Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

  • Membro VIP
Lí todos os posts deste tópico mas ainda fiquei com uma dúvida.

POderia usar um equipamento como este aqui na minha casa :confused:

http://midia.microsol.com.br/manuais/manual_mie.pdf

Aguardo e parabéns pelo tópico

Poder pode... Mas ele não vai trazer o "aterramento" prometido e tampouco tem alguma razão de colocá-lo ai quando a questão for a estabilidade da tensão, pois como você mesmo pode ver sua faixa de trabalho é de 103 - 132 Volts quando selecionado para 110 Volts e de 198 - 254 Volts quando selecionado para 220 Volts. A maioria das fontes comuns pode trabalhar com uma faixa mais extensa que essa dai...

Se sua fonte tiver PFC ativo ela poderá trabalhar desde 90 Volts AC até 265 Volts AC sem nenhum problema. Então por que estabilizar e ainda com uma condição ruim que é de 115 volts na saída +-6%.

Meu amigo, isso significa que a saída do mesmo poderá normalmente oscilar entre 108 Volts até 122 Volts. Ora, isso é quase a tensão de entrada permissível...

Quanto a proteção, bem melhor do que o uso desse dai é usar um bom protetor contra surtos de tensão, no Brasil mais conhecido como Filtro de linha.

Além do que esse dai esquenta bastante e isso dai é exatamente retrato de sua falta de eficiência. 10% da energia gasta para seu PC vai fora por causa desse cara dai..

Além de tudo, e principalmente, ele vai apresentar todos os mesmos problemas de um estabilizador...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poder pode... Mas ele não vai trazer o "aterramento" prometido e tampouco tem alguma razão de colocá-lo ai quando a questão for a estabilidade da tensão, pois como você mesmo pode ver sua faixa de trabalho é de 103 - 132 Volts quando selecionado para 110 Volts e de 198 - 254 Volts quando selecionado para 220 Volts. A maioria das fontes comuns pode trabalhar com uma faixa mais extensa que essa dai...

Se sua fonte tiver PFC ativo ela poderá trabalhar desde 90 Volts AC até 265 Volts AC sem nenhum problema. Então por que estabilizar e ainda com uma condição ruim que é de 115 volts na saída +-6%.

Meu amigo, isso significa que a saída do mesmo poderá normalmente oscilar entre 108 Volts até 122 Volts. Ora, isso é quase a tensão de entrada permissível...

Quanto a proteção, bem melhor do que o uso desse dai é usar um bom protetor contra surtos de tensão, no Brasil mais conhecido como Filtro de linha.

Além do que esse dai esquenta bastante e isso dai é exatamente retrato de sua falta de eficiência. 10% da energia gasta para seu PC vai fora por causa desse cara dai..

Além de tudo, e principalmente, ele vai apresentar todos os mesmos problemas de um estabilizador...

Abraço...

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Vou aposentar o módulo.

Não uso ele mais para o pc, estava usando o módulo para o meu Home Theater.

Vou ligar tudo novamente na rede diretamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma dúvida.

Antes eu nao usava nada, no maximo um filtro de linha vagabundo. Perdi umas 5 fontes genericas, 1 boa e 2 placas-mãe porque aqui na minha casa (na area toda, na verdade) a energia acaba MUITO. Algo em torno de 5 vezes por mês e existem épocas que chegam a cair todo dia ou até mais que 1 vez no dia. Ou seja, é MUITO ruim... Nao tive opção, comprei um NoBreak da SMS - Semi Senoidal (Net Station 1200VA). Agora te pergunto, já nao tenho como ficar com essa queda de energia randomica-porém-constante:

Qual é a minha melhor opção? Esse NoBreak especifico se comporta da mesma forma que os estabilizadores descrito por você? Ajudaria em alguma coisa eu usar um filtro de linha BOM conecatdo no NoBreak (entre o nobreak e o computador)?

Espero que possa me ajudar... to bem preocupado :eek:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse nobreak tem algo que provavelmente seus filtros antigos vagabundos não tinham, varistor entre o fio fase e o fio neutro, além de ter alguns componentes de um verdadeiro filtro de linha que sua fonte genérica não possui.

Um filtro de linha de qualidade provavelmente teria evitado as queimas, mas caso queira manter o nobreak, pela vantagem de se manter o PC ligado por alguns minutos, você pode, se quiser, adotar um filtro bom também, mas pra liga-lo direto na tomada e o nobreak nele.

Sim, o nobreak se comporta da mesma forma que um estabilizador, mas adotar um filtro na sua saida é desnecessário porque ele já contém um internamente na saída.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sei se ao comprar uma fonte estou comprando uma que esteja nas novas especificações do inmetro ou se esa ainda estána norma antiga?

Que importância teria o INMETRO para a Seasonic, a Enermax, a CWT, a Flextronics? O INMETRO é um órgão brasileiro de segurança, tem especificações para os cabos de alimentação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

interesante semple usei estabilizadro as ja ate perdi 1 ele queimou mas a fonte do pc ficou intacta mas creio q ele queimou por ele mesmo assim dizendo por fadiga comprei outro estou usando a anos marca ragteck aí pergunto

quando da uma mudaça de tensão tipo quando se liga um chuveiro ferro o estabilizador da equela caida braba o famoso Crek no caso meu pc tem fonte generica a fonte aguentaria essa mudanças semple brusca de tensão?Tal como os coponentes do pc q também estão energizados tipo mobo,processador etc?

E se fosse uma fonte boa tipo seventeam q sao caras elas aquentariam mudanças de tensão constantes ?

A fonte aguenta algums problemas graves tipo queda e volta de energia brusca tipo "vai e vem" da mesma ?

tipo meu quando ligo o estabilazador o pc e energizado (parece q ate os leds piscam)ate você apertar o power pra ligar ele fica energizado ele ligado direto na tomado nao correia o risco de sofrer algum dano por picos de energia mesmo estando desligado dano a algum componente ?

Filtros protegem contra picos ou também nao ajudam muito?

valeu pessoal

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"O fato é que, dia 31/05/2010, tenho um trabalho pra apresentar, justamente sobre estabilizadores e filtros de linha. Então venho pedir a colaboração de vocês para duas "coisas"."

Olá, pessoal

Só pra dar um retorno, a apresentação do trabalho sobre estabilizador de tensão (E.T.) e filtro correu tranquila: expus os argumentos daqueles que contra indicam o uso do ET e também daqueles que o recomendam.

O professor reforçou os motivos pelos quais o ET atrapalha mesmo a fonte, mas admitiu que, por "costume" mantem la no micro dele o ET que ele tem há anos, já que ele não tem feito "tlec". Falou tbém - como um colega aqui do fórum já havia dito - que não recomendaria a ninguém que deixasse de usar o ET porque daí, se o micro da pessoa desse algum problema iam por a culpa nele...

POr ultimo falou sobre instalações mal dimensionadas - tipo se a lampada fica piscando quando o chuveiro está ligado - dizendo q nesse caso o ET pode ajudar, no sentido de ser "menos pior".

Foi muito válido!

Obrigada pela força e pelas dicas.

Continuo acompanhando o tópico.

Valeu!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, não consegui achar modelo algum de filtro da APC p/ comprar. Vou rezar para que apareça logo na atera e eu seja um dos sortudos que consiga pegar antes que acabe o estoque ;P

Agora sim, vou a minha dúvida. Já que ainda não consegui nenhum bom filtro, tem algum problema comprar um modelo qualquer só para poder ligar o pc, monitor, xbox 360, modem/roteador e as caixas de som nele ? Proteger provavelmente não vai, mas será que corro algum risco ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então pessoal, não consegui achar modelo algum de filtro da APC p/ comprar. Vou rezar para que apareça logo na atera e eu seja um dos sortudos que consiga pegar antes que acabe o estoque ;P

Agora sim, vou a minha dúvida. Já que ainda não consegui nenhum bom filtro, tem algum problema comprar um modelo qualquer só para poder ligar o pc, monitor, xbox 360, modem/roteador e as caixas de som nele ? Proteger provavelmente não vai, mas será que corro algum risco ?

Muito provavelmente és um daqueles que passou a vida toda com o PC ligado a um estabilizador que de proteção não ajudava em absolutamente nada. Agora tem dúvida se podes trocar por um nada também (filtro de linha que na verdade é uma régua de tomadas, uma simples extensão)..

Evidente que sim. Aliás, se for esse seu caso, se tiveres ai tomadas em número suficiente, não necessitas de nada, afinal, como é que está ligado seu TV??? Tem estabilizador?? Tem Filtro de linha???

Leia: As doenças Elétricas e seus Remédios

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente isso cara. Sempre usei um estabilizadorzinho da APC que veio quando comprei o primeiro pc. Até um amigo comentar sobre isso de que é mais um problema do que solução e eu resolver pesquisar mais sobre o assunto. Sobre as tomadas, só tem duas aqui no meu quarto, por isso eu vou precisar um desses filtros p/ ligar todas as coisas aqui. O que eu sinceramente não entendi é se, dependendo do modelo desses filtros, pode ser ele também pior do que ligar direto na tomada. É isso mesmo ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente isso cara. Sempre usei um estabilizadorzinho da APC que veio quando comprei o primeiro pc. Até um amigo comentar sobre isso de que é mais um problema do que solução e eu resolver pesquisar mais sobre o assunto. Sobre as tomadas, só tem duas aqui no meu quarto, por isso eu vou precisar um desses filtros p/ ligar todas as coisas aqui. O que eu sinceramente não entendi é se, dependendo do modelo desses filtros, pode ser ele também pior do que ligar direto na tomada. É isso mesmo ?

Apenas se for um filtro que facilmente entre em curto ou derreta.

Mas ai é só não pegar aqueles de R$5 que vai ser difícil vir um desses.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É exatamente isso cara. Sempre usei um estabilizadorzinho da APC que veio quando comprei o primeiro pc. Até um amigo comentar sobre isso de que é mais um problema do que solução e eu resolver pesquisar mais sobre o assunto. Sobre as tomadas, só tem duas aqui no meu quarto, por isso eu vou precisar um desses filtros p/ ligar todas as coisas aqui. O que eu sinceramente não entendi é se, dependendo do modelo desses filtros, pode ser ele também pior do que ligar direto na tomada. É isso mesmo ?

Se seu filtro de linha for desse tipo dai, onde uma topada poderia fazer com que as lâminas se juntassem dentro dele, provocando um curto circuito:

Mauexemplo.jpg

Ou se ele for tão resistente ao calor como não o foram esses dai, resultado de teste do INMETRO ( http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/filtro_linha.pdf):

FiltrodelinharejeitadopeloINMETRO01.jpg

FiltrosdelinharejeitadospeloINMETRO.jpg

Veja que nessa última foto são 4 modelos/marcas diferentes..

De uma olhada como são boas proteções e proteções muito ruins...

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=4286976&postcount=4

Desse modo, se for para usar uma proteção ruim, vá de tomada mesmo. Faça você mesmo uma régua de tomadas com material de primeira...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller então te pergunto

Os estabilizadores agora sao testados estão de acordo com as normas brasileiras NBR 14373

Os mesmos também sao testados pelo IMETRO ABNT no caso em um teste feito a anos se nao me engano 1996 nenhum estabilizador passou no teste aí foi lançado

".... uma Nova Geração de Estabilizadores” com características técnicas mais avançadas."

Para maiores informaçoes recomendo esse site

http://www.estabilizador.abinee.org.br/index.htm

http://www.estabilizador.abinee.org.br/voce_sabia.htm

http://www.estabilizador.abinee.org.br/inmetro_portaria.htm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas informações que são velhos argumentos de vendedores dos inúteis estabilizadores, presentes nos links acima citados:

numero_9.gif Na ausência ou no retorno da energia elétrica é quando há maior incidência de distúrbios elétricos e conseqüente queima de equipamentos;

Um dos maiores mitos urbanos sobre eletricidade já existentes.

numero_10.gif O Brasil é líder mundial em incidência de raios;

Para isso existe aterramento.

numero_11.gif Os distúrbios elétricos também podem vir pela rede telefônica/internet/fax/modem;

Para isso existe filtro de linha.

numero_12.gif Num mundo globalizado e “bombardeado” por ondas de rádio, telefonia, imagem, dados e uma infinidade de aparelhos ligados, criam um ambiente favorável a ruídos e interferências;

Desculpe, mas tive que rir! :lol::D

Isso absolutamente não tem nada a ver com interferências em energia elétrica. Pelo Amor de Deus!!!!

numero_13.gif As oscilações da rede elétrica podem provocar a perda de dados de seu computador;

Para quem não sabe, toda fonte, com ou sem PFC ativo sabe tratar oscilações relativamente grandes de tensão de entrada, não transferindo isso para o micro. Se a tensão cair ou subir muito, além dos limites para a fonte, ela simplesmente irá desligar.

numero_14.gif Mesmo desligado o estabilizador continua protegendo os equipamentos nele conectados.

É apenas mais uma trambiqueira no caminho. De que serve um estabilizador desligado? Assim os equipamentos nele conectados também estariam desligados. Dessa forma, não estão sujeitos a perigos, já que seus circuitos estariam abertos. Isso é conversa pra boi dormir.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

numero_10.gif O Brasil é líder mundial em incidência de raios;
Para isso existe aterramento.

Para isso existem pára-raios!

Mas o pior tá aqui: http://www.estabilizador.abinee.org.br/porque_usar.htm

Só achei "3 verdades", questionáveis!

seta.png mantém a rede elétrica estabilizada;
Sim, mas pra quê?

seta.png estabiliza as tensões das diversas regiões do país;
De novo, pra quê?
seta.png sinaliza eventos da rede elétrica.
Com "tléc" "tléc" dos relés? :D

[]'s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para isso existem pára-raios!

Sim, mas o que o pára-raios faz é tentar atrair o raio para si, tentar evitar que ele caia na fiação elétrica e não impede que isso aconteça. Já um bom aterramento garante essa segurança.

O nome mais correto para um pára-raios é "atrai-raios". É bom ter um desses em casa além do aterramento, mas é melhor ter somente um aterramento sem pára-raios do que o contrário.

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller então te pergunto

Os estabilizadores agora sao testados estão de acordo com as normas brasileiras NBR 14373

Os mesmos também sao testados pelo IMETRO ABNT no caso em um teste feito a anos se nao me engano 1996 nenhum estabilizador passou no teste aí foi lançado

".... uma Nova Geração de Estabilizadores” com características técnicas mais avançadas."

Para maiores informaçoes recomendo esse site

http://www.estabilizador.abinee.org.br/index.htm

http://www.estabilizador.abinee.org.br/voce_sabia.htm

http://www.estabilizador.abinee.org.br/inmetro_portaria.htm

Mas você afinal pergunta o quê? Você não perguntou nada aí, mas sim disse, através de citações, que os estabilizadores agora têm uma nova norma com características técnicas mais avançadas.

Vamos dar uma breve analisada nessas técnicas mais avançadas.

1 - A norma determina que a faixa de tensão passe a ser maior.

Faixa de Regulação

45% para 115 V, 120 V e 127 V.

40% para 220 V

Diferença entre tensão inferior e superior deve ser 45%.

Uma forma prática de avaliar isto é subtrair o máximo do mínimo e ver se o resultado é MAIOR que 45 V (em redes 115 V) ou 80 V (em redes 220 V).

Veja os exemplos:

Ex1.: Tensão Nominal 115 V

Regulação de 95 V a 147 V

147 V - 95 V = 52 V, valor maior que 45, ou seja, NORMA NOVA

Ex2.: Tensão Nominal 220 V

Regulação de 184 V a 272 V

272 V - 184 V = 88 V, valor maior que 80, ou seja, NORMA NOVA

Isso é inútil e prejudicial para a fonte do PC, já que a fonte suporta uma variação de tensão igual ou maior. Fonte com PFC ativo suporta de 90 a 264V. Quando a variação é maior que aquela permitida pelo estabilizador, ele vai regular a variação em 6% para cima ou para baixo, desnecessariamente, desestabilizando o bom funcionamento da fonte.

2 - A potência é expressa obrigatoriamente em VA e W

Ex.: 300 VA / W

Isso vai lubridiar ainda mais o comprador, que vai pensar que sendo o estabilizador de 300V ele vai suportar 300W. Isso só seria verídico para uma carga resistiva. O fator de potência depende do tipo de carga aplicada, logo o estabilizador de 300VA continua suportando em média 180W apenas.

3 - A saida do estabilizador será desligada em sub ou sobretensão.

Prejudicial para o computador. Se a saída do estabilizador for desligada, o PC desliga. Não quero meu computador desligando desnecessariamente por causa de sub ou sobretensão que a fonte suporta tranquilamente.

4 - Há que ter filtro de linha embutido.

O filtro já está presente em toda fonte de alimentação decente e em protetores contra surtos. Além disso exigir a presença de filtro sem exigir uma qualidade mínima para o filtro não faz o menor sentido.

5 - O estabilizador há que ter protetor contra surto.

Exigir que tenha proteção contra surto sem exigir um fator mínimo de proteção não faz o menor sentido. Basta um varistor de 0,20 para cumprir a norma. Filtros de linha de 15 reais provavelmente já oferecem uma proteção melhor.

6 - Protetor térmico contra sobreaquecimento do transformador.

Sem estabilizador não há transformador e portanto não há necessidade de protetor térmico contra sobreaquecimento do transformador. Com estabilizador ainda é mais seguro manter junto um extintor de incêndio.

7 - Sensor contra sobrecarga.

Isso torna o extintor de incêndio menos indispensável, mas em não se usando o estabilizador não há risco nenhum de sobrecarregá-lo, o que dispensa também o tal sensor nele.

8 - Circuito True-RMS permitindo que o estabilizador funcione normalmente em redes distorcidas, provenientes de geradores, instalações sobrecarregadas de equipamentos, etc.

Só se for mesmo para permitir que o estabilizador funcione normalmente, porque o computador já funcionava normalmente há muito mais tempo, desde quando foi criado, desde que não se colocasse o estabilizador nele. Você está interessado em que o estabilizador funcione ou em que o computador funcione? Esse "true RMS" de fato impressiona o comprador leigo, ainda mais quando se fala em processador RISC e outras coisas mais. O comprador acredita que de fato estará dando ao PC uma energia estabilizada. Engano puro. O Faller resumiu de forma perfeita a coisa num tópico antigo lá do Forum Pcs: "Primeira grande observação: seu PC quando o estabilizador se põe a agir, está sempre sendo desligado (desenergizado) para logo em seguida ser novamente energizado em um TAP teoricamente com uma tensão mais adequada. Não preciso dizer que essas tensões trabalham não como a enorme maioria da população pensa, linearmente ajustada para a melhor tensão de saída.. Não mesmo, tudo isso dai se processa aos pulos, desligando seu PC da rede e voltando a religá-lo em um tap com melhores condições de tensão. Não é tensão mais limpa, não é tensão mais estável, não é tensão mais filtrada não. É absolutamente a mesma tensão, só com um valor seis volts acima ou seis volts abaixo daquela daquele TAP que está sendo abandonado. Veja que quando estou dizendo seis volts, poderia estar dizendo 10 Volts, vai depender da quantidade de TAPs que seu autotransformador tenha. Ou seja, funciona igual embreagem de sapo, aos pulos, nada de ajuste linear, bonitinho, ali nos 115 volts..."

O que mais impressiona o comprador leigo é o teste do INMETRO, como se a aprovação e o selo fossem sinônimo da mais alta qualidade e eficiência. Nessa hora o comprador não lembra que brinquedinhos chineses de 1,99 vendidos na loja de quinquilharias da esquina também foram aprovados pelo INMETRO e receberam o selo do INMETRO. O selo para os brinquedinhos significa que eles não têm peças muito pequenas que podem se soltar facilmente e serem engolidas pela criança ou então a faixa etária permitida. Portanto certifica que não representa risco para a criança e não que seja um produto útil, recomendado ou de qualidade.

IMEPI05_c6cfb4077c.jpg

O selo para o estabilizador significa que ele cumpre a norma e não coloca em risco a vida do usuário, provocando os incêndios que podiam provocar antes da norma. E não que seja um produto útil, necessário ou de uso recomendado. Só isso e nada mais do que isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quanto a incidência de raios, onde moro está no top 500 do Brasil, Juquiá é uma das cidades com maior indíce de raios, e nem por isso estabilizador protege alguma coisa. O ideal é o atrai-raio (como disse nosso colega RooT, vulgo colheitadeira de milho grande). O para-raio vai atrair o raio que poderia cair na rede elétrica e danificar algum componente.

Já perdi um PSX nessa de queda de raio, e detalhe: ele caiu em uma árvore no meu quintal. Na época, no início de 2001, eu estava com um hd na mão quando o bendito do raio caiu: senti um forte choque e o meu PSX fumaceou, e ele não estava em uso, mas estava conectado na tomada.

Um para-raio bem instalado teria me salvado do choque e o meu PSX da morte.

Meados de 2007 ou 2008. Sábado, 13:35 aproximadamente.

Um raio caiu próximo a loja onde trabalhei, caiu em uma casa, destruindo parte do telhado. A loja estava a mais de 400 metros longe do local de onde caiu o raio e já estava fechada. Antes de fecharem a loja, desligasse o computador, o filtro de linha, o estabilizador, e todos os disjuntores. A única coisa que não desconectaram foi o fio do telefone conectado ao modem.

Segunda-feira, 08:00 h, abrem a loja, ligam os disjuntores e.... o computador queima, após ligarem o estabilizador, o filtro de linha e o computador. O filtro de linha saiu ileso, o estabilizador perdeu o fusível, o computador perdeu a fonte e a placa-mãe, além do modem, que queimou graças a descarga e queimou pela via telefônica.

Dizem que isso ocorreu porque o negativo ficou energizado. Não sou engenheiro elétrico, não fiz laudo, não posso confirmar a totalidade do que o ocorreu, o que eu vi foram as peças queimadas, e quem me contou foi meu patrão. O estabilizador ainda está vivo, desligado é claro ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que mais impressiona o comprador leigo é o teste do INMETRO, como se a aprovação e o selo fossem sinônimo da mais alta qualidade e eficiência. Nessa hora o comprador não lembra que brinquedinhos chineses de 1,99 vendidos na loja de quinquilharias da esquina também foram aprovados pelo INMETRO e receberam o selo do INMETRO. O selo para os brinquedinhos significa que eles não têm peças muito pequenas que podem se soltar facilmente e serem engolidas pela criança ou então a faixa etária permitida. Portanto certifica que não representa risco para a criança e não que seja um produto útil, recomendado ou de qualidade.

IMEPI05_c6cfb4077c.jpg

O selo para o estabilizador significa que ele cumpre a norma e não coloca em risco a vida do usuário, provocando os incêndios que podiam provocar antes da norma. E não que seja um produto útil, necessário ou de uso recomendado. Só isso e nada mais do que isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!