Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

Amigos,

Pegando um gancho neste tópico, também estou a procura de um bom filtro de linha. Estou quase convencido de que os inúmeros problemas que vinha tendo com fontes (não genéricas) nos últimos anos advinham do uso de estabilizadores ou nobreaks ruins.

Deparei-me com um modelo da Pro Energy (empresa nacional, de Orlândia-SP), que dá 5 anos de garantia em seus produtos.

Apesar de não ter muitos dados técnicos, fiquei com a impressão de que é um bom produto... Gostaria de saber se alguem tem ou conhece o produto ou a empresa.

E se for um bom produto, daria para afirmar se é melhor que os modelos da UPSAI ou Clamper que ainda se acha por aí?

Eis o link:

http://www.proenergysafety.com.br/Manuais%20e%20Fichas/Ficha_PAC_CEL_COM.pdf

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

Pegando um gancho neste tópico, também estou a procura de um bom filtro de linha. Estou quase convencido de que os inúmeros problemas que vinha tendo com fontes (não genéricas) nos últimos anos advinham do uso de estabilizadores ou nobreaks ruins.

Deparei-me com um modelo da Pro Energy (empresa nacional, de Orlândia-SP), que dá 5 anos de garantia em seus produtos.

Apesar de não ter muitos dados técnicos, fiquei com a impressão de que é um bom produto... Gostaria de saber se alguem tem ou conhece o produto ou a empresa.

E se for um bom produto, daria para afirmar se é melhor que os modelos da UPSAI ou Clamper que ainda se acha por aí?

Eis o link:

http://www.proenergysafety.com.br/Manuais%20e%20Fichas/Ficha_PAC_CEL_COM.pdf

Abraços.

Tem uma chance de ser bom sim.

Qual é o preço?

Em que loja encontrou?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma chance de ser bom sim.

Qual é o preço?

Em que loja encontrou?

No próprio site do fabricante vende. No momento está em falta, mas me disseram que teriam estoque em pouco tempo. Estará custando R$ 85.

O que você achou dos dados técnicos? Não sei se valeria a pena em relação ao UPSAI ou Clamper.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No próprio site do fabricante vende. No momento está em falta, mas me disseram que teriam estoque em pouco tempo. Estará custando R$ 85.

O que você achou dos dados técnicos? Não sei se valeria a pena em relação ao UPSAI ou Clamper.

Não podemos falar muita coisa sem fotos da parte interna do produto.

A solução seria pedir para o fabricante (a Manhattan já nos forneceu fotos do interior de seus produtos, talvez essa outra ai também forneça) ou comprar um e abrir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o que foi descirto pelo Foller, não é bem assim.

Vejam:

1ª Agressão:

Quando ocorre comutação dos taps do estabilizador, o tempo é realmente entre 6 e 8 ms, porém, conforme você informa, os capacitores já estão carregados, com isso, a teoria de inrush nesse momento não é válida, pois os mesmos, estando com tensão menor ou maior, já estão carregados.

Muitas fontes nem tem o NTC, que realmente é muito útil, os fabricantes, em função de redução de custos, deixam o trabalho para os diodos de entrada, diodos esses que, mesmo sem a ajuda dos NTC agüentam o regime.

Quanto à queima de fontes, desconheço o fato, uma vez que são produzidos hoje no mercado, algo em torno de 300.000 peças por MÊS! e se isso realmente procedesse, mais nenhum estabilizador seria vendido no mercado, concorda?

2º Agressão

A forma de onda mostrada acima refere-se a uma carga indutiva, as fontes de computadores tem características capacitivas, não apresentando o comportamento mostrado na imagem.

Não existem tais transitórios durante a comutação dos estabilizadores, acredito que essa forma de onda tenha sido obtida durante a utilização de motores, o que não é o caso da aplicação de estabilizadores desse porte.

3º Agressão

Trabalhar em 50 kHz diz respeito à freqüência de chaveamento do transformador da fonte e a mesma trabalha com PWM (modulação por largura de pulso). Isso significa que, dentro do período de 20 microsegundos, a largura do pulso pode excursionar de 90 a 10% (depende da fonte), permitindo a regulação da tensão de saída.

Esse trabalho é feito em 100% do tempo em que a fonte trabalha e para a mesma, o fato de variação ou não de rede de entrada não faz com que ela deixe de trabalhar dessa forma.

Outra coisa, praticamente TODAS as CPUS onboard com monitores de LCD de até 18'5 + Modem DSL consomem algo em torno de 150va.

Finalizando:

Além da capacidade de estabilização os equipamentos hoje agregam mais funções tais como: extensão, permitindo ligar 4 equipamentos em uma só tomada, filtro de linha incorporado, protetor contra surtos e em alguns casos adequa a tensão de saída (modelos bivolt).

Não é de todo o mal, conforme dito.

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alguém pode me indicar uma boa loja online nos EUA para comprar um estabilizador? No Reino Unido? Na Comunidade Econômica Européia? Não, porque será?

Em tempo, recentemente um conhecido que trabalha para o Robinho jogador do Santos, veio da Inglaterra e disse que lá eles NÃO usam estabilizador. O rapaz trabalha como eletricista e manja bem. Então pergunto: porque na parte rica e desenvolvida do hemisfério norte eles não usam estabilizador?

Mesmo depois do faller ter explicado, explicado, compilado informações, reexplicado, recompilado, explicacado³, recompilado³, ainda defendem os estabilizadores?

O mercado brasileiro é inundado por fontes bombas, genéricas de qualidade duvidosa. Comprei 3 fontes Wisecase e 2 explodiram ao serem ligadas, e elas explodiriam com ou sem estabilizador, fato.

As fontes atuais estão saindo piores que as genéricas de 3 anos atrás, fato.

Os estabilizadores também não tem bons componentes, logo não vão ajudar muito. Um estabilizador que custa R$ 40,00 para um lojista tem muitos componentes de proteção? Creio que não.

Tai meu pitaco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o que foi descirto pelo Foller, não é bem assim.

Vejam:

1ª Agressão:

Quando ocorre comutação dos taps do estabilizador, o tempo é realmente entre 6 e 8 ms, porém, conforme você informa, os capacitores já estão carregados, com isso, a teoria de inrush nesse momento não é válida, pois os mesmos, estando com tensão menor ou maior, já estão carregados.

Muitas fontes nem tem o NTC, que realmente é muito útil, os fabricantes, em função de redução de custos, deixam o trabalho para os diodos de entrada, diodos esses que, mesmo sem a ajuda dos NTC agüentam o regime.

Quanto à queima de fontes, desconheço o fato, uma vez que são produzidos hoje no mercado, algo em torno de 300.000 peças por MÊS! e se isso realmente procedesse, mais nenhum estabilizador seria vendido no mercado, concorda?

2º Agressão

A forma de onda mostrada acima refere-se a uma carga indutiva, as fontes de computadores tem características capacitivas, não apresentando o comportamento mostrado na imagem.

Não existem tais transitórios durante a comutação dos estabilizadores, acredito que essa forma de onda tenha sido obtida durante a utilização de motores, o que não é o caso da aplicação de estabilizadores desse porte.

3º Agressão

Trabalhar em 50 kHz diz respeito à freqüência de chaveamento do transformador da fonte e a mesma trabalha com PWM (modulação por largura de pulso). Isso significa que, dentro do período de 20 microsegundos, a largura do pulso pode excursionar de 90 a 10% (depende da fonte), permitindo a regulação da tensão de saída.

Esse trabalho é feito em 100% do tempo em que a fonte trabalha e para a mesma, o fato de variação ou não de rede de entrada não faz com que ela deixe de trabalhar dessa forma.

Outra coisa, praticamente TODAS as CPUS onboard com monitores de LCD de até 18'5 + Modem DSL consomem algo em torno de 150va.

Finalizando:

Além da capacidade de estabilização os equipamentos hoje agregam mais funções tais como: extensão, permitindo ligar 4 equipamentos em uma só tomada, filtro de linha incorporado, protetor contra surtos e em alguns casos adequa a tensão de saída (modelos bivolt).

Não é de todo o mal, conforme dito.

Abraços!

TheantiPop,

Todas fontes para PC's possuem um termistor NTC, to pra ver uma que não venha, e esse tempo de 6-8ms é o tempo de resposta do relé e não o tempo total de regulação que pode chegar em até 33,2ms. Mas sem entrar no mérito dessa questão eu to aqui mais é pra dizer que gosto desse tipo de discussão, técnica e com bons argumentos.

Eu também sou da opinião que esse mal todo que ando vendo propagarem á 4 ventos, que supostamente os estabilizadores causam, tem algo de exagero, e desde o ínicio eu sempre pensei um pouco diferente, mas concordando em muitas partes com os que são contra o estabilizadores. Pensando diferente porque já afirmei várias vezes o seguinte, que estabilizadores são desnecessários, na grande maioria dos casos, na função de estabilizar, a função de deixar a tensão perto de 115V, mas que ele não vai estragar sua fonte assim do nada! Talvez aqueles estabilizadores bem ruins, mal projetados, mas num modelo bem costruido, duvido que eles saiam danificando fontes por aí. Eu to vendo direto pessoas dizendo assim: não compra estabilizador porque vai estourar sua fonte ou vai explodir sua fonte! Pra mim, um exagero! Um leigo que lê isso fica no minimo confuso.

Agora aos fatos que apontam contra o estabilizador eu diria um gasto energético maior para uma tarefa quase sempre desnecessária, a de estabilizar a tensão sendo que fontes trabalham com uma tolerância grande de oscilação, costumeiramente 20% nos modelos simples e 10% nos modelos bivolt automatico - 100-240V. A transformação de 220V para 115V que ocorre em muitos modelos é um disperdício tb, porque trabalhar em 220V é mais eficiente, as correntes são menores em 220V e as fontes chaveadas de PC's sempre dobram a tensão de 110-127 para 220V, contabilizando mais uma pequena perda elétrica.

A vantagem de vir com filtro de linha e proteção contra surto, isso está disponivel nos bons filtros de linha puros e ainda to pra ver um estabilizador com proteção contra surtos em modo comum (Fase-Terra, Neutro-Terra), já que a maioria só é em modo diferencial (Fase-Neutro), justificaria se o transformador deles fossem sempre do tipo isolado, mas não são, então a proteção em modo comum é importante e quase sempre não vem.

Continuem a discussão, por mais batida que já esteja!

Alguém pode me indicar uma boa loja online nos EUA para comprar um estabilizador? No Reino Unido? Na Comunidade Econômica Européia? Não, porque será?

Em tempo, recentemente um conhecido que trabalha para o Robinho jogador do Santos, veio da Inglaterra e disse que lá eles NÃO usam estabilizador. O rapaz trabalha como eletricista e manja bem. Então pergunto: porque na parte rica e desenvolvida do hemisfério norte eles não usam estabilizador?

Mesmo depois do faller ter explicado, explicado, compilado informações, reexplicado, recompilado, explicacado³, recompilado³, ainda defendem os estabilizadores?

O mercado brasileiro é inundado por fontes bombas, genéricas de qualidade duvidosa. Comprei 3 fontes Wisecase e 2 explodiram ao serem ligadas, e elas explodiriam com ou sem estabilizador, fato.

As fontes atuais estão saindo piores que as genéricas de 3 anos atrás, fato.

Os estabilizadores também não tem bons componentes, logo não vão ajudar muito. Um estabilizador que custa R$ 40,00 para um lojista tem muitos componentes de proteção? Creio que não.

Tai meu pitaco.

Eriberto, o que vejo lá fora é que de fato eles ligam a maioria dos seus equipamentos numa régua simples ou surge protector e uma boa quantidade de pessoas ligam em UPS's (nobreaks) e invariavelmente esses nobreaks vêm com estabilizador interno, é uma prática antiga e muito comum até hoje em dia.

De fato lá fora não se encontra estabilizador, porque nobreak custa barato, um de 750VA se compra por volta 90 dólares nos EUA, dai nao tem sentido fazer estabilizador puro. Um nobreak de 350VA sai por 50 dolares e é suficiente pra maioria dos PC's de uso corriqueiro, internet, escritorio...

O ponto que eu toco entretanto é o uso de termos, danificar, explodir, estourar, estragar... uma fonte, que ultimamente tão associando aos estabilizadores. Não que ele não sejam um vilão em boa parte, mas falta dados para associarmos esses termos aos estabilizadores. Eu convivo com um estabilizador no meu nobreak, sem receio de qualquer mal às minhas fontes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

_rau_, concordo que a fonte não vai explodir por conta do estabilizador, mas que infelizmente, o que vendem no Brasil não presta, ao menos esses comuns, mais baratos. As fontes idem. Muitos reclamam de constantes oscilações na energia que consumimos no Brasil, some-se a isso o nosso clima, em regiões como a minha, quente e úmido, tudo isso "judia" do equipamento e dos componentes.

Concordo que se um equipamento como um estabilizador, uma fonte ou mesmo um simples filtro de linha, fosse bem feito, seria uma excelente proteção, mas a grande maioria do que é vendido aqui é porcaria.

Tenho um filtro de linha que fechei com durex, porque a carcaça já estourou. Tenho outro que as ligações internas são feitas com um fiozinho que mais parece um arame, e a proteção é rídicula, um chute ele "dá curto".

Acho super importante a discussão técnica, tanto é que aprendi muito lento este tópico, e se exagerei, me desculpem, não sou engenheiro eletricista ou eletrotécnico para opinar em nível de componente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, no quesito tempo de resposta não há mais o que melhorar nos estabilizadores baratos, só se trocar os relés por triacs. No quesito proteção contra incêndios e sobrecargas, melhorou muito depois de 2008 depois que liberam a ultima norma, no quesito filtragem de ruidos e proteção contra surtos ainda são fracos, no quesito potência divulgada, melhoraram, hoje você compra 1000VA e os 1000VA vão estar lá e não 300VA como antigamente acontecia muito. No quesito proteção contra sub e sobretensão sustentada, isso melhorou, antes eram uma proteção inexistente em qualquer modelo. Quesitos construtivos gerais internos, melhorou tb, nos modelos que eu avaliei.

Independente das melhoras, é um dispositivo que continua fazendo um papel de manter a tensão próxima de 115V de forma questionável. A ultima norma obrigou os fabricantes a manter valores próximos disso numa faixa mais larga de oscilação, mas ao meu ver um estabilizador menos "chato" seria aquele que comutasse taps de forma menos constante com faixas alargadas entre uma comutação e outra. Qual o benefício de por exemplo comutar um tap de +6V quando a tensão de saída está em por exemplo 105V, sendo que qualquer fonte opera nesses valores? Menos ruim seria se um tap de compensação ou redução de tensão atuasse em situações limítrofes pras fontes. O que ocorre entretanto é que em redes que oscilam bastante, mas em valores pequenos, como por exemplo, de 105 à 115V na entrada, se essa oscilação tiver uma frequência grande, o relé vai ficar liga/desliga, liga/desliga, liga/desliga, o tempo inteiro, sem necessidade prática pra isso, ficando até incômodo ficar perto - Click... Click... Click... Click... Click...Click... :). Felizmente meu nobreak novo atual dificilmente comuta um tap de regulação, pelo que pude ver a APC deu uma alargada entre as faixas de comutação em relação à outros modelos, na saída por enquanto eu notei uma oscilação de 108 até 120V e mesmo assim não fica comutando taps à toa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o que foi descirto pelo Foller, não é bem assim.

Vejam:

1ª Agressão:

Quando ocorre comutação dos taps do estabilizador, o tempo é realmente entre 6 e 8 ms, porém, conforme você informa, os capacitores já estão carregados, com isso, a teoria de inrush nesse momento não é válida, pois os mesmos, estando com tensão menor ou maior, já estão carregados.

Muitas fontes nem tem o NTC, que realmente é muito útil, os fabricantes, em função de redução de custos, deixam o trabalho para os diodos de entrada, diodos esses que, mesmo sem a ajuda dos NTC agüentam o regime.

Quanto à queima de fontes, desconheço o fato, uma vez que são produzidos hoje no mercado, algo em torno de 300.000 peças por MÊS! e se isso realmente procedesse, mais nenhum estabilizador seria vendido no mercado, concorda?

2º Agressão

A forma de onda mostrada acima refere-se a uma carga indutiva, as fontes de computadores tem características capacitivas, não apresentando o comportamento mostrado na imagem.

Não existem tais transitórios durante a comutação dos estabilizadores, acredito que essa forma de onda tenha sido obtida durante a utilização de motores, o que não é o caso da aplicação de estabilizadores desse porte.

3º Agressão

Trabalhar em 50 kHz diz respeito à freqüência de chaveamento do transformador da fonte e a mesma trabalha com PWM (modulação por largura de pulso). Isso significa que, dentro do período de 20 microsegundos, a largura do pulso pode excursionar de 90 a 10% (depende da fonte), permitindo a regulação da tensão de saída.

Esse trabalho é feito em 100% do tempo em que a fonte trabalha e para a mesma, o fato de variação ou não de rede de entrada não faz com que ela deixe de trabalhar dessa forma.

Outra coisa, praticamente TODAS as CPUS onboard com monitores de LCD de até 18'5 + Modem DSL consomem algo em torno de 150va.

Finalizando:

Além da capacidade de estabilização os equipamentos hoje agregam mais funções tais como: extensão, permitindo ligar 4 equipamentos em uma só tomada, filtro de linha incorporado, protetor contra surtos e em alguns casos adequa a tensão de saída (modelos bivolt).

Não é de todo o mal, conforme dito.

Abraços!

Concordo com você, um estabilizador decente (com tempo de comutação na ordem de alguns poucos ms) não vai destruir nada.

A regulação do PWM é constante, de fato.

Quanto aos NTCs, fontes que eu vi de grande porte não usam. Não sei como são as de computador, eu só lidei com fontes de mais potência. Até onde eu sei, os NTCs são usados pra dar partida suave (soft start) diminuindo o inrush, mas existem formas de se fazer isso sem NTCs, mas sim aumentando gradativamente a largura de pulso do PWM que controla o chaveamento. Em alternativas de maior tensão, vale muito a pena. Não sei se os NTCs nas fontes de PC tem outro significado, eu já vi serem usados dessa forma.

A questão que cai é: Sabendo de tudo isso, vale a pena gastar dinheiro em um estabilizador? Bem ou mal um estabilizador bom sai quase 100 reais. Eu investiria esse dinheiro em uma fonte melhor.

Até o uso do filtro EMI é questionável. Se a fonte não tem alto fator de potência, PFC, beleza. Usar um filtro até eleva o fator de potência.

Agora se a fonte tem PFC, ela já tem um filtro na entrada. Sem filtro na entrada do PFC o fator de potência não chega nos 0,98 até 1. Qualquer topologia usada (bem ou mal o PFC é uma fonte chaveada adicional ligada na boca da fonte em questão) usa um filtro de EMI na entrada, maior ou menor.

A galera curte montar filtros e ligar, eu dou força, mas eu mesmo, aqui em casa, não uso. Eu tenho uma fonte bem decente, tem proteção, PFC ativo, to tranquilo.

Aqui já recai uma questão mais acadêmica, mas caso alguém se interesse, o assunto é bom: Não se pode sair por ai pendurando filtros atrás de filtros. O Boost no MCC funcionando como PFC (sim, é isso que está dentro da maioria das fontes que tem PFC) tem seu comportamento dinâmico alterado, e outras topologias também. Se altera muito ou se altera pouco, ai já é outra conversa. Esse fenômeno ocorre mesmo, e medidas são tomadas para que o filtro não interaja com a fonte de forma danosa.

Ou seja: Você já tem um filtro devidamente projetado, sua fonte funciona bem. Você vai lá e mete outra na entrada. A chance de alterar alguma coisa no funcionamento é grande. Não que isso faça sua fonte parar de funcionar, mas gera algumas deformações nas formas de onda. OK, isso é o Brasil (sem normal apertadas pra isso) e sua casa não é um hospital.

É o seguinte:

ressonandofiltro.jpg

Torno a bater na mesma tecla.. Não destrói, seu PC não vai queimar por causa disso, nem nada será cobrado. Mas eu digo, precisa? Se a fonte é boa, precisa de mais filtragem?

Quem quiser mais detalhes, ta ai o pedaço da apostila que eu usei quando cursei essas coisas.

http://www.dsce.fee.unicamp.br/~antenor/pdffiles/pfp/Cap11.pdf

_rau_, concordo que a fonte não vai explodir por conta do estabilizador, mas que infelizmente, o que vendem no Brasil não presta, ao menos esses comuns, mais baratos. As fontes idem. Muitos reclamam de constantes oscilações na energia que consumimos no Brasil, some-se a isso o nosso clima, em regiões como a minha, quente e úmido, tudo isso "judia" do equipamento e dos componentes.

Concordo que se um equipamento como um estabilizador, uma fonte ou mesmo um simples filtro de linha, fosse bem feito, seria uma excelente proteção, mas a grande maioria do que é vendido aqui é porcaria.

Tenho um filtro de linha que fechei com durex, porque a carcaça já estourou. Tenho outro que as ligações internas são feitas com um fiozinho que mais parece um arame, e a proteção é rídicula, um chute ele "dá curto".

Acho super importante a discussão técnica, tanto é que aprendi muito lento este tópico, e se exagerei, me desculpem, não sou engenheiro eletricista ou eletrotécnico para opinar em nível de componente.

A grande maioria do que é comprado aqui é porcaria. Coisa boa tem, é só querer comprar. Por isso essas discussões são importantes. Se o brasileiro criar um hábito de comprar coisas com qualidade boa, são elas que vão prevalecer no mercado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão do filtro atrás de filtro eu gostaria que os mais entendidos desenvolvesse mais o assunto porque é praticamente impossível ter um bom filtro de linha que não traz só um nível de filtragme, mas uma proteção contra surtos de tensão, que é a parte mais desejável, ou então um nobreak ou estabilizador que seja, porque eles todos possuem um nível de filtragem qualquer. De fato, na prática, isso causa alguma mudança nas características do formato da onda senoidal entregue à fonte que cause algum problema mensurável?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rau, uma apostila que a galera usa muito é a do professor Antenor. Eu tive aula com ele, aliás terei novamente semestre que vem. Se você tiver alguma pergunta em específico, eu posso repassar pra ele e trazer a resposta. Nesse assunto, ele é o cara. Ele e um tal de Barbi em SC.

Esse assunto de filtro no filtro foi abordada com profundidade, e eu lembro bem da frase dele, algo mais ou menos assim: "Não se pode sair por ai colocando filtro à vontade (o conversor em si)".

Não estamos falando de varistores, elementos de proteção como fusíveis e disjuntores, DR, capacitores X e Y, nada disso. Estou me referindo a filtros para EMI, que participam dinamicamente.

O certo, que eu aprendi, é projetar um bom filtro de EMI olhando para a fonte. Faz isso, comprova o funcionamente e se ocorrerem interações danosas (excitar ressonâncias, por exemplo) faz-se ajustes. Olha também o comportamento dinâmico do PFC, faz alterações. Ai beleza, o filtro manda bem e o circuito trabalha como um relógio. Agora eu te pergunto: Como você projeta um filtro EMI genérico pra uma fonte COM PFC? Não faz. Cada fabricante, cada faixa de potência, cada projeto é um projeto.

Ah, mas a própria linha de transmissão tem sua indutância equivalente. Justo. Por isso projeta-se com alguma folga, afinal essa indutância tem um valor esperado. Além disso, as normas de EMI (sejam americanas, européias) tem em suas laudas uma indutância esperada da linha, ou seja, isso não é uma incógnita total.

Claro, esse assunto todo serve pra retificadores de alto fator de potência, PFC. Se não tem PFC, mande ver em um filtro EMI. Além de proteção, o filtro "alisa" as formas de corrente e eleva o fator de potência.

De fato, na prática, isso causa alguma mudança nas características do formato da onda senoidal entregue à fonte que cause algum problema mensurável?

Na figura lá de cima, que eu mandei, você pode ver: Aquilo lá não é um ruído esporádico, nem aleatório. Se você observar vários ciclos, você vai ver que na queda depois do topo a curva "engrossa". Isso ai é a entrada do conjunto, ou seja, você está alterando a forma de onda da tensão de entrada.

A fonte não vai sentir isso no curto prazo não. Agora é o que eu disse: Sua casa não é um hospital, e aqui é o Brasil. Isso ai é EMI conduzida na rede, se tem normas em que isso não passaria, é porque alguém é atrapalhado por formas de onda assim. Se você fizer uma FFT ai, você vai ver harmônicas em outros lugares. O que pode dar de problema?

Além dos problemas clássicos, como perdas por aquecimento, efeito pelicular, podemos ter coisas mais precisas.. Se você tem uma 5ª harmônica significativa, terá perda em motores. 5ª harmônica gera "torque negativo". Se você tem um circuito que usa detecção por nível de tensão em, vamos supor, 60V.. Olhe a forma de onda "riscada".. Quantas vezes cruza os 60V? Mais que duas a cada ciclo. E circuitos com detecção de cruzamento de zero? Dá uma olhada como essa forma de onda corta o zero.

Com relação a níveis, encare todos eles como 1 filtro de N níveis. Esse 1 filtro de N níveis é projetado PARA uma dada fonte com PFC. Sobre o "quanto se pode adicionar" sem gerar muitos problemas, vou dar uma pensada, depois escrevo, senão vou me enrolar. Quando esse efeito acontece, o que você altera não é só o filtro, mas também o controle do PFC, na malha de corrente. O sistema fica mais robusto. Acredito que todas os PFC hoje sejam controlados assim, com mais robustez. Ai você pode colocar mais filtro sem alterar tanto. O problema fica meio que "genericamente" amenizado. Mas nem por isso vamos deitar e rolar.

Mas tipo, para aplicações normais, isso é pelo em ovo. Na nossa faixa de potência então, ainda mais. Isso aqui é uma discussão quase que acadêmica.

A questão é: Eu tenho uma fonte boa, PFC, tenho uma plaquinha com varistores, fusível rápido, bom aterramento. Preciso de mais um filtro EMI?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, só para a gente finalizar esse assunto de estabilizadores:

Eriberto:

Não existe estabilizadores praticamente no hemisfério norte. Porque? Simples, a distribuição da Energia é adequada. No Brasil, nós não temos nem padronização na tensão! Aqui exatamente 50% do Brasil é 220v, coisa que a grande maioria dos paises do mundo tem a padronização de tensão.

Quer um filtro de linha extremamente ******?

http://www.monsterpower.com

Cada filtro deve custar a bagatela de uns R$200,00, e acreditem, a única aplicação prática para esses super filtros é para áudio e vídeo, que são muito mais sucessítiveis a ruídos Emi e Rfi.

Hoje estabilzadores isoladores, são a melhor opção de proteção.

TODOS:

Hoje, existe uma norma compulsória do Inmetro NBR 14373:2006 para estabilizadores, entendam que todos os fabricantes só poderão vender estabilizadores no mercado caso se passarem por todas as especificações propostas, por exemplo:

Toda estabilização deve acontecer em até 2 ciclos de rede

Se é 1va = 1w

Todo estabilizador deve ter filtro de linha integrado

A regulação máxima de saída permitida é de +/- 6%

A amplitude de estabilização da entreda é algo em torno de 94v à 144v em 115v e 220v de 184v a 272v, que é bem alto em relação a estabilizadores antes dessa norma.

Marcas como:

Enermax, SMS e Microsol/APC. Pelo que sei, são as melhores.

Desconfiem de marcas como: Ragtech, Ts Shara, Forceline, BMI, RCG que é tranca.

Fontes com PFC eu ainda não sei te dizer, estarei em breve fazaendo alguns testes para te dizer como ela irá se comportar sendo estabilizada.

Valeu rapaziada!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas tipo, para aplicações normais, isso é pelo em ovo. Na nossa faixa de potência então, ainda mais. Isso aqui é uma discussão quase que acadêmica.

A questão é: Eu tenho uma fonte boa, PFC, tenho uma plaquinha com varistores, fusível rápido, bom aterramento. Preciso de mais um filtro EMI?

Não vou "quotar" toda sua mensagem porque não tenho conhecimento para discuti-la, mas gostei dos seus textos e indicações, vou procurar tentar entender mais e se alguém mais quiser continuar discutindo esse assunto aqui, vão em frente!

De fato eu sempre falei que fontes boas possuem filtragem suficiente pra elas, principalmente as com PFC Ativo, essas invariavelmente vêm com filtragem boa para ela e não há nenhuma necessidade de filtragem extra. Mas é praticamente impossível comprar uma boa régua de proteção que não venha com um filtro ou um nobreak. Cito o meu nobreak APC que além de transformar a tensão de 220V pra 115V, o que já é uma indutância no meio do caminho, antes disso temos um filtro com capacitores X/Y parecidos com os das fontes, 1 Indutor parecido com os dos filtros das próprias fontes tb, além dos varistores que aqui não influenciaria.

Como o assunto discutido aqui é quase sempre proteção contra picos/surtos de tensão, eu citei os varistores dentro das "réguas" filtro de linha, que quase sempre contam com um filtro EMI/RFI antes dos varistores.

Há literaturas que incentivam a colocação de uma indutância antes dos varistores, isso ajuda tanto a "protege-los", como diminuir a tensão residual total deixada passar pela proteção, claro, se tudo tiver bem sintonizado. Já li diversas vezes que varistores de cara com a rede, sem nada antes deles, costumam durar menos, claro que na prática a sua durabilidade depende de um monte de coisa. Mas há quem também diga que essas coisas colocadas antes dos varistores diminuem sua eficiência, aumentando na verdade a tensão residual, um indutor de ferrite com o neutro enrrolado nele por exemplo, segundo algumas pessoas, essa indutância aí diminui a capacidade de dissipação de corrente à terra vindo de fase ao neutro, mas que felizmente os protetores bons possuem varistores entre Fase-Terra também, sendo que o fio terra passa direto, por fora de qualquer filtro.

Mudando um pouco de assunto, trocamos de geladeira em minha casa e infelizmente o plugue ainda veio na norma antiga, mas serviu na nova tomada, mas o fio terra continua vindo amarrado embaixo perto do motor pra você liga-lo a parte. Mas o que me chamou atenção é que o fio terra dela veio enrrolado num anel de ferrite, toroidal... Pra que especificamente essa indutância é colocada no fio terra da geladeira? Provavelmente pra filtrar ruidos da geladeira pra fora e não o contrário, mas na nossa geladeira antiga não tinha isso e não dava problema...

Galera, só para a gente finalizar esse assunto de estabilizadores:

Eriberto:

Não existe estabilizadores praticamente no hemisfério norte. Porque? Simples, a distribuição da Energia é adequada. No Brasil, nós não temos nem padronização na tensão! Aqui exatamente 50% do Brasil é 220v, coisa que a grande maioria dos paises do mundo tem a padronização de tensão.

Quer um filtro de linha extremamente ******?

http://www.monsterpower.com

Cada filtro deve custar a bagatela de uns R$200,00, e acreditem, a única aplicação prática para esses super filtros é para áudio e vídeo, que são muito mais sucessítiveis a ruídos Emi e Rfi.

Hoje estabilzadores isoladores, são a melhor opção de proteção.

TODOS:

Hoje, existe uma norma compulsória do Inmetro NBR 14373:2006 para estabilizadores, entendam que todos os fabricantes só poderão vender estabilizadores no mercado caso se passarem por todas as especificações propostas, por exemplo:

Toda estabilização deve acontecer em até 2 ciclos de rede

Se é 1va = 1w

Todo estabilizador deve ter filtro de linha integrado

A regulação máxima de saída permitida é de +/- 6%

A amplitude de estabilização da entreda é algo em torno de 94v à 144v em 115v e 220v de 184v a 272v, que é bem alto em relação a estabilizadores antes dessa norma.

Marcas como:

Enermax, SMS e Microsol/APC. Pelo que sei, são as melhores.

Desconfiem de marcas como: Ragtech, Ts Shara, Forceline, BMI, RCG que é tranca.

Fontes com PFC eu ainda não sei te dizer, estarei em breve fazaendo alguns testes para te dizer como ela irá se comportar sendo estabilizada.

Valeu rapaziada!

Encerrar a discussão é difícil, viu! Só quando é por parte da gente. Eu volte e meia falo que não vou tocar mais no assunto e logo me vejo escrevendo de novo. :)

Bem, eu sou da opinião que o motivo por não ter estabilizador nesses países nem é a qualidade da distribuição energética, até porque o que eu leio muito em forum gringo o povo reclamando de brownouts (subtensão), principalmente no verão quando os ar-condicionado estão a mil. Os nobreaks lá fora são comumente recomendados para esses eventos e são fabricados à rodo lá fora, como são os estabilizadores aqui. Na Flórida é uns dos estados americanos onde se diz que a energia é uma das mais problemáticas depois das zonas rurais americanas. Uma vez achei um site uma pessoa denunciando a precariedade do sistema de distribuição em vários locais na Flórida, o estado deplorável de alguns postes de energia dava medo, madeira podre em vários postes, com buracos enormes e tudo mais. Lá eles usam muita madeira, pra tudo, até em postes de energia e telefone e continua ser uma prática atual. Não quer isso afete a qualidade de energia, mas nas tempestades que dão lá, muitos postes de madeira caem facilmente... Enfim, a coisa não é assim tão bonitinha por lá não. Há que se dizer entretanto que no geral, as instalações internas das residências são mais bem dimensionadas, não é à toa que os EUA é dito ser o maior consumidor de cobre do mundo. A entrada de energia das casas lá construidas de pelo menos uns 15 anos pra cá são de no minimo 100A, no Brasil a média é 35A. 200A lá já se tornou comum. Olha só um quadro típico de uma casa de familia classe média americana reformado em 2006. Comparado com os quadros elétricos de casas brasileiras que quase sempre não passa de caixinhas pra 6 ou 8 disjuntores, quando não menos:

202290560_fb40def5b7_b.jpg

202290783_65a8eead40_b.jpg

Sobre a nova norma NBR143737:2006, eu já a acompanhava mesmo antes de entrar em vigor, no inicio de 2008, mas ela pecou em algumas coisas, principalmente na parte da proteção contra surtos dos estabilizadores e na parte do filtro de linha. Ela apenas diz que tem que ter isso, mas não dá diretrizes técnicas de como deve ser esse filtro e proteção. Com relação à potência, agora de fato os estabilizadores entregam a potência verdadeira, só não sei se a equivalência VA/W é reciproca mesmo com carga informáticas que possuem um fator de potência em torno de 0.65 na maioria das vezes. Mas antigamente alguns fabricantes espertões vendiam estabilizador de 1000VA com transformador de 300VA.

Fontes chaveadas de PC's já possuem um transformador isolador internamente, pelo menos todos componentes internos do PC que são alimentados pela fonte estão livres de disturbios em modo comum (neutro-terra por exemplo). A fonte em si é inume à surtos de 3500 à 4000V em modo comum, fontes de boa qualidade, as genéricas vindas do lixão chinês dificilmente chegam nesses valores, entretanto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colega vou comentar ou rebater em cima de seu quote, justo para facilitar, ok...

Pessoal, o que foi descirto pelo Foller, não é bem assim.

Vejam:

1ª Agressão:

Quando ocorre comutação dos taps do estabilizador, o tempo é realmente entre 6 e 8 ms, porém, conforme você informa, os capacitores já estão carregados, com isso, a teoria de inrush nesse momento não é válida, pois os mesmos, estando com tensão menor ou maior, já estão carregados.

Comentário: Estar carregado não libera de um inrush parcial, como comentei. A cada semiciclo sem alimentação a tensão em cima dos capacitores cai de um valor bastante significativo (tanto assim que os fabricantes só garantes as tensões de saída com um semiciclo inteiro de falta de energia, para tempo maior não haverá energia suficiente nos capacitores...

Se aliares os capacitores semi-descarregados, com a ausência total do NTC, a fonte sofre sim um pequeno surto de corrente a cada tlec do estabilizador...

O Inrush de ligamento de uma máquina acontece sei lá, 3 vezes ao dia e quando acontece se tem a pior situação do ponto de vista capacitor (carga zerada) e a melhor do ponto de vista NTC (Com sua maior resistência)

A cada tlec do estabilizador, e se vê por ai algumas situações em que centenas de tlec's acontecem ao dia, se tem uma condição mediana de carga do capacitor e se tem a pior de todas as situações do NTC (está aquecido e com sua menor resitência, não representando praticamente restrição alguma a corrente de entrada na fonte

Essa constância dos Tlec's sem limitação alguma do NTC, com capacitor de entrada a meio pau é que eu considero como agressão a fonte. É esse conjunto e não individualmente o Inrush, que de fato não é equivalente aquele do ligamento, mas em compensação acontece centenas ou milhares de vezes ao dia (a cada Tlec) sem auxílio do NTC.

Também não vai explodir com a fonte. Falei agressão. O quanto ela durar é exato o quanto durou...

Mas deves concordar comigo que manter esse tipo de agressão sem nenhuma vantagem palpável ou necessária é besteira não???

Muitas fontes nem tem o NTC, que realmente é muito útil, os fabricantes, em função de redução de custos, deixam o trabalho para os diodos de entrada, diodos esses que, mesmo sem a ajuda dos NTC agüentam o regime.

Comentário: Estou para ver uma fonte sem o NTC... Se puderes mostre-me uma fonte de PC sem o NTC...

2º Agressão

A forma de onda mostrada acima refere-se a uma carga indutiva, as fontes de computadores tem características capacitivas, não apresentando o comportamento mostrado na imagem.

Não existem tais transitórios durante a comutação dos estabilizadores, acredito que essa forma de onda tenha sido obtida durante a utilização de motores, o que não é o caso da aplicação de estabilizadores desse porte.

Comentário: Eu mesmo fiz essas fotos com equipamento meu, mostrando o que acontece. Isso foi constatado, não foi inventado e a carga não era indutiva não. Acho completamente justo desconfiares, fazeres o teste, fotografares e colocar ai para confronto. Tens todo o direito...

Mas cuide, não é em toda a comutação que isso dai acontece não... Há que pescar, com osciloscópio de memória, trigando pela transição, o acontecimento. Fique a vontade portanto..

3º Agressão

Trabalhar em 50 kHz diz respeito à freqüência de chaveamento do transformador da fonte e a mesma trabalha com PWM (modulação por largura de pulso). Isso significa que, dentro do período de 20 microsegundos, a largura do pulso pode excursionar de 90 a 10% (depende da fonte), permitindo a regulação da tensão de saída.

Esse trabalho é feito em 100% do tempo em que a fonte trabalha e para a mesma, o fato de variação ou não de rede de entrada não faz com que ela deixe de trabalhar dessa forma.

Comentário: E é ai justo que me firmo mais ainda, no fato de dizer e repetir. Não é necessário estabilidade da tensão de rede elétrica para suprir de energia corretamente seu PC. A fonte já faz isso dai..

Outra coisa, praticamente TODAS as CPUS onboard com monitores de LCD de até 18'5 + Modem DSL consomem algo em torno de 150va.

Comentário: Se fizesses uma enquete do percentual que isso dai representa no parque de PC's desse Brasil dirias que representa quanto essa amostra dos PC's on -board com monitores LCD de até 18'5 mais modem ADSL??? Seriam 30% ou menos???

Respeitoso abraço ao colega...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas fontes nem tem o NTC, que realmente é muito útil, os fabricantes, em função de redução de custos, deixam o trabalho para os diodos de entrada, diodos esses que, mesmo sem a ajuda dos NTC agüentam o regime.

Se você estiver falando de fonte ATX para computadores, todas têm.

Quanto à queima de fontes, desconheço o fato, uma vez que são produzidos hoje no mercado, algo em torno de 300.000 peças por MÊS! e se isso realmente procedesse, mais nenhum estabilizador seria vendido no mercado, concorda?

Não, nem um pouco. É ingenuidade demais acreditar tanto no mercado, repleto de picaretagens. Se dessas 300.000 peças 100.000 queimassem por causa do estabilizador, não iria diminuir em nada a venda dos estabilizadores. Porém não conheço quem diga que estabilizador queima fonte. O estabilizador, além de desnecessário, prejudica, atrapalha. Mas creio que contribui também para algumas queimas. Antecipa algumas queimas. Fonte aguenta muita porrada, até as porradas dos estabilizadores. Mas água mole em pedra dura tanto bate até que...

Não existe estabilizadores praticamente no hemisfério norte. Porque? Simples, a distribuição da Energia é adequada. No Brasil, nós não temos nem padronização na tensão! Aqui exatamente 50% do Brasil é 220v, coisa que a grande maioria dos paises do mundo tem a padronização de tensão.

Argumento sem base nem lógica nenhuma. Moro em Minas, a tensão é 127V, mas como em Santos é 220V, devo usar estabilizador? Moro em Santos, a tensão é 220V, mas como em Minas é 110V, devo usar estabilizador? Juro que não entendi. O raciocínio serve para quem mora no hemisfério norte também: Moro nos EUA, a tensão é 100V, mas como na Europa é 220V, devo usar estabilizador? Uma coisa não tem absolutamente nada a ver com outra, a menos que você esteja confundindo estabilizador com transformador de tensão, necessário para rebaixar tensão de alguns eletrônicos que só trabalham em 110. No que diz respeito à qualidade da energia propriamente dita, o assunto já foi mil vezes comentado, debatido. Acredito que a energia no Brasil seja melhor do que a americana. Até onde pude constatar, é.

Hoje estabilzadores isoladores, são a melhor opção de proteção.

Hein? Como e por quê?

A questão é: Eu tenho uma fonte boa, PFC, tenho uma plaquinha com varistores, fusível rápido, bom aterramento. Preciso de mais um filtro EMI?

Não. Mas considere:

1 - Nem toda fonte boa com PFC ativo tem varistores. É cada vez mais comum não ter.

2 - Quando se fala de filtro no Brasil, geralmente se quis falar de protetor contra surtos para proteção da fonte cara com PFC ativo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Rau, o que eu posso de adiantar é que o projeto já vem com um "jogo", permitindo que seja colocada mais indutância. Mas até onde eu sei, isso é para o caso da variação na indutância da linha de transmissão mesmo, talvez também para a adição de mais alguma coisa como você disse. Vou me informar melhor quando o semestre começar.

Muito legal esse site que você achou, vou imprimir e dar uma lida. O artigo do Middlebrook está inclusive nas referências do capítulo que eu te passei.

Preciso ler mais, na época não parei pra pensar nessa ideia de "adicionar mais filtros ao filtro que já existe".

Se você ver, ele fala no site ai da malha de corrente. É ai que são feitas as alterações para deixar o controle mais robusto e menos sensível às variações do filtro.

Vou ver com mais detalhes ai comento aqui.

Mudando um pouco de assunto, trocamos de geladeira em minha casa e infelizmente o plugue ainda veio na norma antiga, mas serviu na nova tomada, mas o fio terra continua vindo amarrado embaixo perto do motor pra você liga-lo a parte. Mas o que me chamou atenção é que o fio terra dela veio enrrolado num anel de ferrite, toroidal... Pra que especificamente essa indutância é colocada no fio terra da geladeira? Provavelmente pra filtrar ruidos da geladeira pra fora e não o contrário, mas na nossa geladeira antiga não tinha isso e não dava problema...

Olha cara, enrolar o fio no toróide é uma medida para EMI, fato. Já vi muito disso em cabos USB.

No caso de colocar isso no terra, posso tentar filosofar aqui..

1º v=L*di/dt

2º Lembra do seu tutorial, do homenzinho sendo eletrocutado na cerca? Usarei o exemplo dele.

Se o cara tá com a mão em algo e o potencial do neutro sobe, e ele encosta a outra mão na geladeira que não está com o terra equipotenciado, ele fecha o circuito e é eltrocutado. Isso acontece com grande velocidade. Seu tutorial lá descreveu muito bem isso.

Agora se no terra tem um indutor, a rampa de subida da corrente é limitada pela tensão e pela indutância. Se a indutância é alta, a rampa de subida será baixa. Isso falando em transitório certo. Ou seja, a indutância no terra faz com que a geladeira descarregue as cargas mais devagar, não permitindo um surto abrupto de corrente, se esse surto for instantâneo. Acredito eu que é uma medida de proteção para o usuário, o que impediria que vários ampéres passasem pelo carinha numa paulada só.

Torno a dizer, um palpite meu. Mas interessante, também nunca tinha visto isso.

Agora tocando também no assunto do Kaike

Não. Mas considere:

1 - Nem toda fonte boa com PFC ativo tem varistores. É cada vez mais comum não ter.

2 - Quando se fala de filtro no Brasil, geralmente se quis falar de protetor contra surtos para proteção da fonte cara com PFC ativo.

Uma proteção contra surtos é bacana, e também não vai alterar nada desde que sejam passivos. Varistores por exemplo, protetores térmicos, a gás, eles estão lá abertos e inertes. Se nada de incomum acontecer, assim permanecerão lá. Se quiserem colocar uma fileira de varistores, mandem ver, só alegria.

Se a fonte não tiver varistores, pode colocar sem medo, desde que bem dimensionado né. Pra isso você não vai precisar colocar um indutor, um filtro EMI, nem capacitores X e Y.

Abraço caras, a conversa está boa, o assunto está produzindo muito..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava com a seguinte configuração aqui:

Tomada -> Filtro de linha -> Nobreak - > PC. O filtro tava mais fazendo papel de extensão de tomadas, porque perto do meu PC só tem uma tomada e dois nobreaks. Por vias das duvidas arranjei outro filtro mais simples, um SMS, tirei tudo de dentro dele e deixei só como extensão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cansei de tanto explicar essa questão e desse modo preferi fazer um tópico a respeito. Sei não é um assunto novo, mas a insistência e a desconfiança se isso é real ou não, redundaram nessa matéria ai de baixo...

Espero seja útil..

(...)

Ok Amigo, eu entendi a matéria... Mas ficou uma dúvida:

E as fontes que não possuem PFC ativo: Elas devem ou não usar estabilizador?

Obrigado,

João Carlos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ok Amigo, eu entendi a matéria... Mas ficou uma dúvida:

E as fontes que não possuem PFC ativo: Elas devem ou não usar estabilizador?

Obrigado,

João Carlos.

Qualquer fonte para PC, tenha ou não PFC ativo, é capaz de corretamente alimentar esse PC, se adequadamente dimensionada e dentro da sua tolerância de tensão de entrada AC. Desse modo não necessitam de estabilizador...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, na minha vida inteira usei estabilizador por dois motivos:

Quando comprei meu PC, comprei também uma caixa de som mais robusta, mas era 115w, e aqui na minha cidade é 220w.

Achava que estava protegido.

O motivo número 2 já foi totalmente reavaliado de acordo com todos esses comentários e explicações. Nunca entendia esses tec tec do estabilizador quando minha mãe ligava a máquina de lavar kkkkkkkkkkk, e em outras vezes também.

Agora pro 1º motivo eu ainda estou meio que perdido, pois pelo que parece, a função na qual eu utilizava o estabilizador, pode facilmente ser trocada por um Filtro de Linha, pois esse sim tem a função que eu necessitava, correto ?

Caso seja isso mesmo, também vi que alguns filtros de linha não protegem nada, ou muito pouco, então seria praticamente como se eu ligasse direto na tomada correto?

Tendo em mente tudo isso, e na informação do Faller de que, para 220w, um filtro de linha já com boa proteção seria um do modelo Clamper Computer Protector Pro(poucas entradas) ou FHT-1200(muitas entradas).

Caso seja isso, se eu trocar meu estabilizador por um dos filtros de linha que você indicou Faller, até que enfim estarei me sentindo igual no dia que fui comprar meu primeiro PC? Onde o vendedor me afirmou que com estabilizador(que veio grátis) eu estaria totalmente protegido e sossegado?

Obrigado pela atenção..

É admirável a disposição de todos vocês em ajudar os leigos, como eu.

Estou me tornando cada vez mais fã desse fórum, onde através de respostas aqui eu comprei meu Notebook(i3 m330) e Roteador Wireless(tp-link tl-wr941nd 300mbps), de acordo com minhas necessidades e condições de pagamento.

E estou para comprar um Play 3 Slim, e não um Refurbished, como eu estava em mente antes de perguntar aqui no fórum.

valeu galera..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora pro 1º motivo eu ainda estou meio que perdido, pois pelo que parece, a função na qual eu utilizava o estabilizador, pode facilmente ser trocada por um Filtro de Linha, pois esse sim tem a função que eu necessitava, correto ?

Filtro de linha é um dispositivo de proteção elétrica, não um conversor de tensão. Para suas caixas de som o equipamento certo é um transformador de tensão. Não faz mal deixar só elas plugadas no estabilizador, já que o estabilizador bivolt também converte tensão. O resto você liga num protetor elétrico (o filtro).

E cuidado com as coisas "grátis" que já estão embutidas no preço. O nome verdadeiro disso é venda casada, proibida pelo Código do Consumidor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!