade do ventilador

Gostaria de saber onde eu coloco os fios ^^

Se alguem puder me informar ficarei feliz demais ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Puligan,

Para voce instalar o capacitor , remova-o da tomada e instale no copo superior do ventilador, junto com os terminais do motor.

Capacitores com 3 fios.. vermelho - verde - preto, voce devera ligar os

fios VERMELHO e VERDE juntos e o preto separado.

então ficaria assim...

Fio do motor 1 (vermelho e verde)

Fio do motor 2 (preto)

Caso não ajude a explicação acima, tente via um manual de instalação de ventilador de teto em PDF abaixo.

veja o manual em PDF abaixo e veja se te ajuda:

- Manual Instalação Ventilador de Teto

P.S.: Esses capacitores possuem 3 fios pois são capacitores eletrolíticos duplos num mesmo invólucro! Possuem 2 terminais que no caso são positivos e um terminal negativo em comum entre os dois, totalizando então, não 4 fios, mas apenas 3!

Boa Sorte.

Abração,

R.Costa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,você tem q perceber se o ventilador tenta arrancar,tipo se faz um barulho tip zummm e nao parte,pois o mesmo pode estar com suas espiras abertas e por isso nao funciona,eu uma vez comprei capacitor novo achando q era ele porém se encontrava uma das bobinas do motor aberta e por isso ele nao funcionava ,foi so resoldar o fio dela e esta ate hoje funfando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Estou com problema parecido.

tenho um ventilador de teto que sai três fios do motor, vermelho preto e preto, testando a continuidade da bobina do motor, ocorre que o fio vermelho tem continuidade ´so com um dos fios preto, e entre os pretos não há continuidade. isso é assim mesmo, ou a bobinagem está rompida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá,

Também tenho uma dúvida a respeito de instalação de ventiladores de teto:

Tenho um ventilador de teto 3 velocidades com comando por corrente. Porém, as chaves de comando quebraram. Eu quero transferir o comando para um interruptor na parede. O capacitor dele é de 3 fios. E a mudança de sentido de rotação era feita por uma chave HH.

Como fazer essa mudança?:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Gostaria de uma Dica: Quando instalar capacitor em ventilador de teto?

Estou atualizando minha instalação elétrica e mudei o espelho com os conectores já instalados, para uma adaptação (usei um interruptor paralelo, um simples para acender a lâmpada e um dimmer) com o mesmo modelo de espelhos e interruptores do quarto. Esta instalação funcionou perfeitamente.

No outro ponto, existia um capacitor instalado dentro da caixinha. Como quero também mudar, minha dúvida é esta. Será que o dimmer evita colocar o capacitor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pois não conhecia instalação de ventilador de teto. Mas adoro fazer consertos e mudanças pois sou curiosa e observadora. O primeiro ventilador, estava já colocado, que troquei o espelho tinha o capacitor na caixinha no teto e por isto não o vi. Valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Amigo Puligan,

Para voce instalar o capacitor , remova-o da tomada e instale no copo superior do ventilador, junto com os terminais do motor.

Capacitores com 3 fios.. vermelho - verde - preto, voce devera ligar os

fios VERMELHO e VERDE juntos e o preto separado.

então ficaria assim...

Fio do motor 1 (vermelho e verde)

Fio do motor 2 (preto)

Caso não ajude a explicação acima, tente via um manual de instalação de ventilador de teto em PDF abaixo.

veja o manual em PDF abaixo e veja se te ajuda:

- Manual Instalação Ventilador de Teto

P.S.: Esses capacitores possuem 3 fios pois são capacitores eletrolíticos duplos num mesmo invólucro! Possuem 2 terminais que no caso são positivos e um terminal negativo em comum entre os dois, totalizando então, não 4 fios, mas apenas 3!

Boa Sorte.

Abração,

R.Costa.

Estava com o mesmo problema em casa, troquei o capacitor e o ventilador continuou lento, aí descobri a causa! na verdade nos capacitores de 3 fios o fio VERMELHO é o fio comum, ou seja, você deve unir os outros dois (verde e preto) para que as capacidades dos capacitores internos (3+7) sejam somadas, caso contrário você terá uma potência menor (3 ou 7).

Fiz esta mudança aqui em casa: em um fio do ventilador coloquei somente o VERMELHO e no outro PRETO+VERDE. Problema resolvido!

Este capacitor de 3 fios é para ser usado na parede com aqueles controles que tem 3 velocidades (min, méd e máx). Quando se usa um controle com dimer ou potenciômetro deslizante, deve-se tirá-lo da parede e colocá-lo no teto junto com o ventilador, fazendo a junção que citei acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Nao pode juntar os dois fios! Se fosse pra juntar, então pra que esse tipo seria fabricado com dois capacitores de valores diferentes no mesmo involucro?

Justamente para se usar a funcao dos 3 fios!

Esse capacitor é para regular a potencia, min, med e max! Pra se ter essas 3 velocidades é feito um jogo de 3 combinacoes na chave...

A menos que você queira usar dimer....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Na verdade estes capacitores não são polarizados (proprios para tensão AC), pode-se ver na construção do capacitor que o fio que está mais afastado dos outros seria digamos que um terminal comum do capacitor e os outros dois fios que estão mais afastados geram capacitâncias diferentes. Como na lei de associação de capacitores, quando "emendamos" os terminais de um capacitor de por exemplo 5uF com outro de 5uF estamos somando estas capacitancias, resultando em 10uF. Para explicar melhor vamos voltar ao nosso capacitor de 3 fios, digamos que:

 

Fio vermelho = terminal comum

Fio verde = 3uF (velocidade baixa)

Fio preto = 5uF (velocidade média)

Fio verde + preto = 8uF (velocidade alta)

 

Sendo assim, para aqueles ventiladores que não se usa dimmer mas sim botões de seleção de velocidade (baixa, média, alta) estamos simplesmente selecionando nesta sequencia o fio vermelho que é o comum com: (fio verde , fio preto, fio verde + fio preto).

 

Desta forma, voltando ao seu ventilador de dimmer, tanto faz se emendar os fios preto e verde ou utilizar apenas um deles, o importante é que quando juntamos os dois fios a velocidade do ventilador será maior (quando o dimmer estiver no máximo) pois a capacidade de acumular cargas será maior...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • 8 meses depois...
Em 02/04/2009 às 12:43, Puliganx disse:

Bom meu Ventilador de Teto parou de funcionar, ai meu irmão comprou o capacitor de 3 fios que era para colocar no ventilador, porém ele também tirou os fios e não deixou uma ponta dos fios para colocar o novo e agora eu estou sem saber a ordem dos fios!

O capacitor vai no espelho e ele tem 3 fios, um preto, um vermelho e Um Verde!

O espelho tem 3 botões, liga e desliga a luz, exaustor e ventilador liga e desliga e o ultimo que regula a velocidade do ventilador

Gostaria de saber onde eu coloco os fios ^^

Se alguem puder me informar ficarei feliz demais ^_^

To com um problema similar, tenho um britania air, o capacitor é na controladora, 5 fios e três valores de Uf.  2uf/450vac, 2,5uf/300vac,  3,5uf/300vac, não acho em nenhum lugar um igual para comprar, troquei a controladora para colocar um capacitor de dois fios em cima, ja coloquei de 8uf/250vac e ficou fraco, coloquei 12uf/250vac e ficou a mesma coisa. Alguém aqui consegue me falar o valor correto que devo usar?  Essa foto aí é do que queimou 

Screenshot_2021-03-29-15-47-53-253_com.whatsapp.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Acredito que a solução adequada para o seu caso seja colocar os valores de capacitância originais.

Não encontrou o de 5 fios ? 

 

É simples :

Coloque  2 capacitores,  um de dois fios e outro de 3 fios !

 

Essa linha de ventilador usa a capacitância menor para o modo exaustão,  no caso seria um capacitor de 2uF .

 

Os outros dois valores são para controle de velocidade, respectivamente que ele usa 2,5uF , 3,5uF e a soma desses , no caso  6uF .

 

Esses valores fica mais fácil de encontrar , e caso ainda não consiga pode comprar  3 peças separadas, e atentar para a ligação equivalente .

 

Recomendo todos em 450VC 

 

'_'

 

 

nao-sim.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

 

Acredito que a solução adequada para o seu caso seja colocar os valores de capacitância originais.

Não encontrou o de 5 fios ? 

 

É simples :

Coloque  2 capacitores,  um de dois fios e outro de 3 fios !

 

Essa linha de ventilador usa a capacitância menor para o modo exaustão,  no caso seria um capacitor de 2uF .

 

Os outros dois valores são para controle de velocidade, respectivamente que ele usa 2,5uF , 3,5uF e a soma desses , no caso  6uF .

 

Esses valores fica mais fácil de encontrar , e caso ainda não consiga pode comprar  3 peças separadas, e atentar para a ligação equivalente .

 

Recomendo todos em 450VC 

 

'_'

 

 

nao-sim.jpg

Entendi mano muito obrigado.  Se caso eu quiser deixar ele em uma velocidade só, no caso a máxima é so colocar um capacitor de 2 fios 6uf/450?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!